
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
A Torcida Verde, uma das claques afetas ao Sporting, emitiu um comunicado onde dá conta da sua posição em relação à postura da Direção de Frederico Varandas no que diz respeito à morte de Jorge Nuno Pinto da Costa, antigo presidente do Porto, com a mesma a não ter merecido nenhuma reação oficial dos leões.
No comunicado pode ler-se: "O silêncio institucional da estrutura profissional leonina deu um inopinado mediatismo ao Sporting / SAD, potenciado pela recente presença do atual presidente do Porto nas exéquias do eterno capitão Manuel Fernandes, perspetivando-se então uma 'nova era' no relacionamento institucional entre os clubes".
A Torcida Verde compara a atitude do atual presidente do Porto, André Villas Boas, que decidiu marcar presença no funeral da Glória do Sporting Manuel Fernandes, e considera que essa postura que dava conta do apaziguamento dos ânimos entre clubes rivais. No entanto, e apesar de exigirem outra postura à Presidência leonina, também não deixaram de referir que Pinto da Costa terá tido um contributo penoso para o futebol português.
"Na Torcida Verde jamais iremos branquear o inestimável protagonismo do 'Presidente dos Presidentes', como o principal rosto do 'Sistema' que denunciámos em diversas coreografias desde o inicio dos anos 90, nem tão pouco o clima belicista que transformava cada deslocação à capital do norte numa potencial batalha, tal o ambiente de conflitualidade existente", referiu o grupo organizado.
Jorge Nuno Pinto da Costa, recorde-se, morreu no último sábado, 15 de fevereiro, aos 87 anos. O antigo Presidente do Porto lutava contra um cancro há já vários anos, acabando por não resistir à doença. O Leonino endereça as mais sentidas condolências aos familiares e amigos.
Antigo companheiro analisa a evolução da carreira do internacional português que chegou ao Clube de Alvalade no último mercado de inverno
|
Bruno Patacas, antigo capitão do Nacional da Madeira que se cruzou com Rui Silva nos insulares, deu uma entrevista ao jornal Record e nela deixou rasgados elogios ao novo dono da baliza leonina. "Evoluiu bastante ao longo destes anos e, neste momento, é, sem dúvida, um guarda-redes à altura da exigência do Sporting", começou por referir o ex-jogador que também fez parte da sua formação no emblema verde e branco.
Continuando a falar das origens de Rui Silva, o antigo diretor desportivo do Nacional recordou: "Ele veio dos juniores do Maia, com o objetivo de reforçar a equipa de juniores e ser o terceiro guarda-redes da equipa principal. Treinava normalmente com os seniores [liderados por Manuel Machado] e depois jogava pelos juniores".
Patacas mencionou, depois, detalhes da personalidade do guardião luso, dando conta de que o mesmo era muito calmo, mesmo fora dos relvados: "Era um miúdo bastante tranquilo, tal como continua a ser. Não acusa pressão quando chamado a competir num nível alto".
De recordar que Rui Silva esteve em grande na passada quarta feira, dia 19 de fevereiro, sendo o principal responsável pelo facto do Sporting não ter sofrido golos, defendendo, inclusive, uma grande penalidade apontada por Guirrasy. O internacional portuguê levou mesmo para casa o prémio de melhor em campo.
Esta temporada, com a Listada verde e branca, Rui Silva - avaliado em 5 milhões de euros - já disputou sete encontros, tendo sido utilizado ao longo de 630 minutos. No total, o guardião sofreu sete golos, mas tem dado boas indicações aos adeptos verdes e brancos, que parecem ter aprovado a contratação.
Jogador que passou pelos escalões de formação do emblema verde e branco está a contas com problemas físicos e não vai ser opção nos próximos jogos
|
Renato Veiga, emprestado em janeiro pelo Chelsea à Juventus até ao final da época, sofreu uma lesão no tendão da coxa da perna direita, que o afastará dos relvados por tempo curto, mas indeterminado. O antigo capitão da equipa B do Sporting vai falhar os próximos jogos do emblema italiano.
O jogador de 21 anos foi submetido a exames de diagnóstico que revelaram que, durante o jogo da Liga dos Campeões entre o PSV Eindhoven e a Juventus, sofreu uma lesão muscular. A 'vecchia signora' não se compromete com um tempo de recuperação, informando apenas que o mesmo irá sendo avaliado em função dos "sintomas".
O clube transalpino referiu que o jogador foi submetido a exames de diagnóstico no departamento médico da Juventus, que revelaram uma lesão no "tendão do músculo grácil na coxa da perna direita". Em nota oficial, emblema acrescenta que não há previsão certa da paragem do atleta.
Renato Veiga tinha sido um elemento fundamental da Juventus nos últimos jogos, conquistando a titularidade em cinco partidas. Foi emprestado pelo Chelsea até ao final da temporada e acabou substituído aos 12 minutos do encontro nos Países Baixos. A Juventus acabou afastada da 'Champions', depois de perder por 3-1, após prolongamento, com a equipa neerlandesa.
Apesar de nunca ter jogado na equipa A dos leões, Renato Veiga sempre deu boas indicações nos escalões jovens do Sporting, exibições essas que mereceram ao jogador ser convocado por algumas vezes por Ruben Amorim para alguns jogos da equipa principal, mas nunca foi aposta para o agora treinador do Manchester United - que quer contratar um jogador dos leões.
Após duelo diante do Borussia Dortmund, Clube de Alvalade regressou aos trabalhos com dupla do emblema leonino a não fazer parte das opções
|
O Sporting regressou ao trabalho, esta sexta-feira, dia 21 de fevereiro, para iniciar a preparação para o jogo frente ao AFS que marca o regresso ao campeonato. O Clube de Alvalade confirmou as lesões de João Simões e Morten Hjulmand, que estão fora das opções de Rui Borges.
O médio de 18 anos está a contas com um traumatismo do pé direito com fratura do quinto metatarso, enquanto que o capitão dinamarquês esteve entregue à Unidade de Performance e juntam-se ao vasto rol de jogadores que estão a contas com problemas físicos.
Os leões voltaram aos treinos numa sessão em Alcochete que contou com vários jovens da formação às ordens do treinador, nomeadamente Eduardo Felicíssimo, Lucas Anjos, Manuel Mendonça, Henrique Arreiol, Kauã Oliveira, David Moreira, Afonso Moreira, Alexandre Brito e José Silva.
O plantel verde e branco volta a treinar durante este sábado, à porta fechada, na Academia Cristiano Ronaldo, em Alcochete, onde a seguir, às 12h30, será feita também a conferência de imprensa de antevisão do jogo da 23.ª jornada do Campeonato Nacional.
O Clube de Alvalade vira agora atenções para a Liga Portugal Betclic. Os leões voltam a entrar em campo no próximo domingo, dia 23 de fevereiro, frente ao AFS, em jogo da 23.ª jornada. O encontro diante da turma liderada por Rui Ferreira jogar-se-á às 18h00, na Vila das Aves.