Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
SeguirFutebol
|
0Sérgio Krithinas abordou a saída de Sebastián Coates do Sporting na sua coluna de opinião no jornal Record. Entre alguns temas abordados, o diretor executivo do diário desportivo escreve um texto intitulado "O peso de Coates" e refere que a mudança repentina do jogador rumo ao Nacional (Uruguai) vai trazer muitos problemas a Rúben Amorim.
"Os números colocam Coates entre os maiores da história do Sporting: foram mais de oito anos e de 300 jogos de leão ao peito, dois campeonatos nacionais e várias taças. Mas a sua inesperada saída é um desafio que obrigará Rúben Amorim a mexer mais do que pretendia", começa por escrever.
"Além de ter um papel fundamental no balneário, que já tinha perdido Neto e Adán, era também um jogador essencial dentro de campo, pois desempenhava a função de eixo ao redor do qual toda a equipa se posicionava e organizava – a forma como conseguia muitas vezes meter gelo no jogo, mesmo contra a vontade das bancadas, valeu muitos pontos ao Sporting", pode ler-se.
Na temporada que agora chegou ao fim (2023/24), Sebastián Coates – avaliado em 3,5 milhões de euros – somou 44 encontros: 29 na Liga Portugal Betclic, sete na Liga Europa, seis na Taça de Portugal e dois na Taça da Liga. Ao todo, 3.350 minutos em que esteve dentro das quatro linhas, o capitão do Sporting marcou seis golos e fez uma assistência.
Ao todo, Sebastián Coates realizou 369 jogos de leão ao peito, tendo, ao todo, 37 golos, 10 assistências e oito títulos: dois Campeonatos Nacionais (2020/21 e 2023/24), uma Supertaça Cândido de Oliveira (2021/22), uma Taça de Portugal (2018/19) e quatro Taças da Liga (2017/18, 2018/19, 2020/21 e 2021/22), deixando um legado histórico com a Listada verde e branca. O capitão deixa Alvalade como o estrangeiro com mais jogos na história dos leões.