
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
Tiago Fernandes confirmou que vai deixar o Torreense. No último jogo da temporada, os comandados pelo antigo técnico do Sporting perderam 2-0 diante do Mafra e, depois do apito final, o filho de Manuel Fernandes revelou que o futuro não passa por Torres Vedras.
"Não vou continuar no Torreense. Foi um ano muito bom para todos. Estou aqui há dois anos e quero agradecer a todos os que me apoiaram neste projeto e apostaram em mim. Chegou a altura de seguir outro caminho e o Torreense seguirá o dele, certamente sempre em crescimento, porque o clube tem pessoas que sabem o que estão a fazer", disse, após o encontro.
Tiago Fernandes foi perentório: "Também sei o que estou a fazer e aquilo que quero. É importante para todos sairmos bem e é uma porta aberta que fica para mim, porque é um clube especial", admitiu, garantindo que o emblema da Liga 2 apostou em si "numa altura difícil" da sua vida - após o falecimento do pai.
O técnico deixa o Torreense depois de uma época completa na equipa principal, tendo orientado os sub-23 na temporada transata. Em 2024/25, o filho de Manuel Fernandes, antiga glória do Sporting, terminou no quatro posto da tabela da Liga 2 - caso União de Leiria e Benfica B não vençam - com 54 pontos.
No Sporting, Tiago Fernandes orientou o Clube de Alvalade durante três jogos na temporada de 2018/19. O técnico - além de um empate a zero frente ao Arsenal, em Londres - alcançou duas vitórias no Campeonato Nacional – diante do Chaves e do Santa Clara, ambas por 2-1.
Antigo jogador dos verdes e brancos não compreende críticas vincadas na última semana e aponta situação 'esquecida' no Benfica
|
Fernando Mendes mostrou-se bastante revoltado com as recentes críticas feitas a Rui Borges, após o treinador do Sporting garantir que o Vitória de Guimarães limpou cartões amarelos para chegar ao Estádio José Alvalade na máxima força. O antigo jogador dos leões defende o técnico verde e branco e recorda um episódio com Bruno Lage.
"Qualquer coisa que o Rui Borges diz agora é um drama, um caso nacional. O que disse de mal? Não sei como aqueles dois jogadores (Telmo Arcanjo e Tiago Silva) viram amarelos, mas qual é o jogo mais importante para o Vitória de Guimarães? Ganhar ao Farense! Se jogam esses dois jogadores, estava conseguido (triunfo)", disse, na CMTV.
"Quando Rui Borges diz que viram amarelo para jogar com o Sporting, não está a dizer mentira nenhuma", reiterou Fernando Mendes, mostrando apoio às palavras do técnico leonino. "Não sei como levaram amarelo, mas é a opinião de Rui Borges! Como há jogadores do Benfica levaram amarelo para jogar com o Sporting. Qual é o problema de dizer as coisas?", questionou.
"Qualquer coisa que o homem diz é um drama, mas o outro (Bruno Lage) andou numa garagem aos gritos e numa semana passou. Este diz alguma coisa e cai o Carmo e a Trindade", atirou Fernando Mendes, visivelmente transtornado com o tratamento que o treinador do Sporting tem recebido na imprensa.
O Sporting volta a entrar em campo este sábado, dia 17 de maio, frente ao Vitória de Guimarães, em jogo válido para a 34.ª jornada da Liga Portugal Betclic. O duelo diante da turma de Luís Freire tem pontapé de saída marcado para as 18h00, no Estádio José Alvalade e decide o título.
Treinador português, que atua na Turquia, poderia estar prestes a assumir uma nova função na equipa das quinas, para substituir Roberto Martínez
|
Apesar de o futebol de seleções parecer distante, numa altura em que muitos campeonatos domésticos se encontram nas suas retas finais, há muito a acontecer nos bastidores. Da Turquia surgiu, recentemente, uma notícia que apontava para um acordo entre José Mourinho e a Federação Portuguesa de Futebol, para que o português substituísse Roberto Martínez.
José Mourinho orienta, atualmente, o Fenerbahce, equipa turca onde tem sentido algumas dificuldades, dentro e fora dos relvados, já tendo estado envolvido em vários polémicas. Foi da Turquia que surgiu a notícia, avançada pelo canal HT Spor, de que o português já se teria reunido com a FPF e que tudo estaria encaminhado para a sua contratação para a Seleção nacional.
A mesma fonte garantiu, mesmo, a existência de um pré-acordo entre as duas partes, e que o plano seria que José Mourinho pegasse na equipa das quinas já em 2025, depois dos jogos de julho, referentes à Liga das Nações. O português também foi apontado à Arábia Saudita.
Houve, no entanto, volte-face na situação. Isto porque a FPF se apressou a vir desmentir esta notícias, com origem na Turquia. A Federação nega a existência de qualquer reunião com José Mourinho, ou qualquer pré-acordo já assinado.
Depois de desmentir categoricamente a informação, a FPF lembrou que não existe contactos com qualquer outro treinador, e que Roberto Martínez tem um contrato válido até 2026, que deverá cumprir até ao fim.
Presidente da Câmara Municipal de Lisboa esclareceu situação que gera transtornos em Alvalade, após decisão conjunta com a PSP
|
A Câmara Municipal de Lisboa (CML) e a PSP ordenaram que vários estabelecimentos junto do Estádio José Alvalade encerrassem a partir das 13h00 deste sábado, o que levou à revolta dos proprietários e dos adeptos do Sporting. Em comunicado, a autarquia presidida por Carlos Moedas esclareceu a situação.
"Perante o parecer da PSP que alerta para riscos de segurança em determinadas zonas à volta do estádio do Sporting, não restava outra opção que não fosse proteger e garantir a segurança de todos os que pretendem festejar o último jogo da equipa do Sporting Clube de Portugal", lê-se.
A CML garante não ter tido "outra escolha que não fosse concordar em proteger estes estabelecimentos e a segurança de todos", tendo como base "uma avaliação do risco de insegurança ou a proteção de todos" os cidadãos. "A decisão só podia ser uma. Que se procure ao máximo garantir que adeptos e simpatizantes possam desfrutar deste momento com a família e amigos".
"Tudo temos feito para que a festa do futebol seja apenas isso: uma festa. Foi assim nos últimos dois anos. Acreditamos e tudo faremos para que tal também aconteça este ano", garante a autarquia liderada por Carlos Moedas, pedindo aos adeptos do Sporting que "vivam a sua festa de forma ordeira".
Perante a decisão da CML e da PSP, a Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP) revelou preocupação com o impacto económico que deriva do encerramento dos estabelecimentos afetados, depois de um proprietário ter revelado que a ordem de fecho iria cancelar "mais de 70 reservas".