
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Curiosidades
|
Dois dias após o dérbi que podia ter decidido o campeão, identificamos todos os anos em que o Sporting não perde nenhum clássico (frente a Benfica e Porto) para o campeonato. Este foi um feito que não se repetia desde 2001/2002, época em que os leões se sagraram campeões nacionais. Depois do 1-1 no Estádio da Luz, os leões só precisam de vencer o próximo jogo em casa frente ao Vitória de Guimarães, antiga equipa de Rui Borges, para conquistarem o bicampeonato.
Confira, abaixo, as épocas em que, à semelhança da atual, o Sporting não saiu derrotado diante de Benfica nem Porto:
Extremo da equipa de Rui Borges marcou um dos golos mais rápidos do Sporting no reduto dos Benfica, sendo apenas ultrapassado pelo 'Levezinho'
|
Logo aos 4 minutos do jogo, Viktor Gyokeres entra numa corrida desenfreada pela esquerda do ataque do Sporting e com um jogador adversário pela frente, deixa a bola para Francisco Trincão que, à entrada da área benfiquista, aplica um remate cruzado e desvia a bola do guarda redes Trubin.
Com este golo aos quatro minutos de jogo, Francisco Trincão tornou-se no segundo jogador com o golo mais rápido contra o Benfica, no Estádio da Luz, ficando apenas atrás de um dos grandes artilheiros do Sporting e um dos maiores nomes da história recente do Clube: Liedson.
O golo em questão aconteceu na partida do dia 29 de abril de 2007, numa partida a contar para o Campeonato Nacional da temporada 2007/07, o Sporting deslocou-se ao Estádio da Luz, para defrontar a equipa do Benfica numa partida que, à semelhança daquela do último sábado, também ela terminou com uma igualdade a um no marcador.
Nesse dia, Paulo Bento escolheu um 11 inicial composto por Ricardo, Abel Ferreira, Anderson Polga, Marco Caneira, Rodrigo Tello, Miguel Veloso, Leandro Romagnoli, João Moutinho, Nani, Yannick Djaló e Liedson. Já o técnico do Benfica, Fernando Santos, foi a jogo com Quim, Nélson, Anderson, David Luiz, Léo, Petit, Katsouranis, Rui Costas, Karagounis, Nuno Gomes e Miccoli.
O golo do Sporting chegou quase automaticamente, quando ao segundo minuto de jogo, os leões fazem uma bela jogada de triangulação pela direita e, após um cruzamento de Abel, Liedson marca o golo madrugador que abriu o placar do encontro, através de uma grande cabeçada, apontando assim o golo mais rápido da história do Clube de Alvalade no Estádio da Luz.
Com o resultado do jogo do dia 10, nem Sporting nem Benfica puderam celebrar a conquista do campeonato, adiando as decisões para a última jornada, que será disputada no sábado, dia 18 de maio. Os leões dependem apenas de si próprios, precisando de vencer a partida ou igualar o resultado dos encarnados. Já o Benfica, precisa de fazer um melhor resultado que a turma verde e branca, necessitando obrigatoriamente de um deslize Sportinguista.
Antes daquele que pode ser o dérbi que decide o título, o Leonino recorda os maiores artilheiros nos jogos como visitante, frente aos encarnados
|
No próximo sábado, dia 10 de maio, o Sporting desloca-se ao Estádio da Luz para defrontar o Benfica, em partida a contar para a 33.ª jornada da Liga Betclic. Este jogo é de especial importância, visto que pode decidir o campeão para a época 2024/25: os leões, caso vençam, ou os encarnados, caso ganhem por uma diferença de dois golos. O Leonino apresenta em lista os melhores marcadores verdes e brancos na casa do seu eterno rival, onde estão alguns nomes que podem servir de inspiração para a frente atacante de Rui Borges.
Em véspera daquele que pode ser o jogo do título, o Leonino apresenta uma lista de atletas que jogaram dos dois lados da Segunda Circular
|
No próximo sábado, dia 10 de maio, o Sporting desloca-se ao Estádio da Luz, para defrontar a equipa do Benfica, no dérbi que pode decidir o título para cada um dos emblemas envolvidos. Sendo dois dos maiores clubes do país, é normal que alguns jogadores já tenham jogado dos dois lados da Segunda Circular. Em jeito de antevisão, o Leonino apresenta uma lista de nomes que já representaram leões e encarnados: