
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
Carlos Barbosa da Cruz, presidente do grupo Stromp, analisou os principais pontos da investigação do processo Saco Azul, que investiga alegadas ilegalidades cometidas pela anterior direção do Benfica, liderada por Luís Filipe Vieira, que terão prejudicado o Clube de Alvalade.
O adepto afeto aos leões - que foi notícia pelas criticas que fez à memória de Pinto da Costa - começa por anunciar as novidades sobre a data de inicio de julgamento e os procedimentos associados: "Está anunciado para breve, o julgamento da Operação Saco Azul, que envolve três administradores da SAD do Benfica, a própria sociedade e José Bernardes, representante de uma sociedade de prestação de serviços informáticos, denominada (premonitoriamente) Questão Flexível. Segundo a acusação do MP, a Questão Flexível emitiu à Benfica SAD, entre Dezembro de 2026 e Dezembro de 2017, faturas de serviços que não prestou, na ordem dos 2,2 milhões de euros".
Barbosa da Cruz enunciou ainda os delitos que estão em causa neste processo que envolve alguns elementos ligados à SAD encarnada: "Os cheques de pagamento dessas faturas foram sempre levantados a dinheiro e não haverá no processo prova do destino do mesmo. Tenho dito que a Operação Saco Azul é muito mais do que um delito de fraude fiscal e branqueamento de capitais; é um teste à seriedade e transparência. Apontam os indícios, que esse estratagema visava canalizar dinheiro líquido para o Benfica, que o MP estima em 1,4 milhões de euros. Não sei qual vai ser o veredito final do processo, até pode acontecer que, com a mentira que grassa nos tribunais em Portugal, o MP não consiga provar o envolvimento dos arguidos neste esquema fraudulento".
Carlos Barbosa da Cruz aponta ainda o dedo à formação encarnada presidida por Rui Costa, sugerindo uma mudança profunda: "O Benfica é a instituição que, depois do Apito Dourado, se viu envolvida em maior número de trapalhadas judiciais, muitas delas infelizmente ainda pendentes. O Benfica deveria ter já, sobretudo a partir da eleição de Rui Costa, esclarecido o assunto, definindo a sua posição, sem se esconder atrás de um eventual in dúbio. É que, com aquele empresário que andava a oferecer, por estas alturas, dinheiro a rodos a jogadores para perder com o Benfica, há juízos de conexão que o silêncio, de algum modo, até estimula".
O presidente do Grupo Stromp, que reúne alguns adeptos notáveis do Sporting, termina o seu argumento dando conta da sua estranheza face à postura de Rui Costa: "Se o meu clube estivesse envolvido numa trapalhada de dinheiro vivo, o mínimo que exigiria é que viesse a público varrer a testada e esclarecer o assunto e tenho a certeza que assim aconteceria. Aparentemente os padrões não são os mesmos, e assim persiste aquela inquietação de pensar, para que diabo o Benfica quereria tanto cash. O Benfica, como grande instituição que é, deveria não ter medo de limpar, se necessário com lixívia, este sarro que, aparentemente, teima em deixar colar-se à sua pele; mais do que uma questão de higiene, é uma questão de integridade.", rematou Barbosa da Cruz.
Futuro do avançado internacional pela Suécia vem sendo muito discutido e emblema apontado como possível destino já explicou situação
|
Viktor Gyokeres tem sido apontado ao Atlético de Madrid, que teria inclusive a ajuda de uma marca internacional para contratar o avançado do Sporting. No entanto, os colchoneros não estão interessados em garantir o 'camisola 9' dos verdes e brancos.
Segundo informação avançada pelo jornal Mundo Deportivo, fonte oficial do emblema da capital espanhola negou que Diego Simeone queira contratar Viktor Gyokeres ao Sporting, justificando que no verão passado foram investidos mais de 100 milhões de euros nas contratações de Julián Alvarez e Alexander Sorloth.
Os madrilenos garantem ainda que Gyokeres terá um perfil semelhante ao de Alexander Sorloth, acrescentando também que o valor pedido pela Direção liderada por Frederico Varandas - entre 65 a 80 milhões de euros - inviabiliza um possível negócio este mercado de verão.
Além do já mencionado, o Atlético de Madrid tem preferência em reforçar outras posições. Álex Baena, médio do Villarreal e Cristian Romero, defesa-central do Tottenham, estão na lista de possíveis contratações. O ataque só terá mudanças caso algum avançado deixe Wanda Metropolitano.
Esta temporada, com a camisola do Sporting, Viktor Gyokeres – avaliado em 75 milhões de euros – fez 52 encontros: 33 na Liga Portugal Betclic, oito na Liga dos Campeões, sete na Taça de Portugal, três na Taça da Liga e outro na Supertaça Cândido de Oliveira. Nos 4.250 minutos em que esteve em campo, o sueco marcou 54 golos e fez 13 assistências.
Empresário tem feito correr muita tinta após dérbi da final da Taça de Portugal, apresentando várias queixas contra o Clube de Alvalade
|
O Conselho de Disciplina (CD) da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) arquivou o processo que acusa César Boaventura de aliciar Cássio guarda-redes do Rio Ave em 2016/17, numa partida contra o Benfica. A decisão surge depois do empresário ter avançado com várias queixas contra o Sporting, na sequência da final da Taça de Portugal.
O CD da FPF ordenou o arquivamento do processo que envolve César Boaventura, o agente desportivo João Carlos Pinheiro Paula e o antigo guarda-redes do Rio Ave. O guardião dos vilacondenses foi aliciado para cometer um penálti num jogo contra o Benfica em 2016/17, beneficiando os encarnados em troca de uma recompensa monetária.
Segundo o acórdão do Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol, Cássio “apenas recebeu um telefonema de alguém com sotaque brasileiro, que se identificou como João Carlos, agente FIFA, chamada telefónica que não terá durado mais do que 15 segundos”.
FPF: "Acabou por não ter sido feito qualquer pedido ou oferta concreta"
“Acontece que no referido telefonema, para além de uma referência a uma conversa ocorrida na época anterior em que tinha existido uma tentativa de aliciamento do jogador para facilitar a vitória do Benfica no jogo que iria realizar contra a sua equipa, promovida por outro agente desportivo, acabou por não ter sido feito qualquer pedido ou oferta concreta”, referenciado o envolvimento de César Boaventura na polémica.
Apesar de arquivado, este episódio foi confirmado por Pedro Martins, antigo jogador do Sporting e ex-treinador do Rio Ave, que fez referências também a outros jogadores: "Dias antes do jogo o Cássio, o Lionn e o Marcelo deslocaram-se ao meu gabinete para me informarem que tinham sido aliciados por um agente no sentido de perder o jogo, mas não posso precisar se me deram um nome na altura. Sei que estavam visivelmente incomodados e pediram-me para não jogar frente ao Benfica por receio de serem crucificados em praça pública em caso de um eventual desempenho negativo”.
Goleador-mor dos verdes e brancos está a ser cobiçado por vários tubarões europeus devido às épocas fantásticas que fez em Alvalade
|
Viktor Gyokeres foi dispensado da seleção da Suécia. O avançado do Sporting foi convocado por Jon Dahl Tomasson para os próximos compromissos internacionais, mas terá informado o treinador de que não está em condições físicas de competir.
Federação Sueca: "Viktor Gyokeres deixa os convocados após conversar com a equipa médica"
"Viktor Gyokeres não estará disponível para os particulares da seleção principal masculina contra Hungria e Argélia devido a uma pequena lesão. O avançado deixa os convocados após uma conversa com a equipa médica da seleção nacional", lê-se em comunicado.
A Federação Sueca não esclareceu totalmente o problema do goleador-mor do Sporting, acrescentado que "Viktor Gyokeres precisa, no entanto, de recuperar de uma pequena lesão. Em consonância com a equipa médica, a decisão acabou por ser tomada".
Petra Thorén, assessora de imprensa da Suécia, explicou ao Tipsbladet que Gyokeres já apresentava algumas queixas físicas, tendo ficado remetido a trabalho de ginásio. A lesão do 'camisola 9' do Sporting surge numa altura em que há vários clubes interessados em contratar o jogador.
Esta temporada, com a camisola do Sporting, Viktor Gyokeres – avaliado em 75 milhões de euros – fez 52 encontros: 33 na Liga Portugal Betclic, oito na Liga dos Campeões, sete na Taça de Portugal, três na Taça da Liga e outro na Supertaça Cândido de Oliveira. Nos 4.250 minutos em que esteve em campo, o sueco marcou 54 golos e fez 13 assistências.