
Futebol
Jogador do Sporting 'rouba' título e é denunciado pela namorada: "As pessoas perguntam onde está"
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
Bernardo Ribeiro não tem dúvidas de que Viktor Gyokeres é "o homem do título" do Sporting. O diretor do jornal Record analisou a temporada desportiva realizada pelo Clube de Alvalade, deixando elogios a Rui Silva, Rui Borges e Frederico Varandas, não esquecendo o "descalabro" deixado por Bruno de Carvalho (que também foi criticado por Francisco Guimarães).
"Uma liga bonita. Emocionante. Imprevisível até ao fim. Que podia ter caído para qualquer um dos lados. Mas o Sporting no sprint final foi bem mais forte e o Benfica perdeu todos os match points de que dispôs. Os leões bateram o Gil Vicente ao cair do pano, foram à Luz garantir um empate precioso e ganharam sem espinhas ao Vitória, conquistando um bicampeonato mais do que merecido", pode ler-se no diário desportivo.
Bernardo Ribeiro lembra ainda os falhanços da equipa de Bruno Lage que falhou nos momentos decisivos da época: "Enquanto isso, o Benfica tropeçava em casa com o Arouca, falhava no dérbi e nem em Braga, frente a 10 jogadores a partir dos 66’, conseguiu ganhar".
"No banco, o mérito maior é para Rui Borges. Foi quem teve de recuperar a equipa após o desastre João Pereira"
O diretor de Record fala nas peças chave em destaque em Alvalade: "Gyokeres é o homem do título. Há mais, claro, nomeadamente Hjulmand, o capitão que organizou, serenou e combateu dentro e fora de campo. Como Rui Silva na baliza. No banco, o mérito maior é para Rui Borges. Foi quem teve de recuperar a equipa após o desastre João Pereira e também quem teve de jogar com uma onda de lesões impressionante".
"Uma palavra para Frederico Varandas. O homem que retirou o leão do descalabro Bruno de Carvalho e fez do clube o que é hoje"
A terminar, não esqueceu o atual treinador do Manchester United e o legado de Bruno de Carvalho: "Ruben Amorim, recorde-se, também ele é campeão. Aliás, ele é bicampeão. Uma palavra para Frederico Varandas. O homem que retirou o leão do descalabro Bruno de Carvalho e fez do clube o que é hoje", concluiu.
Jovem ala dos verdes e brancos provocou futebolista do plantel encarnado, com bandeira alusiva a polémica recente que escalou depois do dérbi
|
Geovany Quenda venceu o primeiro título ao serviço da equipa principal do Sporting. Durante os festejos, ainda no Estádio José Alvalade, o ala leonino deu nas vistas com uma bandeira personalizada levada por um adepto, na qual se lia uma provocação a Nicolás Otamendi, jogador do Benfica.
"Falas muito. Chupa, ca*****" e a imagem de Ricardo Esgaio compunham a bandeira que fez sucesso no reduto verde e branco, depois de o 'camisola 47' ter sido impedido de jogar diante do Vitória de Guimarães e do Benfica, na final da Taça de Portugal, por ter-se dirigido ao argentino em tais termos.
João Pinheiro, árbitro do dérbi da jornada 33, entendeu que o comportamento de Esgaio não foi o correto e o Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol aplicou um castigo de duas partidas ao experiente lateral direito, que não volta a jogar esta temporada.
É possível que o defesa não volte a envergar a Listada verde e branca, uma vez que a saída este verão é o cenário mais provável. Esgaio esteve com pé e meio fora do Sporting em janeiro, mas acabou por permanecer em Alvalade, apesar de ter interessados na Grécia e na Turquia.
Na presente temporada, com a camisola do Sporting, Ricardo Esgaio – avaliado em 2 milhões de euros – contabiliza 18 encontros: nove na Liga Portugal Betclic, quatro na Liga dos Campeões, quatro na Taça de Portugal e um na Taça da Liga. Nos 766 minutos que disputou, o lateral apontou um golo, diante do Amarante, na prova rainha do futebol português.
Ora veja:
Durante as comemorações do título no Marquês de Pombal, goleador sueco falou à massa associativa verde e branca e deixou todos em êxtase com... ditado curioso
|
Durante as comemorações do título no Marquês de Pombal, Viktor Gyokeres falou aos adeptos e "inventou" um novo ditado popular sobre Ricardo Esgaio: "Em abril, águas mil. Em maio, vou dançar com o Esgaio", brincou o avançado sueco, deixando os adeptos em delírio.
Apesar das celebrações, Ricardo Esgaio não vai voltar a jogar pelos leões esta época. O Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol decidiu aplicar castigo de dois jogos ao jogador na sequência de acontecimentos no dérbi na Luz com o Benfica (1-1).
Desta forma, o 'camisola 47', além de ter falhado o encontro frente ao Vitória de Guimarães, na derradeira jornada da Liga, não vai a jogo diante da turma encarnada na final da Taça de Portugal. Tendo em conta o relatório de João Pinheiro, que expulsou Esgaio já após o apito final, na base da sanção de dois encontros estão palavras injuriosas e ofensas a Nicolás Otamendi, capitão do Benfica: "Falas muito, chupa c******", escreveu o juiz da AF Braga.
Por outro lado, Viktor Gyokeres pode despedir-se dos adeptos leoninos na final da prova rainha. A Premier League é o destino mais provável para o avançado sueco e o Arsenal será o clube que lidera a corrida pelo jogador. Fabrizio Romano diz que o jogador está de saída.
Esta temporada, com a camisola do Sporting, Viktor Gyokeres – avaliado em 75 milhões de euros – leva 51 encontros: 33 na Liga Portugal Betclic, oito na Liga dos Campeões, cinco na Taça de Portugal, quatro na Taça da Liga e outro na Supertaça Cândido de Oliveira. Nos 4.130 minutos em que esteve em campo, o sueco marcou 53 golos e fez 13 assistências.
Defesa central e médio verdes e brancos saíram do encontro com os vimaranenses com muitas queixas e são dor de cabeça para a final da Taça
|
Apesar da notícia grande em Alvalade ser o bicampeonato conseguido por Rui Borges e seus pupilos, houve algumas novidades negativas no jogo do título. Aparentaram ser preocupantes as dificuldades com que Ousmane Diomande e Hidemasa Morita saíram do Sporting - Guimarães, e o treinador dos leões tem mais duas dores de cabeça.
Começar por destacar que, apesar do Sporting ter alcançado o título na última ronda do campeonato, os leões têm ainda um jogo muito importante por disputar: a final da Taça de Portugal, no Jamor, contra o eterno rival Benfica. Daí ser importante a gestão do plantel até ao final desse encontro, último objetivo da época verde e branca.
E se o dia foi de festa no passado sábado, Rui Borges saiu do Sporting - Vitória SC com duas dores de cabeça: a primeira chegou logo ao minuto 25, quando Ousmane Diomande se aleijou no joelho, situação que obrigou à substituição precoce por parte do treinador verde e branco.
Também Hidemasa Morita se encontra em risco para a Taça de Portugal. Apesar de não ter tido nenhum lance que saltasse à vista em termos físicos, o médio nipónico saiu com algumas queixas, e terá de ser reavaliado.
Quem parece totalmente recuperado da lesão que lhe tirou mais de meia época é Pedro Gonçalves. O craque do Sporting jogou os 88 minutos contra o Vitória SC, e chegou mesmo a ocupar a posição de médio quando Hidemasa Morita foi substituído.