
Futebol
Maxi Araújo acaba jogo do Uruguai em sofrimento físico; Ala do Sporting confessa problemas
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
Micael Sequeira pode deixar o comando técnico da equipa de futebol feminino do Sporting no final da temporada, sabe o Leonino. Os resultados recentes não têm sido satisfatórios para Frederico Varandas, que equaciona mesmo terminar o vínculo com o técnico de 51 anos.
Segundo informação apurada pelo nosso Jornal, os responsáveis verdes e brancos acreditam haver condições para que a equipa realize e apresente melhores resultados, algo que não tem acontecido desde a saída de Mariana Cabral do comando técnico, em meados de outubro de 2024.
O registo histórico recente frente ao Benfica também pesa, e muito, na avaliação feita. As duas recentes derrotas frente ao Benfica nos quartos-de-final da Taça de Portugal (3-2) e na final da Taça da Liga (2-1), bem como o empate diante das encarnadas (1-1) na jornada 15 da Liga BPI fragilizam a situação do técnico.
Além do mais, o fosso entre os dois emblemas da Segunda Circular é cada vez mais acentuado. Praticamente arredado da luta pelo título - já a oitos pontos do Benfica - nos últimos 19 dérbis frente ao eterno rival, as leoas venceram apenas quatro, empataram três e perderam em 12 ocasiões.
Ao serviço do Sporting, Micael Sequeira já realizou 22 encontros. No total, o treinador - que chegou a Alvalade pela mão de Ruben Amorim, com quem trabalhou no Braga - alcançou 15 vitórias, somou três empates e sofreu quatro derrotas, sendo que a equipa do Clube de Alvalade já não vence há três partidas.
Antigo treinador dos iniciados do Clube de Alvalade antevê futuro brilhante a jogador das camadas jovens do emblema verde e branco
|
Bernardo Bruschy, antigo treinador dos iniciados do Sporting, antevê um futuro brilhante a Flávio Gonçalves, jogador das camadas jovens do Clube de Alvalade, que vai ter um lugar na pré-temporada da equipa principal na época 2025/26, tal como o nosso Jornal adiantou em Exclusivo.
O técnico recorda o percurso do jovem prodígio: "Iniciou a temporada nos sub-19, sendo ainda sub-18. Deu uma resposta muito boa e, rapidamente, passou para os sub-23. Por lá, conseguiu estar sempre a um bom nível e dar uma resposta afirmativa. Foi um dos jogadores em destaque na campanha da equipa e, na B, tem sido um jogador de muita influência e é diferenciado", referiu o técnico, em entrevista ao jornal Record.
O treinador de 35 anos aborda a possibilidade de o jovem de 17 anos ser opção regular com Rui Borges em 2025/26: "É difícil responder, mas acredito que tem talento para isso. Depois, é preciso perceber se terá assim tanto espaço e um volume de jogo que permita continuar a sua evolução ou se será mais ajustado continuar integrado nos trabalhos da equipa A e a jogar na equipa B, para continuar o seu trajeto".
Bernardo Bruschy não tem dúvidas de que o jogador vai brilhar em Alvalade: "É inegável. É um miúdo que tem uma característica difícil de encontrar, que são os números. Tem uma relação com a baliza fora do normal, marca muitos golos, é um jogador muito decisivo no último terço, também ao nível de assistências. É muito completo na bola parada, bate muito bem cantos, livres e penáltis".
Ainda assim, o ex-leão aponta alguns pontos menos fortes de Flávio Gonçalves: "Tem algumas lacunas que ainda tem que melhorar, principalmente ao nível da velocidade a que se consegue deslocar nos momentos de transição, mas é diferenciado e tem talento para integrar-se na equipa principal do Sporting. Se não for já na próxima temporada, acredito que seja na seguinte", concluiu o treinador.
Antigo braço direito do técnico português de 44 anos tem tudo acertado para ser apresentado pelo emblema verde e branco nos próximos dias
|
João Gião, ex-braço direito de César Peixoto, vai ocupar o lugar deixado vago por João Pereira na equipa B do Sporting. O técnico português, nascido em Montemor-o-Novo, que tem um longo currículo, mas sempre na condição de adjunto foi o escolhido por Frederico Varandas para tentar lutar pela subida à segunda divisão.
A saída de João Pereira para os turcos do Alanyaspor obrigou os responsáveis leoninos a agir rapidamente na escolha de um novo líder para a equipa secundária. João Gião, conhecido pela sua ligação ao futebol de formação, foi o nome identificado para dar continuidade ao projeto e é um homem de confiança de Flávio Costa, figura influente na estrutura do Clube. Os dois já trabalharam juntos na formação do Benfica, o que reforçou a escolha para este desafio em Alcochete.
O percurso de João Gião passa por várias experiências internacionais, tendo trabalhado em clubes como Melaka United (Malásia), Bordéus (França), Lausanne e Grasshoppers (Suíça), além da seleção da Guiné-Bissau. Nos últimos anos, esteve no futebol português ao lado de César Peixoto, como adjunto no Paços de Ferreira e no Moreirense, experiência que lhe conferiu bagagem para assumir um projeto ambicioso como o do Sporting B.
O novo técnico já conheceu as instalações da Academia, que recentemente recebeu jogadores regressados dos compromissos internacionais. Além disso, contará com elementos da sua confiança na equipa técnica, após a saída de vários membros para acompanhar João Pereira na aventura turca.
Com o Sporting B atualmente no segundo lugar da fase de apuramento para a Liga 3, João Gião tem pela frente oito finais para tentar garantir a subida de divisão à segunda divisão do futebol nacional, começando já no domingo, dia 30 de março, em Amarante.
Selecionador Nacional não convocou titular do emblema verde e branco para último Europeu e foi criticado pelas escolhas que tomou
|
Luís Pedro Sousa, no programa 'Record na Hora' no Now, criticou Roberto Martínez por ter convocado nomes como Francisco Conceição e Pedro Neto para o último Europeu de 2024 e saiu em defesa de Francisco Trincão, que diz que é hoje uma das grandes figuras do Sporting, de Rui Borges.
O chefe de redação de Record destacou que o jogador, antes de chegar ao Sporting, não teve o sucesso esperado no Wolverhampton, o que afetou a sua imagem na liga inglesa. "A imagem que Trincão deixou na Premier League não foi muito positiva", afirmou Luís Pedro Sousa, mencionando, no entanto, que o futuro demonstrou que a visão inicial sobre o jogador não era justa.
Luís Pedro Sousa fez questão de recordar que, antes da sua ascensão, Trincão era alternava a Marcus Edwards, sendo apenas uma peça em construção até o início de 2024. "Recordo que Trincão até alternava a titularidade na altura com Edwards... não era um titular indiscutível. Depois Trincão explodiu...". Desde então, o ala português tornou-se fundamental, não apenas pela sua exibição técnica, mas também pela sua capacidade de decisão nos momentos cruciais, como na vitória recente da Seleção Portuguesa contra a Dinamarca.
A atuação de Trincão no jogo da Liga das Nações foi arrebatadora, quando entrou ao minuto 81, e marcou dois golos: "Fui das pessoas que mostrou indignação por terem sido convocados por exemplo: Francisco Conceição e Pedro Neto que têm o seu valor.. e Trincão ter ficado de fora...é claro que o jogo da Dinamarca por si só não prova nenhuma destas teses, por outro lado também não é mentira que Trincão tem sido uma das figuras proeminentes da Liga Portuguesa", apontou.
Atualmente, Trincão tem sido uma das figuras principais na Liga Portuguesa, ao lado de Viktor Gyokeres, o melhor marcador da competição. A grande temporada que está a realizar pelo Sporting tem gerado interesse de vários clubes de renome, com destaque para o possível interesse da Premier League, onde a sua valorização tem aumentado consideravelmente. Apesar de estar a ser cobiçado por vários gigantes europeus, Varandas já prometeu a camisola 10 e o aumento do salário ao internacional português..