
Clube
Oficial! Sporting anuncia compra importante para o projeto de Frederico Varandas
13 Ago 2025 | 17:24
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Clube
29 Jun 2020 | 15:11 |
“Ganhar não é tudo, mas querer ganhar é!” A frase não é minha, mas sim de Vince Lombardi (falecido em 1970), alguém que continua aos dias de hoje no Top 5 dos treinadores mais titulados da história da NFL (ou futebol americano, como por cá se diz), com quatro campeonatos ganhos (dois já na fórmula Super Bowl) ao serviço dos Green Bay Packers na década de 1960. O respeito e admiração que ganhou junto da organização foram tais que imediatamente após a sua morte a NFL decidiu que o vencedor do Super Bowl levantaria o Troféu Vince Lombardi.
Ao longo dos anos, muitos treinadores, administradores de empresas ou técnicos motivacionais utilizaram frases de Lombardi (há vários livros que são apenas compilações de expressões que ele usava nas palestras aos seus jogadores), não raras vezes sem creditarem o autor das mesmas. Lembro-me particularmente bem de Carlos Queiroz, como treinador do Sporting, recorrer a uma das frases mais emblemáticas deste norte-americano, fazendo-a passar como pensamento próprio, aquela em que, colocando um ar intelectualmente superior, o professor dizia: “o único local onde o sucesso vem antes do trabalho é no dicionário”. Esta semana lembrei-me de vos falar de Vince Lombardi por três razões que se podem ligar de alguma maneira ao Sporting:
1 – A EXIGÊNCIA. Não sei se têm seguido a iniciativa ‘Sporting Com Rumo’. Eu segui com atenção três sessões e confesso que me desinteressei rapidamente por aquela em que se falava dos Estatutos e nem me apetece explicar porquê (talvez mais tarde). Nos dias em que se abordou a governação e as finanças, não faltaram convidados a revelar uma confrangedora falta de conhecimentos (Jorge Coelho, por exemplo, até o assumiu) sobre o que é e como é a atividade do Sporting, em particular, ou do futebol, em geral. De tal forma que as intervenções de Carlos Vieira acabaram por se centrar numa espécie de aula, de maneira a que os presentes pudessem ter uma ideia da realidade em vez de falar de soluções que não o eram, para problemas que não existiam daquela forma. Bom, mas no geral houve demasiados convidados a menosprezar a exigência, no sentido de defender ‘projetos sólidos’ (isso existe na prática ou é só uma teoria?) que pudessem levar a equipa a ganhar títulos dentro de alguns anos. Devo aqui sublinhar a forma correta como Samuel Almeida contrariou esta visão, explicando o óbvio: sem vitórias dá-se a desmobilização e com esta surge a quebra de receitas. Esta foi, portanto, uma das razões que me levou falar-vos aqui de duas frases de Vince Lombardi. Porque ambas remetem para a exigência que tem de existir diária e sistematicamente numa organização desportiva com ambições. Já conhecem a primeira. A segunda frase, numa tradução livre, diz isto: “Vencer não é algo que se queira de forma esporádica, mas sim de forma permanente. Não podes vencer uma vez por outra como não fazes as coisas certas uma vez por outra. Tens de fazer sempre as coisas bem, porque ganhar é um hábito, mas infelizmente perder também o é.” Ora, 18 anos sem um campeonato ganho torna o perder num hábito. E isso só se contraria com exigência, com a tal ideia de que “querer ganhar é tudo”. Enquanto o Sporting tiver uma franja alargada de Sócios e adeptos que não considere normal a exigência do título ano após ano, o que se instala é o hábito de perder. Como uma vez já aqui escrevi, e esta frase não é citação de ninguém: prefiro sentir-me frustrado por perder um campeonato, sabendo que lutei por ele, do que aceitar como bom e festejar um lugar de acesso à Liga dos Campeões.
2 – IDENTIDADE DO CLUBE. Vince Lombardi ajudou igualmente a construir a identidade dos Green Bay Packers na década de 1960. A região onde está inserida a equipa é a capital mundial do queijo cheddar (aquele que se encontra em qualquer cheeseburguer), significando isto que não faltam multimilionários em Green Bay. E no entanto os Packers são a única equipa da NFL que não se encontra nas mãos de um magnata, ou seja, não tem um proprietário. Os fãs da equipa nunca permitiram que a mesma fosse vendida e dessa forma são os mais de 360 mil sócios que contribuem com uma quota anual, mais a aquisição do bilhete de época, para manter os Packers num nível competitivo elevadíssimo (só há quatro organizações mais tituladas, num universo fechado de 36 participantes), com presença em 13 playoffs só neste século, objetivo que separa o sucesso do insucesso, em qualquer desporto coletivo nos Estados Unidos. ‘Traduzindo’ para o futebol europeu, é a tal história mal contada de os clubes de proprietários estarem destinados ao êxito, por oposição aos de opção associativa que não terão qualquer hipótese.
3 – O VOTO DE PROTESTO. Na iniciativa ‘Sporting Com Rumo’ ouvi igualmente várias vezes que ‘a SAD terá de contar com uma gestão muito profissional, que não dependa da bola que não entra’. Bom, o futebol não é propriamente um produto final como uma bolacha (ou qualquer outro bem de linha de montagem). Não se produz com uma receita sempre igual, nem tem um processo mecanizado com margem de erro muito baixa. É precisamente o contrário. Logo, por mais competente e profissional que seja uma administração, uma estrutura ou uma equipa técnica, o ‘momento Bryan Ruiz’, aquele em que o jogador chuta por cima da baliza uma bola a dois metros da linha de golo sem guarda-redes pela frente, pode sempre acontecer. Em rigor, acontece todas as épocas, daquela forma ou de outra mais ou menos semelhante. E esse momento tanto pode definir uma época em termos desportivos e financeiros, se surgir num campeonato muito apertado, como pode não ter consequência de maior. Mas no essencial o futebol (como vários outros desportos coletivos) é isso: a soma de inúmeros fatores aleatórios e incontroláveis. O papel de uma administração é determinante, como o é o da estrutura e da equipa técnica, para tentar minimizar o custo do erro. Mas no final nem a junção dos mais competentes de todas as áreas garante apenas triunfos. Um mau resultado surgirá num domingo qualquer (ou outro dia da semana). Saber lidar com essa realidade é o que faz a diferença. Para muitos Sócios ou adeptos, o mau resultado tem sempre um (ou mais) culpado. Porque vivem o jogo apenas com paixão. E quando os maus resultados se sucedem não vale a pena o dirigente apelar à razão. Na semana passada os sócios do Benfica chumbaram o orçamento para 20/21, e eles próprios sabiam que daí não sairia qualquer consequência para a gestão do clube. Mas mesmo assim foram mais os que votaram contra, para ‘dizer’ a Luís Filipe Vieira que estavam descontentes com os resultados da equipa de futebol (que é da SAD e não do clube…). No Sporting, os últimos Relatórios e Contas não foram chumbadas por ‘meia dúzia’ de votos. Por muito boa que seja uma gestão em termos de resultados financeiros, no final do dia o Sócio e o adepto querem é ver resultados desportivos, porque para eles o “querer ganhar é tudo”. Uma administração que falhe na gestão destas expetativas, colocando o lado financeiro à frente do desportivo, arrisca-se a não ter ‘vida longa’ à frente de uma equipa cujo objectivo principal passe pela conquista de troféus.
Pupilos de Rui Borges e Francesco Farioli entram em campo no próximo dia 30 de agosto em partida a contar para a quarta jornada da Liga Portugal
27 Ago 2025 | 09:34 |
O Sporting anunciou que a venda dos bilhetes para o jogo com o Porto vai iniciar esta quarta-feira, dia 27 de agosto. O confronto entre os pupilos de Rui Borges e Francesco Farioli está marcado para o próximo sábado, dia 30 de agosto, às 20h30 e promete esgotar o renovado Estádio de Alvalade.
Segundo as informações avançadas pelos meios de comunicação do Clube, Sócios há 75 anos ou mais e/ou com Lion Seats sem Gamebox serão os primeiros a ter acesso aos bilhetes, a partir desta quarta-feira das 18h00 às 19h59. Seguem-se Sócios há 50 anos ou mais das 20h às 23h59, Sócios há mais de 40 anos a partir da meia noite de quinta-feira até às 11h59, Sócios há 30 anos ou mais quinta-feira das 12h00 às 15h59, Sócios há 20 anos ou mais quinta-feira das 16h às 19h59, Sócios há 10 anos ou mais quinta-feira das 20h às 23h59.
Caso continuem a existir bilhetes após todas estas fases de prioridade, segue-se a venda para para todos os Sócios há 5 ou mais anos na sexta-feira, dia 29 de agosto, das meia noite às 11h59, Sócios há um ano ou mais das 12h às 15h59. A última fase está marcada para esse mesmo dia, a partir das 16h e estará destinada a todos os associados.
Vale mencionar que Sporting e Porto chegaram a um acordo que permite que os adeptos visitantes tenham acesso a bilhetes mais baratos nas deslocações ao Estádio de Alvalade e ao Estádio do Dragão. Desta forma, os adeptos azuis e brancos que se deslocaram ao reduto verde e branco irão pagar 25€, ao invés dos habituais 31€.
Relembrar que Sporting e Porto se vão defrontar na quarta jornada da Liga Portugal Betclic, depois de ambas as equipas somarem três vitórias em três jogos no campeonato nacional. Os leões são primeiros, devido à diferença de golos, mas são perseguidos de perto pelo conjunto azul e branco, que segue na segunda posição.
Clubes assinaram um protocolo na área da formação, mais uma parceria que se enquadra na estratégia de expansão e consolidação dos leões
23 Ago 2025 | 13:57 |
É oficial. O Sporting assinou um protocolo de cooperação com o Frielas, uma parceria que se enquadra na estratégia de expansão e consolidação da formação verde e branca. O co-director-geral da Academia Cristiano Ronaldo, Paulo Gomes, rubricou o documento com Paulo Sérgio, dirigente do clube do concelho de Loures, e destacou a estratégia seguida pelos leões.
Paulo Gomes: "Queremos ajudá-los a crescer e a desenvolver a sua formação"
"Tem uma história de muitos anos com jogadores que passaram pela sua formação. Queremos ajudá-los a crescer e a desenvolver a sua formação, dando formação aos técnicos e trabalhar em conjunto com o clube para que sejam uma referência ainda maior no concelho e no distrito de Lisboa", disse aos meios de comunicação do Clube de Alvalade.
O dirigente explicou que o pretendido é "alargar a base de recrutamento e a formação para captar os melhores talentos do concelho de Loures para o Frielas, para que depois possam passar para o Sporting". Paulo Gomes mostrou-se feliz pelo acordo alcançado.
Paulo Gomes: "O Frielas dá-nos garantias de que vamos desenvolver o jogador como homem"
"Temos aspectos comuns na parte desportiva e, também, na parte social e humana. O Frielas dá-nos garantias de que vamos desenvolver o jogador como homem, passando os valores do Sporting e a identidade que queremos. Queremos trabalhar no Frielas como trabalhamos na nossa Academia", acrescentou.
Já Paulo Sérgio também garantiu estar "feliz e orgulhoso por fazer este protocolo com o Sporting". "Estamos bastante contentes. Tem tudo para correr bem para os dois clubes. (...) Queremos ter muito mais miúdos a jogar à bola e, também, que a qualidade suba no Frielas. Agora, de certeza que vamos angariar muito mais atletas", referiu. Recentemente, os leões também assinaram um protocolo com o Ranhados, emblema do distrito de Viseu.
Na última partida, os juniores leoninos derrotaram o Mafra:
Clube de Alvalade voltou a anunciar mais um equipamento, numa cor nunca antes utilizada para representar o emblema verde e branco
20 Ago 2025 | 10:43 |
O Sporting apresentou o seu quinto equipamento para a temporada 2025/26. Desta vez, o tom escolhido foi um azul esverdeado, fazendo relembrar os tons de água tão associados à estação de verão. A nova camisola foi apresentada através de um vídeo, em que a estrela foi Zeno Debast.
“Chegou o novo terceiro equipamento do Sporting Clube de Portugal - leve como o verão. Uma cor inesperada, vibrante, que respira ousadia. Um padrão que percorre o tecido como a energia que move cada leão em campo”, escreveu o Clube de Alvalade através dos seus meios de comunicação oficial”.
Para além de uma pequena descrição do novo equipamento, o Sporting também mencionou todo os pontos de venda em que os seus adeptos podem encontrar o kit disponível, como a Loja Verde online, Loja Verde do Estádio José Alvalade, Colombo e Almada Forum e nos Kioskes presentes no Vasco da Gama, Ubbo e Cascais Shopping.
Vale a pena recordar que as camisolas produzidas pela Nike, desde que a marca passou a ser a fornecedora de equipamento desportivo, têm sido criticadas pelos adeptos verdes e brancos, que acusam a marca de reutilizar designs para vários clubes. O último exemplo destas críticas foram os kits alusivos à calçada portuguesa, que também estão a ser utilizados pelo Friburgo.
Apelidado como o terceiro equipamento,este acaba por ser o quinto kit apresentado pelo Sporting para a temporada 2025/26. A este, juntam-se o principal (Listada verde e branca), away (preto refletor) e as duas alternativas (branca; preta e verde da calçada portuguesa).
Confira o vídeo de apresentação:
Oficial! Sporting anuncia compra importante para o projeto de Frederico Varandas
13 Ago 2025 | 17:24