Futebol
Com Nuno Mendes a titular, PSG perde com adversário do Sporting na Liga dos Campeões
05 Nov 2025 | 09:38
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
19 Jan 2021 | 09:00 |
Em outubro, quando o Sporting caiu com estrondo no playoff de acesso à fase de grupos da Liga Europa, não faltaram adeptos e comentadores encartados a defender a ideia peregrina de poder estar ali a chave para a equipa obter vantagem na Liga e, dessa forma, lutar ombro a ombro com FC Porto e SL Benfica pelo título. Bastava fazer um exercício de memória, recuar a 13/14 e perceber o que então sucedeu, num quadro competitivo semelhante: quando terminou a fase de grupos das provas europeias (nas quais o Sporting não participou) a equipa liderada por Leonardo Jardim seguia isolada no 1º lugar, com 2 pontos de vantagem sobre os outros dois concorrentes. A Liga tinha então 13 jornadas disputadas e estávamos a meio de dezembro. No final desse campeonato os Leões terminaram na 2ª posição, 7 pontos atrás de Benfica e 6 à frente do FC Porto. Saíram cedo da Taça de Portugal (4ª eliminatória) e não atingiram a final four da Taça da Liga. Títulos, portanto, zero, apenas o ‘prémio de consolação´ chamado fase de grupos da Champions.
Por esta mesma ordem de ideias, o afastamento da Taça de Portugal, aos pés do Marítimo, na passada semana, também terá dado muito jeito: o Sporting garante não ‘correr o risco’ de fazer mais três jogos entre o calendário da Liga, como FC Porto e Benfica. Assim, de repente, a equipa liderada por Rúben Amorim esquiva-se a um total de 9 jogos. Bom, e se a coisa tivesse sido mesmo bem pensada, ‘deixava-se’ o Mafra ganhar em Alvalade e nem à final four da Taça da Liga se ia. Mais um a dois jogos de descanso. Isso é que era!
Lamento, mas não alinho nem por um instante na pequenez de ambição revelada por aqueles que veem nestes desaires a possibilidade de aumentar as chances para a obtenção de um bom resultado na Liga. Concordo que se existisse a garantia de que, no final, estas derrotas nas outras provas significarem a conquista do título de Campeão Nacional, aí sim, até eu torcia contra a equipa em todos os desafios que não os da Liga. Acontece que tal garantia nunca existe, não passa de um sonho que alimentamos de forma desesperada.
Assim sendo, para tristezas, chega-me não ver a equipa nas provas europeias e, com isso, arriscar perder mais duas posições do ranking UEFA (o tal que estipula quantos milhões se acrescentam aos 15 como prémio de entrada na fase de grupos da Champions); chega-me não ver a equipa no caminho da final da Taça de Portugal. Por isso, na meia-final da Taça da Liga frente ao FC Porto não espero menos que a passagem à final de sábado, mesmo que isso obrigue, depois, a defrontar o Boavista três ou quatros dias antes da receção ao Benfica, para a Liga. Porque ‘chutar para canto’ todas as outras provas sob o argumento da concentração de esforços no campeonato é aceitável no Sporting... da Covilhã, não no Sporting Clube de Portugal.
Turma orientada por Rui Borges não conseguiu ir além de um empate na deslocação até Turim, válida para a quarta jornada da Liga dos Campeões
05 Nov 2025 | 11:09 |
Apesar de o Sporting não ter ido além de um empate a uma bola diante da Juventus, em Turim, para a Liga dos Campeões, o golo de Maxi Araújo - e único dos leões na partida - acabou por se destacar pela sua qualidade na última terça-feira, 4 de novembro.
A UEFA incluiu o remate do lateral uruguaio entre os quatro nomeados para o prémio de Melhor Golo do Dia da quarta jornada da prova milionária. Além de Maxi Araújo, estão também na lista os tentos de Van de Ven (Tottenham), Gelson Martins (Olympiacos) e Balogun (Mónaco).
O golo do lateral foi marcado à passagem do minuto 12, com assistência de Francisco Trincão, e acabou mesmo por colocar o Sporting na frente do marcador. No entanto, ainda na primeira parte, a Juventus acabou por chegar à igualdade, por Vlahodic (34'). O resultado não voltou a sofrer alterações e os leões ainda amealharam algum dinheiro com este empate.
Esta temporada, com a camisola do Sporting, Maxi Araújo – avaliado em 17 milhões de euros - soma 12 partidas. Ao longo dos 874 minutos em que foi utilizado por Rui Borges, o internacional uruguaio marcou um golo e fez uma assistência.
Com este empate – o segundo em 17 encontros na presente temporada –, os comandados de Rui Borges somam assim sete pontos na prova e estão, à condição, no 10.º lugar. O próximo jogo do Sporting na competição internacional está marcado para quarta-feira, dia 26 de novembro, às 20h00, frente aos belgas do Club Brugge, em Alvalade.
Treinador da equipa italiana abordou a partida, na qual acabou por dividir pontos com os leões, deixando algumas palavras ao técnico dos verdes e brancos
05 Nov 2025 | 10:39 |
Pouco depois do empate (1-1) entre Juventus e Sporting, na última terça-feira, para a Liga dos Campeões, Luciano Spalletti destacou o espírito coletivo da sua equipa na forma como reagiu à desvantagem diante dos leões. De resto, o técnico ainda enalteceu Rui Borges.
"Se olharmos para as equipas que já enfrentaram o Sporting, eles tiveram muito mais remates à baliza. Trata-se de um adversário complexo para jogar porque têm muitos jogadores internacionais, que sabem jogar bem futebol. Têm uma mentalidade ofensiva e nota-se que vêm para atacar", começou por dizer, em declarações citadas pelo Tuttosport.
"Rui Borges é um treinador jovem, mas revelou ser muito competente pela forma como colocou a sua equipa a jogar. É difícil tirar-lhes o controlo de jogo. É certo que tivemos um arranque difícil na partida, mas reagimos e merecemos o empate. Ainda assim, perdemos a bola muitas vezes e, quando a recuperávamos, éramos um pouco displicentes, por vezes", atirou ainda.
Com este empate – o segundo em 17 encontros na presente temporada –, os comandados de Rui Borges somam assim sete pontos na prova e estão, à condição, no 10.º lugar. O próximo jogo do Sporting na competição internacional está marcado para quarta-feira, dia 26 de novembro, às 20h00, frente aos belgas do Club Brugge, em Alvalade.
O emblema verde e branco volta a entrar em campo no próximo sábado, dia 8 de novembro, frente ao Santa Clara, em jogo relativo à 11.ª jornada da Liga Portugal Betclic. O encontro diante da turma liderada por Vasco Matos jogar-se-á às 20h30, no Estádio de São Miguel, em Ponta Delgada.
Internacional brasileiro não deixou passar em branco o facto de não constar na lista, relembrando todos os seus feitos na temporada 2024/25
05 Nov 2025 | 10:04 |
Raphinha, antigo jogador do Sporting, reagiu, na última terça-feira, dia 4 de novembro, à ausência do seu nome no onze do ano da FIFPRO - onde está incluído Nuno Mendes -, destacando os feitos alcançados na última temporada através de uma série de publicações nas suas redes sociais.
O extremo do Barcelona terminou a temporada transacta com 34 golos e 22 assistências em 57 jogos, ajudando o clube a conquistar todos os títulos nacionais em Espanha e a chegar às meias-finais da Liga dos Campeões. Apesar das exibições de destaque, o brasileiro de 28 anos, que ficou em quinto lugar na Bola de Ouro em setembro, acabou por não ser incluído na equipa ideal votada por mais de 20 mil jogadores profissionais.
No Instagram, Raphinha partilhou mais de 15 publicações a relembrar os seus feitos, sublinhando conquistas individuais como o prémio de melhor marcador da Liga dos Campeões e melhor jogador da La Liga, de forma a mostrar o seu descontentamento e surpresa com as escolhas.
Vale lembrar que, por esta altura, o avançado que passou pelo Sporting se encontra lesionado e falhou os últimos sete jogos do Barcelona devido a um problema muscular na coxa. Hansi Flick, treinador dos culés, mostrou recentemente que sente a falta do brasileiro.
"Sinto a falta do Raphinha porque ele foi muito importante na época passada. Quando ele joga a este nível, é fantástico para nós. Por isso, claro que sinto a falta dele", afirmou recentemente o treinador, aos meios de comunicação espanhóis.
Confira:
Com Nuno Mendes a titular, PSG perde com adversário do Sporting na Liga dos Campeões
05 Nov 2025 | 09:38
Hipóteses do Sporting na Champions League: resultado em Turim tornou-se positivo
05 Nov 2025 | 08:59
João Palhinha volta a faturar pelo Tottenham e estreia-se a marcar na Liga dos Campeões (vídeo)
05 Nov 2025 | 08:41