Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
31 Out 2024 | 19:37 |
Beto Severo critica o timing da saída de Rúben Amorim do comando do Sporting. Em entrevista ao jornal Record, o antigo central e team manager dos leões comenta o adeus do técnico a Alvaiade, mas nega qualquer cenário catastrofista, dizendo que os verdes e brancos vão dar a volta por cima. No entanto, pede que Frederico Varandas explique toda a questão.
"O que pode questionar-se é o 'timing' da decisão. É disso que os Sportinguistas não gostam e com isso que estão revoltados", afirmou o agora comentador televisivo, não deixando de elogiar o comandante dos leões, "Sem dúvida que, no Sporting, fez um trabalho fantástico. O futuro dirá se ele está preparado para um clube que, nos últimos anos, não tem sido...estável".
Enfatizando a importância dos associados ao Clube, reforçou que "Os adeptos merecem uma explicação, não apenas do Rúben, como da própria administração, para que possa ser retomada a estabilidade que tínhamos até há uns dois ou três dias", referiu o ex-futebolista.
Terminou referindo que há todo um conjunto de fatores que levaram Rúben Amorim a ter o sucesso que tem hoje, "O que o torna especial é um pouco de tudo: organização, competência, ter boas condições de trabalho e ter muito bons jogadores". Assim, admite que o caminho traçado, recheado com bons resultados, deram confiança ao treinador verde e branco para colocar em cima da mesa o rumo à Premier League.
O mister Rúben Amorim, que a qualquer momento pode passar a pasta no Sporting, chegou ao emblema em março de 2020, oriundo do Braga, com os leões a pagarem 10 milhões de euros. Desde então, o técnico regista 228 encontros e conquistou cinco títulos: dois Campeonatos Nacionais (2020/21 e 2023/24), uma Supertaça Cândido de Oliveira (2021/22) e duas Taças da Liga (2020/21 e 2021/22).
João Pereira irá substituir Amorim. Confira a opinião do técnico sobre o antigo lateral:
SAD verde e branca definiu como prioridade a manutenção dos seus principais ativos e há já se sabe quem são os próximos com novos contratos
05 Fev 2026 | 10:33 |
Com os processos considerados mais urgentes resolvidos no Sporting - Francisco Trincão, Pedro Gonçalves, Gonçalo Inácio, Ousmane Diomande e João Simões -, Frederico Varandas centra agora atenções noutros dossiês, nomeadamente Maxi Araújo e Rui Borges.
O internacional uruguaio, de 25 anos, chegou ao Sporting na temporada passada e rapidamente se afirmou junto dos adeptos, despertando também o interesse de clubes europeus. Embora tenha contrato válido até junho de 2029, a administração pretende rever o seu vencimento. A cláusula de rescisão, fixada nos 80 milhões de euros, deverá manter-se inalterada.
Em paralelo, está também em análise a situação de Rui Borges, cujo contrato termina em junho de 2027. O treinador já foi abordado pela liderança leonina com vista a uma eventual continuidade para além dessa data. Publicamente, o técnico afirmou “estar muito feliz no Sporting”, deixando em aberto a possibilidade de um novo prolongamento contratual.
Desde o início da temporada que a SAD definiu como prioridade a manutenção dos seus principais ativos, uma estratégia que tem permitido preservar a base da equipa bicampeã e, simultaneamente, reforçar a estabilidade financeira através de cláusulas de rescisão elevadas. No caso de Francisco Trincão, a cláusula mantém-se nos 60 milhões de euros, um valor significativo para um jogador de 26 anos que atravessa um dos melhores momentos da carreira.
Vale lembrar que a renovação do extremo demorou a concretizar-se, mas acabou por ser concluída. O internacional português prolongou o vínculo com o Sporting até junho de 2030, após um processo negocial longo que terminou com entendimento entre as duas partes. O jogador tem vindo a afirmar-se em Alvalade, atingiu a convocatória da Seleção Nacional e o Clube assegura a continuidade de um dos elementos considerados estruturais no plantel.
Nesta quarta-feira, em partida a contar para os 'oitavos' da prova francesa, antigo leão abre caminho ao emblema treinado por Paulo Fonseca
05 Fev 2026 | 10:24 |
Envolvidos no melhor ciclo de vitórias desde 2006/07, o Lyon chegou ao 11.º triunfo seguido em todas as provas. Endrick e Afonso Moreira voltaram a ser decisivos e ajudaram o clube, treinado por Paulo Fonseca, a derrotar o Laval, da segunda divisão, por 2-0, seguindo para os quartos de final da Taça de França.
Apesar do claro favoritismo frente ao penúltimo classificado da segunda divisão gaulesa, o Lyon teve algumas dificuldades e só desbloqueou o marcador na segunda parte, aos 80'. No primeiro tempo, através de contra-ataques, Camara (10' e 30') criou bastante perigo e valeu Descamps a evitar males maiores para a equipa de Paulo Fonseca. Aos 33', a primeira grande oportunidade do Lyon esteve nos pés de Merah, que atirou ao ferro depois de uma oferta da defesa do Laval.
Na segunda parte, aos 80', o Lyon desbloqueou o marcador graças a Endrick, que tem ganho nova vida em França, depois de uma primeira metade da temporada sem muitas oportunidades no Real Madrid. O avançado brasileiro antecipou-se à defesa com um toque subtil e, à entrada da área, atirou um remate potente que não deu hipóteses ao guarda-redes Hautbois.
Já no período de compensação, Afonso Moreira, lançado no decorrer do encontro, sentenciou o resultado final em 2-0. O ex Sporting deu nova vida a um lance de ataque que parecia perdido e rematou de pé direito para o fundo das redes. A bola ainda bateu no guarda-redes do Laval antes de entrar.
Esta temporada, com a camisola do Lyon, Afonso Moreira - avaliado em 5 milhões de euros - disputou 27 jogos: 18 na Ligue 1, seis na Liga Europa e três na Taça de França. Nos seus 1.460 minutos de utilização, o jogador apontou seis golos e fez oito assistências.
Confira o golo:
Jogador continua em Londres após ter sido sujeito a intervenção cirúrgica realizada a uma fratura no quinto metatarso do pé direito
05 Fev 2026 | 10:11 |
Geovany Quenda continua em Londres, onde prossegue a recuperação de uma intervenção cirúrgica realizada a uma fratura no quinto metatarso do pé direito, tendo esta quarta-feira, 4 de fevereiro, recorrido às redes sociais para mostrar a evolução do processo.
O extremo, de 18 anos, que não compete desde o dérbi frente ao Benfica, a 5 de dezembro de 2025, encontro em que foi suplente utilizado pelo Sporting, partilhou imagens a utilizar uma passadeira anti-gravidade, equipamento que reduz o peso corporal e permite a realização de exercícios de corrida com menor impacto sobre articulações e músculos.
Na presente temporada, o jogador encontra-se em Alvalade por empréstimo do Chelsea, mas, ao abrigo de um acordo entre os dois clubes, deslocou-se a Inglaterra para realizar a recuperação, utilizando as infraestruturas de Stamford Bridge. Tudo indica que poderá regressar à competição durante o mês de março.
De resto, um estudo recente do CIES (Observatório do Futebol) destacou os talentos jovens mais promissores nascidos em 2006 ou depois que jogam fora das cinco grandes ligas europeias. Entre os nomes melhor cotados está o do pupilo de Rui Borges, que integra o top-5 desta lista de “wonderkids” (Saiba mais AQUI).
Na presente temporada desportiva, com a camisola do Sporting, Geovany Quenda - avaliado em 45 milhões de euros - participou em 22 partidas dos leões. Nos 1.271 minutos em campo, o prodígio do Clube de Alvalade soma já cinco golos e oito assistências.