
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
O Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) anunciou, através de um comunicado oficial, as equipas de arbitragem nomeadas para os jogos dos quartos-de-final da Taça de Portugal. Cláudio Pereira foi o escolhido para apitar a visita do Sporting ao Gil Vicente.
O juiz da Associação de Futebol de Aveiro foi eleito árbitro principal do duelo e contará com Tiago Costa e Sérgio Jesus como assistentes. Já o quatro árbitro será Miguel Fonseca, enquanto que o VAR contará com o contributo de Rui Costa, que será apoiado por Nuno Manso, AVAR da partida entre leões e a turma de Barcelos.
Recorde-se que Cláudio Pereira apitou o a receção do Sporting ao Santa Clara, na 12.ª jornada da Liga Portugal Betclic. A prestação do juiz foi muito criticada, uma vez que ficaram duas grandes penalidades por marcar a favor dos verdes e brancos, à data comandados por João Pereira.
As decisões erráticas do árbitro, que prejudicaram fortemente os leões, valeram um 'castigo' de apenas uma jornada. Cláudio Pereira e Hélder Carvalho, VAR da partida, ficaram suspensos, mas apenas por uma ronda no campeonato nacional, apesar das decisões escandalosas contra o Sporting.
O Clube de Alvalade vira agora atenções para a Taça de Portugal. Os leões voltam a entrar em campo na próxima quinta-feira, dia 27 de fevereiro, frente ao Gil Vicente, em jogo dos quartos-de-final da prova rainha. O encontro diante da turma liderada, neste momento, por José Pedro Pinto, jogar-se-á às 20h45, em Barcelos.
Jornal 'Record' revelou dois testemunhos contraditórios por parte do antigo treinador e dirigente dos leões. Vai tentar usar isso a seu favor se for a tribunal
|
Para além dos maus resultados, e da onde de lesões que assola o Sporting, há outra preocupação entre os responsáveis do Clube verde e branco. Falamos do caso de Augusto Inácio, que entrou em litígio com o Presidente verde e branco, Frederico Varandas.
Tudo se prende, em primeira instância, com as declaração de Augusto Inácio acerca do envolvimento da clínica de Frederico Varandas com o Clube de Alvalade. O Presidente dos leões não só rejeitou de forma veemente esta acusação, como disparou de volta, mencionando o caso de Mihajlovic, e o valor da rescisão do sérvio - dossier que teria sido tratado com o antigo dirigente dos leões.
Frederico Varandas não se poupou nas palavras para com Augusto Inácio: "O senhor Augusto Inácio vai responder no sítio certo. Conheço-o muito bem, trabalhei com ele duas vezes. Com Bruno de Carvalho preso por dias ele aceitou voltar ao Sporting com um contrato considerável. Para perceberem o que é ele, um dos processos que herdámos e o do Sinisa Mihajlovic. Ele testemunhou por ele em tribunal. O CAS retirou o testemunho de Augusto Inácio por não ser credível. Foi decisivo para o Sporting pagar 3 milhões de euros a Mihajlovic. No dia em que ouvir Augusto Inácio dizer bem de mim, tenho de pensar se sou a pessoa certa para educar os meus filhos", atirou, recentemente.
O jornal 'Record' veio explicar as contradições - isto porque Augusto Inácio fez dois testemunhos em relação ao caso de Mihajlovic. No primeiro, a 7 de setembro de 2018, disse o seguinte: "O sr. Mihajlovic não tomou qualquer decisão a respeito da pré-temporada, mas a única proposta veio do sr. [Massimiliano] Marchesi [preparador físico]". Mais tarde, em março de 2019, contou outra história: "O sr. Mihajlovic decidiu adiar a data de início [do estágio] de 21 de junho para 3 de julho. […] Ele também mudou as datas e os jogos do estágio de pré-temporada na Suíça".
Estas contradições levaram a juíza do CAS a declarar Augusto Inácio como uma testemunha não credível, devido às duas histórias distintas que o antigo treinador do Sporting contou perante advogados afetos ao caso. Segundo Frederico Varandas, tal terá sido chave para que os leões fossem condenados a pagar a indemnização ao sérvio.
Elemento que fez parte dos quadros verdes e brancos concedeu uma entrevista ao jornal 'A Bola', onde deixou palavras fortes para o atual técnico dos leões
|
O Sporting não vive dias fáceis desde a chegada de Rui Borges ao Clube. Um ritmo competitivo muito alto, aliado a várias lesões que se vão sentindo no plantel verde e branco, têm culminado em vários resultados negativos para a turma de Alvalade. Para Luís Martins, antigo treinador das camadas jovens, há aspetos que podiam ter sido previstos. O técnico concedeu uma entrevista ao jornal 'A Bola' onde abordou o tema.
"Somos pessoas e as pessoas quando enfrentam situações mais adversas têm mais condições para errar e ter performances mais pobres. Há aqui muitos fatores que, uns controláveis, outros menos controláveis, mas que, na minha opinião, têm solução", começou por explicar.
Prosseguiu: "Fala-se naquilo que não se consegue controlar, que é o calendário competitivo, mas pode-se controlar, sabendo a priori, que não é uma surpresa o calendário, apesar deste ano ter uma situação nova, mas desde setembro que se sabia da quantidade de jogos em novembro, dezembro, janeiro e até fevereiro, para quem passar à outra fase nas provas internacionais", atirou Luís Martins
Para o antigo técnico dos leões, nem tudo se desculpa com recurso ao argumento do alto ritmo competitivo que se tem pedido à equipa do Sporting, uma vez que mesmo com muitos jogos, a situação poderia ter sido prevista. Luís Martins continuou com esta ideia:
"Pode-se abordar essa situação da densidade competitiva tendo mais capacidade no plantel em termos de profundidade, fazer repartir mais volume de jogo para os jogadores, depois é ter muito cuidado naquilo que é a metodologia do treino, que prevê que haja forte incidência, quando há estes casos, na recuperação e regeneração dos jogadores, é só aplicar aquilo que a ciência já nos permite", rematou o antigo técnico das camadas jovens do Sporting.
Jovem jogador dos leões está muito perto de entrar nos livros de recordes do Clube de Alvalade, nesta que é a sua primeira época na equipa principal
|
Geovany Quenda continua a demonstrar o seu valor ao serviço do Sporting e prepara-se para alcançar uma marca histórica ao serviço dos leões, ao ser o jogador mais jovem de sempre a alcançar os 50 jogos como sénior - equipa A e B -, tudo isto com somente 17 anos de idade.
Caso seja utilizado na próxima quinta-feira dia 27 de fevereiro, frente à equipa do Gil Vicente, em partida a contar para os quartos-de final-da Taça de Portugal, entrará na história do Clube de Alvalade, sendo que a probabilidade de isso vir a acontecer é muito elevada, a avaliar pela titularidade praticamente indiscutível do 'camisola 57'.
Quenda foi peça chave no xadrez da turma de Alvalade com Ruben Amorim, continuou a sê-lo com João Pereira e mantém-se no onze com Rui Borges. Apesar do esforço físico ser assinalável e o facto do técnico de Mirandela já ter afirmado que o jovem precisa de alguma gestão física, tem sido dos poucos titulares que não tem contraído lesões.
As exibições de Geovany Quenda não têm deixado os tubarões indiferentes, tendo inclusive sido noticiado o interesse do Manchester United e de Ruben Amorim em contar outra vez com os serviços da jovem estrela da equipa leonina e não só.
Esta época, a primeira no plantel principal do Sporting, Geovany Quenda - avaliado em 30 milhões de euros - leva 40 partidas, nas quais foi utilizado ao longo de 2.890 minutos. O desequilibrador canhoto tem, para já, cinco assistências para os companheiros de equipa e dois golos apontados - na Supertaça, diante do Porto e frente ao Famalicão.