
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
Dias Ferreira não tem dúvidas. Só Roger Schmidt é que não viu a grande penalidade de António Silva sobre Paulinho. Num artigo de opinião no jornal ‘A Bola’, o antigo candidato à presidência do Sporting defendeu, ainda, Ugarte, considerando que o médio leonino fez um jogo extraordinário.
“Em relação ao penálti, ninguém tem dúvidas … a não ser o treinador do Benfica”, começou por dizer Dias Ferreira, acrescentando que “o tempo que o árbitro demorou no VAR só o vejo como forma de ter a certeza do que não viu antes”.
“E o que eu vi também, gostando muito, foi um grande Ugarte, a jogar o jogo todo com uma intensidade muito grande, ao nível dos jogos do campeonato inglês, um jogador com uma notável capacidade de luta e de trabalho – e de trabalho sempre bem feito”, defendeu Dias Ferreira.
“O Sporting já tem jogado melhor, obviamente, mas, em função da necessidade de ganhar, talvez não tenha tido a mesma tranquilidade. Em todo o caso, não fez mau jogo. Que teve momentos melhores que o Benfica, é verdade – e merecia resultado melhor, já não diria. Aliás, diria que o placard espelhou o que se passou no campo, com uma arbitragem sem grandes casos”, finalizou o advogado.
Especialista acredita que leões foram prejudicados e garante que responsáveis do Clube de Alvalade têm de tomar medidas com urgência
|
O dérbi entre Benfica e Sporting continua a dar que falar. Ricardo Esgaio foi castigado com dois jogos após o confronto com Nicolás Otamendi e a polémica instalou-se. No programa Record na Hora, Vítor Pinto não poupou críticas à decisão do Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol e acusou o árbitro João Pinheiro de erro grave.
“Esta ação disciplinar de João Pinheiro está errada. O jogador que pegado com outro lhe diz: ‘Chupa, ca*****'’, isso pode ser motivo para cartão amarelo? Admito, talvez. Se ele dissesse que o jogador teve uma entrada intempestiva, teve uma atitude violenta? Era mentira porque as imagens desmentem. Esta decisão é errada, o Sporting tem de recorrer", afirmou o subdiretor do Record.
Pedro Sousa tentou contrariar a opinião, mas Vítor Pinto insistiu de forma exaltada e convicta: “Está errada. Cartão amarelo no máximo. Não faltou respeito ao árbitro. Um jogador picado com outro dizer uma coisa destas, peço imensa desculpa, mas a expressão ‘ca*****’ é quase uma vírgula no Norte. Portanto é perfeitamente normal ser dita com algum critério largo.”
“Ainda por cima ‘chupa’, que não é uma expressão elegante, mas eu não consigo perceber. Se vamos entrar neste princípio, também o senhor Cláudio Pereira nos Açores deu ao Harder. Estamos a entrar numa situação que é de loucos. Só falta agora o Sporting recorrer e o João Pinheiro em vez de pedir desculpa como pediu no lance do Diomande com o Fábio Pereira no Estádio do Dragão, ainda vem dizer que o ‘Chupa trabalho’ é vermelho direto", atirou.
“Porque a partir de agora, e eu tenho que bater na mesa. A partir de agora quando começarmos a ver os lábios a mexer e vemos aquilo que é dito pelos jogadores muitas vezes aos árbitros, vamos começar a tomar nota. Se é este o critério, é "Lei Esgaio" a partir de agora. Vemos muitas vezes jogadores a dizerem isso ao árbitro e a não serem expulsos. E os árbitros entendem em situação desde que não seja no enquadramento de desrespeito, entendem que tem a ver com a emoção do futebol e sabem enquadrar as coisas. E o Sporting deve recorrer até por uma questão de princípio tal como fez com Conrad Harder", terminou.
Recorde-se que, para além da expulsão de Esgaio, o dérbi ficou ainda marcado pela invasão de um adepto ao relvado logo após o apito final. O adepto confrontou a equipa de arbitragem, num episódio que agravou ainda mais a tensão vivida no relvado da Luz e que promete arrastar esta polémica até ao fim da temporada.
Confira aqui o momento:
Presidente da Câmara Municipal de Lisboa estabeleceu regras especiais para o próximo sábado, dia 18 de maio, a partir das 13h00
|
Carlos Moedas, presidente da Câmara Municipal de Lisboa, ordenou que todos os estabelecimentos de venda ao público junto do Estádio José Alvalade encerrem a partir das 13h00 do próximo sábado, 18 de maio, dia em que o Sporting recebe o Vitória de Guimarães na jornada 34 do campeonato - saiba tudo o que disse Rui Borges.
"Considerando a solicitação do Comando Metropolitano de Lisboa da Polícia de Segurança Pública, recebida dia 15/05/2025, por correio eletrónico, relativa à realização do Jogo SCP-VSC no Estádio José Alvalade + Festejos do Campeão - Despacho de Restrição, no sentido de restringir o horário funcionamento de diversos estabelecimentos comerciais localizados na envolvente", lê-se, em comunicado que foi entregue aos estabelecimentos afetados.
A CML e a PSP alegam "questões de segurança ao abrigo do disposto no artigo 12°, n.° 1 e n.° 2 do Regulamento de Horários de Funcionamento dos Estabelecimentos de Venda ao Público e de Prestação de Serviços no Concelho de Lisboa", passando, de seguida, a enumerar os estabelecimentos afetados.
Alvalade Plaza, Centro Comercial Stromp, Bago de arroz, Greenland, Tipe Tope, Cantinho do Sá, Pastelaria Ti Margarida, Supermercado Trust, Restaurante Alameda, Indian / O Magriço, Minimercado - Cherry Angel, O Difícil, Cervejaria Belmar, Café Lelena, Sua Cafetaria e Supermercado, Pastelaria Dourado, Pastelaria Sol do Lumiar, terão de fechar à hora mencionada.
Caso os estabelecimentos afetados colocassem uma providência cautelar, a mesma não surtiria efeito, uma vez que os Tribunais Civis não iriam decidir em tempo útil. Até agora, o Sporting ainda não se pronunciou sobre a situação, que deixa os adeptos e proprietários bastante revoltados.
Rui Borges fará alterações na equipa titular que vai enfrentar emblema minhoto, naquele que será o último encontro da Liga Portugal Betclic
|
Rui Silva; Eduardo Quaresma, Ousmane Diomande e Gonçalo Inácio; Geny Catamo, Zeno Debast, Hidemasa Morita e Maxi Araújo; Francisco Trincão, Pedro Gonçalves e Viktor Gyokeres. Este deverá, à partida, ser o onze inicial do Sporting de Rui Borges diante do Vitória de Guimarães.
Rui Silva mantém-se dono e senhor da baliza verde e branca, como tem sido desde que chegou a Alvalade. A defesa não terá mexidas, com Eduardo Quaresma na direita e Gonçalo Inácio na esquerda, com Ousmane Diomande ao centro, comandando a linha.
No miolo, Zeno Debast faz dupla com Hidemasa Morita, visto que Morten Hjulmand está suspenso. Geny Catamo ocupa a ala-direita, com Maxi Araújo no corredor contrário. No ataque, Pedro Gonçalves, Francisco Trincão e Viktor Gyokeres formam o trio habitual.
O Sporting volta a entrar em campo no próximo sábado, dia 18 de maio, frente ao Vitória de Guimarães, em jogo válido para a 34.ª jornada da Liga Portugal Betclic. O duelo diante da turma de Luís Freire tem pontapé de saída marcado para as 18h00, no Estádio José Alvalade e decide o título.
Por esta altura, o plantel verde e branco é primeiro classificado do Campeonato Nacional - veja AQUI a tabela completa da prova - , com 79 pontos, os mesmos do rival. Porto (68) e Braga (65) fecham o pódio e os lugares de acesso às competições europeias na próxima temporada.