Futebol
Sporting bate Santa Clara no prolongamento e está nos ‘quartos’ da Taça de Portugal
18 Dez 2025 | 21:32
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
17 Jul 2023 | 07:29 |
O Sporting está muito atento à situação de João Palhinha. É que, com a venda de Declan Rice para o Arsenal, o West Ham está à procura de um substituto para o inglês e o médio formado no Sporting está no topo da lista.
Nos últimos dias, os hammers terão feito uma proposta a rondar os 50 milhões de euros à turma de Marco Silva, mas a mesma terá sido rejeitada. Contudo, o West Ham deve subir a parada e, de acordo com a imprensa inglesa, o Fulham aceita libertar o jogador por cerca de 70 milhões de euros.
Ora, se o negócio se fizer por essa verba (70 milhões), o Sporting terá direito a 5 milhões de euros (10% de uma mais-valia de 50 milhões). Lembrar que, aquando da ida de Palhinha para a Premier League, por 20 milhões de euros – entretanto já rendeu mais 1, fruto do Fulham ter ficado na primeira divisão inglesa –, os leões asseguraram 10% de uma futura mais-valia.
A este valor, há que somar, ainda, o mecanismo de solidariedade, que se fixa nos 5% do montante total do negócio, ou seja, 3,5 milhões. Desta forma, ao todo, Palhinha pode render ao Sporting 29,5 milhões de euros.
Esta temporada, João Palhinha – avaliado em 35 milhões de euros – realizou 40 jogos (3.445 minutos), contabilizando quatro finalizações certeiras e sendo peça fundamental no emblema londrino.
Ao serviço do Sporting, o internacional português realizou 95 encontros, marcou sete golos e conquistou quatro títulos: um Campeonato Nacional (2020/21), duas Taças da Liga (2020/21 e 2021/22) e uma Supertaça Cândido de Oliveira.
Médio de 18 anos foi o autor do primeiro golo dos verdes e brancos na partida válida para os oitavos-de-final da Taça de Portugal
19 Dez 2025 | 09:25 |
João Simões foi o autor do primeiro golo do Sporting diante do Santa Clara, que os leões acabaram por vencer, apenas após prolongamento, por 3-2. No final do encontro, o médio admitiu que a equipa não esteve no seu melhor, mas que a "atitude superou a inspiração".
João Simões: "Não houve muita inspiração"
"O Santa Clara defendeu-se bem e, na única oportunidade que criou, marcou golo. Depois nós tentámos ir atrás, demos tudo para ganhar a passar à próxima fase. Não houve muita inspiração mas a atitude não falhou", começou por dizer, em declarações à Sport TV.
João Simões: "Demos tudo o que tínhamos para dar"
"Nós demos tudo o que tínhamos para dar e deixámos o jogo ir a prolongamento quando podíamos ter resolvido mais cedo e agora pensar no jogo de terça-feira pois a Liga é o nosso principal foco. Ganhámos este título no ano passado e queremos sempre mais", atirou ainda João Simões.
Antes de concluir, o jogador de 18 anos foi questionado sobre os recentes elogios de Roberto Martínez: "Acho que tenho estado a evoluir. O meu foco é no Sporting pois só jogando bem no clube posso chegar à seleção, mas esse não é o meu foco. Tenho aprendido muito com o Hjulmand, o Morita, o Bragança e o Kochorashvili que são mais velhos que eu".
Esta temporada, com a camisola do Sporting, João Simões - avaliado em 15 milhões de euros - soma 13 partidas. O médio formado na Academia Cristiano Ronaldo já contabiliza 697 minutos: 377 na Champions, 245 na Liga Portugal Betclic e 75 na Taça de Portugal, tendo marcado um golo.
Verdes e brancos venceram a equipa açoriana, por 3-2, já no prolongamento, e seguiram em frente para os quartos-de-final da Taça de Portugal
19 Dez 2025 | 09:07 |
Rui Borges falou sobre todos os temas do Santa Clara - Sporting, que os leões venceram, por 3-2, já no prolongamento, passando aos quartos-de-final da Taça de Portugal. O treinador dos verdes e brancos analisou a partida realizada pela sua equipa e também o lance polémico que marcou o encontro
Análise à partida
"Foi um jogo muito competitivo, já estávamos à espera, Um jogo difícil perante um adversário muito competitivo, bem organizado, difícil de defrontar em casa. Entrámos bem, fizemos golo, mas depois deixámos o Santa Clara crescer em alguns momentos em transição, expostos, com muita gente no processo ofensivo e algumas perdas de bola nossas, às vezes com passes que não tínhamos necessidade de fazer, tínhamos de ter tido um bocadinho mais de paciência. Acabam por fazer o golo do empate num lance também de transição, de 1vs1, são agressivos nesse processo de verticalidade e de ataque à baliza adversária. A primeira parte depois acaba por ser muito competitiva e muito repartida, a partir do golo do empate. Entrámos melhor na segunda parte com bola, ajustámos um ou outro pormenor na primeira etapa de construção, controlámos o jogo mais com bola e criámos logo duas, três finalizações perto da baliza do Santa Clara. E penso até que no único lance que Santa Clara tem realmente de perigo junto da nossa baliza, aos 85 minutos acaba por fazer o 2-1. Depois é o lance na área, chegámos ao empate e depois no prolongamento a nossa parte física veio um bocadinho ao de cima também. Controlámos o jogo, fizemos o 3-2, e o Santa Clara não nos criou qualquer lance de perigo nesse momento"
Dificuldades da equipa
"As dificuldades vão acontecer, como é lógico. Há algumas mudanças, mas não me vou agarrar a isso. Foi notório que não tínhamos a mesma energia geral. Não foi muito individual nem as ligações, porque até entrámos bem num jogo difícil contra um bloco baixo e, como eu disse, uma equipa muito agressiva e muito intensa nos duelos. Os espaços são curtos com uma equipa que é tão coesa e tão baixa. Não nos dão esse espaço. Sabíamos de que forma é que tínhamos que ter a bola, por isso é que eu digo que até entramos bem. Depois acabámos por entrar nesse excesso de perdas de bola sem necessidade e deixar o adversário conseguir ganhar algumas transições. Mas penso que no futuro não tem nada a ver com isso. Temos de andar na ginástica de adaptar jogadores, colocá-los em zonas em que não têm jogado. Não temos tempo de treino para essa adaptação. Temos de adaptar-nos dentro dos jogadores que temos. Há malta que não está a 100%, porque anda muita malta doente, com gripes e vírus. Notou-se que de forma geral não estávamos com essa energia lá no alto. Mas acima de tudo mantivemo-nos tranquilos, concentrados. Na segunda parte mostrámos claramente essa concentração, não deixámos o Santa Clara entrar em tantas vezes em transição como deixámos na primeira e controlámos melhor o jogo. Dentro daquilo que são as nossas opções vamos ter de nos adaptar e isso não pode servir de desculpa".
Arbitragem
"As incidências dos jogos acontecem em todos os jogos, por isso não é só neste. Em todos os jogos há lances. Não vi o lance, por isso se ajuizou, não vou estar a discutir a arbitragem. Tanto tempo para assinalar um penálti. Da nossa parte, convertemos, chegámos ao empate e depois fomos melhores no prolongamento".
Penálti polémico
"Não vi imagem nenhuma. Não vou estar a falar de lances de jogo. Quero valorizar as duas equipas em campo, só isso"
Sporting 'vivo' na Taça de Portugal
"Queremos muito lutar por um troféu que é nosso, mas sabemos que temos de ultrapassar estas etapas. Temos de pensar no próximo jogo do campeonato, que é mais uma saída difícil".
Conversa com Vasco Matos
"Estávamos a falar de futebol de uma forma geral, nem era tanto do jogo. Estávamos a falar da individualidade de uma equipa e da outra".
Resultados têm ficado aquém do esperado e a estrutura verde e branca pode estar a preparar-se para tomar decisão irreversível
19 Dez 2025 | 03:00 |
O Sporting - Benfica em futebol feminino vai decidir a continuidade de Micael Sequeira à frente da equipa das leoas, sabe o Leonino. Os resultados recentes não têm sido satisfatórios para Frederico Varandas, que equaciona mesmo terminar o vínculo com o técnico de 52 anos, caso o resultado do dérbi não corresponda às expetativas.
Segundo informação apurada pelo nosso Jornal, os responsáveis verdes e brancos acreditam haver condições para que a equipa realize e apresente melhores resultados, algo que não tem acontecido neste arranque de temporada, na qual o Sporting já foi até eliminado da Taça de Portugal - depois de perder com o Braga, por 1-0, nos oitavos-de-final da prova.
A Direção verde e branca, liderada por Frederico Varandas, estava convicta de que Micael Sequeira seria capaz de garantir a conquista da Liga BPI e, dessa forma, terminar com a hegemonia do Benfica, contudo as recentes prestações da equipa têm ficado aquém do esperado e pode estar prevista uma verdadeira remodelação.
O treinador do Sporting tem consciência da importância do dérbi, que está já aí à porta. As leoas recebem o Benfica este domingo, dia 21 de dezembro. O encontro válido para a oitava jornada do campeonato nacional tem início pelas 17h30, e será disputado no Estádio José Alvalade.
Ao serviço do Sporting, Micael Sequeira já realizou 42 encontros. No total, o treinador, que chegou a Alvalade pela mão de Ruben Amorim, com quem trabalhou no Braga, alcançou 27 vitórias, somou oito empates e sofreu sete derrotas.
Sporting bate Santa Clara no prolongamento e está nos ‘quartos’ da Taça de Portugal
18 Dez 2025 | 21:32
Rio Ferdinand reage e diz que números de Bruno Fernandes são "ridículos"
18 Dez 2025 | 14:36
Reforço a caminho? Sporting recebe grande novidade sobre alvo de Rui Borges
18 Dez 2025 | 12:32