
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Curiosidades
|
No dia 21 de abril de 2006, o Sporting escreveu mais uma página dourada na sua história ao conquistar a tão desejada Taça de Portugal de Futsal. Depois de três tentativas falhadas, a quarta final trouxe finalmente o desfecho que os leões ansiavam. O palco da consagração foi o Pavilhão Multidesportos de Coimbra e o adversário o eterno rival Benfica, o que conferiu ainda mais simbolismo à vitória por 9-5.
A temporada prometia ser de sucesso desde início para a equipa liderada por Paulo Fernandes. A fase regular do campeonato tinha sido superada com distinção, com o primeiro lugar garantido antecipadamente. Na meia-final da final-four da Taça de Portugal, o Sporting eliminou o Piedense, num jogo mais renhido do que o esperado, apenas decidido no prolongamento, com o marcador a fixar-se nos 5-3 após um empate a três golos no tempo regulamentar. Este teste de fogo serviu, segundo o próprio treinador, como uma lição valiosa. "Foi ótimo aquilo que se passou contra o Piedense. Assim a equipa mudou de mentalidade e atitude", fez notar Fernandes, na altura.
A final frente ao Benfica teve todos os ingredientes de um Dérbi: emoção, intensidade e reviravoltas. A primeira parte foi marcada pelo equilíbrio, com os verdes e brancos a irem para o intervalo com uma curta vantagem de 3-2. Mas o segundo tempo deu conta de uma avalanche ofensiva leonina: cinco golos em apenas 12 minutos colocaram o resultado em 7-2.
Face ao domínio Sportinguista, o Benfica arriscou com a estratégia do guarda-redes avançado e conseguiu reduzir para 5-7, reabrindo momentaneamente a discussão do troféu. No entanto, Paulo Fernandes respondeu com astúcia, lançando também um guarda-redes avançado, papel assumido por Evandro, o que travou o ímpeto encarnado e conduzindo a equipa até aos 9-5 finais.
A formação leonina que entrou em campo foi composta por João Benedito e Bebé na baliza; Evandro (1 golo), Zezito (3), Bibi, Gonçalo Alves (1), Nenê, Deo (1), Paulinho (2) e Andrezinho (1). Uma exibição sólida na qual o talento brasileiro adicionou o tempero do samba à performance coletiva, com os jogadores a celebrarem no fim em clima de festa tropical.
“Foi a vitória da humildade e do trabalho da melhor equipa portuguesa”, exclamava Paulinho, entre danças e pulos. Já Gonçalo Alves, um dos esteios da equipa, mostrava-se emocionado: “Merecemos inteiramente a vitória, pois em 40 minutos, só em 2 não fomos superiores. Parabéns a esta equipa por este inolvidável marco.”
O capitão Zezito, figura incontornável da modalidade em Portugal, vivia um momento especial ao levantar finalmente o troféu que lhe escapava: “Até que enfim que ganhei a Taça. A nossa superioridade não deixou dúvidas.” O jogador deixou, ainda, uma mensagem direta à direção do Clube: “Dedico a vitória a todos os Adeptos, e que a futura direção mantenha o apoio às modalidades. Elas são o símbolo do Cube, no presente e no futuro.”
Mais do que uma vitória no marcador, esta conquista representou a consagração de um projeto, de uma identidade coletiva e de um grupo determinado a entrar na história. Foi a afirmação definitiva do Sporting como potência no futsal nacional - equipa que, recentemente, venceu a Taça da Liga, diante do Benfica - e o início de uma era de sucesso que viria a consolidar-se nos anos seguintes.
Avançado internacional sueco está a viver uma época de sonho em Alvalade e até vai pensando em destronar o maior goleador da história dos leões
|
Viktor Gyokeres é uma autêntica máquina de fazer golos e esta temporada, aquela que muitos dizem que será a última com a Listada verde e branca, poderá ficar marcada pelo facto de ter batido inúmeros recordes, sendo que um deles pertence a Fernando Peyroteo, o maior goleador da história do Clube de Alvalade.
O internacional sueco, depois de apontar um hattrick no último jogo do Sporting para o campeonato, diante do Moreirense, na passada sexta-feira, chegou aos 47 golos pelos leões e tornou-se, assim, o primeiro jogador a conseguir esta marca numa só época depois de Jardel o ter feito há precisamente 23 anos, ou seja, em 2002.
Antes do avançado brasileiro, só o argentino Yazalde, em 1974, havia conseguido igual feito, sendo preciso, depois, recuar até 1947 para encontrar registo semelhante, tendo o mesmo sido alcançado pelo inevitável Fernando Peyroteo, uma das figuras de maior destaque que alguma vez representaram o Sporting.
O ponta de lança luso conseguiu, em cinco épocas, marcar 46 ou mais golos num só ano, números que alcançou em 1938, 1940, 1942, 1946 e, por fim, em 1947. O recorde de número de remates certeiros numa só temporada pertence, precisamente, a Peyroteo (58), e é aqui que volta a entrar... Viktor Gyokeres.
O 'homem da máscara' encontra-se a apenas 12 golos de, esta época, igualar o recorde que pertence a Peyroteo, o que validaria, ainda mais, a ideia de que é, de facto, um dos maiores 'matadores' que os Adeptos e Sócios do Sporting alguma vez viram dentro das quatro linhas.
Para chegar a este número, Gyokeres conta com cinco a seis jogos até ao fim da época, número que depende, claro está, do resultado do embate com o Rio Ave, agendado para amanhã. Caso o Sporting 'carimbe' a passagem ao Jamor, então o internacional sueco terá, assim, mais um encontro para poder fazer estragos e perseguir o recorde em causa.
Vale lembrar que, esta temporada, com a camisola do Sporting, Viktor Gyokeres – avaliado em 75 milhões de euros – leva 46 encontros: 29 na Liga Portugal Betclic, oito na Liga dos Campeões, cinco na Taça de Portugal, três na Taça da Liga e outro na Supertaça Cândido de Oliveira. Nos 3.702 minutos em que esteve em campo, o sueco marcou 47 golos e fez 11 assistências.
Ponta-de-lança sueco não para de marcar golos e entra num grupo restrito do qual só fazem parte grandes craques que passaram por Alvalade
|
Desde a época passada que Viktor Gyokeres tem deixado os adeptos Sportinguistas em delírio e vai, desde então, inserindo o seu nome em listas e recordes que marcam os melhores jogadores da história do Sporting. No jogo da última sexta-feira, frente ao Moreirense, o sueco apontou o seu quinto hattrick em todas as competições de clubes desta temporada e não dá indícios de abrandar.
O sueco marcou o terceiro da sua conta pessoal através de um potente livre à baliza dos Cónegos, golo que lhe valeu a entrada em mais uma lista de recordistas do clube de Alvalade. O sueco tornou-se o 18.º jogador a chegar à marca dos 90 golos, vestindo a Listada verde e branca.
A liderar essa tabela dos grandes goleadores do clube, está Fernando Peyroteo com 524 golos apontados ao serviço do Sporting, fazendo-se seguir por Manuel Fernandes (258), Manuel Vasques (214), Manuel Soeiro (207) e Rui Jordão fecha o top 5 com 184 golos apontados pela formação leonina.
Os registos de Viktor Gyokeres tornam-se ainda mais impressionantes, tendo em conta o facto do ponta de lança representar o Sporting há relativamente pouco tempo. Este ainda não concluiu a sua segunda temporada em Alvalade e, como tal, é o terceiro jogador mais rápido da história do Clube a chegar à tal marca dos 90 golos em 96 jogos.
Mais rápidos a chegar a esta marca, apenas dois dos maiores 'matadores' da história do Sporting: o “Violino Goleador” Fernando Peyroteo, que atingiu o registo em 1939, em apenas 48 jogos, seguido por Manuel Soeiro, que em 1937, precisou de 85 partidas.
O ponta-de-lança sueco tem mostrado que o investimento feito pelo Sporting saiu barato. Gyokeres foi protagonista da maior novela do mercado de transferências do verão de 2023, quando foi contratado por 20 milhões de euros ao emblema dos britânicos do Coventry e na sua época de estreia apontou 43 golos e 14 assistências em 50 jogos, contribuições fundamentais para a conquista da Liga Portugal Betclic 2023/24.
O avançado do Sporting, avaliado em 75 milhões de euros, conta também com um número elevado de pretendentes. Clubes da Premier League como o Chelsea ou o Arsenal já tentaram levar Gyokeres para Inglaterra. Os azuis de Londres chegaram mesmo a entrar em negociações com o emblema verde e branco, com uma proposta que rondou entre os 70 e os 75 milhões de euros.
Os números do ponta-de-lança sueco não param de aumentar e valem-lhe a entrada em nova lista restrita que conta com os melhores do campeonato português
|
Parece que Viktor Gyokeres não tira o pé do acelerador. Este ano, o avançado sueco tem feito as delícias dos adeptos Sportinguistas ao marcar cada vez mais golos, o que lhe permite entrar em listas que apenas pertencem aos melhores jogadores da história do campeonato português.
Ainda esta passada sexta-feira, o ponta-de-lança do Sporting apontou um novo hattrick frente à equipa do Moreirense, com o terceiro golo a ser marcado 'à lei da bomba', com um livre fortíssimo que deixou o guarda-redes dos cónegos sem hipótese de defesa. Com estes últimos três remates certeiros, Gyokeres tornou-se no primeiro jogador a marcar 34 golos na Liga Portuguesa, nos últimos sete anos.
O último jogador a conseguir este feito foi Jonas, quando na época 2017/18 contribuiu com 34 golos para a caminhada que valeu ao Benfica a conquista do campeonato. Já os restantes membros deste lote restrito jogaram ambos com a Listada verde e branca: Bas Dost, com 34 golos no seu ano de estreia no Sporting, em 2016/2017, e “Super” Mário Jardel, que apontou 42 golos em 2001/02, época em que o emblema de Alvalade se sagrou, mais uma vez, campeão nacional.
Os recentes números de Viktor Gyokeres tornam-se ainda mais impressionantes quando olhamos para o resto da sua época. O hattrick do sueco foi o último de uma temporada que já conta com outros três, frente a Farense, Manchester City e Vitória de Guimarães, e ainda um poker em jogo contra o Estrela da Amadora. Para todas as competições, o ponta-de-lança tem mesmo mais golos do que jogos, com 47 remates certeiros em 46 partidas.
O 'homem da máscara' chegou a Alvalade no mercado de transferências do verão de 2023, naquela que foi uma longa negociação entre o Sporting e o Coventry, que viu o emblema leonino pagar 20 milhões de euros pelos serviços de Viktor Gyokeres, tendo este sido blindado com uma cláusula de rescisão de 100 milhões, com contrato válido até 2028.
Quando muitos previam a sua saída no final da época passada, Gyokeres decidiu manter-se no plantel para a presente temporada de 2024/25 e assim viu o seu valor de mercado subir para os 75 milhões, segundo o portal Transfermarkt, e também o número de clubes pretendentes, quando emblemas como os londrinos do Chelsea e Arsenal já tentaram tirar o jogador de Alvalade.
Admirador confesso de Viktor Gyokeres, é o antigo capitão do Sporting, Ivaylo Iordanov. O búlgaro que foi campeão pelos leões comentou, recentemente, a capacidade de jogo do ponta-de-lança sueco, bem como as suas exibições, os seus pretendentes e a sua possível saída no mercado de transferências, numa entrevista que pode recordar aqui.