
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
O falecimento de Pinto da Costa continua a fazer correr muita tinta, sendo que grande parte do que se escreve se prende com a recusa, por parte do Porto, de aceitar o silêncio de Sporting e Benfica, rivais de Lisboa, em relação à morte do antigo presidente dos azuis e brancos - uma figura controversa no futebol português que acumulou, por exemplo, várias acusações criminais enquanto dirigente desportivo.
Num comunicado emitido pelo clube portista, voltam as bicadas aos rivais de Lisboa, por não se terem pronunciado acerca do falecimento do homem que foi líder do Porto durante mais de 40 anos, até ter sido derrotado por André Villas Boas nas eleições do emblema nortenho.
"O FC Porto agradece as inúmeras mensagens de solidariedade com a família Portista pela dor provocada pela morte do seu Presidente Honorário Jorge Nuno Pinto da Costa que recebeu dos mais variados quadrantes, entre clubes nacionais e internacionais e as mais altas instâncias governamentais e desportivas. O FC Porto não esquecerá todos aqueles que, de forma natural e com urbanidade, optaram por deixar uma palavra de conforto e solidariedade institucional neste momento de consternação e dor", começaram por escrever.
"Da mesma forma, o FC Porto regista a ausência de um cuidado semelhante por parte da direção de alguns Clubes, indigno das Instituições que representam, revelando-se incapazes de cultivar princípios elementares de relacionamento institucional, razoabilidade e bom senso - valores fundamentais para o desenvolvimento do Desporto Português e para a boa relação entre clubes. Dessa ferida que agora se abre, perde o futebol português e perdem sobretudo os seus adeptos", escreveram depois, numa clara bicada a Sporting e Benfica.
Terminaram, da seguinte forma: "O FC Porto continuará a ganhar dentro e fora do campo. Outros - por medo, insegurança ou sobranceria - continuarão a acumular derrotas. Jorge Nuno Pinto da Costa deixou-nos muitas lições e, num dos seus poemas preferidos, indicou-nos o caminho: 'Sei que não vou por aí!'", escreveu o Porto, em comunicado oficial.
Leões jogam a 2.ª mão do play-off de acesso aos oitavos da liga milionária, mas à mesma hora há mais dois jogos imperdíveis. Confira a lista completa
|
O Dortmund - Sporting, no Signal Iduna Park, na Alemanha, é o grande destaque desta quarta-feira, dia 19 de fevereiro, no que à programação televisiva diz respeito. O jogo contará para a 2.ª mão do playoff de acesso aos oitavos de final da Liga dos Campeões, sendo que, à mesma hora e para a mesma prova, teremos mais dois encontros. Um deles, vale notar, é uma verdadeira final antecipada.
Confira, abaixo, os principais jogos agendados para hoje, bem como o canal em que poderá vê-los:
Liga dos Campeões:
17h45, Sport TV 5: Dortmund - SPORTING
20h00, DAZN 1: Real Madrid - Manchester City
20h00, DAZN 2: PSG - Stade Brest
20h00, DAZN 3: PSV - Juventus
Premier League:
20:00, DAZN 4: Aston Villa - Liverpool
Campeonato Paulista:
22h30, Canal 11: São Paulo - Ponte Preta
Taça Libertadores:
22h00, Sport TV 1: Boston River - Ñublense
00h30, Sport TV 1: Universidad Central - Corinthians
Internacional sub-21 português tem estado na mira do emblema verde e branco, mas emblema internacional também quer contratar jogador
|
Gustavo Sá, jogador do Famalicão - que tem estado na mira do Sporting - interessa aos italianos do Inter de Milão. As exibições do internacional sub-21 português não têm passado despercebidas, sendo que o Clube de Alvalade têm agora a concorrência do atual campeão da Serie A.
Segundo o que é avançado pela imprensa estrangeira, nesta quarta-feira, dia 19 de fevereiro, o emblema orientado por Simone Inzaghi tem o jovem jogador de 20 anos numa lista restrita de possíveis alvos a atacar nas próximas janelas de transferências.
O jornal italiano 'Corriere dello Sport' avança mesmo com a informação de que o emblema que já venceu três Champions enviou um emissário a Portugal, para observar o jogador mais de perto, durante a partida que opôs o Famalicão e o Vitória de Guimarães, e que terminou empatado a zero.
Relembrar que Gustavo Sá é um dos jogadores em Portugal fora dos três grandes que mais atenção tem chamado. Além de Sporting, Benfica e Porto, também outros clubes das ligas espanhola, inglesa e alemã, têm o jogador muito bem referenciado nos seus dossiers internos.
O médio do Famalicão conta com apenas 20 anos de idade, e é internacional sub-21 pela Seleção Nacional portuguesa. Esta temporada já realizou 23 partidas, nas quais assinou três golos e três assistências. Gustavo Sá tem contrato com a equipa de Vila Nova de Famalicão até ao verão de 2029, pelo que o clube famalicense não terá pressa em vender um dos seus maiores ativos.
Jornalista português aproveitou o seu espaço de opinião no jornal 'A Bola', para assinar um artigo sobre a atualidade do Clube verde e branco e do seu treinador
|
Rui Borges não tem tido vida fácil desde que chegou ao Sporting. Apesar de um início positivo, uma sucessão incrível de lesões tem assolado o plantel verde e branco, e um calendário sobrecarregado tem dificultado ainda mais a missão dos leões. Rogério Azevedo, jornalista português, aproveitou o seu espaço de opinião no jornal 'A Bola', para escrever um artigo acerca do treinador dos leões.
Começou por explicar, ironicamente, que, se se chamasse Rui Borges, compraria alhos, sal grosso, alecrim, gengibre e curcuma, para usar em rituais religiosos, de modo a tentar que os azares finalmente cessem em Alvalade.
O jornalista prosseguiu com a mesma analogia, afirmando que, se fosse Rui Borges, todos os dias gritaria para o universo pedidos de boa sorte, enquanto continuava a acumular objetos popularmente reconhecidos como amuletos contra o mau-olhado.
Continuou com a metáfora, e escreveu: "Por fim, se me chamasse Rui Borges, viajava até Manchester. Por lá, comprava uma planta comigo-ninguém-pode (presumo que, em Inglaterra, se chame with me-no one-can) e enfiava dois pregos na terra, um de cada lado, sem machucar a planta. Depois, ia para a bancada de Old Trafford e gritaria por três vezes na direção do banco da equipa visitada: 'Na minha casa ninguém coloca maus-olhados, ok?'. Rezaria mais três Pais-Nossos e mais três Ave-Marias e lavaria muito bem as mãos", adicionou Rogério Azevedo, antes de terminar.
"Antes de regressar a Alvalade, comprava um fato de treino do Manchester United, embrulhava nele dois dentes de alho, um raminho de alecrim, pedaços de cúrcuma e gengibre, um quilo de sal grosso, uma chave de ferro, alfazema, benjoim, cravo (só a flor), mirra, verbena, arruda, cânfora e o elefante, claro. Queimava tudo muito bem queimadinho e deitava as cinzas no londrino Tamisa. Era o que faria se me chamasse Rui Borges. Mas, atenção, o fato de treino do Man. United tem de ter duas iniciais bordadas junto ao coração: RA", rematou o jornalista português.