
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Curiosidades
|
O ambiente na imprensa portuguesa sofreu um novo abalo esta semana com o anúncio da intenção da Medialivre, grupo que tem Cristiano Ronaldo como acionista, de avançar com um despedimento coletivo centrado nos seus fotojornalistas. A notícia apanhou de surpresa o Sindicato dos Jornalistas (SJ), que reagiu de forma contundente, classificando a medida como "inqualificável" e prometendo combatê-la "por todas as vias".
O anúncio do corte que afetará profissionais de órgãos de peso como Correio da Manhã, Record, Jornal de Negócios e Sábado causou particular indignação por ter sido comunicado precisamente na véspera do Dia do Trabalhador. Para o SJ, este timing simboliza um desrespeito não apenas para com os profissionais afetados, mas também para com os valores fundamentais do trabalho e da dignidade profissional.
"O despedimento de jornalistas é grave o suficiente, ainda por cima num grupo que diz dar lucro, para dispensar a diatribe insultuosa de o comunicar na véspera do 1 de Maio", afirma o sindicato em comunicado, nota essa que está a dar que falar.
Outro dos aspetos criticados pelo SJ prende-se com a forma como o processo foi conduzido. O sindicato acusa a Medialivre de tratar o despedimento como um "facto consumado", sem abertura para diálogo ou negociação com os trabalhadores afetados. Segundo o comunicado, pelo menos 10 profissionais foram informados em reuniões sucessivas, marcadas de um dia para o outro, apanhando alguns em serviço e outros em situações de descanso ou férias.
Cristiano Ronaldo, até ao momento, não se pronunciou acerca do tema, nem nenhum responsável do jogador internacional português. A informação dos despedimentos está a ser veiculada numa altura delicada para o craque, que ainda na última quarta-feira foi eliminado da Liga dos Campeões Asiática, dado que o Kawasaki Frontale venceu o Al Nassr por 3-2. O treinador do emblema de Riade, Stefano Pioli, até está a ser apontado à AS Roma.
Avançado internacional português, atualmente com 40 anos, já pôs fim à novela sobre o seu futuro e até tem apalavrado o novo contrato
|
Cristiano Ronaldo está prestes a prolongar a sua aventura no futebol saudita. De acordo com informações avançadas pelo jornal espanhol Sport, o craque português chegou a um princípio de acordo com o Al Nassr para estender o contrato por mais uma temporada, precisamente quando restam dois meses até ao fim do vínculo atual.
O entendimento terá sido alcançado na sequência de uma reunião recente entre o jogador de 40 anos e um representante do Fundo de Investimento Público (PIF) da Arábia Saudita, organismo estatal que detém participação significativa no clube de Riade. O novo acordo está "apalavrado", segundo a mesma fonte, e deverá ser oficializado na reta final da temporada, já em maio.
Ainda no início do mês de abril, os rumores da renovação com o Al Nassr começaram a ser divulgados e falou-se, na altura, de um salário anual de 200 milhões de euros, que inclui direitos de imagem e outras receitas comerciais. Para além disso, o avançado deverá ter direito a 5% de participação no clube. Resta agora saber se o acordo agora fechado corresponde a estes números.
Este desfecho é conhecido, vale notar, horas antes de um importante jogo do Al Nassr, diante dos japoneses do Kawasaki Frontale, para a meia-final da Liga dos Campeões Asiática, competição da qual Jorge Jesus foi ontem eliminado. O emblema de Cristiano Ronaldo, por outro lado, parece cada vez mais afastado da conquista do título, dado que se encontra em terceiro lugar, com 60 pontos, menos oito do que o líder, o Al Ittihad, e menos dois do que o Al Hilal, que é segundo classificado.
Cristiano Ronaldo está avaliado em 12 milhões de euros e leva 33 golos e quatro assistências em 37 jogos realizados, no total de 3.187 em campo. Esta quarta-feira, o craque da seleção nacional deverá ser titular pelo Al Nassr, tendo em conta que esta é a prova para a qual o clube de Riade aponta como o principal objetivo para o que resta da época.
O ponta de lança sueco está a fazer uma época brilhante ao serviço dos leões, onde já apontou 52 golos e 12 assistências, em 48 jogos
|
Desde a sua chegada ao Sporting na época passada, em 2023/24, Viktor Gyokeres não tira o pé do acelerador e na presente temporada, os números do sueco tornaram-se ainda mais impressionantes. As brilhantes prestações do camisola nove de Alvalade têm permitido inserir o seu nome em todos os registos de destaque da história do Sporting e da Liga Portuguesa.
Com os quatro golos apontados no jogo do último domingo frente ao Boavista, a contar para a 31ª jornada da Liga Betclic 2024/25, Viktor Gyokeres soma 52 golos em todas as competições desta temporada ao serviço do Sporting. Este impressionante registo fez com que o sueco se tornasse no estrangeiro que precisa de menos minutos para marcar, na história da Liga Portuguesa. Leva, em média, apenas 81 minutos para marcar um golo.
O ponta-de-lança encontra-se no topo desta lista, e dos restantes quatro jogadores, três jogaram de leão ao peito. A seguir a Viktor Gyokeres, o primeiro jogador é Mário Jardel: o “Super Mário” representou o Sporting por duas temporadas em 2001/02 e 2002/03, onde conseguiu o registo de um golo a cada 83 minutos.
Não muito longe nesta lista, está novo matador da turma verde e branca, Héctor Yazalde: o “Chirola” esteve quatro temporadas ao serviço do Sporting, tendo a sua melhor época em 1973/74, quando se tornou bota de ouro e apontou 50 golos. Ao todo, o argentino marcou um golo a cada 87 minutos de jogo.
De seguida está o único jogador desta lista que não representou o Sporting, Jonas: o ponta de lança brasileiro teve uma passagem de cinco temporadas pelo Benfica, entre 2014/15 e 2018/19 e teve uma média de um golo a cada 90 minutos numa das suas épocas no clube encarnado.
A fechar este grupo restrito de jogadores, está outra figura da história recente do Sporting. Bas Dost chegou pelas portas de Alvalade na época 2016/17. Portador de um grande cabeceamento, o holandês, em média, precisou de 91 minutos para fazer abanar as redes adversárias e de leão ao peito, marcou um total de 93 golos em 127 jogos.
Este não é o único recorde batido por Viktor Gyokeres desde que chegou ao Sporting. O avançado sueco está a inscrever o seu nome nos registos mais difíceis do Clube de Alvalade, e com os 52 golos apontados no decorrer desta temporada, o camisola nove está muito perto de se tornar no melhor marcador da história dos leões, na duração de uma época desportiva.
Após a partida frente ao Boavista, jogador formado na Academia Cristiano Ronaldo atinge marca histórica pelos verdes e brancos
|
No último domingo, dia 27 de abril, o Sporting deslocou-se ao Estádio do Bessa para bater a equipa do Boavista, por 5-0, num confronto a contar para a 31.ª jornada da Liga Betclic 2024/25. Além de uma excelente partida dos comandados de Rui Borges, o jogo ficou marcado pelo alcançar de um registo histórico por parte de Geovany Quenda,
Ao entrar no início da segunda parte, Geovany Quenda tornou-se no mais jovem de sempre a chegar aos 50 jogos de leão ao peito, com apenas 17 anos de idade. Recordemos os nomes que o extremo português ultrapassou na lista de recordistas, todos eles jogadores formados nas academias do Sporting
1. Litos - Até então, Litos era o mais jovem jogador a conseguir este feito. O antigo médio ofensivo do Sporting estreou-se na equipa principal do Clube de Alvalade na temporada 1984/85 e cumpriu os seus primeiros 50 jogos pelos verdes e brancos com apenas 18 anos. No total, Litos representou os leões durante oito épocas, fazendo 193 jogos e 19 golos.
2. Ricardo Quaresma - Formado no Sporting, o “Harry Potter” surgiu na equipa principal do Clube na temporada 2000/01, sangrando-se Campeão Nacional no mesmo ano. Atingiu a marca da meia centena de jogos com 19 anos e um mês e no total da sua passagem pelos leões apontou 10 golos em 74 jogos.
3. Simão Sabrosa - o jovem avançado chegou aos 50 jogos ao serviço do Sporting com 19 anos e três meses. Estreando-se na época 1996/97, Simão realizou ao todo 62 jogos pelo Clube de Alvalade e apontou 12 golos, antes de sair para os espanhóis do Barcelona.
4. Tiago Tomás - “TT” foi lançado no final da temporada 2019/20 por Ruben Amorim e contribuiu com golos decisivos para a conquista da Liga Portugal da época seguinte. O ponta-de-lança atingiu os 50 jogos pelo Sporting com 19 anos e três meses e a representar os verdes e brancos, marcou nove golos num total de 66 jogos.
Após o jogo que garantiu a Geovany Quenda fazer os 50 jogos pelo Clube de Alvalade, o jovem extremo português comentou à Sporting TV o significado de alcançar este feito histórico e também a vitória de goleada frente à formação do Boavista, em declarações que pode ler aqui.