
Futebol
Sporting recebe péssima notícia sobre Jota Silva, mas tem trunfo importante para jogar
29 Ago 2025 | 09:22
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
17 Jun 2024 | 17:49 |
Ricardo Sá Pinto esteve presente no Euro 1996, marcando o primeiro golo de Portugal na prova. Em entrevista ao diário desportivo A Bola, o antigo avançado do Sporting aborda, entre outros temas, como foi jogar com a camisola das quinas, num momento em que estamos a um dia da estreia da Seleção Nacional no palco de Leipzig.
Numa viagem no tempo até Inglaterra, em 1996, foi a primeira vez que 16 equipas jogam a fase final de um Campeonato da Europa. Na altura, Portugal era treinado por António Oliveira e conseguiu chegar aos quartos de final, acabando por ser eliminado pela República Checa. Com a camisola 9 da seleção das quinas vestida, Ricardo Sá Pinto recorda todos os momentos.
“É o primeiro jogo da fase de grupos e que é a minha estreia num Europeu, frente à Dinamarca. Nós estávamos a perder e eu marquei o golo do empate. Fazer o golo do empate, numa Dinamarca com os irmãos Laudrup, o Michael e o Brian, com o Peter, o monstro Peter [Schmeichel] que na altura nem eu sonhava que ele iria jogar comigo mais tarde no Sporting. Lembro-me perfeitamente que aquele golo para mim foi algo inesquecível, pela importância que teve, por ser o primeiro jogo, por dar o empate a Portugal”, começou por dizer o antigo atleta do Sporting.
O antigo internacional português admitiu que a sua geração foi aquela que “abriu portas” para o jogador português: “Havia só alguns que jogavam fora e eu neste ano acabei por ir para a Real Sociedad. Mas, é verdade, a maior parte de nós jogava em Portugal. Foi a nossa geração que começou a abrir portas para o jogador português começar a ser visto com outros olhos no estrangeiro. E nomeadamente o Figo foi o primeiro”, refletiu.
“Era uma Seleção de jovens jogadores com muito talento, com uma grande união entre todos, com um grande espírito de equipa, que se conhecia há muitos anos, desde jovens da chamada geração de ouro, e muito ambiciosa. Era uma Seleção que acreditava muito nela própria e que queria muito ganhar. Divertíamos muito a jogar futebol. Divertíamos mesmo muito a jogar futebol. (...) Hoje, em dia, o futebol é cada vez é mais tático, mais exigente, e mais estratégico, mas naquela altura ainda não tínhamos chegado tão longe”, acabou por afirmar.
Após eliminar o Celtic no play-off, formação cazaque será um dos adversários do Clube de Alvalade na edição 2025/26 da prova milionária
29 Ago 2025 | 10:54 |
A reação do plantel do Kairat ao seu sorteio da fase regular da Liga dos Campeões ficou viral nas redes sociais. Além de encontrarem o Sporting, o emblema do Cazaquistão tem encontro marcado com Real Madrid, Inter de Milão, Club Brugge, Arsenal, Olympiacos, Pafos e Copenhaga.
Ao ver que a equipa de Almaty tinha ficado no sorteio com vários colossos europeus, os jogadores ficaram incrédulos com o seu resultado, mas ao sair o Clube de Alvalade, o momento foi partilhado em especial por dois dos seus atletas, que são de nacionalidade portuguesa: Jorginho e Luís Mata.
Jorge Monteiro ou Jorginho é um extremo direito que completou a sua formação pelo Braga e Celeirós. Já como sénior representou Merelinense, Fafe, Sanjoanense, Pevidém e Differdange. Já Luís Mata é um defesa central produto da formação do Porto, tendo passagens no futebol sénior por Cartagena, Pogon Szczenin e Zagleibe Lubin.
Vale a pena recordar que o confronto entre Sporting e Kairat será a maior distância percorrida por uma equipa na história da Liga dos Campeões. Partindo desde o Cazaquistão, a formação terá uma viagem de 6.911 mil kilometros até ao Estádio José Alvalade, na capital portuguesa.
No que toca ao sorteio do Sporting, os pupilos de Rui Borges terão encontro marcado contra PSG (casa), Bayern Munique (fora), Club Brugge (casa), Juventus (fora), Marselha (casa), Nápoles (fora), Kairat (casa) e Athletic Bilbao (fora), num calendário que se adivinha muito complicado.
Confira o vídeo:
Médio formado no Clube de Alvalade foi anunciado no emblema inglês nesta sexta-feira e valores são verdadeiramente milionários
29 Ago 2025 | 10:22 |
É oficial: Mateus Fernandes foi, esta sexta-feira, 29 de agosto, oficializado como reforço do West Ham. Os hammers fecharam negócio com o Southampton por 44 milhões de euros, mais uma verba mediante a concretização de determinados objetivos, sendo que o Sporting terá direito a qualquer coisa como 3 milhões de euros.
“Estou muito feliz por estar aqui. Estou entuasiasmo para representar o West Ham. É um grande passo para mim. É um grande Clube: o projeto, o estádio, a cidade. Quero praticar um bom futebol. O mais importante é deixar tudo em campo”, afirmou Mateus Fernandes nas primeiras declarações enquanto reforço do emblema da Premier League.
Aquando da saída de Mateus Fernandes para o Southampton, por 15 milhões de euros, o Sporting reservou 10% de uma futura mais-valia. Ora, contas feitas, os leões recebem uma verba a rondar os 3 milhões (10% da mais-valia, que se fixa, mais coisa menos coisa, nos 30 milhões de euros).
Em 2024/25, Mateus Fernandes – avaliado em 15 milhões de euros – somou 42 jogos, três golos e seis assistências, ao serviço do Southampton, tendo sido eleito jogador do ano dos ‘saints’ pelos adeptos do emblema inglês. De resto, o médio formado no Sporting chamou a atenção de diversos emblemas da Premier League.
Com grande parte da formação feita na Academia de Alcochete, o médio cumpriu 10 encontros pela equipa principal do Sporting, entre 2022/23 e 2024/25, nos quais assinou um remate certeiro e um passe para golo. No verão de 2024, o atleta rumou ao Southampton, por 15 milhões de euros.
Confira o vídeo de apresentação de Mateus Fernandes como reforço do West Ham:
Treinador português está de malas feitas do emblema de Istambul, numa decisão que pode influenciar as contas do Clube de Alvalade
29 Ago 2025 | 10:03 |
É oficial! José Mourinho já não é mais treinador do Fenerbahçe. O técnico português não resistiu à eliminação da Liga dos Campeões, após a derrota no play-off de apuramento frente ao Benfica, na última quarta-feira. Esta decisão pode ter influência nas contas do Sporting, com o interesse em Geny Catamo a voltar a estar em cima da mesa.
“Despedimo-nos de José Mourinho, que era o treinador da nossa equipa profissional de futebol A desde a época 2024-2025. Agradecemos-lhe os seus esforços pela nossa equipa e desejamos-lhe sucesso na sua futura carreira”, escreveu o emblema de Istambul, através de um comunicado na sua conta oficial da rede social ‘X’.
O despedimento de José Mourinho do Fenerbahçe pode ter influência no mercado do Sporting, uma vez que os turcos eram um dos emblemas de olhos na compra de Geny Catamo, juntamente com Galatasaray e Aston Villa. Ainda assim, o técnico lusitano negou qualquer interesse pelo ala moçambicano.
“Eu acho que o Geny Catamo não está na lista do Fenerbahçe. Honestamente, acho que não há nenhuma lista. Acho que nenhum jogador vai entrar agora. É um contrassenso. Acho que não existe nada com o Geny”, afirmou José Mourinho, na sua última conferência de imprensa, que foi em antevisão à partida com o Benfica.
Esta temporada, com a camisola do Sporting, Geny Catamo - avaliado em 15 milhões de euros - já soma quatro partidas, sempre na condição de titular. Nos 278 minutos que esteve dentro de campo, o canhoto ainda não conseguiu apontar qualquer golo ou assistência pela turma de Rui Borges.
Sporting recebe péssima notícia sobre Jota Silva, mas tem trunfo importante para jogar
29 Ago 2025 | 09:22
Diomande titular do Sporting – Porto? Condição do central conhece atualização
29 Ago 2025 | 09:03
Conrad Harder pode, afinal, render mais alguns largos milhões ao Sporting
29 Ago 2025 | 07:58