
Futebol
Craque de Ruben Amorim diz-se "chocado" pelo tratamento dado a dispensados do Manchester United
07 Set 2025 | 11:00
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
07 Set 2025 | 13:12 |
A quebra de rendimento de Geovany Quenda não é motivo para desespero, avisa Fábio Roque. O técnico português orientou o craque verde e branco na equipa de sub-15 do Clube de Alvalade, e concedeu uma entrevista ao jornal O Jogo, onde falou do facto do jogador ter perdido a titularidade esta temporada, para Geny Catamo - que está prestes a receber boas notícias dos leões.
Fábio Roque sobre Quenda: "Temos de lembrar-nos que não deixa de ser um miúdo de 18 anos"
"Temos de lembrar-nos que não deixa de ser um miúdo de 18 anos. Pensarmos que estará sempre no patamar mais alto é errado. Nem os jogadores mais experientes conseguem, quanto mais um jovem da sua idade (...) Trata-se de um processo natural no futebol profissional. Os jogadores passam sempre por estas fases. Além disso, pode ainda estar num processo de adaptação ao novo sistema implementado por Rui Borges. O treinador também deverá considerar que nesta altura o Geny Catamo está melhor, está a ter mais rendimento", começou por explicar Fábio Roque, acerca do momento de Quenda.
O antigo treinador do Sporting prosseguiu, com uma comparação interessante: "Acham que o Yamal está a ter o mesmo rendimento que teve na época passada? Eu acho que não. Portanto, parece-me que não há sinal de alarme em relação ao Geovany Quenda. Todas estas fases fazem parte do processo".
"A sua cabeça continua no Sporting, acredito. E se os dirigentes do Sporting entenderam que ele deveria ficar foi porque sabem que esse tipo de coisas não mexem com o jogador", atirou de seguida, comentando o negócio que levou Quenda a assinar pelo Chelsea, no decorrer da última temporada 2024/25.
Para terminar, voltou a falar sobre esse tema: "Ao mesmo tempo, estão convictos de que continua a ter capacidade para crescer e a ajudar a equipa. Julgo que é uma questão de tempo até voltar aos níveis evidenciados na última época. No final da temporada passada também já não apresentava os níveis anteriores. Faz parte do processo de crescimento, como referi".
Médio nipónico esteve perto de abandonar Alvalade esta temporada, mas acabou por permanecer no Clube verde e branco, apesar de terminar contrato em breve
07 Set 2025 | 13:06 |
A lesão de Hidemasa Morita permitiu a Kochorashvili saltar, finalmente, para o onze titular do Sporting. O médio georgiano chegou a Alvalade na janela de transferências, proveniente do Levante, mas vinha estando tapado pelo nipónico, que sofreu, recentemente, com alguns problemas musculares.
Chegado a Alvalade, Kochorashvili não ganhou logo estatuto de titular: o georgiano viu Hidemasa Morita assumir esse papel no início da temporada, o nipónico que é, assumidamente, um dos jogadores favoritos de Rui Borges no plantel do Sporting que o técnico tem á disposição.
No entanto, Hidemasa Morita sofreu com alguns problemas musculares, tal como tinha acontecido na época passada, e quem agradeceu foi Kochorashvili. O georgiano rendeu o nipónico, foi mesmo titular no primeiro clássico do ano, frente ao Porto, e deu boa conta de si. Entretanto, manteve o bom momento com nova titularidade pela sua seleção.
Perante este cenário, Rui Borges tem uma decisão difícil de tomar em relação à próxima partida do Sporting, frente ao Famalicão. Morita poderá ser opção, caso recupere totalmente e esteja pronto para a intensidade da partida. No entanto, isso não lhe garante a titularidade, uma vez que Kochorashvili fez por merecer, no mínimo, ser considerado pelo treinador verde e branco.
Ambos os médio-centro acalentam esperanças de começar de início frente ao Famalicão, e nesse campo, o plano físico vai ter uma importância de maior - aí, Kochorashvili parece ter, até ao momento, mais sorte que Morita, uma vez que foi vítima de uma entrada duríssima no último jogo da sua seleção, que valeu cartão vermelho ao jogador adversário, mas não sofreu qualquer problema devido a essa falta e pode continuar no encontro sem quaisquer implicações.
Apesar de ter brilhado no jogo ao serviço da equipa das quinas, um elemento importante para Rui Borges foi substituído com muitas queixas
07 Set 2025 | 12:59 |
Luís Freire foi obrigado a substituir Geovany Quenda no jogo da Seleção portuguesa sub-21, mas está confirmado que o craque do Sporting não contraiu nenhum problema grave durante a partida frente ao Azerbeijão. Apesar de ter perdido a titularidade esta temporada, o jovem extremo continua a provar-se muito importante para o plantel verde e branco.
Ao contrário do que tem acontecido no Sporting, Geovany Quenda foi titular no encontro da Seleção Portuguesa sub-21, frente ao Azerbeijão, que terminou com goleada da equipa das quinas por 5-0 no final dos 90 minutos, na 2.ª jornada do Grupo B da fase de qualificação para o Europeu da categoria.
O extremo verde e branco até marcou um golo de belo efeito, depois de uma grande receção de bola na área adversária. No entanto, fez soar todos os alarmes - em especial, no Sporting - quando foi obrigado a sair, em claras dificuldades físicas, com destaque para a sua perna esquerda, que parecida debilitada.
Os responsáveis verdes e brancos temeram o pior, até por causa da onda de lesões que se sentiu em Alvalade na última temporada. No entanto, rapidamente as dúvidas foram esclarecidas: a situação de Geovany Quenda não é para alarmes, sendo que se tratarão apenas de algumas dores musculares, também devido a estarmos no arranque da temporada.
De facto, esse Portugal - Azerbeijão não só foi a primeira vez que Geovany Quenda disputou tantos minutos, como foi também a sua estreia a titular em 2025/26. Relembrar que, no Sporting, o extremo português parece ter perdido o lugar no onze inicial para Geny Catamo, que tem sido o escolhido de Rui Borges para o lado direito do ataque verde e branco.
Confira, aqui, os melhores momentos de Quenda em 2024/25:
Jogador que foi importante na última campanha dos leões, em 2024/25, está a perder cada vez mais espaço no plantel do treinador português
07 Set 2025 | 12:55 |
Depois de perder o lugar no onze titular de Rui Borges, Eduardo Quaresma mantém-se totalmente focado no objetivo de reconquistar o espaço perdido no plantel verde e branco. O central formado em Alvalade foi um dos elementos cruciais para a conquista do bicampeonato, mas não vive o momento mais fácil no conjunto leonino.
Isto porque, depois de acabar a última época a titular - e com direito a golo especial (e muito importante), nos últimos minutos da partida da 32ª jornada, frente ao Gil Vicente - Eduardo Quaresma tem vindo a perder espaço nas escolhas de Rui Borges no conjunto verde e branco.
E a verdade é que, até ao momento, soma zero minutos em partidas oficiais em 2025/26. O defesa-central formado na Academia Cristiano Ronaldo não foi lançado, nem do banco, nem a titular, em nenhuma das cinco partidas disputadas pelos leões até ao momento, nesta temporada.
Eduardo Quaresma parece ter sido remetido, por Rui Borges, para a posição de quarto central na hierarquia do Sporting. A titulares começaram Diomande e Inácio, sendo que o primeiro foi substituído por Debast quando se lesionou, que a partir desse momento assumiu a titularidade. Esta situação, no entanto, não trava Eduardo Quaresma de manter o mesmo foco que já demonstrou no passado,.
O jornal Record avança mesmo que Eduardo Quaresma só pensa em dar a volta ao texto, até porque não é a primeira vez que começa mal e acaba bem. Quem parece concordar com o central é o próprio Rui Borges, que já afirmou que o jovem de 23 anos "merecia ser titular" até porque "tem trabalhado excecionalmente bem".
Confira o golo de Eduardo Quaresma frente ao Gil Vicente, na última temporada: