
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
Sporting e Benfica seguem taco-a-taco na luta pela conquista do campeonato. Na próxima jornada, leões e encarnados vão disputar o dérbi, no Estádio da Luz, que poderá ser determinante nas contas finais do título. Bruno Lage, treinador das águias, falou sobre o encontro frente aos verdes e brancos e admitiu que será “decisivo”.
Na conferência de imprensa, após a vitória do Benfica no reduto do Estoril, por 2-1, este sábado, o técnico de 48 anos afirmou: “Agora é decisivo. Com a mesma tranquilidade de sempre. Recuperar, conhecer o adversário, preparar bem a nossa estratégia, jogar assim e uma vez mais com o apoio dos nossos adeptos do primeiro ao último minuto”.
O dérbi da 33ª e penúltima jornada da Liga Portugal Betclic - marcado para as 18h do próximo sábado – será o terceiro duelo entre Sporting e Benfica, na presente temporada. Na primeira volta do campeonato, no final de dezembro, os leões venceram por 1-0, no Estádio José Alvalade. Em janeiro, houve novo confronto referente à final da Taça da Liga, em Leiria, que terminou com vitória dos encarnados, no desempate por grandes penalidades, depois do empate 1-1, no final do tempo regulamentar.
Vale lembrar que, para o encontro no Estádio da Luz, o treinador do Sporting, Rui Borges, não poderá contar com os lesionados Nuno Santos, Daniel Bragança e João Simões, que não voltam a jogar em 2024/25. Em termos disciplinares, Matheus Reis e Morten Hjulmand estão em risco de falhar a partida, devido à acumulação de cartões amarelos no campeonato – somam oito admoestações e serão castigados quando atingirem as nove.
Antes do dérbi, a equipa do Sporting foca atenções na receção ao Gil Vicente. O duelo frente aos gilistas é referente à 32ª jornada da Liga Portugal Betclic e joga-se às 20h30 deste domingo, no Estádio José Alvalade, com arbitragem de Tiago Martins, da Associação de Futebol de Lisboa. Na primeira volta, os verdes e brancos empataram 0-0, em Barcelos.
Elemento com passagem pelo Clube verde e branco esteve em destaque na partida entre bracarenses e açorianos, numa situação pouco comum
|
Decorreu, no passado sábado, dia 3 de maio, o Braga - Santa Clara, partida a contar para a 32ª. jornada da Liga Portugal Betclic. O jogo terminou empatado a uma bola, mas o destaque da partida foi para Carlos Carvalhal, que assustou e terminou o encontro no hospital.
Tudo se deveu a uma lance aos 84 minutos do encontro, já na reta final da partida. Matheus Pereira e Niakaté disputavam uma bola perto da linha lateral, ao pé do banco de suplentes do Braga, quando o jogador do Santa Clara derrubou, inadvertidamente, Carlos Carvalhal.
O técnico português, que conta com passagem pelo Sporting, caiu imediatamente no chão. Num lance que assustou os adeptos, o treinador ficou logo queixoso do ombro direito, situação que se ia provar grave momentos depois.
Carlos Carvalhal foi, depois, assistido no local, e diagnosticado com um traumatismo no ombro esquerdo. O treinador português de 59 anos teve, de seguida, de se dirigir ao hospital em Braga, para realizar mais exames médicos e perceber se essa seria a única extensão do problema.
Por já ter abandonado o estádio, em virtude da lesão que contraiu no choque com Matheus Pereira, foi impossível a Carlos Carvalhal estar na flash interview do Braga - Santa Clara. Por isso, foi João Mário, técnico adjunto arsenalista, a marcar presença na zona de entrevistas rápidas.
Verde e brancos e águias protagonizam uma luta muito renhida pela conquista do título e sabem o que fará diferença em caso de igualdade no fim da competição
|
A luta pela conquista do campeonato está muito renhida, com Sporting e Benfica a seguirem taco-a-taco no topo da tabela classificativa. O dérbi marcado para as 18h do próximo sábado, no Estádio da Luz, poderá decidir o campeão, mas há também a possibilidade de os rivais terminarem o campeonato com o mesmo número de pontos. Nesse caso, seria preciso recorrer aos critérios de desempate, que incluem vários fatores, desde o confronto direto até ao maior número de golos marcados.
O artigo 17º do regulamento da Liga Portugal determina que o desempate é feito, em primeiro lugar, com base nos resultados verificados nos duelos entre as equipas igualadas. Neste sentido, vale lembrar que o Sporting venceu o Benfica, por 1-0, no Estádio José Alvalade, em dezembro, na 16ª jornada do campeonato, enquanto que o jogo no reduto do rival está marcado para a próxima jornada. Um empate ou uma vitória do Clube de Alvalade nesse encontro daria vantagem aos leões neste capítulo, sendo que, com um triunfo, os verdes e brancos festejariam a conquista do título no terreno do rival.
Ainda assim, caso o Benfica vença o dérbi por um golo de diferença (1-0, 2-1, 3-2,…), recorre-se ao segundo critério de desempate – a melhor diferença entre golos marcados e sofridos. Neste domínio, o Sporting também tem vantagem. A equipa leonina – que deve contar com a titularidade de Morita na receção ao Gil Vicente – tem 83 golos marcados e 25 sofridos, o que perfaz uma diferença de 58. Por outro lado, o Benfica apresenta um saldo de 82-26, com uma diferença de 56.
De resto, há outros dois critérios de desempate previstos nos regulamentos – o maior número de vitórias e de golos marcados. No que diz respeito aos remates certeiros, o Sporting tem, nesta altura, vantagem em relação ao Benfica – 83 contra 82. No entanto, os encarnados têm mais vitórias do que os verdes e brancos – 25 contra 23 -, sendo que têm mais um jogo realizado.
Antes do dérbi, a equipa do Sporting foca atenções na receção ao Gil Vicente. O duelo frente aos gilistas é referente à 32ª jornada da Liga Portugal Betclic e joga-se às 20h30 deste domingo, no Estádio José Alvalade, com arbitragem de Tiago Martins, da Associação de Futebol de Lisboa. Na primeira volta, os verdes e brancos empataram 0-0, em Barcelos.
Especialista de arbitragem aproveitou o espaço de opinião no jornal A Bola para fazer a análise ao lances capitais do encontro entre águias e formação da linha
|
Decorreu, no passado sábado, dia 3 de maio, o encontro que opôs Estoril e Benfica, a contar para a 32ª. jornada da Liga Portugal Betclic. Pedro Henriques, ex árbitro e especialista de arbitragem do jornal A Bola, aproveitou o seu espaço de opinião para fazer a análise aos lances mais importantes do jogo.
Começar por relembrar que a partida terminou com vitória encarnada em casa do Estoril, por 2-1. O Benfica esteve a vencer por 2-0, mas os canarinhos conseguiram reduzir, e pelo meio ainda falharam um pontapé de grande penalidade.
Pedro Henriques considerou que o árbitro acertou na grande maioria dos lances capitais do Estoril - Benfica, com uma exceção: Florentino poderia ter visto dois cartões amarelos e recebido ordem de expulsão, algo que não aconteceu.
Pedro Henriques escreveu o seguinte sobre um lance ao minuto 51: "Florentino agarrou de forma muito evidente João Carvalho. Além de a ação ser antidesportiva teve como único objetivo parar a jogada sem qualquer intenção de jogar a bola, isto à saída do meio campo, uma falta tática que era merecedora de cartão amarelo", explicou o antigo árbitro.
Aos 74 minutos, o médio do Benfica veria, mesmo, o cartão amarelo, que deveria ter sido o segundo do encontro: "Florentino vê bem o cartão amarelo pois acabou por esticar o seu pé direito e de sola acertou e tocou de forma negligente na parte lateral do pé direito de Rafik Guitane", atirou Pedro Henriques, acerca do Estoril - Benfica. Relembrar que o Sporting recebe, este domingo, o Gil Vicente em casa.