
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
O Zenit apresentou uma proposta formal por Clayton. Depois de uma temporada a alto nível no Rio Ave, o avançado é dos jogadores que mais tem despertado as atenções neste mercado de transferências. Apesar do interesse do Sporting - que vem de há largos meses - foram os russos a avançar pelo jogador.
Segundo informações avançadas pelo jornal A Bola, o emblema da cidade de São Petersburgo fez uma aproximação junto da SAD vilacondense no valor dos 10 milhões de euros, que acabou recusada. O clube do Estádio dos Arcos definiu que apenas tem intenções de negociar o ponta-de-lança brasileiro por números na casa dos 15M.
Para além do Zenit, nos últimos dias, formações como as do Al Gahrafa, Bolonha, Al Wasl e Torino também perguntaram pelo avançado de 26 anos do Rio Ave. Já no final da temporada passada, foram Sporting, Benfica e Porto a demonstrar interesse no jogador, mas sem qualquer tipo de avanço formalizado.
Vale a pena recordar que Clayton faltou a alguns dos encontros de preparação do emblema de Vila do Conde por apresentar sinais de fadiga. O ponta-de-lança não fez parte da comitiva de Sotiris Silaidopoulos que defrontou o Marinhense e Aves SAD. Ainda assim, voltou a estar apto para a partida frente ao Benfica B, onde assinou o último golo do jogo.
Em 2024/25, com a camisola do Rio Ave, Clayton - avaliado em 5 milhões de euros - somou 18 golos marcados e duas assistências, em 37 jogos. Os 14 remates certeiros que conseguiu no campeonato colocaram-no no quarto lugar da lista de melhores marcadores da competição.
Elemento que fez parte dos quadros verdes e brancos viu um registo tremendo ser travado na última madrugada, num jogo a contar para o Brasileirão
|
Leonardo Jardim viu a sua equipa perder a liderança do Brasileirão, depois de desaire no Cruzeiro - Ceará SC. O treinador português, com passagem pelo Sporting, vinha de uma série de 11 jogos sem qualquer derrota, onde somou oito vitórias, três empates, e que valia a liderança do Brasileirão à 16ª jornada.
Para além de Leonardo Jardim, começar por destacar os outros elementos ex-Sporting que fizeram parte da ficha de jogo: do lado do Cruzeiro, estiveram ainda Matheus Pereira, lançado de início, e Yannick Bolasie, que saiu do banco. No Ceará SC, Rafael Ramos também entrou no decorrer do encontro.
Em relação à partida, até começou melhor para o conjunto de Leonardo Jardim, que viu Kaio Jorge inaugurar o marcador para o Cruzeiro logo aos quatro minutos de encontro. Eduardo fez o 2-0 aos 32', mas o golo foi anulado. Quem aproveitou foi o Ceará SC, que conseguiu chegar ao empate por intermédio de Galeano, a seis minutos do intervalo da partida.
A segunda parte chegou com o jogo empatado a uma bola. O Cruzeiro foi atrás do prejuízo, mas foi o Ceará SC que aproveitou, com novo golo de Galeano, aos 60', a dar a volta ao marcador. A equipa visitante ainda voltou a marcar, seis minutos depois, mas o golo foi anulado pelo VAR, e a partida terminou com 2-1 no marcador a favor do conjunto de Fortaleza.
A derrota, primeira ao fim de 11 partidas, significou também que o Cruzeiro perdeu o primeiro lugar do Brasileirão, em virtude da vitória do Flamengo, que jogou logo a seguir à equipa de Leonardo Jardim. Ocupa, agora, o segundo lugar, com 34 pontos em 17 partidas, um ponto atrás do líder (que tem menos um jogo), e dois pontos á frente do Palmeiras (que tem menos dois jogos).
Presidente verde e branco fez alteração na equipa ás ordens de Rui Borges e houve jogadores que não reagiram bem à mudança recente
|
Iván Fresneda ficou em lágrimas devido à saída de Franco Israel do Sporting. O guardião uruguaio foi recentemente oficializado no Torino, de Itália, e deixa os leões após três épocas em Alvalade. Para além de uma entrevista aos canais oficiais do Clube, o guardião também aparece num vídeo, partilhado pelos verdes e brancos, onde é possível ver as despedidas com os restantes companheiros.
Foi já na última quinta-feira, dia 24 de julho, que Franco Israel se deslocou uma última vez à Academia Cristiano Ronaldo, para se despedir dos seus ex-companheiros de equipa. As imagens do momento foram partilhadas pela Sporting TV, com dois amigos do uruguaio a saltar à vista.
A reação mais emotiva foi a de Iván Fresneda. O jovem defesa lateral-direito espanhol não escondeu a emoção e foi incapaz de conter as lágrimas, no momento da despedida de Franco Israel. Os dois partilhavam uma grande amizade, como era possível verificar, por exemplo, através das suas redes sociais.
Quem também é destaque nas imagens partilhadas pelo Sporting é Francisco Trincão. O internacional português era um dos jogadores mais próximos de Franco Israel, e acabou por soltar as seguintes palavras: "Não queria que viessem porque odeio as despedidas. Odeio, odeio".
Também Franco Israel teve oportunidade de deixar algumas palavras para os dois ex-colegas: "Falávamos hoje que a amizade fica, mas perde-se o dia-a-dia. Isso é importante para manter o contacto… Vamos continuar a falar e vou continuar a vir cá, até porque tenho casa aqui. Lisboa e Portugal vão ficar sempre comigo, mas perder o dia-a-dia é difícil porque acho que a amizade ganhar mais nesse aspeto. Indo embora, isso não vai acontecer. Vai ser uma das coisas mais difíceis".
Guardião uruguaio deixa o Clube de Alvalade após três épocas de leão ao peito, e já deixou as últimas palavras para os adeptos verdes e brancos
|
Franco Israel concedeu uma entrevista aos canais oficiais do Sporting, onde destaca os três anos que viveu em Alvalade, numa altura em que está de saída rumo ao Torino, equipa da primeira divisão italiana. O guardião uruguaio deixou muitos elogios ao Clube e aos colegas com quem partilhou as últimas temporadas.
Franco Israel: "É como a minha segunda família e deixar tudo para trás não vai ser fácil"
Franco Israel começou por destacar as saudades que vai ter: "De tudo. Da cidade, da casa onde moro, do Clube, do staff, dos fisioterapeutas, dos companheiros, de tudo. É como a minha segunda família e deixar tudo para trás não vai ser fácil, não só pela forma como me ajudaram a crescer como jogador, porque vim aqui e pude jogar a um nível importante, mas também como pessoa. Desde o primeiro momento que cheguei que foi incrível porque me senti em casa".
"A nível profissional e desportivo era um passo muito importante para mim. A nível pessoal, não sabia o que ia encontrar, mas o Clube é maravilhoso. O Clube, os adeptos, o staff, os companheiros… Não é normal chegar e sentir-me como em casa. No Sporting CP, isso é o quotidiano. Viver o dia-a-dia aqui… Vinha todos os dias com vontade, por mais que seja um trabalho. Aparecia sempre com um sorriso, mesmo quando tinha menos energia", atirou de seguida o guardião, sobre o tempo passado em Alvalade.
Franco Israel: "Não é normal chegar e sentir-me como em casa. No Sporting CP, isso é o quotidiano"
De seguida, Franco Israel comentou a sua atitude durante o tempo que passou de leão ao peito: "Acho que sou assim pelas pessoas que me rodeiam. Se sinto que estou num bom ambiente e que estou seguro, posso ser eu e liberto-me. Posso jogar ou não, mas o mais importante é a convivência. É isso que nos faz atingir objetivos, é fundamental".
Para terminar, o guarda-redes falou dos jovens talentos que viu crescer no seu tempo no Sporting: "Cheguei com 22 anos, sem grande experiência de primeira equipa. Foram passando os anos, fui ganhando experiência e o tempo passou. Vou com 25 anos, não sou velho, mas já é outra coisa. Tenho companheiros como o Chico [Silva] ou o [Diego] Calai, que são da minha posição, e vejo-os a crescer e melhorar. É o passar de testemunho, sangue novo. Espero que tenha ficado alguma coisa da minha parte".