
Futebol
Aperta o cerco a José Mourinho! Federação turca já apresentou queixa: "Saltavam como macacos..."
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
Os últimos dias, no futebol português, têm sido pautados por um clima de confronto entre os três grandes, com muitas queixas em relação ás arbitragens à mistura. Bernardo Ribeiro, do jornal Record, aproveitou o espaço de opinião no Record na Hora, no NOW, para abordar a situação e deixar críticas duras aos Presidentes dos maiores clubes portugueses.
“Eu acho que apos este fim de semana voltou o pior do que há no futebol português. Estas trocas de comunicados... Não sei se teve a ver com a morte de Pinto da Costa, e o campeonato também está a aquecer...”, começou por apontar o jornalista português.
Prosseguiu, com palavras duras: “Acho esta guerra de comunicados uma estupidez completa, não digo como disse Frederico Varandas, que é tratar as pessoas por estúpidas, mas é apelar ao pior do que o futebol traz nas pessoas, que o primeiro lugar apela aos instintos mais básicos e tudo vale”, explicou Bernardo Ribeiro.
Fez, depois, uma comparação com o passado: “Acho que o Sporting empatou nas aves porque não joga nada nas segundas partes, ás vezes há erros graves... Mas esta guerra de comunicados é do pior, se é isto que Frederico Varandas, Rui Costa e André Villas Boas querem trazer ao futebol português, voltamos ao mesmo tempo em que estava Vieira, Pinto da Costa e Bruno de Carvalho”, atirou o diretor do jornal Record.
Terminou, da seguinte forma: “E eles é que tem de fazer uma autoanálise, se se querem comportar como quem apela ao pior do que há no futebol, ou se tem um registo de civilidade melhor do que os clubes nos têm habituados. Se querem ser diferentes, sejam diferentes, não é só dizer que são. Se querem ser iguais aquilo que conhecemos, estão num bom caminho. Serem amigos até meio do campeonato, e a partir daí começar com comunicados para agradar os adeptos. Eu não tenho respeito por isso”, rematou Bernardo Ribeiro.
Jogador dos leões tinha sido um dos elementos mais importantes da equipa nas últimas temporadas, mas este ano foi obrigado a parar por algum tempo
|
Finalmente boas notícias em Alvalade. Num período difícil, com muitas lesões no plantel verde e branco, Rui Borges recebeu novidades positivas: tudo se prende com Pedro Gonçalves, uma vez que o extremo dos leões recorreu ás redes sociais para deixar um anúncio importante, e um recado preocupante.
Através da sua conta pessoal da rede social Instagram, Pote publicou um story, onde se pode ver uma imagem do extremo verde e branco em momento de comunhão com as bancadas de Alvalade. Junto com a foto, adicionou uma descrição que traz boas notícias aos adeptos do Sporting, e que se prende com o regresso do craque internacional português.
Começou por explicitar a natureza da lesão: "Olá, sportinguistas. Quero deixar só aqui uma mensagem para acabar um pouco com a situação da minha lesão. Infelizmente tive uma lesão no tendão e não é assim tão fácil de recuperar", atirou Pote.
Prosseguiu, com novidades positivas: "Precisei de bastante tempo para ficar sem dores e agora de ginásio para voltar a ter um tendão forte. Dentro de nada estou no relvado e acreditem que ninguém quer tentar ajudar mais a equipa do que eu, mas o importante neste momento é ficar bem e saudável. Um abraço a todos", escreveu depois.
No final, deixou uma mensagem aos críticos, acerca dos boatos infundados que têm surgido nas redes sociais sobre a sua recuperação: "Vários familiares meus já me mandaram fotos de uma conta que anda a publicar que acusei no doping. Bloqueiem e não deem visualizações a essa gente", rematou Pote, esclarecendo, assim, todas as dúvidas dos adeptos Sportinguistas.
Árbitro português voltou a ser visado pela imprensa portuguesa, devido à má exibição na partida da liga portuguesa que opôs os leões aos AVS
|
Mesmo alguns dias depois da partida que opôs o Sporting ao AVS, ainda se fala dos erros de Fábio Veríssimo nesse encontro. Desta feita, foi Vítor Pinto, do jornal ‘Record’, que aproveitou o seu espaço de opinião no Record na Hora, no NOW, para deixar palavras muito duras ao juiz português. Vítor Pinto também já tinha comentado as lesões nos verdes e brancos.
Para o jornalista português, não há dúvidas de que o Sporting foi prejudicado em Vila das Aves: "Eu acho que o Sporting a esta hora ainda esta a procura da carteira, porque de facto foi inacreditável. Todos os especialistas de arbitragem, deste mundo e do outro... O que ouvimos sempre dizer é que pisão e negligência, é cartão amarelo", começou por comentar.
Prosseguiu, com a mesma ideia: "Mesmo os comentadores mais efusivos na defesa das suas cores, chegaram à conclusão de que é lance para cartão amarelo. Alguém me explique, porque vou estar atento a ver se o conselho de arbitragem mantém o programa onde temos acesso aos diálogos com o VAR, porque este lance obrigou a isso e pode entrar nesse programa", constatou, de seguida.
Deixou, depois, várias e duras críticas à atuação do árbitro principal e do VAR desse AVS - Sporting: "Eu gostaria mesmo que alguém me explicasse como é que, no oitavo ano de VAR, e depois de terem sido analisados centenas de pisões no futebol português ate agora, porque carga de agua? O que se passou na cabeça do senhor Manuel Oliveira, para achar que afinal havia um pisão que podia configurar expulsão? Isso não invalida que o senhor Fábio Veríssimo também tenho recorrido à 'artistice', porque ele viu o pisão e deixou a jogada andar - porque ele viu a jogada e não quis marcar nada, porque sabia que tinha de dar amarelo e não se quis meter nisso", atirou Vítor Pinto.
Terminou, da seguinte forma: "O senhor Manuel Oliveira, pelo excesso de zelo... Acho que é muito difícil sustentar isto... o Sporting fica reduzido a 10 jogadores... E não me interessa o que se passa no primeiro lance, porque isso é um erro. São muitos erros num só lance", rematou o jornalista português.
Treinador português tem conseguido tirar o melhor rendimento de um dos craques dos leões, mesmo num período complicado em Alvalade
|
Rui Borges não tem tido vida fácil desde que chegou ao Sporting, com o plantel fustigado por lesões, e uma sequência de maus resultados recente. No entanto, há um elemento que tem brilhado com o técnico português: Francisco Trincão, que pode, esta época, atingir vários máximos de carreira.
O primeiro registo já caiu. Com o cruzamento do extremo português que resultou no golo de Ousmane Diomande em Vila das Aves, Trincão fez a 12ª. assistência da temporada, fixando, desde já, um máximo de carreira - a melhor marca eram 11 passes para golo, quando ainda jogava no Braga, em 2019/2020.
Mas tendo em conta que a época ainda vai em fevereiro, há mais dois recordes que podem muito bem ser batidos esta temporada, caso Francisco Trincão mantenha o nível exibicional, e a qualidade que tem demonstrado durante toda a temporada.
Em primeiro lugar, o número de golos marcados: o extremo, internacional pela seleção nacional, tem como máximo de carreira os 13 golos apontados em 22/23. Esta época leva nove golos - está a quatro golos de igualar o seu melhor registo, o que o deixaria com as suas melhores marcas de golos e assistências na época 24/25.
Por último, o número de jogos. É verdade que o extremo já jogou mais minutos esta época do que em toda a temporada passada. Mas o número máximo de partidas em que participou numa época foi 52, no seu ano de estreia em Alvalade. Este ano, conta já com 39 encontros disputados, e pode, muito bem, voltar a cruzar a barreira dos 50 jogos numa época desportiva.