Corner Left

Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Jogos

Sporting perde Taça Lucílio Baptista frente ao Benfica, com expulsão escandalosa de Pedro Silva

Numa final muito polémica, leões de Paulo Bento até saíram na frente do marcador, mas acabaram derrotados nas grandes penalidades

Numa final da Taça da Liga polémica, Lucílio Baptista foi o grande protagonista da vitória do Benfica diante do Sporting, expulsando Pedro Silva
Numa final da Taça da Liga polémica, Lucílio Baptista foi o grande protagonista da vitória do Benfica diante do Sporting, expulsando Pedro Silva

  |

Icon Comentário0

No dia 21 de março de 2009, o Sporting disputou a final da Taça da Liga com o Benfica. Num dos jogos mais polémicos dos últimos anos do futebol português, que se realizou no Estádio do Algarve, os leões foram derrotados nas grandes penalidades, por 3-2, com as águias a conquistarem o trofeu.


Pereirinha abriu marcador na final da Taça da Liga entre Sporting e Benfica


Tiago (GR), Pedro Silva, Daniel Carriço, Anderson Polga, Marco Caneira, Fábio Rochemback, Bruno Pereirinha (90’), João Moutinho, Simon Vukcevic (76’), Derlei e Liedson (90’) foram as escolhas iniciais de Paulo Bento. Abel Ferreira (76’), Leandro Romagnoli (90’) e Hélder Postiga (90’) entraram no decorrer do dérbi eterno.


No que ao Benfica diz respeito, Quique Flores alinhou com Quim (GR), Maxi Pereira, Miguel Vítor, David Luiz, José Antonio Reyes (88’), Kostas Katsouranis, Ruben Amorim (79), Pablo Aimar, Nuno Gomes (64’) e David Suazo. Ángel Di María (64’), Carlos Martins (79’) e Óscar Cardozo (88’) foram opção no segundo tempo.

Num encontro muito dividido, a primeira parte não teve qualquer golo, com as equipas a recolherem aos balneários empatadas. No arranque da segunda parte, aos 49 minutos, Bruno Pereirinha inaugurou o marcador. Após Liedson ter mandado a bola ao poste, o ala dos leões aproveitou o ressalto e só teve de disparar para o fundo das redes.


Lucílio Baptista expulsou Pedro Silva, do Sporting, e inclinou final para o lado do Benfica

Aos 73 minutos, o lance de toda a polémica. Com Pedro Silva e Di María no lance, o brasileiro dos verdes e brancos atrasou, com o peito, para Tiago. Todavia, Lucílio Baptista entendeu que o atleta do Sporting jogou a bola com a mão, assinalando grande penalidade favorável às aguias.

Naturalmente, revoltado com a situação, tal como os adeptos verdes e brancos, Pedro Silva - que recordou recentemente esta situação - protestou junto da equipa de arbitragem, e Lucílio Baptista mostrou mesmo o segundo amarelo, e consequente vermelho, ao lateral-direito dos leões. Na conversão do castigo máximo, José Antonio Reyes fez o empate (1-1).

Primeiro triunfo do Sporting na Taça da Liga surgiu apenas quase 10 anos depois

O encontro haveria de terminar empatado nos 90 minutos regulamentares e ser decidido nas grandes penalidades. Nesse momento, do lado do Sporting, Leandro Romagnoli e João Moutinho marcaram, enquanto Fábio Rochemback, Derlei e Hélder Postiga falharam. No Benfica, Pablo Aimar e Kostas Katsouranis não conseguiram converter e Óscar Cardozo, David Luiz e Carlos Martins tiveram sucesso, oferecendo a primeira Taça da Liga da história do clube da Luz.

O momento da cerimónia de entrega do troféu ficou para a história. É que Pedro Silva fez questão de demonstrar a sua revolta, atirando a medalha de finalista vencido para o relvado, não esquecendo a grande penalidade mal assinalada a favor do Benfica, bem como a consequente expulsão.

A verdade é que, fruto deste desaire, o Sporting só haveria de conquistar a sua primeira Taça da Liga em 2017/18. Numa final diante do Vitória de Setúbal, curiosamente também decidida apenas nas grandes penalidades depois de um empate a uma bola nos 90 minutos, os leões de Jorge Jesus acabaram por triunfar (5-4).

Confira o resumo da final da Taça da Liga entre Sporting e Benfica:



Wiki Leonino

Em clássico com 6 golos, Sporting vence Porto e está de olhos postos no título

Turma verde e branca não iniciou a partida da melhor forma, mas num jogo de muita resiliência conseguiu dar a volta ao marcador e derrotar os dragões

A equipa do Sporting não inicia a partida da melhor forma, mas leva de vencido o clássico contra o Porto
A equipa do Sporting não inicia a partida da melhor forma, mas leva de vencido o clássico contra o Porto

  |

Icon Comentário0

No dia 20 de abril de 1947, o Sporting deslocou-se ao norte do país para vencer a equipa do Porto, por 4-2, em jogo a contar para o Campeonato Nacional. Nessa tarde, o embate foi disputado no Estádio do Lima, casa emprestada dos dragões.


O Sporting apresentou-se em campo com Azevedo, Octávio Barrosa, Álvaro Cardoso, Carlos Canário, Manecas, Veríssimo, Albano, Travassos, Vasques, Jesus Correia e Fernando Peyroteo. Já os visitados subiram ao relvado com Barrigana, Carvalho, Alfredo Pais, Guilhar, Romão, Joaquim Machado, Catolino, Sanfins, Lourenço, António Araújo e Diógenes.


Começo difícil


O estádio do mítico filme, Leão da Estrela, não teve de esperar muito para ver o primeiro golo da partida. Diógenes fez o 1-0 favorável aos dragões aos 6 minutos de jogo. O Sporting começou o jogo em desvantagem e esta acabou mesmo por ser a ação de maior relevância da primeira parte, já que os restantes 5 tentos da partida estavam guardados para o segundo tempo.

A segunda parte foi dos “Violinos”


Quando as equipas regressaram ao relvado, o Sporting foi à procura de reverter a desvantagem. Aos 59 minutos de jogo Albano, o “Violino do Seixal” abriu a contagem dos leões e empatou a partida: 1-1 no marcador. Com o resultado igualado, a turma de Alvalade partiu para o golo que lhes desse a vantagem: aos 75 minutos, Jesus Correia fez entrar a bola na baliza dos dragões e dá a primeira vantagem do jogo para os leões (2-1).

Os restantes golos da partida chegaram em rápida sequência. O próximo até chegou para o Porto, quando Diógenes, aos 77 minutos, marcou o segundo da sua conta e empatou o jogo a 2. Mas o bis do avançado dos dragões não foi suficiente para evitar a derrota dos azuis e brancos. No lance seguinte o Sporting voltava a abanar as redes portistas: Fernando Peyroteo faz o 3-2 e devolve a vantagem aos leões.

Antes do final, ainda houve tempo para o segundo de Jesus Correia, que aos 85 minutos da partida, bateu o guarda-redes Barrigana e punha o ponto final em mais um clássico, que o Sporting levou a melhor. Do famoso grupo dos “5 Violinos”, apenas Travassos ficou fora da lista dos marcadores.

Contas finais do campeonato

A vitória no clássico permitiu ao Sporting seguir na primeira posição do Campeonato Nacional, posição em que se manteve até ao final da competição. Os leões terminaram a prova com 47 dos 54 pontos possíveis, 6 a mais que o segundo classificado, Benfica, que terminou com 41.


Wiki Leonino

Sporting aplica goleada das antigas em rival do norte

Turma verde e branca demonstrou superioridade total perante o seu adversário numa partida histórica, marcada por chuva de golos

Sporting vence de goleada o seu adversário por 8 de diferença, num jogo que foi uma verdadeira chuva de golos
Sporting vence de goleada o seu adversário por 8 de diferença, num jogo que foi uma verdadeira chuva de golos

  |

Icon Comentário0

No dia 19 de abril de 1936, o Sporting bateu em sua casa a formação do Boavista, numa partida a contar para a 12.ª jornada do Campeonato. As ambições eram altas, o Clube leonino encontrava-se na segunda posição da tabela classificativa, em igualdade pontual com a equipa que estava em primeiro lugar, Benfica.


Nesta tarde de domingo, os 11 escolhidos do treinador Sportinguista,Wilhelm Possak, foram Azevedo, Mário Galvão, Vianinha, João Jurado, Rui Araújo, Costa, Manuel Soeiro, Francisco Lopes, João Correia, Pedro Pireza e Adolfo Mourão. Já a aposta dos axadrezados foi para Janos Biri, César Machado, Humberto Costa, José Monteiro, Manuel Reis, Guimarães, Adérito, Costuras, Nel, Laguna e Ferraz.


Partida de sentido único


Os adeptos leoninos não esperaram muito para ver o primeiro tento da partida. O goleador de serviço do Sporting, Manuel Soeiro, marcou o primeiro golo da partida, com apenas 4 minutos de jogo. Pouco depois, aos 8 minutos, Pedro Pireza fez abanar as redes boavisteiras pela segunda vez.

Com 2 golos em menos de 10 minutos, o Sporting mostrou qual seria a toada do jogo, e quem não acreditava, talvez tenha ficado convencido quando num curto espaço de tempo os leões fizeram mais dois e pelo mesmo homem: Francisco Lopes marcou o primeiro golo da sua conta pessoal ao 25.º minuto (3-0). Mas não ficou por aí, apenas sete minutos depois, o avançado fez o gosto ao pé (4-0), resultado com que a partida acabou por ir para intervalo.


Leão não tirou pé do acelerador

Quando as equipas voltaram do balneário, talvez se esperasse que o Sporting gerisse o ritmo do encontro, mas aconteceu precisamente o contrário. Em nova investida à baliza do Boavista, a turma de Alvalade marcou o seu quinto golo através do extremo-direito, Adolfo Mourão, mas o natural de Algés não ficou por aí: aos 67 minutos bisou na partida e aumentou a vantagem leonina para 6-0.

Os Sportinguistas que festejaram este último golo nem tiveram tempo de se sentar quando, de novo, Manuel Soeiro fez o sétimo para a equipa comandada por Possak, apenas um minuto depois, e fez o “bis” para a sua conta pessoal. Mesmo com o resultado em 7-0, o Sporting continuava a arriscar, e talvez por isso tenha sofrido um golo na partida: numa infelicidade Vianinha marcou na própria baliza e o Boavista aparecia pela primeira vez no marcador aos 75 minutos.Mas a turma leonina não se ficou por aí, ficava mais alguém por bisar no jogo: agora foi a vez de Costa, o avançado bateu o guarda-redes axadrezado aos 83 e 86 minutos da partida e fechava o resultado desta que foi uma verdadeira chuva de golos.

Contas finais do campeonato

Com este resultado, o Sporting manteve-se no encalço do primeiro classificado, Benfica, que seria o adversário na jornada seguinte. Infelizmente, os leões perderam o jogo por 3-1 e na último jogo do campeonato tiveram nova derrota, desta vez contra o Vitória de Setúbal, decidindo assim a competição para o rival da Luz.


Wiki Leonino

Maior vitória do Sporting frente ao Moreirense: Ex Benfica e Porto foram protagonistas

Recorde o triunfo mais gordo dos leões frente à turma de Moreira de Cónegos, que contou com tentos de antigos jogadores de águias e dragões

Recorde a última vitória do Sporting diante do Moreirense, que contou com golos de antigos jogadores de Porto e Benfica
Recorde a última vitória do Sporting diante do Moreirense, que contou com golos de antigos jogadores de Porto e Benfica

  |

Icon Comentário0

No dia 28 de novembro de 2004, o Sporting recebeu o Moreirense num jogo a contar para a então SuperLiga 2004/05. Os comandados de José Peseiro acabaram por vencer a partida por 4-1, com os golos leoninos a serem apontados por Mauricio Pinilla (9’), Carlos Martins (20') - que viria a representar o Benfica, Hugo Viana (65’) e Liedson (90’) - que mais jogou no Porto. Este é o triunfo caseiro mais gordo da história dos leões diante da turma de Moreira de Cónegos até aos dias de hoje. Recorde tudo o que disse Rui Borges na antevisão.


Ricardo, Anderson Polga, Beto, Paíto, Custódio, Hugo Viana, Carlos Martins, Fábio Rochemback, Rogério, Liedson e Mauricio Pinilla constituíram o 11 inicial do Sporting. Já o técnico da equipa visitante, Vítor Oliveira, apostou em João Ricardo, Ricardo Fernandes, Orlando, Sérgio Lomba, Tito, Jorge Duarte, Luís Vouzela, Filipe Anunciação, Afonso Martins, Fernando Moura e Lito


Os leões não demoraram muito a fazer o primeiro


A primeira aproximação do Sporting à balização adversária resultou em golo: aos 9 minutos, Pinilla recebeu um passe de Paíto que domina no peito e com um belo drible livrou-se dos três adversários que tinha à sua volta antes de rematar à baliza, ainda fora da grande área. 1-0 para os comandados de Peseiro através de um belo golo do chileno.

O Sporting manteve a pressão e as tentativas de fora da área, agora foi o jovem Carlos Martins, num remate de efeito de fora para dentro, bateu o guarda-redes do Moreirense aos 20 minutos de jogo (2-0). Os restantes golos da partida estavam reservados para o segundo tempo.


O Moreirense chegou a relançar o jogo

Após o regresso dos balneários, o jogo esteve equilibrado e na sua segunda tentativa, o Moreirense chegou mesmo a marcar. Golo de Afonso Martins, o ex-Sporting, dá o melhor seguimento a um centro do seu colega de equipa e com uma cabeçada, deixou Ricardo preso ao chão. 2-1 aos 56 minutos da partida.

O Sporting para não se deixar apanhar de surpresa, meteu o pé no acelerador e aos 65 minutos de jogo, Hugo Viana aproveitou uma bola na entrada deixada por um alívio incompleto do defesa central visitante, Ricardo Fernandes, e aumentou a vantagem para a formação de Alvalade (3-1).

Para fechar o resultado final, apenas ficava a faltar o golo do suspeito do costume, Liedson. Após uma bela arrancada pela esquerda de Paíto, o moçambicano tirou um cruzamento para o coração da pequena área, onde o “Levezinho” apareceu sozinho e apenas teve de cabecear e marcar o tento que fechava o marcador deste jogo. Quando o árbitro apitou para o final do encontro, o resultado foi uma goleada por 4-1, no Estádio José Alvalade.

Contas finais

Com o resultado deste embate frente à equipa de Moreira de Cónegos, o Sporting subiu duas posições na tabela classificativa, após aproveitar deslizes de Marítimo e Vitória de Setúbal. Os leões acabaram por terminar essa jornada em quinto lugar. Já a formação do Moreirense iniciou a jornada em último e viu o fosso para os restantes abrir, já que as restantes equipas abaixo da linha de água, Gil Vicente e Beira-Mar, conseguiram pontuar.


envelope SUBSCREVER NEWSLETTER


Sporting cai com estrondo frente a equipa... da terceira divisão!
Wiki Leonino

Sporting cai com estrondo frente a equipa... da terceira divisão!

 

Icon Comentário0
Sporting perde 2-0 com o Porto em Clássico da Taça de Portugal
Wiki Leonino

Sporting perde 2-0 com o Porto em Clássico da Taça de Portugal

 

Icon Comentário0
5 golos em 30 minutos: Sporting vence Benfica com reviravolta
Wiki Leonino

5 golos em 30 minutos: Sporting vence Benfica com reviravolta

 

Icon Comentário0