Corner Left

Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Futebol

“ASSENTA QUE NEM UMA LUVA…”: IMPRENSA NACIONAL AVANÇA 'RAZÃO' PARA SAÍDA DE AMORIM DO SPORTING

Jornalista desportivo elogia qualidade ao treinador dos leões e apelida-o de ‘Sir’

  |

Icon Comentário0

Pascoal Sousa desfez-se em elogios, na edição deste domingo do jornal 'A Bola', a Rúben Amorim. O jornalista desportivo apontou o poder de oratória do treinador do Sporting como mais um dos fatores que o Liverpool poderia valorizar no técnico português, que o emblema britânico tanto cobiça. O comentador intitulou o seu artigo “’Sir’ Rúben Amorim” - quiçá uma referência a Alex Ferguson, prestigiado técnico escocês que teve papel de destaque no Manchester United, durante quase três décadas. O jornalista disse ainda que o técnico português “assenta que nem uma luva no espírito da Premier League”.


Pascoal Sousa debruçou-se, sobretudo, ao longo da peça, sobre a capacidade oratória do treinador do Sporting, que fala de forma pouco comum dentro daquilo que é o panorama desportivo e, em particular, do futebol de competição. “Quando, em março de 2020, Frederico Varandas avançou destemido para a contratação de Rúben Amorim ao SC Braga, um grande amigo meu, adepto doente dos arsenalistas, lamentava uma perda tão grande do ponto de vista da comunicação: «Por vezes é pela boca que morre o peixe. No caso do Rúben é ao contrário, é a maneira como fala e pega nos assuntos que o torna num líder excecional.»”, começou por escrever o jornalista.


Os elogios de Pascoal Sousa ao discurso de Amorim estendem-se:  “Os que vaticinaram uma mudança de estilo com o salto para um dos grandes enganaram-se. Mais pressão num clube com a singularidade do Sporting não resultou em mudança de personalidade por parte do treinador nem brutalizou o seu discurso. De 2020 a 2024, nos bons e maus momentos, sempre ouvimos um Rúben Amorim franco na abordagem de todos os temas — até dos mais incómodos que dão jeito a certa comunicação dos clubes despachar para debaixo do tapete”, chutou o colunista do jornal A Bola.


Pascoal Sousa aborda a forma de comunicação de Amorim sob a perspetiva da saída do técnico português para o Liverpool, clube bem posicionado na Premier League que procura ativamente um substituto para Jürgen Klopp – cuja partida está confirmada para o final da presente época desportiva –, e que tem o técnico de Alvalade como alvo principal.

“Prestes a ganhar o seu segundo campeonato no Sporting, a despedida está próxima e o Liverpool, salvo algum recuo pouco provável nesta fase, será o seu destino. Teremos o mesmo Rúben Amorim a falar de tudo, como os ingleses tanto gostam, e como ele tão mal nos habituou. Essa forma de estar na vida, agarrando com paixão cada palavra dedicada ao futebol, não se ensina nos manuais. Vem do coração e também de convicções forjadas numa carreira como jogador em que lidou com líderes excelentes e outros que eram o oposto do que ele queria ser. Provavelmente, aprendeu mais com estes últimos…”, rematou, por fim, o jornalista.


Rúben Amorim chegou ao Sporting em março de 2020, oriundo do Braga, num negócio que custou aos cofres verdes e brancos qualquer coisa como 12 milhões de euros, já com ‘juros’ incluídos. Desde então, o técnico realizou 206 encontros, tendo vencido 143, empatado 32 e perdido 31, sendo uma das grandes figuras dos verdes e brancos nos últimos anos, e não passando despercebido a nível internacional, a diversos tubarões europeus.


Futebol

Onze provável do Sporting para receção ao Famalicão: Rui Borges mexe na defesa

Verdes e brancos recebem equipa minhota no próximo sábado, dia 15 de março, em partida válida para a 26.ª jornada da Liga Portugal Betclic

Sporting recebe equipa minhota do Famalicão no próximo sábado, dia 15 de março, em partida válida para a 26.ª jornada; Rui Borges vai mexer na equipa
Sporting recebe equipa minhota do Famalicão no próximo sábado, dia 15 de março, em partida válida para a 26.ª jornada; Rui Borges vai mexer na equipa

  |

Icon Comentário0

Rui Silva; Ricardo Esgaio, Ousmane Diomande, e Matheus Reis - que não vai renovar com os leões; Iván Fresneda, Morten Hjulmand, Zeno Debast, e Geny Catamo; Francisco Trincão, Geovany Quenda e Viktor Gyokeres. Este deverá, à partida, ser o onze inicial do Sporting de Rui Borges diante da formação do Famalicão.


Rui Silva mantém-se dono e senhor da baliza verde e branca, como tem sido desde que chegou a Alvalade. A defesa será novamente composta por uma linha de três, com Ricardo Esgaio pela direita, com Ousmane Diomande ao centro e Matheus Reis pela esquerda, rendendo o castigado Gonçalo Inácio.


No miolo, Morten Hjulmand faz dupla com Zeno Debast, apesar de Hidemasa Morita estar recuperado de lesão. Iván Fresneda ocupa a ala-direita com Geny Catamo no corredor contrário. No ataque, Geovany Quenda ocupa o lugar de Maxi Araújo, juntando-se a Francisco Trincão no apoio a Viktor Gyokeres.


O Sporting volta a entrar em campo no próxima sábado, dia 15 de março, frente ao Famalicão, em jogo válido para a 26.ª jornada da Liga Portugal Betclic. O duelo diante da turma de Hugo Oliveira tem pontapé de saída marcado para as 20h30, no Estádio José Alvalade.

Por esta altura, o Clube de Alvalade está no primeiro lugar do Campeonato Nacional, de forma isolada, com 59 pontos. Benfica (56 e menos um jogo) e Porto (50), fecham as contas do pódio. O Braga tem 50 pontos e ocupa o quarto posto da tabela classificativa.



Futebol

Sporting - Famalicão: Transmissão, onze provável, horários e...

Leões enfrentam turma comandada por Hugo Oliveira no próximo sábado, dia 15 de março, em partida válida para a 26.ª jornada da Liga Portugal Betclic

Sporting enfrenta Famalicão, turma comandada por Hugo Oliveira, no próximo sábado, dia 15 de março, em encontro da 26.ª jornada da Liga Portugal Betclic
Sporting enfrenta Famalicão, turma comandada por Hugo Oliveira, no próximo sábado, dia 15 de março, em encontro da 26.ª jornada da Liga Portugal Betclic

  |

Icon Comentário0

O Sporting volta a entrar em campo no próximo sábado, dia 15 de março, frente ao Famalicão, em jogo válido para a 26.ª jornada da Liga Portugal Betclic. O duelo diante da turma de Hugo Oliveira, tem pontapé de saída marcado para as 20h30, no Estádio José Alvalade.


Por esta altura, o Clube de Alvalade está no primeiro lugar do Campeonato Nacional, de forma isolada, com 59 pontos. O Benfica é segundo (56 e menos um jogo), seguido do Porto (50). O Braga tem 50 pontos e ocupa a quarta posição da tabela classificativa.


Rui Silva; Ricardo Esgaio, Ousmane Diomande, e Matheus Reis; Iván Fresneda, Morten Hjulmand, Zeno Debast, e Geny Catamo; Francisco Trincão, Geovany Quenda e Viktor Gyokeres. Este deverá, à partida, ser o onze inicial do Sporting de Rui Borges diante da formação do Famalicão.


Rui Silva mantém-se dono e senhor da baliza verde e branca, como tem sido desde que chegou a Alvalade. A defesa deverá ser novamente composta por uma linha de três, com Ricardo Esgaio na direita, Diomande ao centro e Matheus Reis como central pela esquerda.

No miolo, Morten Hjulmand fará dupla com Zeno Debast. Iván Fresneda ocupa a ala-direita com Geny Catamo no corredor contrário. No ataque, Geovany Quenda - que está de saída do Sporting para rumar ao Chelsea - junta-se a Francisco Trincão no apoio a Viktor Gyokeres.


Informações: Sábado – 15 de março – 20h30 – Estádio José Alvalade (SportTV 1)

Quem está fora: Jeremiah St. Juste, João Simões, Daniel Bragança, Pedro Gonçalves e Nuno Santos (lesões); Gonçalo Inácio (suspenso)

Dúvidas: Alexandre Brito

Equipa de Arbitragem: Árbitro: Miguel Nogueira; Assistentes: Paulo Brás e Nuno Pires; 4.º árbitro: Marcos Brazão; VAR: Luís Ferreira; AVAR: Nuno Manso.


Futebol

Dário Essugo está de saída do Sporting e vai rumar ao Chelsea; Saiba os valores do negócio

Médio que se encontra emprestado aos espanhóis do Las Palmas prepara-se para abandonar leões em definitivo para rumar ao emblema inglês

Dário Essugo, médio que se encontra emprestado aos espanhóis do Las Palmas, prepara-se para sair Sporting em definitivo para rumar ao Chelsea
Dário Essugo, médio que se encontra emprestado aos espanhóis do Las Palmas, prepara-se para sair Sporting em definitivo para rumar ao Chelsea

  |

Icon Comentário0

Dário Essugo está de saída do Sporting e vai reforçar o Chelsea entre 22 e 25 milhões de euros. Depois do negócio com Geovany Quenda (51 milhões), os leões estão perto de fazer novo encaixe por outro jogador da formação que deverá rumar ao emblema inglês.


Segundo informação avançada pela CNN Portugal, esta sexta-feira, dia 14 de março, o negócio é praticamente fechado, sendo que as últimas arestas do acordo serão limadas nas próximas semanas originando assim dois negócios que irão encher os cofres de Alvalade em mais de 70 milhões.


Além do mais, o atleta que se encontra emprestado ao Las Palmas até ao final da época, gerou também a cobiça de clubes como Bayer Leverkusen (Alemanha), West Ham (Inglaterra) e Real Sociedad (Espanha) que avançou mesmo com uma oferta de 18 milhões de euros, proposta que foi rejeitada pela Direção liderada por Frederico Varandas.


No caso de Geovany Quenda, o extremo de 17 anos vai chegar a Londres apenas na temporada desportiva de 2026/2027. Já Dário Essugo, atleta de 20 anos, deverá rumar a Stamford Bridge já em 2025/26 e ambos preparam-se para abandonar leões em definitivo.

A cedência de Dário Essugo para o Las Palmas aconteceu nos últimos momentos do mercado de transferências do verão de 2024. Em Espanha, o médio rapidamente conquistou um lugar de destaque, tornando-se uma das principais referências da equipa, tendo já participado em 17 encontros na La Liga, somando 1.342 minutos e um golo marcado.



envelope SUBSCREVER NEWSLETTER


Campeão com Amorim no Sporting fala de período negativo: "Não gosto de ver notícias e..."
Futebol

Campeão com Amorim no Sporting fala de período negativo: "Não gosto de ver notícias e..."

 

Icon Comentário0
Campeão pelo Sporting está perto do regresso e Rui Borges tem menos um problema
Futebol

Campeão pelo Sporting está perto do regresso e Rui Borges tem menos um problema

 

Icon Comentário0
Matheus Reis vai ser titular no lugar de mais um indisponível no Sporting
Futebol

Matheus Reis vai ser titular no lugar de mais um indisponível no Sporting

 

Icon Comentário0