Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
SeguirFutebol
|
0Alexandre Brito, médio de 19 anos das camadas de formação do Sporting, foi um dos escolhidos por Rui Borges para estar no banco de suplentes dos verdes e brancos na partida frente ao Vitória de Guimarães - algo que até já tinha acontecido nos jogos da Liga dos Campeões frente a Arsenal e Club Brugge. André Lage foi o último treinador do jogador leonino antes da mudança para Alvalade, e deu uma entrevista ao 'Record' onde falou da jovem promessa.
"Sempre foi um menino bem comportado, reguila, pois era um menino do 'bairro', com a competitividade própria dos meninos do 'bairro' (...) Até nos treinos ele ficava amuado, se as coisas não lhe corriam bem ou se, havendo um momento competitivo, a equipa dele não ganhava. Não ficava muito contente", começou por dizer.
Prosseguiu, elogiando as qualidades de Alexandre Brito: "A forma como ganhava as bolas divididas... Era rara a bola que não ficava para ele. Ia com tudo, mas não por ser agressivo, que não era. Tinha uma agressividade boa, que não era normal em meninos daquela idade (...) Era igualmente acima da média no conhecimento daquilo que era o jogo, em termos de posicionamento, de passe, de finalização, apesar de na altura até nem fazer muitos golos".
Falou, depois, de oportunidades na equipa principal: "Não é fácil, porque tivemos muitos anos de Ruben Amorim, com um meio-campo a dois e isso limita muito as oportunidades (...) Acredito que vai haver uma pequena alteração nesse sentido, com mais elementos no meio-campo, pelo que acredito que o Xandi vai ter a oportunidade dele. Vai ter de agarrá-la".
Terminou, da seguinte forma: "O Xandi é muito mais um 'seis' do que o João [Simões], que me parece muito mais criativo, o jogador que gosta de conduzir e avançar com bola (...) é um jogador muito intenso, com uma área de ação muito grande em campo, muito agressivo nos duelos e que ganha muitas bolas", rematou André Lage.
Equipa treinada por Rui Borges já começou a preparar o encontro da próxima terça-feira frente aos nortenhos, a contar para as meias-finais da Taça da Liga
|
0Poucas horas após o emocionante empate a quatro golos frente ao Vitória de Guimarães, o Sporting deu início à preparação para o clássico frente ao Porto, que terá lugar na próxima terça-feira, dia 7 de janeiro de 2025, no Estádio Municipal de Leiria.
Este encontro marcará a primeira meia-final da Allianz Cup, competição onde os leões procuram consolidar a sua hegemonia recente. O jogo contra o Vitória encerrou a primeira volta da Liga Betclic, numa jornada que demonstrou a resiliência e capacidade ofensiva da equipa, mas também evidenciou fragilidades defensivas, fruto dos quatro golos sofridos pelos leões.
A sessão de treino, orientada por Rui Borges na Academia Cristiano Ronaldo, em Alcochete, decorreu sob o signo da intensidade, apesar do curto intervalo entre jogos. Este cenário reflete o calendário sobrecarregado das competições nacionais e europeias, que deixa pouco espaço para recuperação física e ajustes táticos aprofundados. O foco do treino esteve na recuperação ativa para os jogadores que alinharam no sábado e em exercícios táticos específicos para os restantes atletas.
De acordo com informações obtidas pelo jornal 'Record', junto de fontes internas do clube, não houve alterações no boletim clínico do Sporting. Gonçalo Inácio, Nuno Santos, Daniel Bragança e Pedro Gonçalves (Pote) continuam afastados devido a lesões musculares e problemas físicos variados.
Destes, Nuno Santos encontra-se numa fase de recuperação de uma operação ao joelho direito, enquanto Pote e Bragança enfrentam contratempos musculares que os impedem de integrar os treinos em pleno. O clube tem apostado na gestão cuidadosa do esforço dos atletas para minimizar o risco de novas lesões.
Mudou-se depois da última aventura, e chegou a ser muito ligado aos leões. Já brilha no novo clube e pode entrar a vencer troféu
|
0Sérgio Conceição esteve sem clube desde que abandonou o Porto, no início da presente temporada. O técnico português chegou a ser apontado ao Sporting, depois da saída de Ruben Amorim, mas acabou por reforçar o AC Milan, equipa onde também alinha Rafael Leão, antigo jogador em Alvalade. Venceu, no primeiro jogo, a Juventus, em partida da meia final da Supertaça italiana, e já recebeu elogios de Álvaro Morata, ponta de lança da equipa de Milão.
Em declarações ao canal 'Mediaset', o avançado espanhol falou um pouco sobre o novo técnico: "Sérgio Conceição diz que temos muita qualidade e que temos de ser intensos, trouxe-nos muita energia, vontade e muitos mecanismos novos. Agora temos a oportunidade de ganhar um troféu", começou por explicar Morata.
Falou, depois, da partida que o AC Milan levou de vencida: "Fizeram-nos um golo na primeira jogada, entrámos na segunda parte com a consciência de que tínhamos de voltar. Arriscámos mais e avançámos com mais jogadores, o que nos permitiu ter mais oportunidades". Relembrar que a equipa de Sérgio Conceição entrou a perder, mas conseguiu dar a volta - o encontro terminou com 2-1 no marcador.
Por fim, o espanhol comentou a importância da Supertaça: "Como todos os troféus na vida... Nunca se sabe quando será a última oportunidade de ganhar um troféu. Entramos em Milanello e vemos os troféus que o Milan ganhou e podemos acrescentar mais um. Não é a Champions ou a Serie A, mas é mais um pedaço de história. Agora temos de recuperar bem e dar o nosso melhor", rematou.
A final da Supertaça Italiana está marcada para dia 6 de janeiro, em Ríade, capital da Arábia Saudita. Na final vão estar as duas equipas de Milão: o Inter venceu a outra meia final, por 2-0, frente à Atalanta. O jogo acontece às 19h00 e será a primeira oportunidade de Sérgio Conceição conquistar um troféu no novo clube.
Encontro emocionante a contar para a 17ª jornada do campeonato português registou várias marcas que já não eram alcançadas há vários anos
|
0O Sporting empatou na última sexta-feira, dia 4 de janeiro, frente ao Vitória de Guimarães, no Minho, por 4-4, num jogo emocionante do início ao fim. Este encontro contou com um hat-trick de Viktor Gyokeres e um golo de Trincão no último minuto, que garantiu o empate para a equipa leonina.
Este resultado marcou um feito que é bastante raro no futebol português. Há 24 anos que nenhum dos três grandes empatava a quatro bolas ou mais no campeonato nacional, uma estatística que foi quebrada neste jogo.
Outro registo histórico alcançado foi o facto de o Sporting não empatar 4-4 desde 1984-1985, ou seja, há mais de 40 anos. Estes números realçam a singularidade do jogo, que teve um resultado 'à antiga', e o seu impacto nos adeptos e na história do clube.
Apesar de o empate ter sido um mal menor, dado que o Sporting conseguiu igualar o marcador no último minuto, o resultado não deixa de ser negativo. A equipa comandada por Rui Borges fica assim mais vulnerável na luta pelo campeonato, permitindo que o Porto e o Benfica possam alcançar o primeiro lugar.
Os leões seguem, agora, no primeiro lugar do campeonato, fruto de 41 pontos conseguidos em 17 partidas realizadas. Os verdes e brancos têm, no entanto, o seu lugar ameaçado: O Porto pode ultrapassar o Clube de Alvalade, visto ter um ponto a menos, com 16 partidas jogadas. Já o Benfica pode igualar os 41 pontos com uma vitória no jogo da presente jornada. O próximo desafio do Sporting será contra o Porto, nas meias-finais da Taça da Liga. O encontro realizar-se-á no Estádio Dr. Magalhães Pessoa, em Leiria. O Sporting já venceu esta competição em quatro ocasiões: 2017/2018, 2018/2019, 2020/2021 e 2021/2022.