Corner Left

Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Futebol

“ASSENTA QUE NEM UMA LUVA…”: IMPRENSA NACIONAL AVANÇA 'RAZÃO' PARA SAÍDA DE AMORIM DO SPORTING

Jornalista desportivo elogia qualidade ao treinador dos leões e apelida-o de ‘Sir’

  |

Icon Comentário0

Pascoal Sousa desfez-se em elogios, na edição deste domingo do jornal 'A Bola', a Rúben Amorim. O jornalista desportivo apontou o poder de oratória do treinador do Sporting como mais um dos fatores que o Liverpool poderia valorizar no técnico português, que o emblema britânico tanto cobiça. O comentador intitulou o seu artigo “’Sir’ Rúben Amorim” - quiçá uma referência a Alex Ferguson, prestigiado técnico escocês que teve papel de destaque no Manchester United, durante quase três décadas. O jornalista disse ainda que o técnico português “assenta que nem uma luva no espírito da Premier League”.


Pascoal Sousa debruçou-se, sobretudo, ao longo da peça, sobre a capacidade oratória do treinador do Sporting, que fala de forma pouco comum dentro daquilo que é o panorama desportivo e, em particular, do futebol de competição. “Quando, em março de 2020, Frederico Varandas avançou destemido para a contratação de Rúben Amorim ao SC Braga, um grande amigo meu, adepto doente dos arsenalistas, lamentava uma perda tão grande do ponto de vista da comunicação: «Por vezes é pela boca que morre o peixe. No caso do Rúben é ao contrário, é a maneira como fala e pega nos assuntos que o torna num líder excecional.»”, começou por escrever o jornalista.


Os elogios de Pascoal Sousa ao discurso de Amorim estendem-se:  “Os que vaticinaram uma mudança de estilo com o salto para um dos grandes enganaram-se. Mais pressão num clube com a singularidade do Sporting não resultou em mudança de personalidade por parte do treinador nem brutalizou o seu discurso. De 2020 a 2024, nos bons e maus momentos, sempre ouvimos um Rúben Amorim franco na abordagem de todos os temas — até dos mais incómodos que dão jeito a certa comunicação dos clubes despachar para debaixo do tapete”, chutou o colunista do jornal A Bola.


Pascoal Sousa aborda a forma de comunicação de Amorim sob a perspetiva da saída do técnico português para o Liverpool, clube bem posicionado na Premier League que procura ativamente um substituto para Jürgen Klopp – cuja partida está confirmada para o final da presente época desportiva –, e que tem o técnico de Alvalade como alvo principal.

“Prestes a ganhar o seu segundo campeonato no Sporting, a despedida está próxima e o Liverpool, salvo algum recuo pouco provável nesta fase, será o seu destino. Teremos o mesmo Rúben Amorim a falar de tudo, como os ingleses tanto gostam, e como ele tão mal nos habituou. Essa forma de estar na vida, agarrando com paixão cada palavra dedicada ao futebol, não se ensina nos manuais. Vem do coração e também de convicções forjadas numa carreira como jogador em que lidou com líderes excelentes e outros que eram o oposto do que ele queria ser. Provavelmente, aprendeu mais com estes últimos…”, rematou, por fim, o jornalista.


Rúben Amorim chegou ao Sporting em março de 2020, oriundo do Braga, num negócio que custou aos cofres verdes e brancos qualquer coisa como 12 milhões de euros, já com ‘juros’ incluídos. Desde então, o técnico realizou 206 encontros, tendo vencido 143, empatado 32 e perdido 31, sendo uma das grandes figuras dos verdes e brancos nos últimos anos, e não passando despercebido a nível internacional, a diversos tubarões europeus.


envelope SUBSCREVER NEWSLETTER


Aceitar convite do Sporting obrigou Neto a fazer escolha importante na carreira
Futebol

Aceitar convite do Sporting obrigou Neto a fazer escolha importante na carreira

 

Icon Comentário0
United reserva jogador do Sporting para não quebrar promessa de Amorim
Futebol

United reserva jogador do Sporting para não quebrar promessa de Amorim

 

Icon Comentário0
Estrela do Sporting vai bater recorde da Seleção Nacional
Futebol

Estrela do Sporting vai bater recorde da Seleção Nacional

 

Icon Comentário0