
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Curiosidades
|
Na véspera do dérbi que pode ser decisivo para definir o campeão nacional, elencamos os 10 melhores marcadores da história do Sporting em jogos contra o Benfica. Os eternos rivais, recorde-se, defrontam-se já este sábado, dia 10 de maio, pelas 18h00, no Estádio da Luz. Veja, abaixo, a lista:
Leões comandados de Rui Borges podem ser campeões caso vençam o Benfica e o cenário está parecido com aquele de há duas décadas
|
Com o golo ao cair do pano de Eduardo Quaresma, na vitória por 2-1 contra o Gil Vicente, o Sporting regressou ao topo da tabela da Liga Portugal Betclic 2024/25. O próximo encontro está marcado para sábado, dia 10 de maio, frente ao seu eterno rival Benfica, no Estádio da Luz e o cenário é em muito parecido com aquele vivido há 20 anos atrás, em 2005.
Na penúltima jornada, Benfica e Sporting decidiam no Estádio da Luz o desfecho da temporada, podendo qualquer uma das equipas em causa ser campeã. Caso os leões vencessem, os encarnados ficaram matematicamente afastados do título, mas para a formação de Trapattoni precisava de ganhar e esperar pelo resultado do Porto para poder festejar aquela noite.
Em 2005, Sporting e Benfica também entraram no dérbi em igualdade pontual, cada um com 61 pontos, e tal como esta temporada, os leões tinham vantagem direta de um golo, após vencerem as águias por 2-1 no Estádio José Alvalade. Com esta informação em mente, a equipa de José Peseiro sabia que se vencesse no Estádio da Luz, precisava apenas de um ponto na última jornada para se sagrar campeão.
Nesse jogo, o Sporting entrou em campo com Ricardo, Miguel Garcia, Anderson Polga, Beto, Rui Jorge, Custódio, Pedro Barbosa, Fábio Rochemback, João Moutinho, Douala e Sá Pinto. Já do lado do Benfica, a aposta caiu em Quim, Miguel, Luisão, Ricardo Rocha, Manuel dos Santos, Petit, Nuno Santos, Manuel Fernandes, Geovanni, Nuno Gomes e Simão Sabrosa.
Ambas as equipas foram em busca da vitória, o que resultou num jogo de alta tensão e, que perto do final, foi decidido por um lance faltoso: após falta de Mauricio Pinilla, Petit bate um livro para o coração da área do Sporting e no processo de cabecear a bola, Luisão abalroa o guarda-redes Ricardo dentro da pequena área (83’). O ajuizamento errado do lance e a ausência de VAR fizeram com que o golo fosse válido e o Sporting saísse derrotado do dérbi decisivo por 1-0.
Com este resultado, o Benfica passou a ocupar o lugar cimeiro da classificação e, com um empate a um, frente ao Boavista na última jornada, os encarnados somaram 65 pontos e sagraram-se campeões nacionais, após um jejum de 11 anos, o maior período sem títulos na história do clube.
Após a injusta derrota no Estádio da Luz, o Sporting ficou afastado da corrida ao título e, num jogo da última jornada que apenas serviu para cumprir calendário, os leões perderam no Estádio José Alvalade por 4-2, frente ao Nacional da Madeira. Assim, os leões terminaram na terceira posição da tabela, com 61 pontos, a um de distância do segundo classificado, o Porto.
Carregue aqui para recordar o lance entre Ricardo e Luisão que decidiu o jogo.
Antes do confronto com o eterno rival, identificamos os atletas dos dois lados da moeda com mais ligas nacionais já no bolso
|
A dois dias do dérbi no Estádio da Luz, que pode definir o campeão deste ano, enumeramos, na lista abaixo, os jogadores com mais títulos nacionais dos dois plantéis. Tanto de um lado, como do outro, os jogadores que levam mais campeonatos no bolso não o fizeram exclusivamente no clube em que atuam neste momento. Ora veja:
Leões defrontam os encarnados no próximo sábado, no jogo que pode decidir o título, e a formação de Rui Borges pode vir buscar inspiração a goleadas do passado
|
No próximo sábado, dia 10 de maio, o Sporting desloca-se ao Estádio da Luz para defrontar o Benfica, em partida a contar para a 33.ª jornada da Liga Betclic. Este jogo tem uma particularidade, visto que pode decidir o campeão para a época 2024/25: os leões, caso vençam, ou os encarnados, caso ganhem por uma diferença de dois golos. Como tal, Rui Borges e os seus jogadores podem estudar algumas partidas em que os verdes e brancos golearam o seu eterno rival, em sua casa.
Neste jogo, o Sporting levou de vencido o Benfica por 3-0, com golos de Teo Gutiérrez (9’), Islam Slimani (21’) e Bryan Ruiz (36’). Ninguém esperava que o marcador terminasse assim, dado ao equilíbrio entre as duas equipas naquela época. Com este resultado, os leões calaram um Estádio da Luz esgotado e chegavam ao primeiro lugar do campeonato.
Numa altura em que a Supertaça era jogada a duas mãos, o Sporting venceu o Benfica, na condição de visitante, por 3-0, com os golos dos leões a serem apontados por um auto-golo de Edmundo (20’), Silvinho (72’) e Paulinho Cascavel (78’). Este resultado permitiu que os treinados de Keith Burkinshaw entrassem para a partida da segunda mão com um à vontade maior. O Clube de Alvalade acabou por vencer 4-0 em agregado e celebrou mais uma conquista em frente dos seus Adeptos.
Apesar de ser o seu estádio, o Sporting defrontou o Benfica na condição de visitante na Estância de Madeira, estádio que os encarnados pagavam arrendamento aos leões. A partida terminou por 4-1, com todos os golos verdes e brancos a serem apontados pelo Violino Goleador, Fernando Peyroteo (35’, 41’, 58’e 69’). O tento solitário das águias foi marcado por Espírito Santo, aos 75 minutos.
Novamente na Estância de Madeira, o Sporting derrotou o Benfica numa partida a contar para o Campeonato de Lisboa. O resultado final acabou por ser uns expressivos 5-0 para os leões, com os golos dos forasteiros a serem apontados por Manuel Soeiro (18’), Fernando Peyroteo (33’ e 81’) e João Cruz (75’ e 90’).
Desta vez em terreno próprio, o Benfica recebeu a equipa do Sporting, no Campo das Amoreiras, para jogo a contar para o Campeonato Nacional. Os leões de Joseph Szabo acabaram por vencer a partida por 4-1. Os golos dos verdes e brancos foram marcados por Fernando Peyroteo (47’ e 51’) João Cruz (72’) e Adolfo Mourão (79’). A única alteração de marcador para o lado da equipa da casa foi feita por Alfredo Valadas (38’).
Também no Campo das Amoreiras, o Sporting deslocou-se ao terreno do Benfica, para uma partida a valer para o Campeonato de Lisboa. No final do jogo, o marcador assinalou cinco golos para o Clube de Alvalade, sem resposta dos encarnados. Os remates certeiros para os leões foram feitos por João Cruz (18’), Manuel Soeiro (26’ e 70’), Pedro Pireza (75’) e António Faustino (88’).