Futebol
Exclusivo Leonino - Extremo talentoso do Sporting tem dificultado processo de renovação
04 Fev 2026 | 12:21
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
17 Jun 2024 | 17:49 |
Ricardo Sá Pinto esteve presente no Euro 1996, marcando o primeiro golo de Portugal na prova. Em entrevista ao diário desportivo A Bola, o antigo avançado do Sporting aborda, entre outros temas, como foi jogar com a camisola das quinas, num momento em que estamos a um dia da estreia da Seleção Nacional no palco de Leipzig.
Numa viagem no tempo até Inglaterra, em 1996, foi a primeira vez que 16 equipas jogam a fase final de um Campeonato da Europa. Na altura, Portugal era treinado por António Oliveira e conseguiu chegar aos quartos de final, acabando por ser eliminado pela República Checa. Com a camisola 9 da seleção das quinas vestida, Ricardo Sá Pinto recorda todos os momentos.
“É o primeiro jogo da fase de grupos e que é a minha estreia num Europeu, frente à Dinamarca. Nós estávamos a perder e eu marquei o golo do empate. Fazer o golo do empate, numa Dinamarca com os irmãos Laudrup, o Michael e o Brian, com o Peter, o monstro Peter [Schmeichel] que na altura nem eu sonhava que ele iria jogar comigo mais tarde no Sporting. Lembro-me perfeitamente que aquele golo para mim foi algo inesquecível, pela importância que teve, por ser o primeiro jogo, por dar o empate a Portugal”, começou por dizer o antigo atleta do Sporting.
O antigo internacional português admitiu que a sua geração foi aquela que “abriu portas” para o jogador português: “Havia só alguns que jogavam fora e eu neste ano acabei por ir para a Real Sociedad. Mas, é verdade, a maior parte de nós jogava em Portugal. Foi a nossa geração que começou a abrir portas para o jogador português começar a ser visto com outros olhos no estrangeiro. E nomeadamente o Figo foi o primeiro”, refletiu.
“Era uma Seleção de jovens jogadores com muito talento, com uma grande união entre todos, com um grande espírito de equipa, que se conhecia há muitos anos, desde jovens da chamada geração de ouro, e muito ambiciosa. Era uma Seleção que acreditava muito nela própria e que queria muito ganhar. Divertíamos muito a jogar futebol. Divertíamos mesmo muito a jogar futebol. (...) Hoje, em dia, o futebol é cada vez é mais tático, mais exigente, e mais estratégico, mas naquela altura ainda não tínhamos chegado tão longe”, acabou por afirmar.
Capitão dos leões não entrou na ficha de jogo para a partida diante do Nacional e foi um dos nomes mais falados no fecho do mercado de transferências
05 Fev 2026 | 09:17 |
Morten Hjulmand foi o nome mais comentado nos últimos dias em Alvalade. O médio e capitão do Sporting, afastado da convocatória para o encontro com o Nacional devido à instabilidade vivida nas derradeiras horas do mercado, está de regresso às opções. Um cenário que já tinha sido antecipado por Rui Borges no final da partida com os insulares e que acabou por ser confirmado na véspera, de forma sucinta.
Em poucas palavras, o treinador esclareceu a situação do internacional dinamarquês: "Não há situação com o Morten Hjulmand. É um grande capitão, um líder, um exemplo. É alguém em quem o grupo confia. O Rui [Borges] pensa sobre isso é que tem um grande capitão. Apenas e só isso, nada mais. Sobre o Hjulmand não vou falar mais, está dito. Será titular". O técnico deixou ainda em aberto alterações no onze para o encontro desta noite com o AVS, tendo já em vista o clássico com o Porto.
Nesse contexto, o jogo abre espaço a várias mexidas na equipa, sobretudo para jogadores que têm tido menor protagonismo nesta temporada. Desde logo na baliza, com João Virgínia apontado à titularidade, permitindo descanso a Rui Silva. Também nas laterais deverão surgir mudanças, com Iván Fresneda e Maxi Araújo poupados, dando lugar a Georgios Vagiannidis, à direita, e Ricardo Mangas, à esquerda.
No centro da defesa, está prevista gestão a Ousmane Diomande, com Eduardo Quaresma e Gonçalo Inácio a formarem a dupla de centrais. No meio-campo, a principal certeza passa pelo regresso de Hjulmand, que deverá atuar ao lado de Hidemasa Morita, embora Giorgi Kochorashvili também surja como alternativa para somar minutos.
Nas alas ofensivas, Luís Guilherme e Geny Catamo mantêm-se como opções, enquanto Daniel Bragança deverá assumir o papel de número 10, numa lógica de gestão física de Francisco Trincão. No ataque, persiste a dúvida quanto à referência ofensiva. Sem Fotis Ioannidis disponível, Luís Suárez surge como a principal opção, ainda que não esteja previsto que cumpra os 90 minutos. Rafael Nel, em destaque na equipa B, apresenta-se como alternativa, tal como a possibilidade de adaptação do reforço Souleymane Faye a zonas mais centrais.
'Camisola 17' dos verdes e brancos será o próximo a prolongar o seu vínculo com o Clube de Alvalade e já se sabem os pormenores do novo contrato
05 Fev 2026 | 09:04 |
O Sporting continua a assegurar a continuidade dos seus principais ativos e a consolidar o projeto desportivo. A SAD leonina manteve a linha de estabilidade e garantiu a renovação de contrato de Francisco Trincão até 2030. O extremo, de 26 anos, chegou a acordo para prolongar o vínculo que terminava em 2027 e sabem-se agora todos os detalhes.
A cláusula de rescisão mantém-se fixada nos 60 milhões de euros, estando igualmente prevista uma atualização salarial que coloca o jogador no patamar mais elevado do plantel. O entendimento está fechado e a oficialização deverá ocorrer antes do clássico da próxima segunda-feira, no Estádio do Dragão.
Sobre o processo, Rui Borges deixou elogios ao extremo, afirmando: "Acho que é extraordinário. Ficarei muito feliz se acontecer a renovação. Por ele, por nós e pelo Sporting. Liderança? Não precisa de usar braçadeira. Tem dado sempre resposta, é dos poucos que não tido lesões longas. Tem dado a cara sempre pela equipa, mesmo nas dificuldades, não se esconde".
Este prolongamento contratual - que sofreu vários avanços e recuos - insere-se numa estratégia definida pela SAD, centrada na estabilidade do plantel e na valorização dos jogadores considerados estruturais. Trincão passa, assim, a integrar um grupo restrito de atletas com vínculo assegurado até 2030, na sequência de renovações concluídas nos últimos meses.
Esta temporada, ao serviço do Sporting, Francisco Trincão – avaliado em 35 milhões de euros – realizou 32 jogos: 20 na Liga Portugal Betclic, sete na Liga dos Campeões, três na Taça de Portugal, um na Taça da Liga e outro na Supertaça Cândido de Oliveira. Nos 2.682 minutos realizados, o avançado apontou 10 golos e 12 assistências.
Internacional colombiano prepara-se para cumprir o seu 30.º jogo a titular pelo Clube de Alvalade nesta quinta-feira, dia 5 de fevereiro
05 Fev 2026 | 08:55 |
A atravessar um bom momento de forma, Luis Suárez prepara-se para cumprir hoje o 30.º jogo como titular pelo Sporting. No entanto, ao longo do encontro frente ao AVS, e em função do resultado, a gestão física do avançado colombiano será tida em conta, sobretudo devido à aproximação do clássico.
Neste contexto, apesar de Fotis Ioannidis ainda não se encontrar em condições de dar o seu contributo, existe uma alternativa definida: Souleymane Faye. O reforço de 22 anos foi contratado para atuar preferencialmente nos corredores ofensivos, posição que ocupou pelo lado esquerdo na estreia frente ao Nacional, mas pode também ser utilizado em zonas mais centrais do ataque.
Segundo revela o jornal Record, essa possibilidade já foi trabalhada por Rui Borges nos treinos realizados em Alcochete, podendo ser utilizada no jogo desta noite para permitir descanso a Suárez, caso o resultado seja favorável aos leões. A utilização como avançado, numa função intermédia próxima de um ‘9,5’, não é inédita para o senegalês, que desempenhou esse papel ao serviço do Granada, clube que representou antes de se transferir para Alvalade.
O Sporting volta a entrar em campo nesta quinta-feira, dia 5 de fevereiro, frente ao AVS. O encontro, a contar para os quartos-de-final da Taça de Portugal, diante da formação orientada por João Henriques, jogar-se-á às 20h45, no Estádio José Alvalade.
Neste momento, os verdes e brancos procuram conquistar o 19.º troféu na competição, depois do triunfo na final da edição passada frente ao Benfica por 3-1, após prolongamento. Os leões já eliminaram o Paços de Ferreira (3-2), Marinhense (3-0) e Santa Clara (3-2, após prolongamento).
Exclusivo Leonino - Extremo talentoso do Sporting tem dificultado processo de renovação
04 Fev 2026 | 12:21
Oficial! Sporting assina acordo que pode permitir chegada de jovens talentos a Alvalade
04 Fev 2026 | 17:26
Alerta! Árbitro que esteve na eliminação do Sporting da Taça da Liga nomeado para jogo com o Porto
04 Fev 2026 | 17:05