Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
08 Dez 2024 | 11:34 |
O atual período vivido pelo Sporting vem gerando bastante debate. A equipa leonina vinha de uma sequência impressionante, mas nos últimos três jogos só conhece o sabor da vitória, o que deixou os adeptos com um sentimento de revolta. Luís Mateus, editor executivo do jornal A Bola, analisou um pouco do que se passa em Alvalade.
“O Sporting atravessa uma fase difícil, marcada pela saída de Ruben Amorim, que deixou um vazio significativo na equipa. A sua ausência tem sido sentida, principalmente pela falta de um processo claro de sucessão. Quando uma estrutura depende em demasia de uma única pessoa, como Amorim, a sua saída pode desencadear o colapso de todo o sistema. A teoria de que ninguém é insubstituível aplica-se até certo ponto, mas quando o substituto não é à altura, os problemas agravam-se", disse, ao diário desportivo.
“A continuidade da gestão de Varandas tem revelado falhas, nomeadamente na escolha do substituto para Amorim. A margem de erro aumentou consideravelmente, uma vez que não foi feita uma sucessão sólida e bem pensada. A falta de um processo claro na transição tem tornado a gestão do clube ainda mais vulnerável. A ideia de que a continuidade de um trabalho forte assegura estabilidade desapareceu com a saída de um treinador de grande dimensão, deixando a equipa numa situação de incerteza", admitiu.
“João Pereira, embora ainda com possibilidades de sucesso, tem-se mostrado uma escolha arriscada, dado o seu desempenho até ao momento. A sua falta de comunicação eficaz tem sido um obstáculo, especialmente num momento em que é crucial convencer os jogadores e reconquistar a confiança da equipa. A conferência de imprensa antes do jogo com o Moreirense, por exemplo, fragilizou ainda mais a sua imagem. Sem uma recuperação clara da confiança, o futuro parece cada vez mais sombrio", acrescentou.
“A decisão de Varandas de adiar a saída de Amorim pode ter sido uma tentativa de ganhar tempo, mas não soube aproveitá-lo de forma eficaz. A falta de uma visão estratégica mais ampla fez com que o presidente não procurasse alternativas mais eficazes. A sua confiança excessiva no que parecia ser um 'toque de Midas' deixou-o sem respostas para enfrentar as dificuldades. Com a possível saída de Hugo Viana para o Manchester City, o futuro do Sporting parece cada vez mais incerto”, concluiu Luís Mateus.
Jogador chega ao Clube de Alvalade oriundo do Famalicão e prepara-se para ser o substituto de Ousmane Diomande na equipa de Rui Borges
22 Jul 2026 | 21:09 |
Oficial! O Sporting anunciou a contratação de Ibrahima Ba, que será o substituto de Ousmane Diomande - muito perto de assinar com o Nottingham Forest - e já está preparado para se juntar à equipa de Rui Borges. O defesa-central senegalês, de 21 anos, chega a Alvalade proveniente do Famalicão e assinou um contrato válido até junho de 2031.
O novo jogador dos verdes e brancos ficou protegido por uma cláusula de rescisão fixada nos 80 milhões de euros. Ibrahima Ba chegou ao futebol português em 2024, oriundo do Valenciennes, de França, e rapidamente conquistou espaço no conjunto minhoto.
Na temporada 2025/26, o central realizou 24 encontros pelo Famalicão, ajudando a equipa a terminar a Liga Portugal no quinto lugar. O defesa dá agora o maior salto da carreira e mostrou-se preparado para o desafio que terá pela frente em Alvalade.
Ibrahima Ba: "O Sporting é dos melhores clubes do mundo e fico feliz por usar esta camisola"
"Sei que usar a camisola do Sporting traz uma grande responsabilidade e vou continuar a trabalhar. Estou pronto para deixar tudo em campo. O Sporting é dos melhores clubes do mundo e fico feliz por usar esta camisola", afirmou Ibrahima Ba aos meios de comunicação do Clube, agradecendo ainda a confiança do presidente e da estrutura leonina.
O internacional senegalês definiu-se como um jogador «rápido e forte fisicamente, que defende bem» e apontou à conquista do campeonato e a uma boa campanha na Liga dos Campeões. "Já joguei contra o Sporting ao serviço do Famalicão e agora vou defender estas cores no Estádio José Alvalade. Tenho muita vontade de jogar pelo Sporting», concluiu.
Confira o vídeo de apresentação:
Jogador não faz parte das opções do treinador dos verdes e brancos, com a Direção à procura de soluções para fechar o dossiê este verão
22 Jul 2026 | 17:30 |
Giorgi Kochorashvili não faz parte dos planos de Rui Borges no Sporting para a temporada 2026/27 e poderá regressar ao futebol espanhol. O Getafe demonstrou forte interesse em garantir o empréstimo do médio georgiano, de 27 anos.
Segundo o jornal Record, o emblema orientado por José Bordalás já transmitiu essa intenção à direção leonina durante as conversações entre as partes. Ainda assim, o processo não se encontra numa fase adiantada e não existe, para já, qualquer acordo.
O Getafe terminou a última edição da La Liga no sétimo lugar e garantiu o apuramento para as pré-eliminatórias da Liga Conferência. O clube espanhol procura agora reforçar o meio-campo e vê Kochorashvili como uma opção para a nova temporada.
PAOK e Panathinaikos também já demonstraram interesse em receber o internacional georgiano por empréstimo neste mercado de verão. O Sporting continua, porém, à procura da solução mais vantajosa para um jogador que não conseguiu afirmar-se em Alvalade.
Kochorashvili foi contratado ao Levante no verão de 2025 por 5,5 milhões de euros, aos quais poderão somar-se mais 2 milhões mediante objetivos. Na primeira época de leão ao peito, o médio realizou 26 encontros e contabilizou duas assistências.
Internacional português formado no Sporting tem estado debaixo dos holofotes nos últimos dias e é possível que deixe o Milan neste verão
22 Jul 2026 | 16:13 |
Rafael Leão voltou a deixar sinais de que o futuro poderá passar longe do AC Milan. O internacional português, formado no Sporting, apagou as referências ao emblema italiano das redes sociais e intensificou os rumores de uma saída neste mercado de verão.
Segundo a chamada de atenção do portal Tuttomercatoweb, o avançado retirou do perfil oficial de Instagram todas as menções ao clube rossonero. O jogador manteve apenas uma referência à própria marca, ‘Son Is Son’, e colocou uma nova fotografia de perfil, de caráter enigmático.
O gesto surge depois de Rafael Leão ter afirmado, antes do arranque do Campeonato do Mundo de 2026, que já tinha dado "tudo" ao AC Milan. As palavras do extremo já tinham levantado dúvidas sobre a continuidade em Itália, cenário agora reforçado pela alteração feita nas redes sociais.
O internacional português tem sido fortemente associado ao Galatasaray e esteve recentemente de férias na Turquia. Ainda assim, não existe qualquer confirmação de um acordo entre as partes, mantendo-se o futuro do jogador em aberto. Também da Arábia Saudita surgiram algumas opções.
Rafael Leão prepara-se agora para viajar para o Brasil, onde terá uma sessão de contacto com os adeptos no Rio de Janeiro, na sexta-feira, dia 24 de julho. Enquanto isso, os sinais deixados pelo antigo jogador do Sporting continuam a agitar o mercado.