Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Clube

GANHAR NÃO É TUDO…

… Mas querer ganhar é!, ou como as palavras de Vince Lombardi (falecido há 50 anos) deviam ser lembradas todos os dias numa organização desportiva

Leonino - Onde o Sporting é notícia
Leonino - Onde o Sporting é notícia

29 Jun 2020 | 15:11 |

Icon Comentário0

“Ganhar não é tudo, mas querer ganhar é!” A frase não é minha, mas sim de Vince Lombardi (falecido em 1970), alguém que continua aos dias de hoje no Top 5 dos treinadores mais titulados da história da NFL (ou futebol americano, como por cá se diz), com quatro campeonatos ganhos (dois já na fórmula Super Bowl) ao serviço dos Green Bay Packers na década de 1960. O respeito e admiração que ganhou junto da organização foram tais que imediatamente após a sua morte a NFL decidiu que o vencedor do Super Bowl levantaria o Troféu Vince Lombardi.


Ao longo dos anos, muitos treinadores, administradores de empresas ou técnicos motivacionais utilizaram frases de Lombardi (há vários livros que são apenas compilações de expressões que ele usava nas palestras aos seus jogadores), não raras vezes sem creditarem o autor das mesmas. Lembro-me particularmente bem de Carlos Queiroz, como treinador do Sporting, recorrer a uma das frases mais emblemáticas deste norte-americano, fazendo-a passar como pensamento próprio, aquela em que, colocando um ar intelectualmente superior, o professor dizia: “o único local onde o sucesso vem antes do trabalho é no dicionário”. Esta semana lembrei-me de vos falar de Vince Lombardi por três razões que se podem ligar de alguma maneira ao Sporting:


1 – A EXIGÊNCIA. Não sei se têm seguido a iniciativa ‘Sporting Com Rumo’. Eu segui com atenção três sessões e confesso que me desinteressei rapidamente por aquela em que se falava dos Estatutos e nem me apetece explicar porquê (talvez mais tarde). Nos dias em que se abordou a governação e as finanças, não faltaram convidados a revelar uma confrangedora falta de conhecimentos (Jorge Coelho, por exemplo, até o assumiu) sobre o que é e como é a atividade do Sporting, em particular, ou do futebol, em geral. De tal forma que as intervenções de Carlos Vieira acabaram por se centrar numa espécie de aula, de maneira a que os presentes pudessem ter uma ideia da realidade em vez de falar de soluções que não o eram, para problemas que não existiam daquela forma. Bom, mas no geral houve demasiados convidados a menosprezar a exigência, no sentido de defender ‘projetos sólidos’ (isso existe na prática ou é só uma teoria?) que pudessem levar a equipa a ganhar títulos dentro de alguns anos. Devo aqui sublinhar a forma correta como Samuel Almeida contrariou esta visão, explicando o óbvio: sem vitórias dá-se a desmobilização e com esta surge a quebra de receitas. Esta foi, portanto, uma das razões que me levou falar-vos aqui de duas frases de Vince Lombardi. Porque ambas remetem para a exigência que tem de existir diária e sistematicamente numa organização desportiva com ambições. Já conhecem a primeira. A segunda frase, numa tradução livre, diz isto: “Vencer não é algo que se queira de forma esporádica, mas sim de forma permanente. Não podes vencer uma vez por outra como não fazes as coisas certas uma vez por outra. Tens de fazer sempre as coisas bem, porque ganhar é um hábito, mas infelizmente perder também o é.” Ora, 18 anos sem um campeonato ganho torna o perder num hábito. E isso só se contraria com exigência, com a tal ideia de que “querer ganhar é tudo”. Enquanto o Sporting tiver uma franja alargada de Sócios e adeptos que não considere normal a exigência do título ano após ano, o que se instala é o hábito de perder. Como uma vez já aqui escrevi, e esta frase não é citação de ninguém: prefiro sentir-me frustrado por perder um campeonato, sabendo que lutei por ele, do que aceitar como bom e festejar um lugar de acesso à Liga dos Campeões.


2 – IDENTIDADE DO CLUBE. Vince Lombardi ajudou igualmente a construir a identidade dos Green Bay Packers na década de 1960. A região onde está inserida a equipa é a capital mundial do queijo cheddar (aquele que se encontra em qualquer cheeseburguer), significando isto que não faltam multimilionários em Green Bay. E no entanto os Packers são a única equipa da NFL que não se encontra nas mãos de um magnata, ou seja, não tem um proprietário. Os fãs da equipa nunca permitiram que a mesma fosse vendida e dessa forma são os mais de 360 mil sócios que contribuem com uma quota anual, mais a aquisição do bilhete de época, para manter os Packers num nível competitivo elevadíssimo (só há quatro organizações mais tituladas, num universo fechado de 36 participantes), com presença em 13 playoffs só neste século, objetivo que separa o sucesso do insucesso, em qualquer desporto coletivo nos Estados Unidos. ‘Traduzindo’ para o futebol europeu, é a tal história mal contada de os clubes de proprietários estarem destinados ao êxito, por oposição aos de opção associativa que não terão qualquer hipótese.

3 – O VOTO DE PROTESTO. Na iniciativa ‘Sporting Com Rumo’ ouvi igualmente várias vezes que ‘a SAD terá de contar com uma gestão muito profissional, que não dependa da bola que não entra’. Bom, o futebol não é propriamente um produto final como uma bolacha (ou qualquer outro bem de linha de montagem). Não se produz com uma receita sempre igual, nem tem um processo mecanizado com margem de erro muito baixa. É precisamente o contrário. Logo, por mais competente e profissional que seja uma administração, uma estrutura ou uma equipa técnica, o ‘momento Bryan Ruiz’, aquele em que o jogador chuta por cima da baliza uma bola a dois metros da linha de golo sem guarda-redes pela frente, pode sempre acontecer. Em rigor, acontece todas as épocas, daquela forma ou de outra mais ou menos semelhante. E esse momento tanto pode definir uma época em termos desportivos e financeiros, se surgir num campeonato muito apertado, como pode não ter consequência de maior. Mas no essencial o futebol (como vários outros desportos coletivos) é isso: a soma de inúmeros fatores aleatórios e incontroláveis. O papel de uma administração é determinante, como o é o da estrutura e da equipa técnica, para tentar minimizar o custo do erro. Mas no final nem a junção dos mais competentes de todas as áreas garante apenas triunfos. Um mau resultado surgirá num domingo qualquer (ou outro dia da semana). Saber lidar com essa realidade é o que faz a diferença. Para muitos Sócios ou adeptos, o mau resultado tem sempre um (ou mais) culpado. Porque vivem o jogo apenas com paixão. E quando os maus resultados se sucedem não vale a pena o dirigente apelar à razão. Na semana passada os sócios do Benfica chumbaram o orçamento para 20/21, e eles próprios sabiam que daí não sairia qualquer consequência para a gestão do clube. Mas mesmo assim foram mais os que votaram contra, para ‘dizer’ a Luís Filipe Vieira que estavam descontentes com os resultados da equipa de futebol (que é da SAD e não do clube…). No Sporting, os últimos Relatórios e Contas não foram chumbadas por ‘meia dúzia’ de votos. Por muito boa que seja uma gestão em termos de resultados financeiros, no final do dia o Sócio e o adepto querem é ver resultados desportivos, porque para eles o “querer ganhar é tudo”. Uma administração que falhe na gestão destas expetativas, colocando o lado financeiro à frente do desportivo, arrisca-se a não ter ‘vida longa’ à frente de uma equipa cujo objectivo principal passe pela conquista de troféus.



Clube

Salgado Zenha detalha financiamento de 225 milhões de euros no Sporting

Na última segunda-feira, vice-presidente do Clube de Alvalade partilhou mensagem sobre operação, liderada pelo mercado norte-americano

Francisco Salgado Zenha, vice-presidente do Sporting, recorreu ao Linkedin para deixar uma mensagem de destaque
Francisco Salgado Zenha, vice-presidente do Sporting, recorreu ao Linkedin para deixar uma mensagem de destaque

28 Out 2025 | 07:57 |

Icon Comentário0

Na última segunda-feira, dia 27 de outubro, Francisco Salgado Zenha recorreu à rede social Linkedin com o objetivo de destacar a emissão de obrigações de 225 milhões de euros no Sporting, para investimento no Estádio José Alvalade. O vice-Presidente dos verdes e brancos alertou que, há uns anos, o Clube "vivia um momento de fragilidade financeira", mas que agora "dá um passo histórico no caminho da solidez e da ambição".


"Através da Sporting Entertainment S. A., o Clube concluiu com sucesso uma emissão de obrigações de €225 milhões, com prazo de 28 anos e uma taxa fixa de 5,75%. A operação foi liderada pelo mercado norte-americano, cuja procura — 8,5 vezes superior à oferta, atingindo cerca de €2 mil milhões — demonstra a confiança de investidores internacionais com um histórico profundo no setor de sports entertainment", pode ler-se.


O Sporting volta a entrar em campo já na terça-feira, dia 28 de outubro, frente ao Alverca. O encontro, a contar para os quartos-de-final da Taça da Liga, diante da turma liderada por Custódio, jogar-se-á no Estádio José Alvalade, pelas 20h30.


Confira a mensagem na íntegra:

Há apenas alguns anos, o Sporting Clube de Portugal vivia um momento de fragilidade financeira. Hoje, dá um passo histórico no caminho da solidez e da ambição.


Através da Sporting Entertainment S.A., o Clube concluiu com sucesso uma emissão de obrigações de €225 milhões, com prazo de 28 anos e uma taxa fixa de 5,75%.

A operação foi liderada pelo mercado norte-americano, cuja procura — 8,5 vezes superior à oferta, atingindo cerca de €2 mil milhões — demonstra a confiança de investidores internacionais com um histórico profundo no setor de sports entertainment.

Esta emissão obteve rating “investment grade” (BBB pela Morning Stars e BBB- pela Fitch Ratings, marcando o regresso daFitch Ratingsa emissões de clubes de futebol na Europa desde a operação do Real Madrid CF.

Para o Sporting Clube de Portugal, significa mais do que um selo financeiro — é o reconhecimento internacional de um projeto reconstruído sobre rigor, visão e credibilidade.

É a confirmação de que o Clube voltou a inspirar confiança e respeito no panorama global.

Mais do que uma operação, este é um marco estrutural: cria as bases para uma nova etapa de crescimento, permitindo ao Sporting Clube de Portugal acelerar o seu caminho para se afirmar como um hub global de entretenimento e lifestyle, onde o futebol é o centro, mas a experiência, a inovação e a emoção são o futuro.

Quero expressar o meu profundo agradecimento André Bernardo e à sua equipa — em especial à Teresa Muller e Sousa — pelo rigor e determinação ao longo de todo o processo.

Agradeço igualmente o enorme contributo do André Varela e Helena Morais Lima e as suas equipas, que foram incansáveis ao longo de todo o processo, e aos nossos parceiros estratégicos — J.P. Morgan, PLMJ e Legends Global, entre outros — cuja colaboração foi essencial para o sucesso desta transação.

Este momento marca uma nova era para o Sporting Clube de Portugal: a de uma instituição financeiramente sólida, globalmente respeitada e pronta para transformar a forma como vivemos o desporto e o entretenimento.

Porque quando se alia visão a execução, o impossível torna-se inevitável.

Confira algumas obras já realizadas:


Clube

Oficial! Sporting paga 69 milhões de euros para recuperar direitos televisivos

SAD dos verdes e brancos, liderada por Frederico Varandas, comunicou a transação na última quinta-feira, 23 de outubro, à CMVM

Sporting SAD anunciou ter procedido ao reembolso integral da operação de titularização “Lion Finance no. 2”
Sporting SAD anunciou ter procedido ao reembolso integral da operação de titularização “Lion Finance no. 2”

24 Out 2025 | 07:17 |

Icon Comentário0

A SAD do Sporting anunciou, na última quinta-feira, dia 23 de outubro, ter procedido ao reembolso integral da operação de titularização “Lion Finance no. 2”, num montante próximo dos 69 milhões de euros. Em comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), o clube explicou esta operação.


A mesma tem por base a cessão dos créditos dos direitos televisivos da NOS à Sagasta Finance, que foi concluída sem quaisquer encargos financeiros associados. Com esta liquidação, a Sporting SAD e a Sporting Comunicação e Plataformas readquirem a totalidade dos créditos do contrato com a NOS até ao final do mesmo.


“Na sequência da conclusão da operação de emissão de obrigações da Sporting Entertainment, S.A. (adiante Sporting Entertainment) realizada no dia 22 de outubro de 2025, informa-se que, na presente data, a operação de titularização de créditos denominada “Lion Finance no. 2”, assente na cessão de créditos emergentes do Contrato de Cessão de Direitos Televisivos da NOS Lusomundo Audiovisuais, S.A. (adiante Contrato NOS) à Sagasta Finance STC, S.A. (adiante Sagasta Finance) e na subsequente emissão de obrigações emitidas pela Sagasta Finance foi, por deliberação unânime dos obrigacionistas, reembolsada, integralmente, pelo montante de EUR 68.792.338,48”, lê-se no comunicado.


Vale lembrar, ainda, que esta operação está diretamente ligada à recente emissão obrigacionista de 225 milhões de euros por parte da Sporting Entertainment, destinada a financiar o projeto de modernização do Estádio José Alvalade e reforçar a estrutura financeira do grupo.

O emblema verde e branco volta a entrar em campo na próximo domingo, dia 26 de outubro, frente ao Tondela. O encontro, a contar para a nona jornada da Liga Portugal Betclic, diante da turma liderada por Ivo Vieira, jogar-se-á no Estádio João Cardoso, às 18h00.



Clube

Francisco Pedro Balsemão fala do Sporting na homenagem a Pinto Balsemão

Antiga figura política, e da comunicação social nacional faleceu recentemente. No discurso durante o funeral, o filho mencionou o Clube de Alvalade

Pinto Balsemão, figura política nacional faleceu recentemente. No discurso durante o funeral, Francisco Pedro Balsemão falou do Sporting
Pinto Balsemão, figura política nacional faleceu recentemente. No discurso durante o funeral, Francisco Pedro Balsemão falou do Sporting

23 Out 2025 | 15:49 |

Icon Comentário0

Francisco Pedro Balsemão fez questão de ressalvar que toda a família de Francisco Pinto Balsemão era adepta do Sporting. O filha da figura política nacional, que faleceu recentemente, fez um discurso de homenagem ao pai, esta quinta-feira, dia 23 de outubro, e não se esqueceu do Clube de Alvalade.


"Construiu uma família que tudo fará para continuar o seu legado”, constituída pelos 20 descendentes - entre filhos, netos e bisnetos - “todos Sportinguistas”. “Somos unidos, fortes, divertidos como ele quis", explicou, durante o seu discurso, Francisco Pedro Balsemão.


Relembrar que a notável figura política em Portugal - foi um dos fundadores do PSD - bem como uma personalidade forte no campo da comunicação social - criador do grupo Imprensa, que detém a SIC e o Expresso - morreu na passada terça-feira, 21 de outubro, com 88 anos de idade.


Entretanto, já foram várias as personalidades portugueses que deixaram o seu testemunho e a sua homenagem para com Francisco Pinto Balsemão. Entre muitas vozes, destacam-se as de Marcelo Rebelo de Sousa, Presidente da República, e Luís Montenegro, Primeiro Ministro português.

Francisco Pinto Balsemão era, de resto, adepto e sócio do Sporting Clube de Portugal, - que venceu ontem para a Liga dos Campeões - emblema que apoiava desde criança. Futebol, hóquei em patins, ténis ou golfe eram algumas das modalidades preferidas da personalidade nacional que nos deixou na última terça-feira, dia 21 de outubro.


Vídeo relacionado - Sporting vence o Marselha na UEFA Youth League:


envelope SUBSCREVER NEWSLETTER

envelopeSUBSCREVER NEWSLETTER


Oficial: Sporting confirma financiamento de 225 milhões de euros
Clube

Oficial: Sporting confirma financiamento de 225 milhões de euros

23 Out 2025 | 07:04

Icon Comentário0
Exclusivo Leonino – Afonso Pinto Coelho alerta para descontrolo na Sporting SAD: "Preocupante"
Clube

Exclusivo Leonino – Afonso Pinto Coelho alerta para descontrolo na Sporting SAD: "Preocupante"

15 Out 2025 | 13:10

Icon Comentário0
Exclusivo Leonino - Ex presidente do Porto gerou discussão acesa na última AG do Sporting
Clube

Exclusivo Leonino - Ex presidente do Porto gerou discussão acesa na última AG do Sporting

15 Out 2025 | 20:46

Icon Comentário0