Corner Left

Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Futebol

RUMO À FINAL

‘Chutar para canto’ todas as outras provas sob o argumento da concentração de esforços no campeonato é aceitável no Sporting... da Covilhã

Leonino - Onde o Sporting é notícia
Leonino - Onde o Sporting é notícia

  |

Icon Comentário0

Em outubro, quando o Sporting caiu com estrondo no playoff de acesso à fase de grupos da Liga Europa, não faltaram adeptos e comentadores encartados a defender a ideia peregrina de poder estar ali a chave para a equipa obter vantagem na Liga e, dessa forma, lutar ombro a ombro com FC Porto e SL Benfica pelo título. Bastava fazer um exercício de memória, recuar a 13/14 e perceber o que então sucedeu, num quadro competitivo semelhante: quando terminou a fase de grupos das provas europeias (nas quais o Sporting não participou) a equipa liderada por Leonardo Jardim seguia isolada no 1º lugar, com 2 pontos de vantagem sobre os outros dois concorrentes. A Liga tinha então 13 jornadas disputadas e estávamos a meio de dezembro. No final desse campeonato os Leões terminaram na 2ª posição, 7 pontos atrás de Benfica e 6 à frente do FC Porto. Saíram cedo da Taça de Portugal (4ª eliminatória) e não atingiram a final four da Taça da Liga. Títulos, portanto, zero, apenas o ‘prémio de consolação´ chamado fase de grupos da Champions.


Por esta mesma ordem de ideias, o afastamento da Taça de Portugal, aos pés do Marítimo, na passada semana, também terá dado muito jeito: o Sporting garante não ‘correr o risco’ de fazer mais três jogos entre o calendário da Liga, como FC Porto e Benfica. Assim, de repente, a equipa liderada por Rúben Amorim esquiva-se a um total de 9 jogos. Bom, e se a coisa tivesse sido mesmo bem pensada, ‘deixava-se’ o Mafra ganhar em Alvalade e nem à final four da Taça da Liga se ia. Mais um a dois jogos de descanso. Isso é que era!


Lamento, mas não alinho nem por um instante na pequenez de ambição revelada por aqueles que veem nestes desaires a possibilidade de aumentar as chances para a obtenção de um bom resultado na Liga. Concordo que se existisse a garantia de que, no final, estas derrotas nas outras provas significarem a conquista do título de Campeão Nacional, aí sim, até eu torcia contra a equipa em todos os desafios que não os da Liga. Acontece que tal garantia nunca existe, não passa de um sonho que alimentamos de forma desesperada.


Assim sendo, para tristezas, chega-me não ver a equipa nas provas europeias e, com isso, arriscar perder mais duas posições do ranking UEFA (o tal que estipula quantos milhões se acrescentam aos 15 como prémio de entrada na fase de grupos da Champions); chega-me não ver a equipa no caminho da final da Taça de Portugal. Por isso, na meia-final da Taça da Liga frente ao FC Porto não espero menos que a passagem à final de sábado, mesmo que isso obrigue, depois, a defrontar o Boavista três ou quatros dias antes da receção ao Benfica, para a Liga. Porque ‘chutar para canto’ todas as outras provas sob o argumento da concentração de esforços no campeonato é aceitável no Sporting... da Covilhã, não no Sporting Clube de Portugal.


Futebol

João Pereira surpreende com escolha para o Gil Vicente - Sporting

Em dia de disputa pela 15.ª jornada da Liga Portugal Betclic, técnico verde e branco toma decisão ousada face às ausências do plantel

João Pereira aposta forte na formação do Sporting diante do Gil Vicente
João Pereira aposta forte na formação do Sporting diante do Gil Vicente

  |

Icon Comentário0

Embora João Pereira tenha assumido o comando técnico da equipa principal do Sporting num período marcado por quatro derrotas consecutivas, é certo que trouxe consigo uma forte confiança na formação da Academia Cristiano Ronaldo. Prova disso é a aposta em jovens talentos como João Simões, Henrique Arreiol, Mauro Couto, entre outros que começam a ganhar destaque.


Atualmente, Simões é o jovem do trio que tem mais espaço na equipa principal, especialmente ao assumir um papel crucial na ausência de Daniel Bragança, Hidemasa Morita e Pedro Gonçalves. Com apenas 17 anos, o médio já soma três titularidades e, muito provavelmente, terá a quarta, frente ao Gil Vicente. 


Além do antigo jogador do Portimonense, o técnico português demonstrou total confiança em Arreiol e Mauro Couto, que ocupam, respetivamente, as posições de médio defensivo e extremo/ala. Ambos foram as últimas estreias no plantel, ao longo dos jogos já disputados desde a saída de Ruben Amorim.


João Pereira tem em mãos um boletim clínico repleto de baixas importantes e, perante este cenário, o treinador já admitiu que recorrerá a Miguel Alves, defesa-central de apenas 18 anos, para reforçar o trio defensivo já no próximo embate frente aos Minhotos.

O Sporting entra em campo este domingo, dia 22 de dezembro, frente ao Gil Vicente, em jogo relativo à 15.ª jornada da Liga Portugal Betclic. O encontro diante da turma liderada por Bruno Pinheiro jogar-se-á às 20h30, no reduto do adversário, em Barcelos.



Futebol

Abel Ferreira oferece 20 milhões por avançado apontado ao Sporting

Treinador está a cumprir o último ano de contrato com o Palmeiras e objetivo é voltar a conquistar o campeonato brasileiro e a Libertadores

Abel Ferreira, ex Sporting, quer Paulinho
Abel Ferreira, ex Sporting, quer Paulinho

  |

Icon Comentário0

Abel Ferreira quer reforçar o plantel do Palmeiras para aquele que é o último ano de contrato com o verdão - termina em dezembro de 2025. O técnico procura um avançado goleador e Leila Pereira, presidente do clube, apontou a mira a Paulinho, que chegou a ser colocado na rota do Sporting.


A informação está a ser avançada por Ekrem Konur - jornalista turco especializado em assuntos relacionados com o mercado de transferências - garantindo que a direção do emblema de São Paulo irá fazer uma oferta entre os 18 e os 20 milhões de euros.


O brasileiro tem sido destaque no Atlético Mineiro, desde que foi contratado ao Bayer Leverkusen em 2022. A temporada de estreia no clube de Minas Gerais viu o avançado apontar 31 golos e oito assistências, tendo sido apontado ao Sporting durante o último mercado de verão. 


No entanto, os verdes e brancos acabaram por não avançar pelo jogador, contratando Conrad Harder. O dinamarquês reforçou o plantel leonino, vindo do Midtjylland e, para já, soma sete golos e duas assistências em 18 jogos, mas apenas com 616 minutos disputados.

Já Paulinho - avaliado em 17 milhões de euros - fez o gosto ao pé em 19 ocasiões, tendo assistido os companheiros por quatro vezes. No total, o avançado brasileiro foi aposta em 59 partidas durante o ano de 2023, contabilizando 4.884 minutos jogados.


Confira a publicação:



Futebol

Luís Mateus humilha Varandas e diz que Líder do Sporting "não tem ido às aulas"

Jornalista critica dualidade no discurso do Presidente verde e branco e elogia João Pereira pela evolução comunicativa nos últimos tempos

Luís Mateus arrasa Frederico Varandas, Presidente do Sporting
Luís Mateus arrasa Frederico Varandas, Presidente do Sporting

  |

Icon Comentário0

Luís Mateus acredita que a dualidade no discurso de Frederico Varandas não passa uma boa imagem do Presidente do Sporting. A mudança quanto ao futuro de João Pereira e mesmo a aptidão do técnico para comunicar à imprensa não agradam ao jornalista.


"As duas vitórias, ainda que sofridas, fizeram bem a João Pereira no plano comunicacional. Viu-se maior à-vontade na troca de palavras com os jornalistas durante a antevisão ao difícil encontro de Barcelos com o Gil Vicente, o que não pode ser dissociado de um ambiente menos carregado, somado ao trabalho que tem feito junto do departamento de comunicação dos leões para ajustar o discurso ao contexto", garante, ao jornal A Bola.


Quanto à explicação do técnico acerca da gestão recente, Luís Mateus crê que "sobretudo na questão da aposta de Quenda como falso extremo esquerdo, as ideias ainda pareçam um pouco confusas". No entanto, compara o discurso de João Pereira com "a inconsistência das palavras do seu Presidente".


"Passou de 'um treinador de um grande clube europeu em dois ou três anos' a alguém que recebeu 'um presente envenenado' ao ser convidado para ser agora o treinador principal", recorda o jornalista. "Claro que lhe era impossível recusar, como afirmou, todavia, na imagem passada por Varandas passou de estar preparado para a missão a alguém que, afinal, não o estava. Presidente do Sporting, esse sim, e já não é de hoje, mostrou que não tem ido às aulas".

Para terminar, Luís Mateus dá um voto de confiança ao técnico verde e branco, admitindo haver "há humildade suficiente" para "dar volta às dificuldades". Sobre Frederico Varandas, revela ver "o lado de um dirigente, que, depois de ter recalcado com Rúben Amorim muitas das intervenções do passado, ainda não terá encontrado sozinho o equilíbrio que lhe permitiria saber sempre evitar danos colaterais. Há algo de moralizador a extrair das suas palavras? É possível que inspirem alguém? Só os jogadores e treinadores saberão".



envelope SUBSCREVER NEWSLETTER


A história do avançado tosco que é o melhor marcador nos duelos Gil Vicente - Sporting
Futebol

A história do avançado tosco que é o melhor marcador nos duelos Gil Vicente - Sporting

 

Icon Comentário0
Titular de volta! Sporting tem patrão frente ao Gil Vicente
Futebol

Titular de volta! Sporting tem patrão frente ao Gil Vicente

 

Icon Comentário0
João Pereira desespera: Jogador do Sporting volta a ser baixa
Futebol

João Pereira desespera: Jogador do Sporting volta a ser baixa

 

Icon Comentário0