
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
19 Jan 2021 | 09:00 |
Em outubro, quando o Sporting caiu com estrondo no playoff de acesso à fase de grupos da Liga Europa, não faltaram adeptos e comentadores encartados a defender a ideia peregrina de poder estar ali a chave para a equipa obter vantagem na Liga e, dessa forma, lutar ombro a ombro com FC Porto e SL Benfica pelo título. Bastava fazer um exercício de memória, recuar a 13/14 e perceber o que então sucedeu, num quadro competitivo semelhante: quando terminou a fase de grupos das provas europeias (nas quais o Sporting não participou) a equipa liderada por Leonardo Jardim seguia isolada no 1º lugar, com 2 pontos de vantagem sobre os outros dois concorrentes. A Liga tinha então 13 jornadas disputadas e estávamos a meio de dezembro. No final desse campeonato os Leões terminaram na 2ª posição, 7 pontos atrás de Benfica e 6 à frente do FC Porto. Saíram cedo da Taça de Portugal (4ª eliminatória) e não atingiram a final four da Taça da Liga. Títulos, portanto, zero, apenas o ‘prémio de consolação´ chamado fase de grupos da Champions.
Por esta mesma ordem de ideias, o afastamento da Taça de Portugal, aos pés do Marítimo, na passada semana, também terá dado muito jeito: o Sporting garante não ‘correr o risco’ de fazer mais três jogos entre o calendário da Liga, como FC Porto e Benfica. Assim, de repente, a equipa liderada por Rúben Amorim esquiva-se a um total de 9 jogos. Bom, e se a coisa tivesse sido mesmo bem pensada, ‘deixava-se’ o Mafra ganhar em Alvalade e nem à final four da Taça da Liga se ia. Mais um a dois jogos de descanso. Isso é que era!
Lamento, mas não alinho nem por um instante na pequenez de ambição revelada por aqueles que veem nestes desaires a possibilidade de aumentar as chances para a obtenção de um bom resultado na Liga. Concordo que se existisse a garantia de que, no final, estas derrotas nas outras provas significarem a conquista do título de Campeão Nacional, aí sim, até eu torcia contra a equipa em todos os desafios que não os da Liga. Acontece que tal garantia nunca existe, não passa de um sonho que alimentamos de forma desesperada.
Assim sendo, para tristezas, chega-me não ver a equipa nas provas europeias e, com isso, arriscar perder mais duas posições do ranking UEFA (o tal que estipula quantos milhões se acrescentam aos 15 como prémio de entrada na fase de grupos da Champions); chega-me não ver a equipa no caminho da final da Taça de Portugal. Por isso, na meia-final da Taça da Liga frente ao FC Porto não espero menos que a passagem à final de sábado, mesmo que isso obrigue, depois, a defrontar o Boavista três ou quatros dias antes da receção ao Benfica, para a Liga. Porque ‘chutar para canto’ todas as outras provas sob o argumento da concentração de esforços no campeonato é aceitável no Sporting... da Covilhã, não no Sporting Clube de Portugal.
Jogador brasileiro chegou por empréstimo do Flamengo no último mercado de transferências e agora pode ter novidades à sua espera em Alvalade
10 Out 2025 | 11:48 |
De regresso do Mundial de sub-20, Rayan Lucas tem novidades das boas à sua espera do Sporting. O jogador tem sido observado atentamente por Rui Borges que, fruto do calendário caótico dos leões para o próximo mês, pode optar por dar os primeiros minutos ao brasileiro na equipa A.
Apesar de ter chegado a Alvalade para reforçar a turma secundária dos leões, acabou por integrar o estágio de pré-época da A e, uma vez que o calendário vai começar a apertar para os comandados de Rui Borges, o médio de 20 anos é visto como uma opção real. Será sobretudo a pensar na Taça de Portugal (Paços de Ferreira, 18) e Taça da Liga (Alverca, 26) que o jogador poderá almejar minutos.
Vale lembrar que o canarinho foi emprestado pelo Flamengo no início da temporada, no entanto, pode ser contratado pelo Sporting em definitivo, assim que os leões exerçam a sua opção de compra, que pode ser ativada com o pagamento de 4 milhões de euros.
Rayan Lucas tem impressionado Rui Borges nestes primeiros meses de trabalho no Sporting, tal como o nosso Jornal adiantou, em Exclusivo. O jogador chegou a Alcochete para evoluir e crescer na turma secundária, mas as boas indicações dadas podem valer-lhe a estreia pela equipa A num futuro próximo.
Neste início de temporada, Rayan Lucas soma já quatro partidas ao serviço da equipa B do Sporting, sempre na condição de titular. No total, soma já 304 minutos sob o comando de João Gião. O médio brasileiro também já foi convocado para compromissos do plantel principal, mas acabou os encontros enquanto suplente não utilizado.
Responsáveis verdes e brancos já terão informado o jogador das suas pretensões, mas não será o único a ter um novo contrato em mãos
10 Out 2025 | 10:51 |
O Sporting vai garantir a renovação de Diego Callai, tal como o Leonino já havia avançado, em Exclusivo. No entanto, além do guarda-redes da equipa B, também Salvador Blopa está na calha das extensões de contrato dos verdes e brancos.
A informação está a ser adianta pelo jornal A Bola, que revela ainda a confiança da estrutura verde e branca nos dois jogadores, que são vistos como peças importantes do conjunto secundário do Clube de Alvalade para a presente temporada e, ainda, para o futuro do Sporting.
De acordo da mesma fonte, ambos os atletas já estão a par das intenções dos leões para o seu futuro e do novo contrato por assinar, sendo que deverão ter mais cinco anos de extensão cada um. Para já, continuarão a ganhar espaço e evolução na equipa B, mas o objetivo é que subam ao plantel de Rui Borges.
Vale recordar que, ainda no mercado de verão, o Sporting acabou por fazer uma desfeita a Callai. Aquando da saída de Franco Israel para o Torino, o guarda-redes acreditava que poderia ser o suplente de Rui Silva, mas os leões fizeram regressar João Virgínia para 'número dois' de Rui Borges.
Esta temporada, com a camisola do Sporting, Diego Callai – avaliado em 1 milhão de euros – soma seis partidas, todas na Liga 2. Pela equipa B dos leões, comandada por João Gião, o guarda-redes disputou todos os 540 minutos possíveis, sofrendo apenas dois golos.
Antigo treinador do Clube de Alvalade continua a somar bastantes críticas e já se fala sobre nomes que possam ocupar o seu cargo em Old Trafford
10 Out 2025 | 10:17 |
Roy Keane admitiu quem quer que substitua Ruben Amorim no Manchester United: Diego Simeone. O antigo médio dos red devils, que se destacou sob o comando de Sir Alex Ferguson, falou a situação do ex-técnico do Sporting no podcast 'Stick to Football', que tem vindo a conhecer novas revelações.
"Há anos que o tenho dito, gostaria que o treinador do Atlético Madrid [Diego] Simeone fosse para lá. Gostaria de vê-lo lá. Sei que o companheiro dele [Andrea Berta] foi para o Arsenal", começou por explicar Roy Keane, que já foi bastante crítico de Ruben Amorim no passado.
O antigo médio do Manchester United explicou o que vê no técnico argentino: "Acho que iria simplesmente fazer estragos, mas bons estragos. Iria arrasar naquele lugar. Sem garantias, mas gostaria de ver a personalidade dele, o histórico dele. As pessoas devem pensar em estilos de futebol, marcaram cinco golos contra o Real Madrid no fim de semana passado [5-2]. Ele não gosta que as equipas dele concedam muitos golos ou oportunidades, mas conseguem jogar um pouco e lutar".
"Em Liverpool, há algumas semanas, a equipa não esteve tão bem como há uns anos, mas ainda tem espírito combativo [2-3]. Foi expulso nessa noite. Gostaria de uma grande personalidade", explicou, de seguida, Roy Keane, confiante de que Simeone poderia dar a volta à má situação no Manchester United.
Roy Keane confessou, no entanto, que não despediria já Ruben Amorim, mas explicou também que o treinador português não tem muito tempo para mostrar o seu valor: "Ainda diria 'deem uma oportunidade ao homem', absolutamente. Outra semana",
Divulgada mensagem de Rui Borges ao plantel após empate no Sporting - Braga
10 Out 2025 | 08:27