
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Curiosidades
|
O Pavilhão João Rocha viveu, a 6 de maio de 2018, o um dos momentos mais intensos e marcantes da sua ainda jovem história. Frente ao seu eterno rival, o Benfica, e com o título nacional de andebol em jogo, o Sporting respondeu com uma exibição de grande qualidade, vencendo por 33-27 e assegurando o bicampeonato nacional a três jornadas do fim da competição.
O Sporting, para este jogo, alinhou com um plantel de grande qualidade, que contou com Cudic, Skok, Carlos Ruesga, Carlos Carneiro, Pedro Portela, Pedro Solha, Francisco Tavares, Nikcevic, Felipe Borges, Kopco, Tiago Rocha, Pedro Valdés, Cláudio Pedroso, Frankis Carol, Edmilson Araújo e Bozovic.
Sob o comando técnico de Hugo Canela, os leões entraram em campo com um plano bem definido: defender com agressividade e atacar com eficácia. O adversário, orientado por Carlos Resende, era o único que ainda podia ameaçar a liderança verde e branca, mas desde os primeiros minutos ficou claro que o Sporting estava determinado a selar o título nesse Dérbi.
A superioridade leonina foi evidente ao longo da primeira parte, onde a intensidade imposta fez a diferença. Ao intervalo, o marcador já refletia a supremacia do Sporting: 25-20, um registo impressionante que espelhava o domínio técnico e emocional da equipa da casa.
Na segunda parte, os encarnados subiram o nível, liderados por uma excelente exibição do guarda-redes Hugo Figueira, que foi decisivo na reviravolta temporária do marcador, colocando o Benfica na frente com 22-23. Mas foi aí que surgiu o verdadeiro fator diferenciador: o apoio incansável dos mais de 2.500 Adeptos Sportinguistas presentes no João Rocha.
Essa energia empurrou o conjunto Leonino para um novo pico de intensidade. Num final de jogo marcado pelo equilíbrio e nervosismo, o Sporting voltou a assumir o controlo do encontro, guiado pela velocidade e eficácia de Pedro Portela, autor de seis golos, que foi o melhor marcador da formação verde e branca.
O apito final confirmou não só a vitória no Dérbi, mas também a 28.ª vitória consecutiva no campeonato, ultrapassando o recorde anteriormente detido pelo Porto (27 vitórias seguidas em 2015/16). Este triunfo selou, ainda, uma campanha imaculada na fase final, com sete vitórias em sete jogos, deixando o Sporting com seis pontos de vantagem sobre o Benfica, 10 sobre o FC Porto e treze sobre o ABC. Este foi o 19.º título nacional de andebol do Clube, aos quais se somam, ainda, dois títulos da Divisão de Elite.
Compatriota do craque do Al Nassr poderá equacionar uma mudança para o Médio Oriente depois de mais uma oferta avultada vinda desta zona do globo
|
O Al Hilal continua determinado em garantir a contratação de Nuno Tavares para reforçar o lado esquerdo da defesa na próxima temporada. O clube da Arábia Saudita, país onde joga Cristiano Ronaldo, está mesmo a preparar uma nova investida junto da Lazio, depois de uma primeira proposta de 25 milhões de euros ter sido recusada.
Segundo o portal Tuttomercatoweb, os novos rumores surgem semanas após a Lazio ter oficializado a aquisição do lateral português por nove milhões de euros, numa transferência definitiva proveniente do Arsenal. Apesar da diferença significativa entre o valor da compra e a oferta apresentada pelos sauditas, o emblema italiano optou por manter o jogador, vendo nele um ativo importante para o futuro imediato da equipa.
Nuno Tavares, ainda assim, é encarado pelo Al Hilal como uma alternativa de qualidade a Theo Hernández, jogador do AC Milan que recusou a proposta para se mudar para a Arábia Saudita. O internacional sub-21 português agrada ao perfil físico e técnico desejado pela equipa saudita, que continua a investir em nomes com experiência no futebol europeu.
Entretanto, o Al Hilal também estará próximo de fechar a contratação de Angeliño, atualmente na AS Roma. O lateral espanhol parece já ter acordo com o clube do Golfo, o que não impede os sauditas de manterem o interesse em Tavares, numa estratégia que visa assegurar profundidade e qualidade na posição.
Nuno Tavares, que chegou a fazer 41 jogos pelo Benfica foi um dos destaques da temporada pela Lazio. O jogador – que está avaliado em 25 milhões de euros – anotou 30 partidas pelo emblema italiano: 23 no campeonato, seis na Liga Europa e um na Taça de Itália. Apesar de não ter feito qualquer golo, o lateral apontou nove assistências, o que valeu a primeira chamada à Seleção.
Defesa esquerdo tornou-se numa das figuras mais importantes na história do conjunto verde e branco ao atingir um recorde que ninguém conseguiu bater pelo Clube
|
Hilário foi um dos jogadores que mais marcou a história do Sporting. O craque português esteve ao serviço dos verde e brancos durante 15 temporadas, Clube onde chegou à impressionante marca dos 471 jogos disputados, ficando em primeiro lugar na lista dos jogadores com mais partidas pelos leões.
Nos factos conhecidos, Hilário destaca-se pelos seus registos históricos que parecem inalcançáveis. O Leonino recorda cinco curiosidades sobre a vida daquele que fica marcado nos livros de história do Sporting como uma das suas maiores lendas:
Médio, que foi campeão de leão ao peito, fez o primeiro jogo no emblema que agora representa e juntou-se a mais jogadores no 'catálogo' que reúne vários craques
|
Dário Essugo, ex-leão, estreou-se pelo Chelsea na passada segunda-feira, dia 16 de junho, no confronto frente ao Los Angeles FC, a contar para o Campeonato do Mundo de Clubes. Desta forma, o médio que já vestiu a camisola do Sporting tornou-se no 15.º craque da lista que reúne todos os jogadores portugueses que já representaram os blues: