
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
The Daily Ronaldo
|
É oficial. Paulo Bento foi despedido do cargo de selecionador dos Emirados Árabes Unidos, poucas horas após ter vencido a Coreia do Norte (2-1), para a fase de qualificação asiática para o Mundial de 2026. A federação do país do Médio Oriente comunicou a dispensa da equipa técnica.
"A Federação de Futebol dos Emirados Árabes Unidos decidiu demitir o treinador principal da seleção nacional, o português Paulo Bento, juntamente com a sua equipa técnica", anuncia em comunicado nas redes sociais sobre o treinador que trabalhou com Cristiano Ronaldo - entre 2010 e 2014 - na Seleção Nacional.
A duas jornadas do fim da fase de apuramento para o Campeonato do Mundo, os Emirados Árabes Unidos seguem no terceiro lugar do Grupo A, com 13 pontos, menos quatro do que o segundo classificado, Uzbequistão. Apenas os dois primeiros classificados de cada grupo garantem o apuramento direto para o Mundial, enquanto os terceiros e quartos colocados avançam para um play-off.
Na última terça-feira, o Irão, líder do Grupo A, selou o apuramento para a fase final do Mundial do próximo ano, juntando-se ao Japão - que não teve Hidemasa Morita na última partida - na lista de países da Ásia com a presença já garantida no torneio que se vai disputar nos Estados Unidos da América, México e Canadá.
De recordar que Paulo Bento iniciou a sua ligação ao Sporting enquanto jogador. O ex-médio disputou 125 jogos, entre 2000/01 e 2003/04. Já enquanto técnico, treinou os leões no escalão de juniores, em 2004/05, assumindo, no ano a seguir, o comando técnico da equipa principal, até 2009/10, tendo realizado 194 jogos ao leme dos verdes e brancos.
'Chefe' do avançado formado no Sporting durante competição internacional de seleções vive dias difíceis e pode acabar no desemprego
|
Fernando Santos vive dias difíceis ao serviço da seleção do Azerbaijão. O ex selecionador de Portugal, que venceu o Europeu de 2016 com Cristiano Ronaldo, voltou a perder num particular, desta vez diante da Bielorrússia (2-0), depois de ser derrotado pelo Haiti (3-0), ambos em casa, nesta pausa para compromissos internacionais.
O técnico tem o lugar em risco e pode estar de saída do comando técnico da turma azeri, já que este foi o sétimo desaire em oito, somando apenas um ponto na receção à Estónia (0-0), que resultou na descida para o escalão D da Liga das Nações. Além do mais, o Azerbaijão perdeu com a Suécia (3-1 e 6-0), Eslováquia (2-0 e 3-1) e também na Estónia (3-1). No total, a equipa de Fernando Santos marcou apenas três golos e sofreram 22.
Relativamente ao jogo, os golos surgiram apenas na segunda parte: Zabelin (59') abriu o marcador e Demchenko (78') aumentou a vantagem. O Azerbaijão volta a entrar em ação em junho e novamente em dois particulares. Um na Letónia e outro em casa contra a Hungria, antes da fase de qualificação para o Mundial 2026.
Apesar da bola relação entre Cristiano Ronaldo e Fernando Santos, o Mundial de 2022 abalou a confiança existente entre ambos. O treinador já referiu que não voltou a falar com o jogador deste então. Para o treinador, Cristiano Ronaldo - que foi duramente criticado por Dietmar Hamann - interpretou mal a decisão de deixá-lo no banco de suplentes nos jogos contra Suíça e Marrocos.
Fernando Santos foi também treinador do Sporting na temporada desportiva de 2003/04. Em 40 jogos, o técnico venceu 26, empatou cinco e perdeu por nove ocasiões. Terminou a liga portuguesa no terceiro lugar, atrás de Benfica (segundo classificado) e de Porto (primeiro).
Astro internacional português opinou acerca da postura adotada pela comunicação social, mas houve quem não gostasse das palavras proferidas
|
O comentário de Cristiano Ronaldo sobre o papel da comunicação social e o alegado "negativismo" associado à mesma foi tema de debate no programa 'Passadeira Vermelha', da SIC, tendo o mesmo motivado duras críticas por parte de uma das comentadoras em particular: Joana Latino.
A também repórter manifestou-se em relação às declarações do astro internacional português e referiu, num primeiro momento: “Eu peço imensa desculpa, mas isto toca-me particularmente porque eu sou jornalista e porque, durante muito tempo, fiz muitas coisas de desporto e levei com muita gente muito alterada contra os jornalistas".
Mais à frente, Joana Latino defendeu: "O Ronaldo cai muito neste lado infantil e imaturo, um bocadinho do adepto que não sabe gerir as suas emoções e culpa a primeira pessoa que lhe aparece à frente, que é o jornalista de microfone estendido".
Por fim, a comentadora sublinhou que não consegue "entender este discurso" de Cristiano Ronaldo e sublinhou que os jornalistas "não estão a desejar que a seleção perca" nem apoiam "onda nenhuma de negativismo". "Estão só a refletir o que foi o resultado do jogo anterior", concluiu.
Importa lembrar que as declarações em causa foram deixadas pelo avançado português do Al Nassr durante a conferência de imprensa de antevisão ao jogo de Portugal com a Dinamarca, válido para a segunda mão dos quartos de final da Liga das Nações - do qual Trincão saiu como a grande estrela.
Avançado internacional português, de 40 anos, tem sido alvo de várias críticas pelas exibições diante da Dinamarca, a contar para a Liga das Nações
|
A seleção nacional qualificou-se no domingo, dia 23 de março, para as meias-finais da Liga das Nações, ao vencer a Dinamarca, em Alvalade, por 5-2 no prolongamento, após 3-2 no tempo regulamentar, e quem foi titular nas duas mãos foi Cristiano Ronaldo, apesar de muitos considerarem que o astro internacional luso deveria ter feito menos minutos.
Uma dessas pessoas é Dietmar Hamann. O antigo internacional alemão, citado pelo portal CardPlayer.com, realçou mesmo que Roberto Martínez deverá repensar a convocatória de Cristiano Ronaldo para o próximo Mundial e, para isso, recordou o que foi feito pelo jogador no último grande torneio.
"A influência de Cristiano Ronaldo no último Campeonato da Europa foi muito limitada, e penso que temos de ter em conta que, no próximo Campeonato do Mundo, ele estará um ano mais velho", fez notar, num primeiro momento, o ex-jogador de clubes como Bayern Munique, Liverpool e Manchester City.
"Ele ainda marca golos, mas eles têm bons avançados, como Gonçalo Ramos, que não conseguem jogar. Penso que chegou a altura de dar a outro a oportunidade de brilhar na equipa. Se ainda o virmos no Mundial, ficaria muito surpreendido caso tivesse um grande impacto", rematou Hamann.
Vale notar que em 2024/25, só ao serviço de Portugal, Cristiano Ronaldo - avaliado em 12 milhões de euros - leva sete encontros. Nos 555 minutos em que foi opção de Roberto Martínez, o capitão da Seleção Nacional apontou seis golos (Dinamarca, Polónia [3], Escócia e Croácia) e fez uma assistência (Polónia). O craque luso ainda se mantém em terras lusas mesmo depois de terminada a pausa internacional.
Pinotes Batista ataca Martínez em defesa de Cristiano Ronaldo: "Quiçá os colegas pudessem não..."