Modalidades
Sporting perde na Liga dos Campeões por 3-0 e continua com zero pontos
06 Jan 2026 | 17:18
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Modalidades
03 Jun 2024 | 18:51 |
Alejandro Domínguez, treinador da equipa de hóquei em patins do Sporting, em conferência de imprensa destacou a importância de os leões terem conseguido igualar a eliminatória (1-1) nas meias-finais frente ao Porto, com a vitória em casa, no passado domingo, por 6-3 frente aos azuis e brancos, após o desaire sofrido no pavilhão adversário na quinta-feira, por 4-2.
"É de uma importância vital, pois igualámos a eliminatória e tudo se põe em marcha novamente. Temos três jogos por disputar, dois no Dragão e um aqui, mas a eliminatória está igualada e esta palavra é muito importante", salientou o técnico argentino que recentemente festejou a conquista da Liga dos Campeões.
"O resultado de hoje não nos tem de fazer pensar nada do que não seja: isto está muito igualado e temos de fazer as coisas quase perfeitas para conseguir o que queremos, que é jogar a final do campeonato. Temos o problema acrescido de ter dois jogos no Dragão, que é uma pista muito complexa e difícil, mas estamos predispostos e com vontade de lutar até ao final. O meu coração diz-me para ganharmos na quinta-feira [no Dragão] para acabarmos com isto no domingo em casa. Mas este cenário é o ideal", acrescentou ainda.
Sobre o confronto, Alejandro Domínguez não hesitou em destacar a eficácia dos Sporting nos contra-ataques: “na primeira parte, a equipa esteve muito mais alta defensivamente e permitiu muito pouco ao rival. Cada vez que saímos em ataque direto e em transições, marcámos, com um nível de eficácia altíssimo. Este era o cenário perfeito, mas sofremos um pouco o nível de pressão que o Porto coloca. Na segunda parte, conseguimos lançar melhor o ataque ofensivo, mas para gerir, não para ser diretos”.
O próximo encontro do Sporting diante dos azuis e brancos está marcado para quinta-feira, dia 6. “Temos de ir ao dragão com a intenção de jogar muitos altos, como se estivéssemos a jogar em casa”, rematou o treinador de 53 anos. É ainda relevante destacar que o treinador adversário, Ricardo Ares, não compareceu na conferência de imprensa.
Anúncio foi feito nesta quarta-feira, dia 7 de janeiro, e a ausência do nome do jogador do Clube de Alvalade foi um dos principais temas de conversa
07 Jan 2026 | 16:45 |
João Matos é o nome que está no centro de todas as discussões após o anúncio da convocatória oficial de Portugal para a fase final do Campeonato da Europa de Futsal. A ausência do icónico capitão e fixo do Sporting causou uma onda de choque, uma vez que o jogador tem sido, durante mais de uma década, a extensão de Jorge Braz dentro de quadra.
O selecionador nacional explicou publicamente as razões por trás desta lista de escolhas difíceis, justificando-as com base no momento atual dos atletas. Segundo o técnico, o facto de João Matos não ter integrado os últimos estágios de preparação pesou na balança, mas deixou uma nota final de reconhecimento: “Há algo que é claro, um respeito brutal para toda esta equipa que não vai e podia ir”.
Com Jorge Braz ao comando, esta é a primeira fase final que João Matos falha. Pela seleção nacional, o fixo já atuou em 213 ocasiões, somando 27 golos marcados e já venceu dois Campeonatos da Europa (2018 e 2022) e um Mundial no ano de 2021.
Outro jogador do Sporting que também ficou de fora dos eleitos de Jorge Braz foi Zicky Té, a contas com uma lesão. Bernardo Paçó, Tomás Paçó, Diogo Santos e Pauleta são os atletas leoninos que vão representar Portugal na prova que começa a 21 de janeiro, a disputar-se na Letónia, Lituânia e Eslovénia.
A seleção lusa está inserida no grupo D, juntamente com Itália, Hungria e Polónia e irá disputar a primeira fase em Liubliana, cidade especial onde Portugal venceu o seu primeiro título europeu. No que toca ao Sporting, este segue na segunda posição da Liga Placard, com 39 pontos - menos seis que o Benfica, que é líder.
Lista de jogadores chamados para representar Portugal foi divulgada esta quarta-feira, dia 7 de janeiro, com alguns destaques em consideração
07 Jan 2026 | 12:26 |
Jorge Braz divulgou, esta quarta-feira, dia 7 de janeiro, os 14 convocados de Portugal para o Campeonato da Europa. O Selecionador Nacional chamou quatro jogadores do Sporting, deixando algumas figuras bastante importantes do Clube de Alvalade de fora da competição.
Bernardo Paçó, Tomás Paçó, Diogo Santos e Pauleta são os nomes da turma de Nuno Dias que fazem parte da lista para a prova que se disputa entre 21 de janeiro e 7 de fevereiro na Letónia, Lituânia e Eslovénia. Destaque para as ausências de João Matos e Zicky Té - este último menos chamativo pelos poucos minutos na presente temporada.
De resto, também Erick Mendonça - que foi recentemente associado a um possível regresso ao Sporting -, faz parte da convocatória das quinas, como o único universal escolhido por Jorge Braz para representar Portugal nesta edição do Europeu.
João Matos, capitão dos leões, acaba por ficar de fora das opções - tal como se havia revelado em algumas convocatórias anteriores de preparação -, não deixando de ser uma ausência notória como figura-chave e lenda da Seleção Nacional de futsal.
Confira a lista de convocados:
Guarda-redes: Edu Sousa (Múrcia) e Bernardo Paçó (Sporting)
Fixos: André Coelho (Benfica) e Tomás Paçó (Sporting)
Fixo/Ala: Afonso Jesus (Benfica)
Universal: Erick Mendonça (Barcelona)
Alas: Tiago Brito (Sp. Braga), Diogo Santos (Sporting), Pauleta (Sporting), Lúcio Rocha (Benfica), Pany Varela (Benfica), Kutchy (Benfica) e Bruno Coelho (Riga)
Pivô: Rúben Góis (Rio Ave)
Recorde este golo de João Matos por Portugal:
Jogador passou também por Corinthians, Inter Movistar, Joinville e Norilsk Nickel, seu último clube e que representava desde 2020
07 Jan 2026 | 11:40 |
O futsal leonino está de luto. O antigo internacional brasileiro Alex Felipe, que representou o Sporting durante as épocas de 2018/2019 e 2019/2020, faleceu aos 32 anos, no aeroporto de Ukhta, na Rússia, após perder os sentidos. O jogador preparava-se para regressar a Moscovo com a comitiva do Norilsk Nickel, clube que representava atualmente.
O Sporting, na terça-feira, divulgou uma nota de condolências na qual manifestou “profundo pesar” pela morte do atleta. “O Sporting Clube de Portugal manifesta o seu profundo pesar pela morte de Alex, ex-futsalista dos Leões, que faleceu de forma repentina aos 32 anos. O ala internacional brasileiro, que atualmente jogava no futsal russo, representou as cores do Sporting durante duas temporadas, em 2018/2019 e 2019/2020"
"Sob a liderança de Nuno Dias, Alex fez parte da equipa Leonina que conquistou a primeira UEFA Futsal Champions League do palmarés e ajudou, também, a vencer duas Taças de Portugal e uma Supertaça”, pode ler-se no comunicado, no qual os leões ainda endereçaram as mais sentidas condolências a familiares e amigos, agradecendo “os anos de esforço e dedicação ao clube”.
O ex-ala do Sporting, além dos títulos que ganhou em Alvalade, também venceu um Campeonato Espanhol e uma Taça de Espanha, ambos na época 2014/2015, ao serviço do Inter Movistar, bem como uma Copa América pelo Brasil em 2017.
Ao longo da sua carreira, Alex também passou por clubes como Corinthians e Joinville construindo um percurso sólido no futsal internacional antes de chegar ao Sporting, onde deixou uma marca duradoura, com 35 golos em 67 jogos.
Sporting perde na Liga dos Campeões por 3-0 e continua com zero pontos
06 Jan 2026 | 17:18
Oficial! Gerson Baldé é reforço do Sporting; Varandas garante contratação
05 Jan 2026 | 16:16
Sporting empata com o Benfica na Luz (2-2) e mantém-se a cinco pontos da liderança
04 Jan 2026 | 15:53