Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
SeguirFutebol
|
0Renato Veiga, jogador formado nos quadros do Sporting, juntou-se ao Chelsea no início da temporada 24/25, mas a falta de espaço no plantel dos blues obrigou o defesa a procurar uma solução no mercado de inverno. Transferiu-se, por empréstimo, para a Juventus, e estreou-se este domingo, dia 2 de fevereiro, pelo clube italiano.
No jogo da 23ª. jornada da Seria A, campeonato de futebol italiano, a Juventus recebeu o Empoli. Renato Veiga, um dos mais recentes reforços da equipa de Turim, foi titular no centro da defesa da Juventus, a sua estreia com a camisola da Vecchia Signora.
O jogo não começou da melhor forma para a equipa do antigo jogador do Sporting. De Sciglio inaugurou o marcador para o Empoli logo aos quatro minutos de jogo e, apesar dos esforços da equipa da casa, os visitantes iam mesmo chegar ao intervalo em vantagem no marcador.
A segunda parte trouxe uma história diferente: Kolo Muani, outro reforço de inverno, bisou aos 61 e aos 64, para deixar a Juventus em vantagem. Já na reta final da partida, Vlahovic aumentou a vantagem para 3-1, e mesmo nos instantes finais do jogo, foi Francisco Conceição - que tinha saído do banco - a fechar as contas do encontro com o 4-1 final. O alvo do Sporting, Alberto Costa, não saiu do banco de suplentes da equipa de Turim.
Com esta vitória, a Juventus de Renato Veiga reforça o quarto lugar da Seria A, com 40 pontos conquistados em 23 partidas - estão a 13 pontos do Nápoles, primeiro classificado, que também tem menos um jogo que a Vecchia Signora. O Empoli, por outro lado, está na 17ª. posição, primeira acima da zona de despromoção, com 21 pontos somados até ao momento.
Inglês deixa Alvalade rumo ao Burnley, depois de ter ficado riscado das opções por Rui Borges e ser alvo de um processo disciplinar por parte da Direção
|
0Os adeptos do Burnley estão eufóricos com a contratação de Marcus Edwards, que vai rumar à segunda divisão inglesa. O preço pago pelos britânicos deixam a massa associativa bem animada, acreditando que o Sporting ficou prejudicado.
"Marcus Edwards estava avaliado em 30 milhões de euros há duas temporadas atrás. 12M é um roubo absoluto", lê-se nas redes sociais da The Burnley Way, uma das maiores páginas de apoio aos clarets. Nos comentários, alguns adeptos do Sporting explicaram que o rendimento do atleta não é o mesmo de antigamente.
O inglês deixa Alvalade por empréstimo, sendo que o Burnley fica com uma cláusula de compra obrigatória, caso suba à Premie League. Se tal se suceder, os ingleses têm de pagar 10 milhões de euros ao Sporting, mais 1M em bónus, com os leões a ficarem com 10% de uma futura venda.
Na presente temporada, Marcus Edwards – avaliado em 15 milhões de euros – participou em 10 encontros pelos leões. O jogador soma, no total, apenas 346 minutos disputados com a camisola verde e branca, tendo marcado três golos (dois frente ao Amarante, um diante do Farense).
Ao todo, desde que chegou ao Sporting oriundo do Vitória de Guimarães, Marcus Edwards realizou 120 encontros, marcou 24 golos, fez 18 assistências e conquistou uma Liga Portugal Betclic (2023/24). O extremo tem contrato com os verdes e brancos até junho de 2026 e uma cláusula de rescisão de 60 milhões de euros. O inglês custou 7,5 milhões de euros por 50% do passe, tendo os verdes e brancos assegurado mais 15%, aquando da venda de Pedro Porro ao Tottenham.
Confira a publicação:
Extremo brasileiro de 23 anos chega a Alvalade proveniente do Bahia, num negócio que custa 6 milhões de euros mais 2M por objetivos aos cofres dos leões
|
0Rui Malheiro crê que Biel - reforço de inverno do Sporting - poderá ter alguma dificuldade na adaptação, graças à diferença entre a realidade do Brasileirão e da Liga Portugal Betclic. O especialista explica, no entanto, que as características do avançado podem ajudar os leões nos objetivos da temporada, apesar de "exagerar em ações individuais".
"Habitualmente utilizado como extremo-esquerdo, o destro destaca-se pela capacidade para proporcionar assistências para situações de finalização, através de cruzamentos e de passes de rutura, o que lhe vale a alcunha de 'garçon', além de combinar velocidade, agilidade e aceleração com criatividade, dinamismo e argumentos no um contra um através do drible, ainda que possa exagerar em ações individuais", começou por dizer, ao jornal Record.
Para Rui Malheiro, o jogador tem de "aumentar a perceção do jogo em momento defensivo", recordando que o canarinho "se trata de um futebolista que sente problemas quando o rival procura impor-se pela dimensão física e que dificilmente completa os 90 minutos".
"Além disso, terá que se adaptar a uma realidade competitiva bem mais árdua e em que usufruirá de menos espaços. Só que Rui Borges passará a contar com o seu único extremo destro", explica Rui Malheiro, finalizando um balanço sobre a chegada de Biel ao Sporting.
Biel - avaliado em 5 milhões de euros - soma uma assistência em três jogos disputados em 2025. No ano transato, o extremo fez o gosto ao pé em seis ocasiões, tendo ainda realizado 10 assistências ao cabo de 47 partidas nas quais foi opção.
'Camisola 20' dos verdes e brancos tem sido utilizado na lateral-esquerda de uma defesa a quatro desde que Rui Borges chegou a Alvalade
|
0Maxi Araújo ainda não convenceu Manuel Moura dos Santos. O conhecido adepto do Sporting crê que o ala toma decisões muito erradas durante as partidas, principalmente quando o nível sobe, como aconteceu na Liga dos Campeões, frente ao Bolonha, partida que analisou recentemente.
"Ter Gyokeres em campo com o Nacional, em detrimento do jogo com o Bolonha, deixa no ar que a prioridade é o campeonato", começou por dizer, ao jornal O Jogo, explicando que, diante dos insulares "o Sporting esteve longe de realizar um jogo brilhante, salvando-se o resultado e sobretudo o grande golo de Trincão".
Para o antigo jurado do Ídolos, João Simões - crucial nas duas partidas - "começou a demonstrar as qualidades que muitos anteciparam, mas que tardaram em aparecer", mas continua a ser "considerado um dos jogadores mais promissores da formação do Clube.
"Voltando ao encontro com o Bolonha... Trincão está no limite, realizando um jogo sofrível. Debast chegou a assustar, mas felizmente está apto. Maxi Araújo continua a pautar o jogo com más decisões", refere, apontando falhas individuais diante dos italianos.
Por fim, Moura dos Santos deixou uma palavra de apreço à seleção nacional de andebol: "espero e desejo uma medalha de bronze", atirou. Vale recordar que Martim e Francisco Costa, Salvador Salvador, João Gomes, Pedro Portela e Diogo Branquinho estão a disputar o Mundial pela armada lusa.