Futebol
Ioannidis convocado à condição para o Benfica - Sporting, mas há um grande senão
05 Dez 2025 | 07:11
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
23 Abr 2025 | 14:54 |
Francisco Trincão partiu a mão na visita do Sporting ao terreno do Santa Clara. Desde então, o avançado já foi utilizado diante do Moreirense e frente ao Rio Ave, jogando este último encontro com uma tala. A confirmação foi dada por Frederico Varandas, após a vitória leonina, numa entrevista que valeu muitas críticas ao Presidente verde e branco.
"Confesso que a minha admiração por eles (jogadores) aumentou"
"Após qualificar-nos para mais uma final, gostaria de dar uma palavra aos meus jogadores e equipa técnica. No ano passado, o Sporting fez uma das melhores épocas da história, mas tenho de confessar que nesta há uma coisa que superou em relação à anterior: a minha admiração por eles por tudo o que têm feito num dos anos mais duros e difíceis - e imprevisíveis que aconteceu no Sporting muito bem preparado e organizado para esta época", disse.
O Presidente recorda que, "além das saídas", os leões tiveram de lidar com "a perda de Nuno Santos, do Pote, lesões graves" e "depois em janeiro quando se falava que tínhamos de nos readaptar ao novo treinador, fomos buscar um guarda-redes, um extremo... Falava-se que era possível ir buscar laterais porque a ideia deste treinador não era igual ao anterior. Demos resposta, o treinador confiou no Fresneda, que surge e apareceu e afinal não era preciso lateral direito", admitiu.
"Chegámos a ter nove jogadores disponíveis"
"Em fevereiro, assim de repente, perdemos quatro médios. Morita, com uma lesão muscular, Morten, com uma entorse, Bragança para a época, João Simões com uma fratura, estamos a falar de duas cirurgias, e de repente sem um único médio. Se fizermos um ligeiro e rápido exercício, nos últimos dois meses, o Sporting só por uma vez teve dois médios disponíveis para jogo. Teve três jogos em que não teve um único médio disponível. Não há Bragança, Morita, Simões, Morten durante um mês e o Pote, que também pode jogar no meio, também não jogou. Chegámos a ter nove, 10 ou 11 jogadores indisponíveis", relembrou.
Ainda assim, Frederico Varandas fez questão de sublinhar que "com tudo isto que disse, o Sporting entra hoje a quatro jornadas do fim apurado para a final da Taça. Quando se compete a 70% das capacidades e lideramos o campeonato nacional, perdemos por duas vezes essa liderança e por duas vezes fomos buscá-la, temos o melhor ataque, a melhor defesa, temos o melhor marcador do campeonato, eu tenho que dizer que, aconteça o que acontecer, que não consigo ter mais admiração por estes jogadores".
"Trincão partiu a mão e Morten joga lesionado"
"São coisas que só estes jogadores sabem. O Trincão, que partiu a mão na primeira parte do jogo com o Santa Clara, deveria ter saído, mas não saiu. Porque o Trincão sabe que a equipa precisa dele. O Morten ainda está a jogar com duas pequenas lesões. Perdemos o Viktor durante um mês e algumas semanas esteve a jogar de forma que ninguém perceberia, jogava lesionado. São episódios atrás de episódios. Jogadores a tentar matar etapas de recuperação, como é o caso do Nuno Santos, que se está a matar porque ainda tem o sonho de chegar à final da Taça, mas não vai dar", revelou, admitindo que alguns craques leoninos não estão nas melhores condições.
Mapa de castigos dos jogos referentes à 12.ª jornada da Liga Portugal Betclic já foi divulgado e os leões terão muito que pagar
05 Dez 2025 | 07:56 |
Na última quinta-feira, dia 4 de dezembro, o Conselho de Disciplina (CD) da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) publicou o mapa de castigos dos jogos referentes à 12ª jornada do campeonato. Pedro Proença decidiu fazer do Sporting exemplo e multar os leões antes do dérbi frente ao Benfica por mensagens para o rival no decorrer da partida diante do Estrela da Amadora.
Contas feitas, a Direção de Frederico Varandas foi sancionada em 9.183 euros. Neste bolo, grande parte das multas estão relacionadas com o comportamento dos adeptos leoninos, sobretudo devido a mensagens para o Benfica, em tom pré-dérbi.
Mais especificamente, o Sporting vai desembolsar 683 euros devido a cânticos considerados insultuosos para com os encarnados - "adeptos afectos ao clube Sporting CP, entoaram em uníssono, de forma clara, audível e perceptível, a seguinte frase: "Benfica é merda, filhos da p***"", afirma o CD - e ainda 3.825 euros por faixas com provocações.
"De referenciar também que os artefactos pirotécnicos despoletados não atingiram qualquer agente desportivo nem fizeram interromper o jogo. (...) Ao minuto 26, na Bancada Topo Sul, Setor A14 - fora da ZCEAP, ocupada exclusivamente por adeptos da equipa Sporting CP identificados através de indumentária alusiva ao clube, exibiram duas tarjas por breves minutos com as seguintes inscrições: "Aceitam-se Apostas..." e "Esta semana haverá quantos comunicados??". Não sendo possível aferir a dimensão exata das tarjas referidas, as mesmas teriam medidas superiores às regulamentas (1m x 1m). (...) Após o final do jogo, na Bancada Topo Sul, Setor A14 - fora da ZCEAP, ocupada exclusivamente por adeptos da equipa Sporting CP identificados através de indumentária alusiva ao clube, exibiram uma tarja por breves minutos com a seguinte inscrição: "Na 6a, nós e vocês de garras afiadas!! JL76" Não sendo possível aferir a dimensão exata da tarja referida, a mesma teria medidas superiores às regulamentas"", justifica ainda o organismo da FPF.
A acrescer ao total, o Sporting ainda recebeu uma multa de 3.190 euros pela utilização de pirotecnia por parte dos adeptos, além de 1.530 euros de atraso no regresso dos balneários para a segunda parte do encontro diante do Estrela da Amadora - a quem os leões acabaram por vencer, por 4-0.
Jogador português continua a tentar regressar às opções de Rui Borges após mais de um ano parado devido a lesão grave no joelho direito
05 Dez 2025 | 07:43 |
Nuno Santos continua a dar passos em frente na sua recuperação. Depois de ter iniciado corrida e sprints no relvado, o jogador já incluiu bola nos exercícios que tem vindo a realizar, continuando a fazer esta espécie de 'pré-temporada' antes de entrar nas opções do Sporting.
Segundo revela o jornal Record, o 'camisola 11' dos leões está confortável nos sprints e não demonstra ter perdido a confiança nem medo de recaída com a introdução do esférico nos seus mais recentes exercícios. Nuno Santos mostra, no entanto, alguma ansiedade para voltar a jogar.
No que diz respeito à Unidade de Performance do Sporting, esta pretende que o jogador leve todo o tempo necessário nesta fase da recuperação, para que não corra o risco de regressar demasiado cedo e voltar à estaca zero. No entanto, a confiança de ambas as partes está nos píncaros.
Vale lembrar que o ala se lesionou há já mais de um ano, a 27 de outubro de 2024, no decorrer do jogo da 9.ª jornada da Liga 2024/25, em Famalicão. Nuno Santos acabou por contrair uma rotura do tendão rotuliano do joelho direito e foi sujeito a intervenção cirúrgica.
Nuno Santos – avaliado em 7 milhões de euros – chegou ao Sporting em 2020, oriundo do Rio Ave, a troco de 4,15 milhões de euros (dados Transfermarkt). Desde então, o ala de 30 anos contabiliza 196 encontros, 34 golos, 42 assistências e sete títulos conquistados (três Campeonatos Nacionais, uma Supertaça Cândido de Oliveira, uma Taça de Portugal e duas Taças da Liga).
Clube de Alvalade desloca-se até ao reduto do Benfica nesta sexta-feira, dia 5 de dezembro, enquanto o treinador ainda tem algumas dúvidas para o onze
05 Dez 2025 | 07:28 |
Rui Borges tem duas grandes dúvidas para o onze inicial do Sporting frente ao Benfica. Geovany Quenda ou Geny Catamo? Hidemasa Morita ou João Simões? Apesar de o técnico ter optado por não abrir o jogo na antevisão ao encontro, há quem parta na frente para o dérbi.
Começando no meio-campo, o jovem médio dos leões tem sido escolha por mais vezes na presente temporada. No entanto, a experiência do internacional japonês e a melhoria de rendimento nos últimos desafios pelo Sporting podem levar o treinador leonino a optar exatamente por Morita, que fará naturalmente dupla com Morten Hjulmand, indiscutível a titular.
Depois, o regresso de Pote às opções de Rui Borges veio complicar um pouco as contas. Enquanto Quenda tem feito um arranque de temporada notável - quebrando todos os seus objetivos pessoais -, o histórico do internacional moçambicano frente ao Benfica pode valer-lhe um lugar no onze. Com Catamo a titular, o 'camisola 7' pode entrar e dar frescura a partir do banco de suplentes.
De momento, os verdes e brancos ocupam a segunda posição da tabela do Campeonato Nacional, com 31 pontos conquistados. O Benfica é terceiro classificado, com 28, enquanto a equipa do Porto lidera a competição, com 34 pontos.
O Sporting volta a entrar em campo esta sexta-feira, dia 5 de dezembro, frente ao Benfica. O encontro, a contar para a 13.ª jornada da Liga Portugal Betclic, diante da turma liderada por José Mourinho, jogar-se-á no Estádio da Luz, pelas 20h15.