
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
O Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) anunciou, através de um comunicado oficial, as equipas de arbitragem nomeadas para os jogos dos quartos-de-final da Taça de Portugal. Cláudio Pereira foi o escolhido para apitar a visita do Sporting ao Gil Vicente.
O juiz da Associação de Futebol de Aveiro foi eleito árbitro principal do duelo e contará com Tiago Costa e Sérgio Jesus como assistentes. Já o quatro árbitro será Miguel Fonseca, enquanto que o VAR contará com o contributo de Rui Costa, que será apoiado por Nuno Manso, AVAR da partida entre leões e a turma de Barcelos.
Recorde-se que Cláudio Pereira apitou o a receção do Sporting ao Santa Clara, na 12.ª jornada da Liga Portugal Betclic. A prestação do juiz foi muito criticada, uma vez que ficaram duas grandes penalidades por marcar a favor dos verdes e brancos, à data comandados por João Pereira.
As decisões erráticas do árbitro, que prejudicaram fortemente os leões, valeram um 'castigo' de apenas uma jornada. Cláudio Pereira e Hélder Carvalho, VAR da partida, ficaram suspensos, mas apenas por uma ronda no campeonato nacional, apesar das decisões escandalosas contra o Sporting.
O Clube de Alvalade vira agora atenções para a Taça de Portugal. Os leões voltam a entrar em campo na próxima quinta-feira, dia 27 de fevereiro, frente ao Gil Vicente, em jogo dos quartos-de-final da prova rainha. O encontro diante da turma liderada, neste momento, por José Pedro Pinto, jogar-se-á às 20h45, em Barcelos.
Confira os melhores momentos do encontro entre o Sporting e o Santa Clara, na 12ª jornada da Liga Portugal Betclic:
Leões enfrentam turma comandada por Hugo Oliveira no próximo sábado, dia 15 de março, em partida válida para a 26.ª jornada da Liga Portugal Betclic
|
O Sporting volta a entrar em campo no próximo sábado, dia 15 de março, frente ao Famalicão, em jogo válido para a 26.ª jornada da Liga Portugal Betclic. O duelo diante da turma de Hugo Oliveira, tem pontapé de saída marcado para as 20h30, no Estádio José Alvalade.
Por esta altura, o Clube de Alvalade está no primeiro lugar do Campeonato Nacional, de forma isolada, com 59 pontos. O Benfica é segundo (56 e menos um jogo), seguido do Porto (50). O Braga tem 50 pontos e ocupa a quarta posição da tabela classificativa.
Rui Silva; Ricardo Esgaio, Ousmane Diomande, e Matheus Reis; Iván Fresneda, Morten Hjulmand, Zeno Debast, e Geny Catamo; Francisco Trincão, Geovany Quenda e Viktor Gyokeres. Este deverá, à partida, ser o onze inicial do Sporting de Rui Borges diante da formação do Famalicão.
Rui Silva mantém-se dono e senhor da baliza verde e branca, como tem sido desde que chegou a Alvalade. A defesa deverá ser novamente composta por uma linha de três, com Ricardo Esgaio na direita, Diomande ao centro e Matheus Reis como central pela esquerda.
No miolo, Morten Hjulmand fará dupla com Zeno Debast. Iván Fresneda ocupa a ala-direita com Geny Catamo no corredor contrário. No ataque, Geovany Quenda - que está de saída do Sporting para rumar ao Chelsea - junta-se a Francisco Trincão no apoio a Viktor Gyokeres.
Informações: Sábado – 15 de março – 20h30 – Estádio José Alvalade (SportTV 1)
Quem está fora: Jeremiah St. Juste, João Simões, Daniel Bragança, Pedro Gonçalves e Nuno Santos (lesões); Gonçalo Inácio (suspenso)
Dúvidas: Alexandre Brito
Equipa de Arbitragem: Árbitro: Miguel Nogueira; Assistentes: Paulo Brás e Nuno Pires; 4.º árbitro: Marcos Brazão; VAR: Luís Ferreira; AVAR: Nuno Manso.
Médio que se encontra emprestado aos espanhóis do Las Palmas prepara-se para abandonar leões em definitivo para rumar ao emblema inglês
|
Dário Essugo está de saída do Sporting e vai reforçar o Chelsea entre 22 e 25 milhões de euros. Depois do negócio com Geovany Quenda (51 milhões), os leões estão perto de fazer novo encaixe por outro jogador da formação que deverá rumar ao emblema inglês.
Segundo informação avançada pela CNN Portugal, esta sexta-feira, dia 14 de março, o negócio é praticamente fechado, sendo que as últimas arestas do acordo serão limadas nas próximas semanas originando assim dois negócios que irão encher os cofres de Alvalade em mais de 70 milhões.
Além do mais, o atleta que se encontra emprestado ao Las Palmas até ao final da época, gerou também a cobiça de clubes como Bayer Leverkusen (Alemanha), West Ham (Inglaterra) e Real Sociedad (Espanha) que avançou mesmo com uma oferta de 18 milhões de euros, proposta que foi rejeitada pela Direção liderada por Frederico Varandas.
No caso de Geovany Quenda, o extremo de 17 anos vai chegar a Londres apenas na temporada desportiva de 2026/2027. Já Dário Essugo, atleta de 20 anos, deverá rumar a Stamford Bridge já em 2025/26 e ambos preparam-se para abandonar leões em definitivo.
A cedência de Dário Essugo para o Las Palmas aconteceu nos últimos momentos do mercado de transferências do verão de 2024. Em Espanha, o médio rapidamente conquistou um lugar de destaque, tornando-se uma das principais referências da equipa, tendo já participado em 17 encontros na La Liga, somando 1.342 minutos e um golo marcado.
Jogador que foi muito importante para a conquista do campeonato com o antigo treinador deu entrevista em que falou dos momentos menos bons
|
Uma das figuras de destaque do Sporting de Ruben Amorim, campeão da época passada, Geny Catamo concedeu uma entrevista em que abordou o período que vive no Sporting. O extremo é um dos jogadores mais acarinhados pelos adeptos, muito por culpa dos golos ao Benfica no jogo do título da edição passada do campeonato português.
Antes de mencionar esse momento, o objetivo para o resto da época: "Ser bicampeão. E deixar um legado e uma história neste grande clube (...) Sinto-me um leão. E sinto também uma grande responsabilidade de representar o grande clube que o é o Sporting. De resto, é desfrutar", começou por dizer Geny Catamo.
Lembrou, depois, o dérbi em que foi decisivo. É, para si, o golo mais especial da carreira: "Foi no jogo com o Benfica, na época passada [vitória do Sporting, por 2-1, a 6 de abril de 2024]. Dizem que deu o título... Mas faltavam ainda muitos jogos. Ajudou a dar aquele passo importante que nos levou a ganhar o título", explicou o internacional por Moçambique.
Falou, também, da estreia de leão ao peito, quando estava "muito tenso": "Estava ansioso para fazer tudo bem. Entrei durante o jogo, foi contra o Portimonense. Estávamos a perder 2-1, mas ganhámos 3-2", partilhou Geny Catamo - que vai estar ao serviço da sua seleção brevemente.
Por último, confessou como lida com os momentos negativos: "Tento afastar-me muito das coisas de que não gosto. Não gosto de ver notícias e comentários. Só gosto de fazer as coisas que me mantêm bem e feliz (...) Gosto de ficar com o meu filho e jogar Playstation". Admitiu, ainda, ter Messi e Mahrez como inspirações, e deixou uma palavra para os colegas: "É o que nos define, a união do grupo".