Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Futebol

“ASSENTA QUE NEM UMA LUVA…”: IMPRENSA NACIONAL AVANÇA 'RAZÃO' PARA SAÍDA DE AMORIM DO SPORTING

Jornalista desportivo elogia qualidade ao treinador dos leões e apelida-o de ‘Sir’

14 Abr 2024 | 18:08 |

Icon Comentário0

Pascoal Sousa desfez-se em elogios, na edição deste domingo do jornal 'A Bola', a Rúben Amorim. O jornalista desportivo apontou o poder de oratória do treinador do Sporting como mais um dos fatores que o Liverpool poderia valorizar no técnico português, que o emblema britânico tanto cobiça. O comentador intitulou o seu artigo “’Sir’ Rúben Amorim” - quiçá uma referência a Alex Ferguson, prestigiado técnico escocês que teve papel de destaque no Manchester United, durante quase três décadas. O jornalista disse ainda que o técnico português “assenta que nem uma luva no espírito da Premier League”.


Pascoal Sousa debruçou-se, sobretudo, ao longo da peça, sobre a capacidade oratória do treinador do Sporting, que fala de forma pouco comum dentro daquilo que é o panorama desportivo e, em particular, do futebol de competição. “Quando, em março de 2020, Frederico Varandas avançou destemido para a contratação de Rúben Amorim ao SC Braga, um grande amigo meu, adepto doente dos arsenalistas, lamentava uma perda tão grande do ponto de vista da comunicação: «Por vezes é pela boca que morre o peixe. No caso do Rúben é ao contrário, é a maneira como fala e pega nos assuntos que o torna num líder excecional.»”, começou por escrever o jornalista.


Os elogios de Pascoal Sousa ao discurso de Amorim estendem-se:  “Os que vaticinaram uma mudança de estilo com o salto para um dos grandes enganaram-se. Mais pressão num clube com a singularidade do Sporting não resultou em mudança de personalidade por parte do treinador nem brutalizou o seu discurso. De 2020 a 2024, nos bons e maus momentos, sempre ouvimos um Rúben Amorim franco na abordagem de todos os temas — até dos mais incómodos que dão jeito a certa comunicação dos clubes despachar para debaixo do tapete”, chutou o colunista do jornal A Bola.


Pascoal Sousa aborda a forma de comunicação de Amorim sob a perspetiva da saída do técnico português para o Liverpool, clube bem posicionado na Premier League que procura ativamente um substituto para Jürgen Klopp – cuja partida está confirmada para o final da presente época desportiva –, e que tem o técnico de Alvalade como alvo principal.

“Prestes a ganhar o seu segundo campeonato no Sporting, a despedida está próxima e o Liverpool, salvo algum recuo pouco provável nesta fase, será o seu destino. Teremos o mesmo Rúben Amorim a falar de tudo, como os ingleses tanto gostam, e como ele tão mal nos habituou. Essa forma de estar na vida, agarrando com paixão cada palavra dedicada ao futebol, não se ensina nos manuais. Vem do coração e também de convicções forjadas numa carreira como jogador em que lidou com líderes excelentes e outros que eram o oposto do que ele queria ser. Provavelmente, aprendeu mais com estes últimos…”, rematou, por fim, o jornalista.


Rúben Amorim chegou ao Sporting em março de 2020, oriundo do Braga, num negócio que custou aos cofres verdes e brancos qualquer coisa como 12 milhões de euros, já com ‘juros’ incluídos. Desde então, o técnico realizou 206 encontros, tendo vencido 143, empatado 32 e perdido 31, sendo uma das grandes figuras dos verdes e brancos nos últimos anos, e não passando despercebido a nível internacional, a diversos tubarões europeus.


Futebol

Borussia Dortmund pode dar solução a ex técnico do Sporting

Emblema alemão demonstrou interesse em garantir jogador que já não entra nas contas do atual treinador do Manchester United

Jadon Sancho não entra nas contas de Ruben Amorim e o Borussia Dortmund vê com bons olhos o regresso do extremo inglês
Jadon Sancho não entra nas contas de Ruben Amorim e o Borussia Dortmund vê com bons olhos o regresso do extremo inglês

29 Jul 2025 | 18:56 |

Icon Comentário0

Jadon Sancho poderá protagonizar um segundo regresso ao Borussia Dortmund, com o clube da Bundesliga a demonstrar interesse na contratação do extremo. O internacional inglês já não entra nas contas de Ruben Amorim e o Manchester United pretende vender o jogador nesta janela de transferências.


Quem avança com a informação é a Sky Sports, no que seria a terceira passagem de Jadon Sancho pelo clube alemão. Numa primeira instância, o extremo de 25 anos representou o emblema germânico entre 2017 e 2021, voltando ao clube por empréstimo na época 2023/2024.


No entanto, a Sky Sports dá ainda conta que o Borussia Dortmund ainda não tomou qualquer decisão definitiva no que toca à contratação de Jadon Sancho. O Manchester United pretende obter valores entre 17 a 20 milhões de euros pelo avançado inglês.


Apesar do interesse, o Borussia Dortmund não se encontra sozinho na corrida por Jadon Sancho. Ao que tudo indica, a Juventus – que quer garantir Morten Hjulmand – também está interessada na contratação do criativo. Porém, o preço pedido pelos red devils tem sido um entrave nas negociações.

A saída de Jadon Sancho será mesmo a decisão mais apropriada para o futebolista, tendo em conta que o antigo treinador do Sporting o colocou a treinar à parte do plantel principal do Manchester United. Em 2024/2025, Jadon Sancho esteve emprestado ao Chelsea, tendo registado cinco golos e nove assistências em 42 jogos pelos blues.



Futebol

Português do Sporting aliviado pela saída de Gyokeres: "Até lhe disse 'finalmente'

Pupilo de Rui Borges comentou polémica saída do internacional sueco do Clube de Alvalade e confessou não ter ficado "magoado"

Jogador do Sporting diz que não estar magoado com saída de Gyokeres e referiu ainda que as constantes mudanças nos plantéis fazem parte do futebol
Jogador do Sporting diz que não estar magoado com saída de Gyokeres e referiu ainda que as constantes mudanças nos plantéis fazem parte do futebol

29 Jul 2025 | 18:51 |

Icon Comentário0

Pedro Gonçalves comentou a polémica saída de Viktor Gyokeres do Sporting e confessou não ter ficado "magoado" com o ex-companheiro de equipa. O internacional português afirmou que a novela não era necessária, mas desejou a maior das sortes ao agora reforço do Arsenal.


Pote sobre saída de Viktor Gyokeres: "Desejei-lhe a maior sorte e até lhe disse 'finalmente'


"Não fiquei magoado. Desejei-lhe a maior sorte e até lhe disse "finalmente". Esta história, no meu ponto de vista, não era precisa. Mas pronto, é o futebol. Ele respondeu-me "obrigado" e está feito. Claro que ele vai fazer falta. Não vamos ganhar agora 50 golos", disse, em declarações à RTP.


Pote: "Sporting nunca acaba"

O 'camisola 8' dos leões referiu ainda que as constantes mudanças nos plantéis fazem parte do futebol e dá o exemplo de Sebastián Coates e Paulinho. "Eram jogadores importantes, mas faz parte da história do Sporting vender os melhores jogadores. Mas o Sporting nunca acaba", começou por referir.


Sobre os novos reforços, Pedro Gonçalves deseja-lhes o melhor: "Já dei as boas-vindas ao Luis Suárez, que já entrou, e ao Giorgi Kochorashvili, que chegou há umas semanas. O Mangas ainda não o vi e não é oficial. Espero que as contratações tragam algo de positivo à equipa", acrescentou.

O emblema verde e branco volta a entrar em campo já na próxima quinta-feira, dia 31 de julho, frente ao Benfica. O encontro diante da turma liderada por Bruno Lage, a contar para a Supertaça Cândido de Oliveira, jogar-se-á às 20h45, no Estádio do Algarve.


Futebol

Neto humilha técnico que fez mais de 180 jogos pelo Sporting: "Ele é nojento"

Comentador deixa duras críticas do antigo jogador do emblema verde e branco e diz que o mesmo não respeita nada nem ninguém

Ex futebolista do Sporting foi alvo de críticas por parte do comentador Neto, que apelidou português de "nojento" e "intragável"
Ex futebolista do Sporting foi alvo de críticas por parte do comentador Neto, que apelidou português de "nojento" e "intragável"

29 Jul 2025 | 18:51 |

Icon Comentário0

O programa "Galvão e Amigos" da TV Bandeirantes foi marcado por um desabafo de Craque Neto sobre Abel Ferreira, antigo jogador do Sporting e atual técnico do Palmeiras. O treinador, que pontapeou um microfone no último jogo do 'verdão' frente ao Grêmio (1-0), no Allianz Parque, foi alvo de críticas por parte do comentador.


Neto sobre Abel Ferreira: "Ninguém o respeita. Ele é nojento"


"Ele é nojento, mascarado e antipático, mas é um grande treinador. Mas temos que ser as duas coisas ao mesmo tempo. Ele é nojento. Maltrata a imprensa brasileira. É uma pessoa intragável. Ele ganha muito dinheiro e não respeita absolutamente ninguém. Não respeita a Globo. Não respeita as filhas. Não respeita ninguém. Ninguém o respeita. Ele é nojento. Ele é antiético. Isso é o que eu penso dele", disse Neto.


Durante o jogo em causa, Abel Ferreira foi advertido com cartão amarelo ao reclamar pela não marcação de uma falta a favor do Palmeiras. O português foi questionado sobre o tema, mas optou por não comentou sobre o assunto na conferência de imprensa após a partida.

Neste momento, o Palmeiras - que quer contratar Otávio ao Al Nassr - ocupa a terceira posição do Brasileirão com 32 pontos em 15 partidas disputados. O Flamengo é primeiro classificado com 36 em 16 partidas, seguido do Cruzeiro, de Leonardo Jardim, que está no segundo posto com 34 pontos somados.


Abel Ferreira esteve ao serviço do Sporting, enquanto treinador, entre 2012 e 2014, liderando os juniores (onde foi campeão) e a equipa B. O técnico, que fez 182 jogos enquanto jogador pelos leões, foi despedido na pré época da temporada 2014/15 por divergências com Bruno de Carvalho.


envelope SUBSCREVER NEWSLETTER

envelopeSUBSCREVER NEWSLETTER


Quenda marimba-se para a saída de Gyokeres do Sporting
Futebol

Quenda marimba-se para a saída de Gyokeres do Sporting

29 Jul 2025 | 16:09

Icon Comentário0
Bernardo Ribeiro teme pelo futuro de Luis Suárez no Sporting
Futebol

Bernardo Ribeiro teme pelo futuro de Luis Suárez no Sporting

29 Jul 2025 | 15:54

Icon Comentário0
Sporting tem concorrência por Jota Silva; Emblema inglês quer desviar português
Futebol

Sporting tem concorrência por Jota Silva; Emblema inglês quer desviar português

29 Jul 2025 | 15:26

Icon Comentário0