
Clube
Oficial! Sporting anuncia compra importante para o projeto de Frederico Varandas
13 Ago 2025 | 17:24
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Clube
02 Nov 2020 | 16:11 |
Atente-se nestes dados verificados no jogo vitorioso frente ao Tondela: entre os 15 jogadores utilizados por Rúben Amorim estiveram 6 que fizeram toda ou parte da sua formação no Sporting (João Palhinha, João Mário, Nuno Mendes, Tiago Tomás, Jovane Cabral e Gonzalo Plata). Na ficha de jogo, mas sem serem utilizados, figuraram mais 5 (Max, Quaresma, Inácio, Bragança e Pedro Marques). Excluo deste lote Matheus Nunes porque, ao contrário do que é comummente dito, ele nada tem que ver com a escola de formação leonina, dado que chegou ao Clube aos 20 anos, a poucos meses de completar 21.
Vamos agora analisar o momento em que estes jogadores iniciaram o seu percurso no Sporting, na caminhada rumo ao grupo profissional:
Os utilizados frente ao Tondela:
Os não utilizados, mas convocados:
Excluindo João Mário, Palhinha, Max, Jovane e Pedro Marques, os restantes seis receberam a primeira chamada à equipa principal entre a época passada e a corrente, através de Rúben Amorim.
Coloquei aqui a data (e idade) de chegada de cada um destes futebolistas ao Sporting para os leitores entenderam facilmente uma coisa: o processo de formação é algo de muito dinâmico e só uma pequeníssima parte dos miúdos que iniciam o sonho aos 8/9 anos o vai ver cumprido com a chegada ao grupo profissional. Pelo caminho, os ‘observadores’ do Clube identificarão noutros emblemas miúdos mais promissores e irão recrutá-los, não para o Pólo EUL, mas já para o ambiente da Academia, a partir dos juniores C. Pelo caminho, miúdos promissores nos juniores C serão dispensados antes de entrarem no escalão de juniores A, por não lhes serem identificadas qualidades necessárias para jogar ao mais alto nível.
Isto sempre assim foi e assim continuará a ser. Por isso, vale a pena ler ou reler (foram publicadas na última edição do Jornal Sporting) as palavras honestas de Filipe Vedor, o diretor do Pólo EUL onde se inicia a cada ano, para mais de 150 jovens, o ‘sonho’: “O coração do futebol de formação do Clube é aqui e acredito que continuará a ser, como comprovam os atletas formados no Sporting que começaram aqui e que agora estão na equipa principal. Isso é sinal de um trabalho que tem sido bem desenvolvido há muitos anos e que hoje temos a responsabilidade de desenvolver ainda melhor”.
Primeira questão a reter: “Trabalho que tem sido bem desenvolvido há muitos anos”.
Segunda questão a reter: “Temos a responsabilidade de desenvolver ainda melhor”.
Frederico Varandas, quando se deixa fotografar com paredes pintadas de fresco em pano de fundo, no Pólo EUL, e fala em “trabalho invisível” que “garante o futuro do Sporting” revela a ignorância que Filipe Vedor, felizmente, não carrega. Primeiro, porque Varandas está hoje a aproveitar do bom trabalho desenvolvido em vários mandatos anteriores. Destes 11 ‘miúdos’ que no domingo ajudaram a cilindrar o Tondela, apenas um, Plata, entrou no Sporting com Varandas, para cumprir o último ano de formação. Os outros começaram e/ou fizeram quase todo o percurso sob as orientações e metodologias defendidas pelos profissionais então contratados por António Dias da Cunha (1), Filipe Soares Franco (1), Luís Godinho Lopes (5) e Bruno de Carvalho (3). Em rigor, nenhum destes ex-Presidentes ‘sobreviveu’ o tempo suficiente à frente da SAD para ver os frutos do ‘trabalho invisível’. Na verdade, o único presidente que alguma vez viu os miúdos entrarem e crescerem no Clube até ao nível profissional foi João Rocha, resultado dos 13 anos de mandato.
Os frutos do trabalho realizado entre o Pólo EUL e a Academia, sob as orientações dos profissionais contratados por Frederico Varandas, ficarão disponíveis para análise entre os próximos 5 a 10 anos. É isso que nos diz precisamente a linha temporal que coloquei no início deste texto.
O problema do aproveitamento da formação do Sporting na equipa profissional nunca teve que ver com estruturas ou falta delas. As condições de trabalho são muito importantes, mas não se equiparam, no processo de crescimento de um jogador, ao papel dos técnicos. Esses, sim, são decisivos para potenciar as qualidades dos miúdos. O problema da aposta nos jogadores formados no Sporting não é hoje muito diferente daquele que fez Paulo Futre (84/85) ou João Moutinho (10/11) saírem para o FC Porto: jogadores de elite não podem ver-se penalizados no salário por serem ‘filhos da casa’. Futre e Moutinho, apesar de titulares, recebiam menos de metade de jogadores recrutados noutros mercados para andarem entre o banco e o onze.
Os ‘filhos da casa’ só foram, de alguma maneira, equiparados aos ‘outros’ em termos salariais de forma pontual com Sousa Cintra (Cadete) e Bruno de Carvalho (Rui Patrício, William e Adrien). E essa exceção deve, em meu entender, transformar-se em regra. Não me interessa se estamos a falar de um futebolista de 19 ou 23 anos. O que conta é a qualidade. Apostar na formação é criar condições salariais para que eles não pensem em sair logo ao fim de um/dois anos. Quando leio que alguns destes jovens, hoje titulares, estão em processo de renovação contratual para ficarem com salários anuais na ordem dos 400/500 mil euros brutos, percebo que na SAD ninguém está interessado em aprender com o passado. Os erros de ontem continuam a ser os de hoje. A menos que o interesse esteja precisamente em negociar transferências destes mesmos jovens dentro de um/dois anos. Apostar na formação não é pintar paredes, mudar colchões ou móveis. É garantir que os mais diferenciados, como Palhinha, Nuno Mendes, Quaresma ou Tiago Tomás, sejam pagos ao nível dos melhores.
Pupilos de Rui Borges e Francesco Farioli entram em campo no próximo dia 30 de agosto em partida a contar para a quarta jornada da Liga Portugal
27 Ago 2025 | 09:34 |
O Sporting anunciou que a venda dos bilhetes para o jogo com o Porto vai iniciar esta quarta-feira, dia 27 de agosto. O confronto entre os pupilos de Rui Borges e Francesco Farioli está marcado para o próximo sábado, dia 30 de agosto, às 20h30 e promete esgotar o renovado Estádio de Alvalade.
Segundo as informações avançadas pelos meios de comunicação do Clube, Sócios há 75 anos ou mais e/ou com Lion Seats sem Gamebox serão os primeiros a ter acesso aos bilhetes, a partir desta quarta-feira das 18h00 às 19h59. Seguem-se Sócios há 50 anos ou mais das 20h às 23h59, Sócios há mais de 40 anos a partir da meia noite de quinta-feira até às 11h59, Sócios há 30 anos ou mais quinta-feira das 12h00 às 15h59, Sócios há 20 anos ou mais quinta-feira das 16h às 19h59, Sócios há 10 anos ou mais quinta-feira das 20h às 23h59.
Caso continuem a existir bilhetes após todas estas fases de prioridade, segue-se a venda para para todos os Sócios há 5 ou mais anos na sexta-feira, dia 29 de agosto, das meia noite às 11h59, Sócios há um ano ou mais das 12h às 15h59. A última fase está marcada para esse mesmo dia, a partir das 16h e estará destinada a todos os associados.
Vale mencionar que Sporting e Porto chegaram a um acordo que permite que os adeptos visitantes tenham acesso a bilhetes mais baratos nas deslocações ao Estádio de Alvalade e ao Estádio do Dragão. Desta forma, os adeptos azuis e brancos que se deslocaram ao reduto verde e branco irão pagar 25€, ao invés dos habituais 31€.
Relembrar que Sporting e Porto se vão defrontar na quarta jornada da Liga Portugal Betclic, depois de ambas as equipas somarem três vitórias em três jogos no campeonato nacional. Os leões são primeiros, devido à diferença de golos, mas são perseguidos de perto pelo conjunto azul e branco, que segue na segunda posição.
Clubes assinaram um protocolo na área da formação, mais uma parceria que se enquadra na estratégia de expansão e consolidação dos leões
23 Ago 2025 | 13:57 |
É oficial. O Sporting assinou um protocolo de cooperação com o Frielas, uma parceria que se enquadra na estratégia de expansão e consolidação da formação verde e branca. O co-director-geral da Academia Cristiano Ronaldo, Paulo Gomes, rubricou o documento com Paulo Sérgio, dirigente do clube do concelho de Loures, e destacou a estratégia seguida pelos leões.
Paulo Gomes: "Queremos ajudá-los a crescer e a desenvolver a sua formação"
"Tem uma história de muitos anos com jogadores que passaram pela sua formação. Queremos ajudá-los a crescer e a desenvolver a sua formação, dando formação aos técnicos e trabalhar em conjunto com o clube para que sejam uma referência ainda maior no concelho e no distrito de Lisboa", disse aos meios de comunicação do Clube de Alvalade.
O dirigente explicou que o pretendido é "alargar a base de recrutamento e a formação para captar os melhores talentos do concelho de Loures para o Frielas, para que depois possam passar para o Sporting". Paulo Gomes mostrou-se feliz pelo acordo alcançado.
Paulo Gomes: "O Frielas dá-nos garantias de que vamos desenvolver o jogador como homem"
"Temos aspectos comuns na parte desportiva e, também, na parte social e humana. O Frielas dá-nos garantias de que vamos desenvolver o jogador como homem, passando os valores do Sporting e a identidade que queremos. Queremos trabalhar no Frielas como trabalhamos na nossa Academia", acrescentou.
Já Paulo Sérgio também garantiu estar "feliz e orgulhoso por fazer este protocolo com o Sporting". "Estamos bastante contentes. Tem tudo para correr bem para os dois clubes. (...) Queremos ter muito mais miúdos a jogar à bola e, também, que a qualidade suba no Frielas. Agora, de certeza que vamos angariar muito mais atletas", referiu. Recentemente, os leões também assinaram um protocolo com o Ranhados, emblema do distrito de Viseu.
Na última partida, os juniores leoninos derrotaram o Mafra:
Clube de Alvalade voltou a anunciar mais um equipamento, numa cor nunca antes utilizada para representar o emblema verde e branco
20 Ago 2025 | 10:43 |
O Sporting apresentou o seu quinto equipamento para a temporada 2025/26. Desta vez, o tom escolhido foi um azul esverdeado, fazendo relembrar os tons de água tão associados à estação de verão. A nova camisola foi apresentada através de um vídeo, em que a estrela foi Zeno Debast.
“Chegou o novo terceiro equipamento do Sporting Clube de Portugal - leve como o verão. Uma cor inesperada, vibrante, que respira ousadia. Um padrão que percorre o tecido como a energia que move cada leão em campo”, escreveu o Clube de Alvalade através dos seus meios de comunicação oficial”.
Para além de uma pequena descrição do novo equipamento, o Sporting também mencionou todo os pontos de venda em que os seus adeptos podem encontrar o kit disponível, como a Loja Verde online, Loja Verde do Estádio José Alvalade, Colombo e Almada Forum e nos Kioskes presentes no Vasco da Gama, Ubbo e Cascais Shopping.
Vale a pena recordar que as camisolas produzidas pela Nike, desde que a marca passou a ser a fornecedora de equipamento desportivo, têm sido criticadas pelos adeptos verdes e brancos, que acusam a marca de reutilizar designs para vários clubes. O último exemplo destas críticas foram os kits alusivos à calçada portuguesa, que também estão a ser utilizados pelo Friburgo.
Apelidado como o terceiro equipamento,este acaba por ser o quinto kit apresentado pelo Sporting para a temporada 2025/26. A este, juntam-se o principal (Listada verde e branca), away (preto refletor) e as duas alternativas (branca; preta e verde da calçada portuguesa).
Confira o vídeo de apresentação:
Oficial! Sporting anuncia compra importante para o projeto de Frederico Varandas
13 Ago 2025 | 17:24