Corner Left

Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Curiosidades

Sporting 'afundou' o Estoril na maior goleada entre os dois clubes

Clube de Alvalade venceu os canarinhos por 8-1 na terceira jornada do Campeonato Nacional de 1951/52, com Manuel Vasques em destaque ao marcar quatro golos

A maior goleada do Sporting sobre o Estoril Praia surgiu a 7 de outubro de 1951, com os leões a vencerem por 8-1
A maior goleada do Sporting sobre o Estoril Praia surgiu a 7 de outubro de 1951, com os leões a vencerem por 8-1

  |

Icon Comentário0

Na terceira jornada do Campeonato Nacional de 1951/52, o Sporting recebeu e esmagou o Estoril Praia com uma goleada por 8-1. Os leões chegavam a este encontro motivados porque já vinham de um triunfo na jornada anterior, enquanto a formação da linha procurava redimir-se após uma derrota.


O marcador foi inaugurado logo aos quatro minutos, por Manuel Vasques, dando o mote para uma exibição demolidora do Sporting. Aos 13 minutos, José Travassos aumentou a vantagem, somando o seu terceiro jogo consecutivo a marcar.


João Martins fez o terceiro golo leonino aos 24 minutos, mas o Estoril Praia ainda reduziu por Negrita ao minuto 31. No entanto, antes do intervalo, Manuel Vasques voltou a marcar aos 43 e 44 minutos, deixando o Sporting a vencer por 5-1 no fim dos primeiros 45 minutos.


A segunda parte manteve a mesma força ofensiva dos leões. Aos 68 minutos, Jesus Correia juntou-se à lista de marcadores, ampliando a vantagem para 6-1. Manuel Vasques completou o poker aos 82 minutos, elevando o seu registo pessoal para cinco golos na temporada. João Martins fechou a contagem aos 84 minutos, fixando o resultado final em 8-1.

Com este triunfo, o Sporting subiu ao quarto lugar da classificação geral, somando quatro pontos. Já o Estoril Praia ficou na 14.ª posição, com apenas um ponto conquistado. Na próxima jornada, os leões deslocam-se ao terreno do Vitória, onde pretendem dar continuidade à série de bons resultados. Já o Estoril Praia tentará recuperar em casa, frente à Académica.



Wiki Leonino

Naide Gomes, atleta do Sporting, conquistou bronze no Mundial de 2006, mas acabou como vice-campeã

Atleta portuguesa brilhou em Moscovo, mas só 12 anos depois recebeu oficialmente a medalha de prata devido a um caso de doping

A atleta do Sporting, foi promovida a Vice Campeã no Campeonato do Mundo de Pista Coberta de 2006, por desqualificação por doping da russa Tatyana Kotova
A atleta do Sporting, foi promovida a Vice Campeã no Campeonato do Mundo de Pista Coberta de 2006, por desqualificação por doping da russa Tatyana Kotova

  |

Icon Comentário0

Naide Gomes entrou para a história do atletismo português ao conquistar a medalha de bronze no Campeonato do Mundo de Pista Coberta de 2006, em Moscovo. A atleta alcançou a marca de 6,76 metros no último salto, garantindo um lugar no pódio numa das competições mais disputadas da sua carreira. O feito foi ainda mais impressionante porque, ao longo da prova, Naide bateu por três vezes o recorde nacional do salto em comprimento.


No entanto, a verdade sobre essa final só viria à tona mais de uma década depois. A russa Tatyana Kotova, que tinha vencido a prova, foi desclassificada por doping, e Naide foi oficialmente promovida ao segundo lugar, tornando-se vice-campeã mundial. A atleta do Sporting reagiu à decisão com sentimentos mistos, como explicou num desabafo na sua conta de Instagram: "Se fiquei feliz com a novidade? Fiquei, pois, afinal de contas, a verdade veio ao de cima. Mas não é a mesma coisa, os sentimentos vividos no dia da prova poderiam ser diferentes".


A cerimónia oficial de entrega das medalhas corrigidas aconteceu em Birmingham, em 2018, durante o Campeonato do Mundo de Pista Coberta. Naide Gomes, no entanto, não pôde comparecer ao evento, lamentando a impossibilidade de viver aquele momento de forma plena: "Infelizmente não podemos voltar atrás. Mas é um começo!"


Naturalizada portuguesa, Naide Gomes já tinha feito história no atletismo ao vencer o ouro no pentatlo no Mundial de Pista Coberta de 2004. O seu percurso tornou-a uma das maiores referências do desporto português, e o reconhecimento tardio da medalha de prata em Moscovo foi mais um capítulo de uma carreira repleta de sucessos.

Apesar da injustiça inicial, Naide Gomes ficou eternizada como vice-campeã mundial de salto em comprimento, provando que a verdade no desporto pode demorar, mas acaba sempre por prevalecer. A atleta leonina é considerada uma referência no atletismo português, tendo conquistado vários títulos a nivel nacional e internacional. 



Wiki Leonino

László Bölöni: Treinador campeão pelo Sporting que lançou Cristiano Ronaldo

Técnico romeno, que foi muito feliz ao serviço do Clube de Alvalade, completa mais uma marca importante na sua história e carreira

László Bölöni treinador que foi campeão pelo Sporting e que lançou Cristiano Ronaldo alcança feito notável
László Bölöni treinador que foi campeão pelo Sporting e que lançou Cristiano Ronaldo alcança feito notável

  |

Icon Comentário0

László Boloni, treinador romeno que foi campeão pelo Sporting está de parabéns e completa 72 anos de idade. O Clube de Alvalade não deixou passar em branco esta marcar importante para técnico que deixou muito boas memórias aos adeptos sportinguistas.


O treinador ficará sempre marcado por ter sido o treinador que lançou na primeira equipa do Sporting, Cristiano Ronaldo - recorde as declarações do técnico AQUI - a 14 de agosto de 2002 frente à equipa do Inter no playoff de acesso à Liga dos Campeões. Laszlo Boloni chegou ao Sporting com o rótulo de antigo selecionador do seu país natal, a Roménia, na época de 2001/02, e foi chegar ver e vencer.


A formação leonina viria a sagrar-se campeã nacional. Nesse ano, os leões alcançaram 75 pontos, mais cinco do que o segundo classificado Boavista, mais sete que o terceiro Porto e mais 12 que o Benfica. O Sporting apontou 105 golos, dos quais se destacaram os 42 golos de Mário Jardel. Já João Vieira Pinto realizou umas impressionantes 18 assistências, às quais acrescentou lhes ainda 12 golos que muito ajudaram o Clube de Alvalade.


Ao longo da sua carreira, László Boloni passou por diversas equipas primeiro como jogador passou pelo Targu Mures, Steaua Bucareste, Racing Jet Wavre (Roménia) e equipas belgas. A sua carreira de treinador começou nos franceses do Nancy, de onde saiu para a ser selecionador do seu país Natal. No verão de 2001 chegou a Alvalade, onde realizou 90 jogos, onde obteve 53 vitórias, uma média a cima dos 50%.

Pelo Sporting, Boloni conquistou todos os títulos nacionais existentes à época. A Supertaça Cândido de Oliveira, a Taça de Portugal e naturalmente o já referido Campeonato. Após ter abandonado Alvalade, o romeno regressou a França, onde treinou o Rennes e o Mónaco.


Já numa fase adiantada da sua carreira passou pelo Al Jazira e o Al Wahda dos Emirados Árabes Unidos, Standard de Liège, Antuérpia e Gent (Bégica), PAOK e Panathinaikos (Grécia), Al Kor (Qatar), e terminou a sua longa carreira ao serviço dos franceses do Metz.


Wiki Leonino

Só há dois centrais portugueses com mais golos pelo Sporting do que Gonçalo Inácio

Camisola 25 dos leões continua a fazer história, sendo já o terceiro defesa central com mais golos pelo clube, apenas atrás dupla goleadora

Gonçalo Inácio está apenas atrás de Beto e de Lúcio Soares como um dos defesas centrais mais goleadores pelo Sporting
Gonçalo Inácio está apenas atrás de Beto e de Lúcio Soares como um dos defesas centrais mais goleadores pelo Sporting

  |

Icon Comentário0

Gonçalo Inácio tem sido peça-chave nos sucessos recentes do Sporting. Foi fundamental na conquista do Campeonato Nacional e da Taça da Liga em 2020/21, bem como na Supertaça e novamente na Taça da Liga em 2021/22, e no último campeonato na época 2023/2024. As suas exibições valeram-lhe o Prémio Stromp na categoria Revelação em 2021 e, em 2023, o prémio de Futebolista do Ano.


Na presente temporada de 2024/25, Inácio continua a demonstrar a sua importância. Até ao momento, soma 32 jogos pelo Sporting, com cinco golos e três assistências em todas as competições, o maior número de golos numa época do central. Na Liga Portuguesa, já disputou 20 encontros, sendo um elemento indispensável no eixo defensivo. Até aos dias de hoje, o jovem central de 23 anos soma 20 golos de leão ao peito em 203 partidasInfelizmente, viu o quinto amarelo da liga e falha o próximo jogo dos leões.


Olhando para a história do Sporting, apenas dois centrais portugueses marcaram mais golos do que Inácio: Beto e Lúcio Soares. Lúcio Soares, que jogou pelos leões entre 1959 e 1964, fez 110 jogos e marcou 35 golos, sendo um dos defesas mais goleadores da história do clube. Naturalizado português, Lúcio conquistou o Campeonato Nacional de 1961/62, a Taça de Portugal em 1962/63 e participou na campanha vitoriosa da Taça das Taças de 1964.


Já Beto, um ícone do Sporting entre 1996 e 2006, disputou 315 jogos e marcou 25 golos. Esteve presente em momentos históricos como a conquista do Campeonato Nacional de 1999/00 e da "dobradinha" de 2001/02. Capitão e referência na defesa leonina, Beto representou ainda a Seleção Nacional em Europeus e Mundiais antes de encerrar a carreira no Belenenses.

Além dos números impressionantes, Gonçalo Inácio tem demonstrado maturidade e evolução tática, assumindo maior protagonismo na saída de bola e na organização defensiva da equipa. Com apenas 23 anos, continua a afirmar-se como um dos pilares do projeto leonino, despertando a atenção de clubes internacionais.



envelope SUBSCREVER NEWSLETTER


Para lá de Gyokeres, saiba quem foram os outros dois suecos que jogaram no Sporting
Wiki Leonino

Para lá de Gyokeres, saiba quem foram os outros dois suecos que jogaram no Sporting

 

Icon Comentário0
5 curiosidades sobre Fernando Peyroteo, lenda do Sporting
Wiki Leonino

5 curiosidades sobre Fernando Peyroteo, lenda do Sporting

 

Icon Comentário0
Sporting já apostou em 54 reforços de inverno... mas nem todos vingaram
Wiki Leonino

Sporting já apostou em 54 reforços de inverno... mas nem todos vingaram

 

Icon Comentário0