
Clube
Oficial! Sporting anuncia compra importante para o projeto de Frederico Varandas
13 Ago 2025 | 17:24
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Clube
24 Ago 2020 | 11:50 |
Na passada sexta-feira, 21 de agosto, o Leonino deu conta, em exclusivo, da tentativa do SL Benfica em evitar a descida de divisão do Vitória de Setúbal (LER AQUI). Em declarações exclusivas ao nosso jornal, Bruno Mascarenhas e Soraia Quarenta abordaram a interferência benfiquista na vida de um clube terceiro.
Bruno Mascarenhas – “Existe o risco de a verdade desportiva estar a ser comprometida”
“Existe o risco de a verdade desportiva estar a ser comprometida, mas não se consegue provar, factualmente, que isso esteja a acontecer. Há formas benignas de ajudar e outras menos benignas de o fazer. Nos últimos anos, fruto dos diversos casos em que o SL Benfica se viu envolvido, temos a suspeita de que, alegadamente, a forma de atuar dos encarnados seja perniciosa. Resta saber quais as condições e o estilo de parceria que estará aqui em causa.
O Vitória de Setúbal tem sido, historicamente, um parceiro privilegiado do SL Benfica. De alguma forma, é compreensível porque o FC Porto tem vindo a perder o seu poder de influência e o Sporting CP cometeu, no mandato anterior, uma série de erros, desbaratando, assim, a possibilidade de criar um conjunto de clubes amigos.
A criação de uma rede de clubes com os quais existem relações privilegiadas não tem de ser, necessariamente, negativa. No caso do Sporting CP, conseguimos fazê-lo, em determinado momento, com o Setúbal, como são exemplo os empréstimos do João Mário, Ryan Gauld ou André Geraldes. Estes atletas “rodaram” num nível competitivo alto e isso acaba por ser positivo para ambas as partes. No entanto, neste momento, o Sporting CP perdeu essa capacidade e o SL Benfica, percebendo isso mesmo, está a aumentar a sua influência tendo um conjunto de clubes amigos onde coloca os seus jogadores e treinadores. Nestes momentos de maior aperto, tenta valer a sua influência. Se o Sporting CP estivesse forte, denunciaria este tipo de práticas.
A Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) expressa a vontade dos clubes. Se a vontade dos clubes não é a de denunciar estas situações, a LPFP pouco pode fazer. O mesmo se passa com a Federação Portuguesa de Futebol. É mais fácil ser a investigação criminal a apurar os factos do que a própria justiça desportiva que, de alguma forma, está condicionada à vontade de uma maioria que, pelos vistos, está a ser influenciada.”
Soraia Quarenta – “Se a ajuda passar por pedir o encobrimento de dívidas, poderemos estar perante algo ilegal”
De um ponto de vista geral e tendo como base exclusivamente a notícia, o que posso dizer é que não há nada que impeça um presidente de um clube em ajudar outro. Aliás, de um ponto de vista de solidariedade institucional até é uma atitude nobre, que demonstra responsabilidade social e respeito por um clube como o Vitória de Setúbal, que é um histórico.
No entanto, o que se tem de ter em atenção é a forma como é dada essa ajuda. Se for uma situação de intervir em conversações de negociações de dívidas e situações desse género, nada contra, mas, se, como diz a notícia, a ajuda passar por pedir o encobrimento de dívidas, aí já poderemos estar perante algo ilegal, o que, naturalmente, é grave e deverá ser investigado.
Já quanto ao facto de o Setúbal poder, enquanto o recurso não for decidido, resolver a situação, negociando as dívidas ou pagando as mesmas, poderá apresentar documentação ao tribunal que comprove que a situação já está resolvida e, portanto, a decisão do recurso já não tem razão de ser, por inutilidade superveniente da lide. Quer isto dizer que o motivo pelo qual o recurso foi interposto já não existe – as dívidas – e por isso qualquer decisão que possa advir será vazia de conteúdo, por isso, inútil.
Ainda assim, será sempre injusto para com os clubes que conseguiram apresentar-se à inscrição com o preenchimento de todos os requisitos dentro do prazo para o fazer, porém é uma prerrogativa que qualquer clube na situação que o Setúbal tem.”
Pupilos de Rui Borges e Francesco Farioli entram em campo no próximo dia 30 de agosto em partida a contar para a quarta jornada da Liga Portugal
27 Ago 2025 | 09:34 |
O Sporting anunciou que a venda dos bilhetes para o jogo com o Porto vai iniciar esta quarta-feira, dia 27 de agosto. O confronto entre os pupilos de Rui Borges e Francesco Farioli está marcado para o próximo sábado, dia 30 de agosto, às 20h30 e promete esgotar o renovado Estádio de Alvalade.
Segundo as informações avançadas pelos meios de comunicação do Clube, Sócios há 75 anos ou mais e/ou com Lion Seats sem Gamebox serão os primeiros a ter acesso aos bilhetes, a partir desta quarta-feira das 18h00 às 19h59. Seguem-se Sócios há 50 anos ou mais das 20h às 23h59, Sócios há mais de 40 anos a partir da meia noite de quinta-feira até às 11h59, Sócios há 30 anos ou mais quinta-feira das 12h00 às 15h59, Sócios há 20 anos ou mais quinta-feira das 16h às 19h59, Sócios há 10 anos ou mais quinta-feira das 20h às 23h59.
Caso continuem a existir bilhetes após todas estas fases de prioridade, segue-se a venda para para todos os Sócios há 5 ou mais anos na sexta-feira, dia 29 de agosto, das meia noite às 11h59, Sócios há um ano ou mais das 12h às 15h59. A última fase está marcada para esse mesmo dia, a partir das 16h e estará destinada a todos os associados.
Vale mencionar que Sporting e Porto chegaram a um acordo que permite que os adeptos visitantes tenham acesso a bilhetes mais baratos nas deslocações ao Estádio de Alvalade e ao Estádio do Dragão. Desta forma, os adeptos azuis e brancos que se deslocaram ao reduto verde e branco irão pagar 25€, ao invés dos habituais 31€.
Relembrar que Sporting e Porto se vão defrontar na quarta jornada da Liga Portugal Betclic, depois de ambas as equipas somarem três vitórias em três jogos no campeonato nacional. Os leões são primeiros, devido à diferença de golos, mas são perseguidos de perto pelo conjunto azul e branco, que segue na segunda posição.
Clubes assinaram um protocolo na área da formação, mais uma parceria que se enquadra na estratégia de expansão e consolidação dos leões
23 Ago 2025 | 13:57 |
É oficial. O Sporting assinou um protocolo de cooperação com o Frielas, uma parceria que se enquadra na estratégia de expansão e consolidação da formação verde e branca. O co-director-geral da Academia Cristiano Ronaldo, Paulo Gomes, rubricou o documento com Paulo Sérgio, dirigente do clube do concelho de Loures, e destacou a estratégia seguida pelos leões.
Paulo Gomes: "Queremos ajudá-los a crescer e a desenvolver a sua formação"
"Tem uma história de muitos anos com jogadores que passaram pela sua formação. Queremos ajudá-los a crescer e a desenvolver a sua formação, dando formação aos técnicos e trabalhar em conjunto com o clube para que sejam uma referência ainda maior no concelho e no distrito de Lisboa", disse aos meios de comunicação do Clube de Alvalade.
O dirigente explicou que o pretendido é "alargar a base de recrutamento e a formação para captar os melhores talentos do concelho de Loures para o Frielas, para que depois possam passar para o Sporting". Paulo Gomes mostrou-se feliz pelo acordo alcançado.
Paulo Gomes: "O Frielas dá-nos garantias de que vamos desenvolver o jogador como homem"
"Temos aspectos comuns na parte desportiva e, também, na parte social e humana. O Frielas dá-nos garantias de que vamos desenvolver o jogador como homem, passando os valores do Sporting e a identidade que queremos. Queremos trabalhar no Frielas como trabalhamos na nossa Academia", acrescentou.
Já Paulo Sérgio também garantiu estar "feliz e orgulhoso por fazer este protocolo com o Sporting". "Estamos bastante contentes. Tem tudo para correr bem para os dois clubes. (...) Queremos ter muito mais miúdos a jogar à bola e, também, que a qualidade suba no Frielas. Agora, de certeza que vamos angariar muito mais atletas", referiu. Recentemente, os leões também assinaram um protocolo com o Ranhados, emblema do distrito de Viseu.
Na última partida, os juniores leoninos derrotaram o Mafra:
Clube de Alvalade voltou a anunciar mais um equipamento, numa cor nunca antes utilizada para representar o emblema verde e branco
20 Ago 2025 | 10:43 |
O Sporting apresentou o seu quinto equipamento para a temporada 2025/26. Desta vez, o tom escolhido foi um azul esverdeado, fazendo relembrar os tons de água tão associados à estação de verão. A nova camisola foi apresentada através de um vídeo, em que a estrela foi Zeno Debast.
“Chegou o novo terceiro equipamento do Sporting Clube de Portugal - leve como o verão. Uma cor inesperada, vibrante, que respira ousadia. Um padrão que percorre o tecido como a energia que move cada leão em campo”, escreveu o Clube de Alvalade através dos seus meios de comunicação oficial”.
Para além de uma pequena descrição do novo equipamento, o Sporting também mencionou todo os pontos de venda em que os seus adeptos podem encontrar o kit disponível, como a Loja Verde online, Loja Verde do Estádio José Alvalade, Colombo e Almada Forum e nos Kioskes presentes no Vasco da Gama, Ubbo e Cascais Shopping.
Vale a pena recordar que as camisolas produzidas pela Nike, desde que a marca passou a ser a fornecedora de equipamento desportivo, têm sido criticadas pelos adeptos verdes e brancos, que acusam a marca de reutilizar designs para vários clubes. O último exemplo destas críticas foram os kits alusivos à calçada portuguesa, que também estão a ser utilizados pelo Friburgo.
Apelidado como o terceiro equipamento,este acaba por ser o quinto kit apresentado pelo Sporting para a temporada 2025/26. A este, juntam-se o principal (Listada verde e branca), away (preto refletor) e as duas alternativas (branca; preta e verde da calçada portuguesa).
Confira o vídeo de apresentação:
Oficial! Sporting anuncia compra importante para o projeto de Frederico Varandas
13 Ago 2025 | 17:24