Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
SeguirFutebol
|
0Gustavo Sá está na mira do Sporting e é um dos objetivos dos leões para a próxima época. Rúben Amorim é um apreciador das qualidades do médio internacional sub-21 do Famalicão, sabe o Leonino, que pondera avançar com uma proposta nas próximas semanas.
Miguel Ribeiro, presidente da SAD do emblema minhoto, deixou recentemente um aviso aos possíveis interessados no jogador, dizendo que só vende o atleta pela cláusula de rescisão de 50 milhões de euros, contudo, ao que o nosso Jornal apurou, valores entre os 12 e 15 milhões podem ser suficientes para chegar a um acordo entre as partes, ainda que os leões equacionem avançar para uma possível transferências noutros moldes.
As boas relações entre os dois emblemas são conhecidas, recordando os negócios da compra de parte das percentagens dos passes de Pedro Gonçalves e Manuel Ugarte - numa primeira fase - cenário que pode voltar a ser replicado pelos clubes, desta vez, por Gustavo Sá.
De resto, o futebolista deixou rasgados elogios à turma leonina, após a derrota dos famalicenses na jornada 20 (em atraso) da Liga Portugal Betclic: "Não há vitórias morais, estivemos sempre dentro do jogo contra uma equipa com a qualidade do Sporting, acho que é a melhor equipa do campeonato e ninguém tem dúvidas disso", disse o futebolista aos microfones da Sport TV, após o desaire por 1-0. Com contrato até junho de 2027, Gustavo Sá leva nesta temporada três golos e cinco assistências em 29 jogos e tem um valor de mercado de seis milhões de euros.
Neste momento, o Sporting segue na liderança da Liga Portugal Betclic, com 84 pontos em 32 encontros (27 triunfos, três empates e duas derrotas). O Benfica está no segundo posto com 76 pontos, a oito pontos dos leões. O Porto segue no terceiro posto com 66. Já o Famalicão ocupa o oitavo lugar com 39 pontos.
Leões e culés são dois dos pontos em atenção do futebol mundial num dos mais importantes campos de um Clube e é algo que se tem notado esta temporada
|
0O Sporting tem, nos últimos anos, sido destaque pelos jogadores que tem formado na sua Academia, em Alcochete. No último jogo dos leões, começaram de início dois jovens de apenas 17 anos - nascidos em 2007 - João Simões e Geovany Quenda. Alvalade não é caso único, com o Barcelona a ser também uma referência.
Esta não foi, de resto, a primeira vez que dois jovens de 17 anos estiveram simultaneamente em campo durante o reinado de Frederico Varandas como Presidente dos leões: num Sporting - Paços (3-0, na jornada 14 da Liga), Ruben Amorim terminou o jogo com Dário Essugo e Rodrigo Ribeiro na partida, ainda que nenhum dos dois tenha acabado por ter grande continuidade na equipa.
Um exemplo semelhante ao de Alvalade acontece na Catalunha: o Barcelona tem marcada, na sua história, a influência da sua Academia, e os tempos que correm não são exceção - Pau Cubarsí e Lamine Yamal são outros dois jovens da geração de 2007 que já ganharam lugar no plantel de Hans Flick, e que vão brilhando com o clube que os formou.
No Sporting, foi Ruben Amorim o treinador a liderar esta tendência que, tal como no Barcelona, não deixou de ter as suas causas no estado financeiro do Clube. O agora treinador do Manchester United estreou, no Sporting, Essugo com 16 anos e 6 dias, e Rodrigo Ribeiro com 16 anos e 10 meses. Antes disso, teríamos de recuar a 1999 para encontrar um jogador tão jovem a estrear-se na equipa principal dos leões: Santamaria, utilizado por Mirko Jozic num 5-0 à Académica.
Abaixo dos 18 anos, o lote aumenta: Joelson (estreou-se com 17 anos e 4 meses, em 2020), Cristiano Ronaldo (foi lançado com 17 anos e 6 meses, em 2002) ou mesmo Quaresma, que apareceu na equipa principal a dois meses de completar a maioridade (17 anos e 10 meses). De resto, desde a chegada de Frederico Varandas, a aposta nos jovens da formação tem sido clara, podendo apontar-se para os exemplos de Nuno Mendes, Gonçalo Inácio ou Eduardo Quaresma.
Mais recentes declarações do jogador do Benfica sobre os verdes e brancos têm dado que falar entre os adeptos de ambos os clubes
|
0Em entrevista exclusiva à DSports Radio, o internacional argentino que atua pelo Benfica, Ángel Di María, comentou como têm sido os últimos anos da sua carreira e abordou a forte competitividade entre os encarnados e o Sporting, tendo acabado por deixar uma dica aos verdes e brancos sobre o momento atual.
"Os últimos dois ou três anos são dos que estou a desfrutar mais. Estou contente, as coisas estão a sair bem", começou por assegurar, em declarações, o jogador que foi campeão do mundo pela seleção nacional da Argentina.
No entanto, não esconde: "O último ano foi muito difícil, o Sporting esteve afinado e este ano as coisas estão muito diferentes", e acrescenta, "estou contente porque as coisas estão a acontecer, o bom jogo está a aparecer por ele e isso deixa-me tranquilo. Nos últimos dois, três anos estou a sentir-me muito melhor".
"Quando era um dos mais jovens a pressão era maior em tudo e hoje sinto-me melhor, disfruto do treino. Acredito que será porque me faltam poucos anos de carreira e quero aproveitar melhor. Porque a exigência, o querer ganhar e levantar troféus não muda", garante, por fim.
Entre os encontros mais aguardados da temporada 2024/25 pelos adeptos do Sporting destaca-se o eterno dérbi frente ao Benfica. Agendado para domingo, 29 de dezembro, às 20h30, o duelo terá como palco o Estádio José Alvalade. Contudo, os leões enfrentam algumas baixas importantes, que seriam peças-chave para este embate decisivo.
Treinador português tem sido um dos nomes mais falados para suceder a João Pereira no comando técnico dos verdes e brancos
|
0Artur Jorge confirmou ter recebido uma proposta de equipa em Portugal, numa altura em que tem sido colocado no radar do Sporting para substituir João Pereira ao comando da plantel dos verdes e brancos. Aquando da sua condecoração por Marcelo Rebelo de Sousa, o treinador abordou a questão.
"Tivemos, sim, uma abordagem de Portugal para perceber qual era o ponto de situação. O meu empresário tem sido o principal responsável por fazer uma triagem de forma a perceber quais as situações mais viáveis, para equilibrar o nosso desejo, a nossa vontade, e o poder desfrutar", começou por dizer aos jornalistas presentes.
Ainda assim, o técnico português não quis revelar se a abordagem chegou do Clube de Alvalade: "O meu futuro é Botafogo, mas tudo pode acontecer. Não posso dizer se o contacto da equipa portuguesa foi da parte do Sporting. Houve contactos de alguns clubes, inclusive do Qatar", sublinhou de seguida.
No entanto, apesar de garantir que o seu futuro continua a passar pelo Brasil, Artur Jorge garantiu que apenas os três grandes o fariam regressar ao seu país: "Treinar Porto, Benfica ou Sporting? Seria a partir daí que poderia ponderar voltar a Portugal. De outra forma, não", vincou.
Por seu turno, o Sporting volta a entrar em campo esta quarta-feira, dia 18 de dezembro, frente aos açorianos do Santa Clara, em jogo relativo aos oitavos-de-final da Taça de Portugal. O encontro diante da turma liderada por Vasco Matos jogar-se-á às 20h45, no Estádio José Alvalade.