Clube
Eleições Sporting: Movimento toma decisão sobre Frederico Varandas e Bruno Sá
12 Fev 2026 | 11:34
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Clube
12 Jul 2022 | 10:01 |
É oficial: o Directivo Ultras XXI, grupo de adeptos afeto ao Sporting, anunciou, na passada segunda-feira (11 de julho), que vai deixar a Curva Sul do Estádio José Alvalade. A decisão tem efeito imediato e, em 2022/2023, a claque irá estar na Curva Norte, local onde até se fundou.
Este regresso ao lado oposto da casa dos leões é justificado, entre outras, como uma medida de protesto pelo acordo assinado entre Juventude Leonina e Brigada Ultras com a direção do Sporting. Recorde-se que o DUXXI já havia negado o mesmo (Saiba mais AQUI).
"Finalizada a época desportiva de 2021/22, e no seguimento da abordagem realizada pelo Sporting, para efeitos de celebração de um protocolo de cooperação que visava a alteração do posicionamento desta Associação para o interior da ZCEAP atualmente existente na Curva Sul do Estádio José Alvalade, foi tomada pública a posição desta Associação de oposição a essa mudança, em defesa da coerência das suas posições anteriores sobre o assunto. [...] Não obstante, dois dos restantes três grupos organizados de adeptos que compõem a Curva Sul tomaram as suas próprias decisões, que naturalmente respeitamos, mas com as quais não nos identificamos. [...] Considerando todos esses fatores e após muita ponderação, vimos comunicar que decidimos terminar, de forma definitiva e irrevogável a participação e posicionamento da Associação Directivo Ultras XXI da Curva Sul do Estádio José Alvalade, regressando à Curva Norte já na época desportiva de 2022/23", revela o comunicado.
Confia o comunicado na íntegra:
https://twitter.com/duxxioficial/status/1546606862505754625?s=20&t=8dWEOkoRj5MFdTxJp9PSFQ
Queres receber diariamente todas as notícias sobre Sporting no teu email? Transferências, jogos, opinião, golos e muito mais. Inscreve-te já, sem qualquer custo, na caixa em baixo ↓
Acusação protagonizada pelo emblema azul e branco tem em causa as declarações feitas pelo líder leonino, depois de partida em dezembro de 2025
13 Fev 2026 | 12:08 |
O Conselho de Disciplina da FPF absolveu Frederico Varandas da prática de uma infração disciplinar, por lesão da honra, na sequência de uma participação feita pelo Porto contra o presidente do Sporting. Em causa, estão as declarações feitas pelo líder leonino depois do jogo com o Vitória SC, a 23 de dezembro de 2025.
Frederico Varandas: "Durante décadas, a arbitragem tinha dono. Porto e Benfica."
“Durante décadas, a arbitragem não era independente, tinha um dono. Porto e Benfica. Décadas. Com nomes. Pinto da Costa, Luís Filipe Vieira. Eu tenho 46 anos, vocês são da minha geração e crescemos assim (...)", disse Frederico Varandas - que já já formalizou recandidatura -, na sequência da vitória dos leões sobre os vimaranenses (4-1), em dezembro do ano passado.
"Insustentável foram 40 anos de fruta, 40 anos de reuniões de presidentes Luís Filipe Vieira e Pinto da Costa a discutir quem eram o presidente da Liga e da Federação, a discutirem qual o árbitro para este jogo", sublinhou.
Frederico Varandas: "40 anos de agentes de futebol a comprarem jogadores para perderem jogos"
"40 anos de missas, de padres, de agentes de futebol a comprarem jogadores para perderem jogos. Isso é que era insustentável”, atirou, além de ter referido que os rivais "eram donos da arbitragem" mas que a mesma é, agora, "livre e sem dono".
A consequente participação do Porto levou o Conselho de Disciplina a dirimir o "apuramento da relevância disciplinar" das declarações do Presidente leonino e, em última instância, o órgão disciplinar da FPF decidiu, em comunicado datado desta quinta-feira, "julgar totalmente improcedente a acusação e, em consequência, absolver o Arguido Frederico Nuno Faro Varandas, da prática de 1 (uma) infração disciplinar p. e p. pelo artigo 136.º, n.ºs 1, 3 e 4".
Adversário de Frederico Varandas no ato eleitoral do Clube de Alvalade oficializou a sua presença no dia 14 de março através das suas redes sociais
12 Fev 2026 | 15:28 |
Bruno Sá já é, oficialmente candidato, à presidência do Sporting. O proprietário do restaurante "Cantinho do Sá" anunciou este passo nas suas redes sociais e já se sabe os principais nomes da sua lista para eleições de 14 de março.
São eles: Nélson Nave e Pedro Pratas. O primeiro é o sócio 8.696, é coronel licenciado em Ciências Militares e Ciências do Desporto. No currículo tem ainda Introdução ao Jornalismo e o 1º nível de treinador da FPF. Nélson, de 81 anos, candidata-se ao cargo de presidente da MAG.
Já Pedro Pratas, com 39 anos, é proprietário e consultor da PJP Consultoria Financeira. É o sócio 13.269 e é especializado nas áreas de contabilidade, auditoria e controlo de gestão. É o escolhido para liderar o conselho fiscal. Andreia Sorreluz, mulher de Bruno Sá, é a mandatária da candidatura.
A formalização da sua candidatura deverá acontecer ainda esta quinta-feira, com Bruno Sá a deslocar-se ao Estádio José Alvalade para proceder à entrega das listas aos órgãos sociais dos bicampeões nacionais junto da Mesa da Assembleia Geral.
As eleições do Sporting terão lugar no Pavilhão João Rocha, entre as 09h00 e as 20h00, no próximo dia 14 de março. Esta calendarização decisiva foi anunciada formalmente pelo órgão da Mesa da Assembleia Geral, através do jornal oficial do Clube.
Confira o vídeo de candidatura:
Proprietário do restaurante ‘Cantinho do Sá’ recorreu às redes sociais para explicar à massa adepta leonina os motivos de entrar na corrida à presidência
12 Fev 2026 | 12:51 |
Bruno Sá recorreu, ao final da manhã desta quinta-feira, às redes sociais para oficializar a sua candidatura à presidência do Sporting - depois de já ter criado as suas páginas oficiais -, tendo em vista as eleições marcadas para 14 de março. O empresário desafia assim o atual Presidente, Frederico Varandas.
"Acredito que é possível construir um Sporting que volte a colocar os Sócios no centro"
"Sportinguistas, depois de refletir profundamente, decidi avançar com a minha candidatura à Presidência do Sporting Clube de Portugal. Porque acredito que é possível construir um Sporting que volte a colocar os sócios no centro, que preserve a sua essência e projete um futuro sólido", escreveu.
"Esta não é uma candidatura contra alguém"
"Esta não é uma candidatura contra alguém. É uma candidatura a favor de um Sporting de sócios, e não de clientes, fiel ao seu ADN, com rumo, identidade, ambição e que pretende reunir a família sportinguista. E, sim, é possível", acrescentou o proprietário do restaurante ‘Cantinho do Sá’, localizado nas imediações do Pavilhão João Rocha.
A formalização da candidatura deverá acontecer ainda esta quinta-feira, com Bruno Sá a deslocar-se ao Estádio José Alvalade pelas 14h30, para proceder à entrega das listas aos órgãos sociais dos bicampeões nacionais junto da Mesa da Assembleia Geral.
As eleições do Sporting terão lugar no Pavilhão João Rocha, entre as 09h00 e as 20h00, no próximo dia 14 de março. Esta calendarização decisiva foi anunciada formalmente pelo órgão da Mesa da Assembleia Geral, através do jornal oficial do Clube.
Confira a publicação:
Eleições Sporting: Movimento toma decisão sobre Frederico Varandas e Bruno Sá
12 Fev 2026 | 11:34
Eleições Sporting: Bruno Sá apresenta candidatura e atira: "É possível..."
12 Fev 2026 | 10:58
Eleições Sporting: Frederico Varandas já formalizou recandidatura e apresentou novo mandatário
12 Fev 2026 | 09:21