Futebol
Antes do Sporting – City, internacional português diz sobre Amorim: “Não lhe desejo sorte”
0
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
SeguirFutebol
|
0Pedro Porro, antigo jogador do Sporting, mostrou-se solidário com as pessoas afetadas pela depressão DANA, que atingiu a zona de Valência no final do mês de outubro. O lateral direito, internacional espanhol, não ficou imparcial perante a situação que assolou parte do país, e admitiu que iria doar parte do seu salário para ajudar as vítimas da tempestade.
Porro partilhou, na sua página pessoal da rede social X, uma mensagem de força em relação ao seu contributo. “O povo ajuda o povo”, deixou o espanhol como descrição, em cima de outro tweet que relatava os atos do antigo jogador do Sporting.
O defesa espanhol já tinha deixado um apelo após a goleada do Tottenham frente ao Aston Villa. Destacar que para além de Pedro Porro, foram várias as personalidades, e os clubes, a ter gestos semelhantes de ajuda perante os afetados pela depressão DANA. O Bétis de Sevilha ou o Barcelona são alguns dos exemplos de instituições que enviaram o seu apoio monetário para as vítimas da lamentável situação.
Relembre-se que a depressão DANA foi um fenómeno atmosférico que insurgiu sobre a zona da Comunidade Valenciana, criando fortes chuvas onde caíram cargas incriveis de água. A DANA deixou danos visiveis e espalhou o caos nas zonas mais afetadas, com as ruas a encherem-se de água, deixando populações inteiras vulneráveis. Contam-se, até ao momento, 217 vítimas mortais, enquanto as autoridades espanholas continuam à procura de desaparecidos.
Pedro Porro alinhou pelo Sporting entre agosto de 2020 e janeiro de 2023, e realizou 98 jogos – marcou 12 golos e fez 20 assistências. Venceu, em Alvalade, duas Taças da Liga (20/21 e 21/22), e um Campeonato nacional (20/21). Mudou-se para Londres, para representar o Tottenham Hotspurs em janeiro de 2023, em negócio que iria render ao Sporting mais de 40 milhões de euros. Pelos ingleses, realizou até agora 65 jogos, em que assinou oito golos e 10 assistências.
Jornalista abordou o encontro do técnico verde e branco frente ao Braga, para a Liga Portugal Betclic, que marcará a sua saída de Alvalade
|
0Hugo Forte fez uma análise à situação atual do Sporting e abordou a saída de Rúben Amorim. O tema inicial foi o facto dos bilhetes relativos à visita do Clube ao reduto do Braga terem esgotado em, apenas, um minuto, sendo a partida que marcará a despedida oficial do ainda técnico leonino.
"Fica o sinal de que as pessoas querem despedir-se de Rúben Amorim", Hugo Forte acrescentou ainda que "além de se despedirem de Rúben Amorim, o Sporting vai à procura da 11ª vitória consecutiva". Importa lembrar que os leões mantêm a liderança isolada no campeonato, somando 30 pontos e permanecendo invictos.
Além disso, o jornalista confessou que a receção ao Manchester City, esta terça feira, dia 5 de novembro, "vai ser uma prova de fogo. Rúben Amorim já tinha dado conta, a seguir ao jogo com o Famalicão quando o Sporting passou pela nona vitória consecutiva, que esta será a primeira grande prova de fogo na temporada, tendo em conta as características do Manchester City", afirmou.
Quem não ficou esquecido foi Morten Hjulmand, que ao dar declarações em antevisão ao jogo relativo à Liga dos Campeões, mostrou-se confiante com o futuro treinador da equipa: "Se ele (Hjulmand) está confiante é porque o conhece", apesar do internacional dinamarquês não tenha revelado o nome, "Hjulmand sabe que é alguém que trabalha na Academia. Alguém que trabalha na Academia é João Pereira", especulou o jornalista.
Recorde-se que Rúben Amorim chegou ao Sporting em março de 2020, oriundo do Braga, num negócio que custou aos cofres verdes e brancos qualquer coisa como 12 milhões de euros, já com ‘juros’ incluídos. Desde então, o técnico liderou 228 encontros, tendo vencido 161, empatado 34 e perdido 33, sendo uma das grandes figuras do Clube nos últimos anos. Agora, ruma ao Manchester United, o gigante da Premier League, com contrato assinado até junho de 2027 e a possibilidade de prolongar o vínculo durante mais uma temporada. Com este negócio, a SAD leonina meteu ao bolso a simpática quantia de 11 milhões de euros.
Veja o momento de análise completo, no vídeo abaixo:
Antigo goleador do Manchester United mostra algumas dúvidas sobre a capacidade do treinador português para a sua nova aventura
|
0Dimitar Berbatov, antigo goleador do Manchester United, deu uma entrevista à Sky Sports, estação britânica, sobre a chegada de Rúben Amorim ao clube. O búlgaro acredita no treinador português, mas avisa para a diferença de competitividade no novo desafio do técnico.
“O Manchester United devia qualificar-se para as competições europeias, pelo menos. Acho que podem conseguir isso. Será um longo caminho, mas consigo ver o Arsenal e o Manchester City a perder pontos”, começou por dizer o antigo jogador dos ‘Red Devils’, apontando àquele que devia ser o objetivo da época, na sua opinião.
Prosseguiu, adicionando avisos sobre a diferença entre a Liga Portuguesa e a Premier League: “Será interessante ver se Rúben Amorim usa o mesmo sistema que o levou ao sucesso em Portugal. Portugal tem uma boa Liga, mas a Premier League é uma das melhores do mundo. Talvez ele olhe para os jogadores que tem e se foque em tirar o melhor deles para obter resultados”.
Dimitar Berbatov chegou ao United no verão de 2008, proveniente do Tottenham Hotspurs, e ficou em Manchester até 2012. Nas quatro épocas que esteve no clube, realizou 149 jogos – marcou 56 golos e assinou 26 assistências nesse período. Venceu, pelos ‘Red Devils’, duas Taças de Inglaterra (2009 e 2010), duas Supertaças de Inglaterra (10/11 e 11/12), duas Premier Leagues (08/09 e 10/11), e um mundial de clubes (2009). Foi o melhor marcador da Premier em 10/11, com 20 golos marcados nessa época.
Rúben Amorim, por outro lado, junta-se ao Manchester United a 11 de novembro. O início vai ser complicado para o treinador português: em dezembro, a equipa de Manchester vai realizar nove partidas – entre elas embates frente a Arsenal, Manchester City, Tottenham e Liverpool, testes de fogo logo no primeiro mês completo em que vai estar aos comandos da equipa.
Antigo comandante do emblema verde e branco deu nova vantagem a Artur Jorge, após resultado mal conseguido no dérbi de São Paulo
|
0A equipa de Abel Ferreira, antigo treinador e jogador do Sporting, deslocou-se ao reduto do Corinthians para um duelo da 32.ª jornada do Brasileirão. Contudo, o dérbi de São Paulo não ficou apenas marcado pelo futebol: quando o marcador ainda assinalava 0-0, os adeptos da casa lançaram uma cabeça de porco verdadeira para o relvado.
Este gesto provocador remete para uma longa rivalidade, uma vez que uma das mascotes do Palmeiras é o Porco Gobbato, nome inspirado no termo pejorativo pelo qual os palmeirenses eram chamados pelos adversários. Em resposta, há cerca de 20 anos, a massa associativa decidiu adotar o "Porco" como símbolo, oficializando-o durante um jogo contra o Santos.
Nos minutos finais da primeira parte, o marcador foi inaugurado pela equipa da casa num lance decisivo. Matheuzinho fez um cruzamento preciso, que encontrou diretamente Rodrigo Garro e surpreendeu o guardião Weverton. Rolava a bola nos segundos 45 minutos e a turma de Abel Ferreira sofreu mais um tiro certeiro, Garro foi novamente decisivo e assistiu o golo marcado por Yuri Alberto, fechando o marcador da partida.
Juntando esta derrota ao empate frente ao Fortaleza, por 2-2, na última jornada, o cenário torna-se ainda mais favorável ao rival Botafogo. Caso a equipa de Artur Jorge vença o Vasco da Gama na atual ronda, abrirá uma vantagem de seis pontos sobre o bicampeão Palmeiras, com seis jornadas ainda por disputar e um confronto direto entre os dois conjuntos em vista.
Recorde-se que Abel Ferreira jogou com a Listada verde e branca entre 2005 e 2011. Enquanto treinador, esteve ao serviço do Clube de Alvalade entre 2012 e 2014, liderando os juniores (onde foi campeão) e a equipa B do Sporting. O técnico português que está no comando do Palmeiras desde 2020, conquistou as duas últimas edições do Brasileirão (2022 e 2023), duas Taças Libertadores (2020 e 2021), além de uma Supertaça sul-americana (2022), uma Taça do Brasil (2020), uma Supertaça brasileira (2023) e três campeonatos paulistas (2022, 2023 e 2024).