
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
É um tema que surge com alguma insistência. Numa altura em que o Sporting está prestes a arrancar com as obras para as alterações ao Estádio de Alvalade, voltaram a surgir conversas acerca da mudança do naming do estádio, tal como acontece, por exemplo, com o rival Benfica, com quem os leões disputam o campeonato.
A verdade é que, no caso do Sporting, esta terá sempre de ser uma decisão dos Sócios do Clube. Isto acontece porque o nome do Estádio está protegido pelos estatutos do emblema verde e branco: "Em homenagem ao fundador do Sporting Clube de Portugal, o principal campo de jogos designa-se ‘Estádio José Alvalade", pode-se ler, no artigo quatro, ponto dois.
No entanto, a atual Direção do Sporting, liderada por Frederico Varandas, chegou a estudar esta possibilidade, em 2019, quando ganharam as eleições e entraram no Clube pela primeira vez. O líder verde e branco chegou a ponderar uma alteração para Estádio Cristiano Ronaldo, que acabou por dar nome à Academia do Clube.
De resto, nessa altura, o Clube vivia um período diferente, de muitas dificuldades financeiras. Por isso mesmo, o vice-presidente responsável pela área financeira, Francisco Salgado Zenha, abria as portas a "estudar tudo", e negociar com eventuais interessados não estaria fora de questão.
O plano foi, entretanto, posto de lado. José Roquette, neto de José de Alvalade, foi questionado, em 2019, acerca do assunto. Disse o seguinte: "Eu logo de início não ia vender esse ativo de uma forma menos sustentável. O marketing e o valor de mercado têm a ver com os resultados", deixando ainda a ressalva de que a relação com os adeptos "é muito mais importante do que esses ativos meramente imobiliários".
Reveja este vídeo sobre as primeiras mudanças em Alvalade:
Treinador verde e branco tem lidado com muitas lesões na equipa dos leões, mas o plantel parece cada vez mais de volta à máxima força
|
É mais uma grande notícia para Rui Borges. Hidemasa Morita parece estar recuperado dos problemas físicos que o vinham a incomodar, e deve estar apto para voltar às opções do treinador do Sporting já no próximo jogo, e com vista à reta final da temporada.
O jogador internacional pela seleção do Japão voltou a ser integrado nos treinos da equipa principal verde e branca na última quarta feira, dia 23 de abril. A partir dessa data, tem trabalhado normalmente, já com a participação na próxima partida em vista.
Fez questão de destacar o regresso aos relvados através da suas páginas pessoais nas redes sociais. Publicou várias fotografias suas nas sessões de trabalho na Academia Cristiano Ronaldo, às quais adicionou a seguinte descrição: "Aposto tudo o que tenho" seguido de dois emojis, um cérebro (cabeça) e uma pilha cheia de energia.
Relembrar que Hidemasa Morita está fora da competição desde o passado dia 20 de março, quando realizou o seu último jogo oficial pela seleção nipónica. Mas o médio do Sporting já vinha a lidar com problemas praticamente desde o início de 2025, e já tinha perdido algumas partidas antes desta última paragem de mais de um mês.
Está, então, de regresso para a reta final da época, tal como tinha sido prometido por Rui Borges. Resta, agora, perceber, se o treinador do Sporting pode usar o médio livremente, ou se Hidemasa Morita vai regressar à competição com uma restrição de minutos, como aconteceu com Pedro Gonçalves, de modo a não arriscar nova lesão.
Dupla de jogadores nórdicos que tem sido muito importante para os leões nas últimas duas temporadas pode mesmo falhar o jogo mais importante do ano
|
O Benfica - Sporting, marcado para a 33ª jornada da Liga Portugal Betclic, parece cada vez mais o jogo que vai decidir os destinos da campeonato nacional em 24/25. Em Alvalade - onde o objetivo é chegar com todos disponíveis a essa encontro - soam alguns alarmes, uma vez que os leões têm quatro jogadores em risco para a partida no estádio da luz.
Com a Liga a entrar na ronda 31, olha-se, principalmente, para a questão disciplinar: nesse sentido, nos leões, há quatro nomes que saltam à vista: Ousmane Diomande e Matheus Reis, em primeira instância, que levam quatro cartões amarelos. Em ambos os casos, precisam de não ver qualquer cartão até à Luz, ou então ver um já na partida com o Boavista, de modo à contagem limpar no jogo seguinte (Gil Vicente).
Outra dupla importante são Morten Hjulmand e Viktor Gyokeres. Os nórdicos levam sete e três cartões amarelos, respetivamente, e estão ambos a dois de suspensão de uma partida. Para que tal acontecesse, teriam de ver a cartolina nos próximos dois jogos do Sporting até ao dérbi.
Em relação ao árbitro da partida, Manuel Nogueira, está no meio da tabela no que toca à exibição de cartões durante os jogos. O juiz leva 18 jogos realizados esta temporada, nos quais assinalou 451 faltas, e mostrou 71 cartões amarelos.
No Sporting, Rui Borges já falou sobre o tema. O treinador verde e branco fez questão de explicar que não vai fazer nenhuma gestão especial a pensar nos cartões, até porque "é algo punível". Para o transmontano "é olhar e sentir", mas explica que tem "confiança em todos" os seus jogadores.
Surgiram, nos últimos dias, algumas notícias que dão conta da vontade dos verdes e brancos de avançar para a contratação do avançado
|
Com Rui Borges e o plantel verde e branco completamente focados no que resto da temporada, Frederico Varandas e os responsáveis do Sporting já vão pensando na próxima época. Um dos dossiers que teve desenvolvimentos nos últimos dias foi o de Adel Boulebina, jogador que foi recentemente ligado ao Clube de Alvalade.
Surgiram várias notícias que davam conta do interesse do Sporting no jogador argelino. Boulebina atua, jovem ponta de lança de 21 anos, atua no Paradou AC, da Argélia. Segundo o portal Africa Foot, pode deixar a sua equipa para rumar à europa já para o ano, com Hull City, o Club Brugge e o Ajax interessados, para além dos leões.
O jovem vem a realizar uma época a bom nível. No campeonato doméstico, leva 15 golos em 21 jogos realizados até ao momento. O seu clube, o Paradou, está a pedir uma quantia na ordem dos dois milhões de euros para quem quiser garantir o passe do avançado argelino.
A notícia também foi avançada na imprensa nacional, esta sexta feira, dia 25 de abril. No entanto, o jornal Record apressou-se a desmentir que o Sporting tivesse qualquer envolvimento em sondagens ao jogador, explicitando mesmo que o interesse dos leões no avançado argelino não é real e não se vai materializar.
Continua, assim, no ar a questão acerca do ponta de lança verde a branco para a próxima temporada. Com Viktor Gyokeres de saída, permanecem as dúvidas acerca da capacidade de Conrad Harder assumir, já, o papel de titular indiscutível, e abre-se a porta a que o leão gaste alguns milhões para contratar uma alternativa ao sueco.