
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Clube
|
O Sporting CP divulgou, ao princípio desta noite. o seu plano de contingência em relação ao Covid-19. O Clube decretou o fecho do Multidesportivo, tal como a paragem de todos os escalões de formação e informou que os jogos das equipas seniores serão todos à porta fechada, tal como as respetivas federações já tinham informado.
O Torneio Rui Jordão foi adiado para a próxima pré-temporada e o Museu e as visitas ao Estádio também estão suspensas. Pode ler o comunicado abaixo:
Em face das orientações da Direção-Geral da Saúde e das recomendações das diversas entidades, incluindo Ligas e Federações organizadoras das competições desportivas nacionais e internacionais, o Sporting Clube de Portugal e a Sporting Clube de Portugal – Futebol, SAD informam que cumprirão todas as indicações e que vão adoptar as seguintes medidas:
1. Realização à porta fechada dos jogos das equipas de futebol profissional, futsal, voleibol, andebol e basquetebol, em cumprimento do determinado pelas respectivas Federações e Ligas, sendo que no hóquei em patins os jogos de todas as competições seniores, estão suspensos pela Federação de Patinagem de Portugal, até nova informação.
2. Os jogos relativos à Liga Revelação, Primeira e Segunda Divisão Feminina, ao abrigo do que foi comunicado pela entidade organizadora das competições decorrerão na Academia Sporting à porta fechada. Apenas as pessoas directamente envolvidas com a organização de jogo terão acesso ao recinto;
3. Actividades Media a realizar na Academia Sporting (antevisões, conferências de imprensa, treinos abertos, entrevistas), estão suspensas até nova indicação;
4. Cancelamento de conferência de imprensa pós-jogo de Rúben Amorim bem como de entrevistas na zona mista. A única actividade Media prevista no jogo frente ao Vitória SC, e por ser de carácter obrigatório, é a presença do treinador e jogador na zona de entrevistas rápidas da Sport TV;
5. Suspensão ou restrição imediata de venda de bilhetes para todas as competições em que o Sporting Clube de Portugal participe na qualidade de visitado, de acordo com o recomendado pelas entidades organizadoras das competições;
6. Suspensão de toda a actividade desportiva dos escalões de formação das modalidades do Sporting Clube de Portugal;
7. Suspensão de toda a actividade desportiva dos escalões de formação de futebol no Pólo EUL;
8. Encerramento das instalações do Multidesportivo e suspensão das respectivas actividades desportivas;
9. Encerramento do Museu Sporting e suspensão das visitas ao Estádio José Alvalade e Academia Sporting;
10. Suspensão de todos os eventos nas instalações do Sporting Clube de Portugal e Sporting Clube de Portugal - Futebol, SAD, nomeadamente, as Férias de Leão e a Academia de Talentos Leoninos;
11. Adiamento do II Sporting Summit – Modalidades;
12. Adiamento do evento I Troféu Rui Jordão para a pré-época desportiva 2020/2021;
13. Serão salvaguardados os direitos a eventuais restituições respeitantes a ingressos ou mensalidades das actividades e eventos desportivos cancelados, nos moldes a definir posteriormente
14. O Sporting Clube Portugal vai adoptar e intensificar, internamente, um plano de prevenção e contingência, em total alinhamento com as recomendações e orientações dos diferentes Organismos Públicos, de forma a salvaguardar a saúde pública e o bem-estar dos seus colaboradores e respectivas famílias.
A presente informação será revista e este comunicado será actualizado sempre que existam alterações, por parte das entidades competentes, que o exijam
Reduto do Clube de Alvalade está a ser alvo de obras de renovação, que fazem parte do Alvalade 2.0, levado a cabo pelo Presidente Frederico Varandas
|
A Fenwick Iribarren Architects especificou todos os detalhes da transformação do estádio do Sporting, que já está a decorrer. A empresa de design encarregue do desenho do projeto Alvalade 2.0, levado a cargo pela direção presidida por Frederico Varandas, partilhou os pormenores dos desenhos para o reduto leonino.
Através de uma publicação no site Vía Construcción, a Fenwick Iribarren Architects partilhou as especificidades dos planos para renovar o estádio do Sporting, apelidado de Alvalade 2.0: ”O projeto, juntamente com uma equipa internacional de experiência em construção, engenharia e consultoria desportiva, transformará o recinto numa autêntica 'experiência imersiva' para os adeptos do clube. O redesenho arquitetónico do estádio do Sporting começa a ganhar forma”
“A reforma do estádio implicará uma autêntica reinvenção da experiência do futebol, já que permitirá aos adeptos aceder a salas exclusivas com catering gourmet, poder ver de perto os jogadores quando entram no estádio e desfrutar de novos lugares VIP, para viver uma experiência de primeira classe no estádio, algo único em Portugal. Isto irá convertê-lo num estádio do século XXI”, fazendo referência assim às novas condições do Estádio José Alvalade.
Além dos novos espaços do estádio, a empresa de design falou também das mudanças estruturais do renovado reduto do Sporting: ”Em termos arquitetónicos, a mudança mais significativa do estádio, e que irá afetar mais os utilizadores do edifício , é a eliminação do atual fosso situado à volta do relvado."
“O novo desenho do estádio trouxe consigo avançados estudos tecnológicos para cumprir com os critérios técnicos exigidos pela FIFA e para otimizar as condições de visibilidade e sonoridade do estádio. Foram efetuados diversos estudos paramétricos com 3D com o objetivo de conseguir o equilíbrio perfeito entre o aumento da capacidade da bancada mais baixa com a descida da zona do terreno de jogo”, fazendo assim referência às obras que estão, neste momento, a ser realizadas em Alvalade. Conheça o resto do projeto Alvalade 2.0 aqui.
Planos da direção de Frederico Varandas procuram a modernização do novo José de Alvalade e as obras avançam a todo o gás
|
Tal como é visível através de uma foto que circula pelas redes sociais, a remoção do relvado do Estádio José Alvalade avança a todo o vapor, naquela que é uma das muitas fases do projeto de renovação do reduto do Sporting, levado a cabo pelo Presidente Frederico Varandas e a sua direção.
Com o Sporting a terminar a temporada e depois da final da Liga dos Campeões Feminina, fecharam-se as atividades no Estádio José Alvalade. A direção de Frederico Varandas aproveitou para continuar a remoção do relvado dos leões, que se encontra num estado mais avançado do que foi noticiado no dia de ontem.
O relvado do Estádio de Alvalade está irreconhecível, já não existindo o habitual tapete verde para a prática de futebol. Atualmente o espaço está ocupado por areia, terra e as máquinas que trabalham na intervenção como escavadoras e camiões. Para facilitar as obras, foram também tiradas as balizas, placares publicitários e bancos de suplentes.
A remoção do relvado é o primeiro passo para o desnivelamento do campo de jogo, uma obra necessária para a o cobrimento do fosso do Estádio de Alvalade. Nos próximos meses estão também planeadas intervenções nas várias bancadas e na Praça Centenário, num projeto que deverá custar aos cofres do Sporting cerca de 50 milhões de euros.
O projeto Alvalade 2.0 começou já em 2021, com a alteração das cadeiras originais em troca de uma bancada completamente verde, já em 2023 deu-se a pintura dos corrimãos e escadas do Estádio. As obras mais recentes passaram por um novo sistema de iluminação, que foi estreado no início da temporada 2024/25. Está disponível o restante planeamento das obras, que pode conferir aqui.
José de Alvalade terá um aspeto renovado muito diferente ao que foi construído em 2003 e o processo de obras continua no reduto dos leões
|
Como se pode ver através de uma foto que já circula nas redes sociais, o Sporting já avançou para a remoção do relvado do Estádio José Alvalade, uma das muitas fases do projeto de remodelação da sua casa levado a cabo pelo Presidente Frederico Varandas.
Com o final da temporada do Sporting e o acolher da final da Liga dos Campeões feminina - marcada por um episódio caricato - em que o Arsenal derrotou o Barcelona por 1-0, no dia 24 de maio, as remodelações do Estádio José Alvalade retomaram. Desta vez, as obras visam a retirada e desnivelamento do relvado, que são parte do processo de eliminar o fosso.
O desnivelamento do relvado e o cobrir do fosso não serão as únicas alterações no Estádio José de Alvalade. Ao longo dos próximos meses estão também planeadas intervenções nas várias bancadas e, também, algumas obras na Praça Centenário, num projeto que deverá custar aos cofres do Sporting um valor de 50 milhões de euros.
O projeto Alvalade 2.0 começou já em 2021, com a alteração das cadeiras originais em troca de uma bancada completamente verde, já em 2023 deu-se a pintura dos corrimãos e escadas do Estádio. As obras mais recentes passaram pela retirada dos marcadores eletrónicos e um novo sistema de iluminação, que foi estreado no início da temporada 2024/25.
A foto da remoção do relvado do Estádio José de Alvalade foi partilhada por uma página de apoio ao Sporting, na rede social X, em que se pode ver uma máquina escavadora a retirar o tapete verde do estádio dos verdes e brancos, tal como pode ver na publicação: