
Futebol
Coates marca, mas sofre dissabor: Central empata com antigo companheiro no Sporting (vídeo)
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
Francisco Trincão partiu a mão na visita do Sporting ao terreno do Santa Clara. Desde então, o avançado já foi utilizado diante do Moreirense e frente ao Rio Ave, jogando este último encontro com uma tala. A confirmação foi dada por Frederico Varandas, após a vitória leonina, numa entrevista que valeu muitas críticas ao Presidente verde e branco.
"Confesso que a minha admiração por eles (jogadores) aumentou"
"Após qualificar-nos para mais uma final, gostaria de dar uma palavra aos meus jogadores e equipa técnica. No ano passado, o Sporting fez uma das melhores épocas da história, mas tenho de confessar que nesta há uma coisa que superou em relação à anterior: a minha admiração por eles por tudo o que têm feito num dos anos mais duros e difíceis - e imprevisíveis que aconteceu no Sporting muito bem preparado e organizado para esta época", disse.
O Presidente recorda que, "além das saídas", os leões tiveram de lidar com "a perda de Nuno Santos, do Pote, lesões graves" e "depois em janeiro quando se falava que tínhamos de nos readaptar ao novo treinador, fomos buscar um guarda-redes, um extremo... Falava-se que era possível ir buscar laterais porque a ideia deste treinador não era igual ao anterior. Demos resposta, o treinador confiou no Fresneda, que surge e apareceu e afinal não era preciso lateral direito", admitiu.
"Chegámos a ter nove jogadores disponíveis"
"Em fevereiro, assim de repente, perdemos quatro médios. Morita, com uma lesão muscular, Morten, com uma entorse, Bragança para a época, João Simões com uma fratura, estamos a falar de duas cirurgias, e de repente sem um único médio. Se fizermos um ligeiro e rápido exercício, nos últimos dois meses, o Sporting só por uma vez teve dois médios disponíveis para jogo. Teve três jogos em que não teve um único médio disponível. Não há Bragança, Morita, Simões, Morten durante um mês e o Pote, que também pode jogar no meio, também não jogou. Chegámos a ter nove, 10 ou 11 jogadores indisponíveis", relembrou.
Ainda assim, Frederico Varandas fez questão de sublinhar que "com tudo isto que disse, o Sporting entra hoje a quatro jornadas do fim apurado para a final da Taça. Quando se compete a 70% das capacidades e lideramos o campeonato nacional, perdemos por duas vezes essa liderança e por duas vezes fomos buscá-la, temos o melhor ataque, a melhor defesa, temos o melhor marcador do campeonato, eu tenho que dizer que, aconteça o que acontecer, que não consigo ter mais admiração por estes jogadores".
"Trincão partiu a mão e Morten joga lesionado"
"São coisas que só estes jogadores sabem. O Trincão, que partiu a mão na primeira parte do jogo com o Santa Clara, deveria ter saído, mas não saiu. Porque o Trincão sabe que a equipa precisa dele. O Morten ainda está a jogar com duas pequenas lesões. Perdemos o Viktor durante um mês e algumas semanas esteve a jogar de forma que ninguém perceberia, jogava lesionado. São episódios atrás de episódios. Jogadores a tentar matar etapas de recuperação, como é o caso do Nuno Santos, que se está a matar porque ainda tem o sonho de chegar à final da Taça, mas não vai dar", revelou, admitindo que alguns craques leoninos não estão nas melhores condições.
Médio internacional sub-20 por Portugal é capitão da equipa B dos leões, mas nunca chegou a ser utilizado no plantel principal dos verdes e brancos
|
Rui Borges informou Manuel Mendonça de que o médio irá estar presente na pré-época da equipa principal do Sporting. Tal como revela o nosso Jornal, neste Exclusivo Leonino, o futuro do internacional sub-20 português já foi transmitido ao jogador.
A ideia do técnico verde e branco foi tomada tendo em conta as boas exibições do capitão dos B's no conjunto secundário do Clube de Alvalade e do grande problema com o meio-campo do Sporting esta temporada, devido às constantes lesões no centro do terreno.
Nos últimos tempos, Rui Borges foi obrigado a adaptar Zeno Debast, para fazer parceria com Morten Hjulmand. Além do belga, passaram pela posição Alexandre Brito, Eduardo Felicíssimo e, a espaços, Henrique Arreiol e Kauã Oliveira, sendo que até Ricardo Esgaio desempenhou a função de '8', nos últimos minutos da vitória sobre o Moreirense (3-1).
As lesões de Pedro Gonçalves, Hidemasa Morita, Daniel Bragança e João Simões (os últimos só voltam mesmo na próxima temporada), deixaram o técnico do Sporting sem opções. Manuel Mendonça apresenta-se em bom plano na equipa B e terá oportunidade.
Esta temporada, com a Listada verde e branca, Manuel Mendonça fez, no total, 36 jogos: 29 na equipa B e sete nos sub-19, com sete golos apontados e outras tantas assistências. A liderança do jovem também é tida em conta e Rui Borges está muito atento, tendo até sido criticado por ainda não te usado o médio.
Confira a mensagem de Manuel Mendonça depois de conquistar o campeonato nacional sub-17:
Jornalista especializado em assuntos relacionados com o mercado de transferências 'promove' venda do avançado verde e branco desde a temporada passada
|
Viktor Gyokeres fez uma grande exibição diante do Rio Ave, ao marcar e assistir na vitória leonina, por 2-1 - veja AQUI os golos. No final do encontro, Fabrizio Romano, voltou a destacar a temporada do avançado verde e branco, 'promovendo' uma transferência no verão.
"Viktor Gyokeres brilha com mais um golo e uma assistência pelo Sporting. 16 contribuições diretas nos últimos nove jogos. 48 golos em 47 partidas pelo Sporting, 57 em 53 encontros com Clube e seleção. 73 contribuições em 53 duelos para todas as competições", escreveu o especialista, nas suas redes sociais.
A saída do sueco é vista como inevitável, depois de duas temporadas estratosféricas em que se tornou indiscutivelmente um dos melhores do Mundo na sua posição. O Arsenal surge como favorito, dada a necessidade de contratar um matador.
O grande objetivo dos comandado de Mikel Arteta passa por vencer a Premier League, tarefa que se tem revelado complicada nos últimos tempos. O Manchester City domina o campeonato, com quatro conquistas consecutivas, muito graças a Erling Haaland. Este ano, o título não deve fugir ao Liverpool, com Mohamed Salah a ser decisivo. Os londrinos disputam a prova com afinco, mas não têm uma superestrela par afazer a diferença.
Esta temporada, com a camisola do Sporting, Viktor Gyokeres – avaliado em 75 milhões de euros – leva 47 encontros: 29 na Liga Portugal Betclic, oito na Liga dos Campeões, cinco na Taça de Portugal, quatro na Taça da Liga e outro na Supertaça Cândido de Oliveira. Nos 3.770 minutos em que esteve em campo, o sueco marcou 48 golos e fez 12 assistências.
Confira a publicação de Fabrizio Romano:
Comentador desportivo arrasou palavras do líder máximo dos verdes e brancos, garantindo serem apenas "uma justificação" para possíveis falhanços
|
Frederico Varandas falou à imprensa após a vitória do Sporting, por 2-1, diante do Rio Ave. Jorge Amaral não concorda com a tomada de decisão do Presidente verde e branco, admitindo ser apenas "uma justificação" para, caso os leões não vençam o campeonato e a Taça de Portugal, ter uma desculpa.
"Muito sinceramente, fiquei um bocadinho abismado com esta entrevista. Achei extremamente deprimente um Presidente vir fazer esta choradeira, a lamentar-se de tudo e não se responsabilizou por aquilo que é mais importante, que foi a contratação do João Pereira, que deitou a equipa totalmente abaixo", disse, na CMTV.
Jorge Amaral admitiu que os constantes problemas físicos do plantel "são factuais", mas relembra a forma como Varandas "deixou sair Ruben Amorim com um acordo que tinham por determinados valores, para ir buscar João Pereira", numa altura em que a equipa estava a ser dominadora.
"Foi a escolha dele. Um show-off extraordinário que fez em relação à contratação, pensando que, no estado em que estavam, não era preciso contratar ninguém, nem outro treinador, porque já estava a ser preparado em lume-brando um sucesso mais do que anunciado", atirou.
Jorge Amaral foi perentório e garantiu que "se Amorim não saísse, ou a escolha (do sucessor) fosse bem feita, o Sporting neste momento já era campeão e, se calhar, tinha metade das lesões". Para terminar, o comentador diz que o discurso de Frederico Varandas foi apenas "uma justificação para que se eventualmente os resultados não acontecerem", ter uma desculpa.
Veja as declarações de Jorge Amaral: