Futebol
Mikel Arteta mostra-se "preocupado" com lesão de Viktor Gyokeres, ex Sporting
04 Nov 2025 | 07:44
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
08 Dez 2024 | 11:34 |
O atual período vivido pelo Sporting vem gerando bastante debate. A equipa leonina vinha de uma sequência impressionante, mas nos últimos três jogos só conhece o sabor da vitória, o que deixou os adeptos com um sentimento de revolta. Luís Mateus, editor executivo do jornal A Bola, analisou um pouco do que se passa em Alvalade.
“O Sporting atravessa uma fase difícil, marcada pela saída de Ruben Amorim, que deixou um vazio significativo na equipa. A sua ausência tem sido sentida, principalmente pela falta de um processo claro de sucessão. Quando uma estrutura depende em demasia de uma única pessoa, como Amorim, a sua saída pode desencadear o colapso de todo o sistema. A teoria de que ninguém é insubstituível aplica-se até certo ponto, mas quando o substituto não é à altura, os problemas agravam-se", disse, ao diário desportivo.
“A continuidade da gestão de Varandas tem revelado falhas, nomeadamente na escolha do substituto para Amorim. A margem de erro aumentou consideravelmente, uma vez que não foi feita uma sucessão sólida e bem pensada. A falta de um processo claro na transição tem tornado a gestão do clube ainda mais vulnerável. A ideia de que a continuidade de um trabalho forte assegura estabilidade desapareceu com a saída de um treinador de grande dimensão, deixando a equipa numa situação de incerteza", admitiu.
“João Pereira, embora ainda com possibilidades de sucesso, tem-se mostrado uma escolha arriscada, dado o seu desempenho até ao momento. A sua falta de comunicação eficaz tem sido um obstáculo, especialmente num momento em que é crucial convencer os jogadores e reconquistar a confiança da equipa. A conferência de imprensa antes do jogo com o Moreirense, por exemplo, fragilizou ainda mais a sua imagem. Sem uma recuperação clara da confiança, o futuro parece cada vez mais sombrio", acrescentou.
“A decisão de Varandas de adiar a saída de Amorim pode ter sido uma tentativa de ganhar tempo, mas não soube aproveitá-lo de forma eficaz. A falta de uma visão estratégica mais ampla fez com que o presidente não procurasse alternativas mais eficazes. A sua confiança excessiva no que parecia ser um 'toque de Midas' deixou-o sem respostas para enfrentar as dificuldades. Com a possível saída de Hugo Viana para o Manchester City, o futuro do Sporting parece cada vez mais incerto”, concluiu Luís Mateus.
Direção do Clube de Alvalade lançou um comunicado a condenar as recentes pressões do emblema nortenho, que recentemente voltaram a existir
04 Nov 2025 | 11:22 |
Esta terça-feira, dia 4 de novembro, o Sporting divulgou um comunicado, nos seus meios oficiais, no qual condena as tentativas de "condicionar, influenciar ou pressionar árbitros ou outros agentes desportivos", isto depois da acusação de Fábio Veríssimo sobre a pressão do Porto na partida diante do Braga, do último domingo.
Nessa mesma nota, publicada no site do Clube, o Sporting lembra Pinto da Costa adianta que "não aceitará o regresso a um futebol de bastidores e pressões, nem que se maquilhem velhas práticas com uma nova aparência institucional", é possível ler-se. O comunicado ainda anuncia que a Direção dos leões vai "apresentar uma participação disciplinar ao Conselho de Disciplina com vista ao apuramento da verdade e de todos os responsáveis": "o Sporting exige que as entidades competentes atuem de forma implacável".
Confira o comunicado na íntegra:
"O Sporting Clube de Portugal considera absolutamente inaceitável qualquer tentativa, direta ou indireta, de condicionar, influenciar ou pressionar árbitros ou outros agentes desportivos. Situações desta natureza mancham a credibilidade das competições e são um claro retrocesso no futebol português.
Perante a notícia de factos desta gravidade, susceptíveis de constituírem infracção disciplinar punível com sanção de desclassificação ou derrota nos termos regulamentares, o Sporting exige que as entidades competentes atuem de forma implacável, apurando todas as responsabilidades e aplicando as sanções que se impõem, sem exceções nem complacência, desde já anunciando que irá igualmente apresentar uma participação disciplinar ao Conselho de Disciplina com vista ao apuramento da verdade e de todos os responsáveis.
O Sporting não aceitará o regresso a um futebol de bastidores e pressões, nem que se maquilhem velhas práticas com uma nova aparência institucional".
Treinador da equipa secundária dos verdes e brancos foi recentemente associado como o nome principal para suceder a João Pereira
04 Nov 2025 | 10:26 |
Ao que parece, afinal, o Casa Pia não terá chegado a contactar João Gião nem o Sporting para dar a conhecer sobre o interesse na sua contratação. Depois de terem despedido João Pereira do comando técnico da equipa principal, os gansos estão à procura de um novo treinador e o timoneiro do conjunto secundário dos leões.
De acordo com o jornal Record, apesar de o treinador dos verdes e brancos ser o principal nome na lista do conjunto lisboeta, a estrutura nem terá chegado a avançar, uma vez que tem consciência de que Gião não pretende deixar o Sporting nesta altura, tal como a Direção leonina não está aberta a negociar.
No conjunto secundário do Sporting, João Gião encontra-se a fazer um trabalho de destaque. Os leões são líderes da segunda liga, com 21 pontos em nove encontros (sete vitórias e duas derrotas). Na UEFA Youth League, o Clube de Alvalade soma sete pontos (duas vitórias e um empate) e está no 10.º lugar.
Conforme revelado num Exclusivo Leonino, a estrutura do Sporting, com Frederico Varandas à cabeça, está bastante satisfeita com João Gião e pretende recompensar o mesmo com uma renovação de contrato, que ainda deverá incluir um aumento salarial para o treinador.
De resto, João Gião irá orientar a equipa verde e branca nesta terça-feira, dia 4 de novembro, em partida válida para a quarta jornada da Youth League. O encontro diante da Juventus está agendada para as 14h00 e será disputada em Turim, Itália.
Recentes exibições do central colombiano parecem ter chamado à atenção dos responsáveis verdes e brancos, que continuam atentos a oportunidades de mercado
04 Nov 2025 | 10:02 |
O Sporting está interessado em Brayan Medina. De olhos postos em vários jogadores para o defeso que aí vem, os responsáveis leoninos têm um novo na mira, com as recentes exibições do central do Tondela a saltarem à vista dos verdes e brancos.
A informação está a ser avançada por Pipe Sierra, jornalista colombiano especializado no mercado de transferências, que ainda avança que o Sporting não está sozinho na corrida pelo jogador de 23 anos. O Braga também tem estado atento e pode avançar pelo defesa.
Brayan Medina encontra-se a realizar a sua primeira temporada em Portugal, tendo chegado do America de Cali - clube que irá ganhar parte da percentagem na eventualidade de uma venda do jogador, que foi titular na recente Sporting, por 3-0 . Para já, o colombiano tem contrato com os beirões até junho de 2030.
Em 2025/26, ao serviço do Tondela, Brayan Medina - avaliado em 2 milhões de euros -, já disputou o total de nove partidas, somando 765 minutos em campo. Nesse número de encontros, ainda não marcou ou fez qualquer assistência para os companheiros de equipa.
O Sporting volta a entrar em campo já esta terça-feira, dia 4 de novembro, desta vez contra os italianos da Juventus. O encontro, a contar para a quarta jornada da Liga dos Campeões, diante da turma liderada por Luciano Spalletti, jogar-se-á no reduto do adversário, às 20h00.
Confira a publicação: