
Futebol
Iván Fresneda na porta de saída? Varandas pode surpreender e vender lateral do Sporting no verão
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
Numa altura Frederico Varandas vai preparando a próxima época do Sporting, torna-se imperativo resolver alguns dos problemas do plantel de Rui Borges. Jeremiah St. Juste é um deles, que não deve ter resolução possível - o central estará de saída, uma vez que não conta para a equipa técnica dos leões depois do episódio do jogo frente ao Arouca.
Foi aí que começou a rutura entre o central neerlandês e a estrutura leonina. Com Rui Borges voltou a ter regularidade, e 'respondeu' com a omissão da lesão, e o mau passe para Rui Silva que iria resultar em golo contra o Sporting. O técnico de Mirandela sentiu o facto de o jogador não o ter avisado acerca da dor que sentia como uma quebra de confiança.
Algo que fez questão de apontar. Tanto nas intervenções públicas depois da partida com o Arouca, mas também em privado, Rui Borges apontou o dedo a St. Juste. Segundo o jornal Record, o treinador chegou mesmo a riscar o central neerlandês das opções, e a explicar que devia procurar novo clube para o futuro.
A verdade é que o tempo ajudou a acalmar os ânimos, e cerca de um mês depois, Jeremiah St. Juste foi reintegrado no grupo de trabalho. O processo iniciou com um pedido de desculpas a Rui Borges, e uma conversa onde o treinador também garantiu que o jogador faria parte das opções até ao final da temporada.
Rui Borges explicou, no entanto, a sua condição: St. Juste não fará parte dos planos do treinador natural de Mirandela para a próxima época. Uma saída que era, de resto, já esperada, uma vez que termina contrato no verão de 2026, e o Sporting deverá querer aproveitar a próxima janela de transferências para tentar recuperar algum do investimento feito no defesa central.
Responsável do Museu do Sporting de Leiria acredita na conquista do título, mas aponta o dedo aos bastidores do futebol português
|
José António Bernardes Dinis, responsável pelo Museu do Sporting em Leiria, não tem dúvidas de que o clube leonino tem qualidade para conquistar o título nacional. No entanto, numa entrevista que trazemos neste Exclusivo Leonino, deixou claro que o maior obstáculo pode não estar dentro de campo. “O Sporting tem condições para conquistar o campeonato, mas não vai ser fácil. Tem um treinador, tem um plantel com qualidade para conquistar mais um título nacional”, afirmou. E reforçou que os leões estão na luta, embora o caminho esteja longe de ser simples.
Mas foi quando o tema da arbitragem surgiu que o tom da conversa se tornou mais sério. José António não escondeu a sua indignação e lançou críticas duras ao sistema atual. “Isto da arbitragem é um tema vasto, que devia ser discutido com muita seriedade e honestidade. O VAR é uma ferramenta muitíssimo boa… o problema está em quem o julga. E quem julga é o homem. E o homem nem sempre é honesto.” O responsável não poupou nas palavras e foi ainda mais longe: “O vídeo árbitro devia ser analisado por pessoas honestas, e nem sempre isso acontece. É por isso que muita gente põe o VAR em causa. O que está mesmo em causa é a falta de honestidade nos bastidores. O meu maior receio está na arbitragem.” Para José António, há lances que não são analisados com verdade, “seja para que clube for”, e isso mina a credibilidade do futebol português.
Sobre Rui Borges, o atual treinador leonino, o responsável do museu mostrou-se compreensivo e confiante. Herdando o lugar de Ruben Amorim, numa altura delicada e com muitos jogadores lesionados, José António acredita que o técnico tem estado à altura: “Tem feito um trabalho muito meritório e está a possibilitar a conquista de mais um título nacional.” Mas deixa claro: o sucesso vai depender de vários fatores, com a arbitragem à cabeça das suas preocupações.
Quanto às contratações de Kocho e Alisson Santos para a próxima época, José António prefere manter o foco no presente. “Temos de estar concentrados na época que está a decorrer. A época que vem é outra conversa.” O seu olhar está totalmente voltado para a reta final da temporada e para a Taça de Portugal.
Já sobre o jogo da segunda mão das meias-finais da Taça de Portugal frente ao Rio Ave, marcado para amanhã, em Paços de Ferreira às 20h45, José António está confiante, mas cauteloso: “Todo o cuidado é pouco. Acredito piamente na seriedade da equipa técnica, do profissionalismo dos jogadores.” Apesar da vantagem de 2-0 trazida da primeira mão, lembra que a prioridade é garantir a presença na final. E lança um alerta: a concentração já deve estar também virada para o confronto com o Boavista no campeonato, que poderá ser determinante para o título. Reveja aqui o que o treinador do Rio Ave na conferência de imprensa na antevisão do jogo.
Jogador formado na Academia de Alcochete que brilhou durante a sua carreira profissional, falou recentemente com os jornalistas sobre o assunto
|
Luís Figo quer o Sporting campeão. O antigo jogador falou com os jornalistas nos prémios Laureus acerca do desfecho do campeonato, e apontou o desejo de ver o Clube de Alvalade levantar o troféu. O jogador, um dos melhores produtos da Academia de Alcochete, também abordou a saída de Ruben Amorim dos leões.
O antigo Bola de Ouro, prémio que conquistou em 2000, foi questionado sobre o que pensa do desfecho da Liga Portuguesa, e foi claro na resposta: "Espero que ganhe o Sporting mas... vamos ter de esperar", explicou Luís Figo, que começou a carreira em Alvalade.
Abordou, também sobre o Sporting, a saída de Ruben Amorim em novembro de 2024: "Chega a um momento da vida em que, depois de tantas ofertas, acabas por tomar essa decisão. Uma mudança é sempre um risco. Neste momento não está a ser fácil entrar a meio da época numa equipa com muitas dificuldades. Esperemos que, no futuro, possa voltar aos êxitos desportivos, tal como no Sporting", explicou o antigo internacional português.
Falou, depois, na sua carreira pessoal. O antigo extremo é, hoje em dia, dirigente desportivo, e diz que tudo tem corrido pelo melhor: "A minha carreira continuará a crescer. Já estou mais de cinco anos na UEFA, estou extremamente feliz e espero ter uma oportunidade de futuro", explicou Luís Figo. O antigo Bola de Ouro abordou, também, o futuro de Cristiano Ronaldo.
Por último, abordou Vinícius Júnior, e a última polémica do brasileiro: "Não sei o que aconteceu e não gosto de me meter em assuntos que não presenciei (...) Acho que nunca é bom estar em conflito com os adeptos. Queremos que nos apoiem. Joguemos bem que as pessoas fiquem satisfeitas", rematou o antigo internacional português, vice campeão da europa em 2004.
Presidente dos leões terá feito um compromisso com uma das grandes figuras da equipa verde e branca e tudo se irá concretizar na janela de transferências
|
Viktor Gyokeres vai mesmo abandonar o Sporting no final da temporada. O avançado sueco, que tem sido a figura maior no Clube de Alvalade desde a sua chegada, em 2023, já fez a SAD leonina, liderada por Frederico Varandas, saber que o seu desejo é abandonar Lisboa no final da temporada.
Tornou-se o jogador mais caro da história do Sporting, quando foi contratado ao Coventry, em 2023, por 20 milhões, e mais quatro por objetivos que entretanto já foram todos praticamente cumpridos. Um dos melhores investimentos da história dos leões, visto o que ofereceu desportivamente ao Clube, e o que ainda pode dar financeiramente.
O Sporting irá cumprir o acordo que fez com Viktor Gyokeres. O avançado tinha prometido pelo menos 20 golos por época quando chegou a Alvalade, número que ultrapassou facilmente de leão ao peito. Em virtude dessa promessa cumprida, bem como de todo o profissionalismo e entrega demonstrados pelo sueco, os leões vão mesmo ser fieis à sua palavra para o Viking.
O valor de cláusula no contrato de Viktor Gyokeres, cifrada nos 100 milhões de euros, não deverá, então, ser um número com que os pretendentes do sueco se deverão preocupar, uma vez que o Sporting estará disposta a deixar o jogador sair por um valor a rondar os 70 milhões, tal como tinha sido combinado com o avançado sueco.
As informações são avançadas pelo jornal A Bola. Viktor Gyokeres já terá mesmo explicado aos responsáveis do Sporting que, apesar do carinho pelo Clube, o seu desejo é deixar Alvalade na próxima época. O desejo vai ser respeitado pelos leões, muito fruto da gratidão ao sueco pelo que deu aos verdes e brancos nas duas temporadas em que vestiu alinhou de leão ao peito.