
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
Carlos Barbosa da Cruz, presidente do grupo Stromp, analisou os principais pontos da investigação do processo Saco Azul, que investiga alegadas ilegalidades cometidas pela anterior direção do Benfica, liderada por Luís Filipe Vieira, que terão prejudicado o Clube de Alvalade.
O adepto afeto aos leões - que foi notícia pelas criticas que fez à memória de Pinto da Costa - começa por anunciar as novidades sobre a data de inicio de julgamento e os procedimentos associados: "Está anunciado para breve, o julgamento da Operação Saco Azul, que envolve três administradores da SAD do Benfica, a própria sociedade e José Bernardes, representante de uma sociedade de prestação de serviços informáticos, denominada (premonitoriamente) Questão Flexível. Segundo a acusação do MP, a Questão Flexível emitiu à Benfica SAD, entre Dezembro de 2026 e Dezembro de 2017, faturas de serviços que não prestou, na ordem dos 2,2 milhões de euros".
Barbosa da Cruz enunciou ainda os delitos que estão em causa neste processo que envolve alguns elementos ligados à SAD encarnada: "Os cheques de pagamento dessas faturas foram sempre levantados a dinheiro e não haverá no processo prova do destino do mesmo. Tenho dito que a Operação Saco Azul é muito mais do que um delito de fraude fiscal e branqueamento de capitais; é um teste à seriedade e transparência. Apontam os indícios, que esse estratagema visava canalizar dinheiro líquido para o Benfica, que o MP estima em 1,4 milhões de euros. Não sei qual vai ser o veredito final do processo, até pode acontecer que, com a mentira que grassa nos tribunais em Portugal, o MP não consiga provar o envolvimento dos arguidos neste esquema fraudulento".
Carlos Barbosa da Cruz aponta ainda o dedo à formação encarnada presidida por Rui Costa, sugerindo uma mudança profunda: "O Benfica é a instituição que, depois do Apito Dourado, se viu envolvida em maior número de trapalhadas judiciais, muitas delas infelizmente ainda pendentes. O Benfica deveria ter já, sobretudo a partir da eleição de Rui Costa, esclarecido o assunto, definindo a sua posição, sem se esconder atrás de um eventual in dúbio. É que, com aquele empresário que andava a oferecer, por estas alturas, dinheiro a rodos a jogadores para perder com o Benfica, há juízos de conexão que o silêncio, de algum modo, até estimula".
O presidente do Grupo Stromp, que reúne alguns adeptos notáveis do Sporting, termina o seu argumento dando conta da sua estranheza face à postura de Rui Costa: "Se o meu clube estivesse envolvido numa trapalhada de dinheiro vivo, o mínimo que exigiria é que viesse a público varrer a testada e esclarecer o assunto e tenho a certeza que assim aconteceria. Aparentemente os padrões não são os mesmos, e assim persiste aquela inquietação de pensar, para que diabo o Benfica quereria tanto cash. O Benfica, como grande instituição que é, deveria não ter medo de limpar, se necessário com lixívia, este sarro que, aparentemente, teima em deixar colar-se à sua pele; mais do que uma questão de higiene, é uma questão de integridade.", rematou Barbosa da Cruz.
Leões e águias enfrentam-se em jogo que poderá decidir novo campeão nacional e técnico verde e branco sonha com conquista do título
|
A Liga Portugal Betclic está numa fase decisiva, faltando apenas quatro jornadas para o final. Sporting e Benfica estão em igualdade pontual e ainda se enfrentam, no Estádio da Luz. Apesar de o dérbi estar marcado para a penúltima jornada, Rui Borges já sabe que deverá ter Pedro Gonçalves e Hidemasa Morita a 100%.
Segundo informação avançada pelo jornal A Bola, os dois jogadores estarão, caso tudo corra como é previsto, totalmente disponíveis e sem qualquer limitação aquando da visita dos verdes e brancos ao terreno do eterno rival, podendo ser opção para Rui Borges.
O treinador do Sporting terá à sua disposição um plantel praticamente na máxima força. Os ausentes - Nuno Santos, Daniel Bragança e João Simões - apenas regressam na próxima temporada, pelo que não serão aposta do técnico em 2024/25.
De momento, os comandados de Rui Borges estão na primeira posição da Liga Portugal Betclic - veja a classificação completa - com 72 pontos, em igualdade com o Benfica, mas com vantagem no confronto direto e maior diferença de golos. O Braga está no terceiro posto com 63 pontos e o Porto ocupa o quarto lugar (62).
O dérbi eterno diante do Benfica está marcado para o próximo dia 10 de maio (sábado). O pontapé de saída do encontro será dado pelas 18h00 e, em caso de vitória do Sporting - acreditando que as equipas chegam em igualdade pontual ao duelo - os leões sagram-se campeões na Luz.
Jogador muito acarinhado pelos adeptos verdes e brancos já se juntou ao plantel leonino e é opção de Rui Borges para o que resta disputar da temporada
|
O Sporting venceu o Moreirense por 3-1, na última jornada do campeonato - veja AQUI os golos. Além do hat-trick de Viktor Gyokeres, o encontro ficou marcado pelo regresso de Pedro Gonçalves ao relvado do Estádio José Alvalade, depois de cinco meses parado devido a lesão. O sueco não escondeu a felicidade.
"Tive saudades 🍯💚"; escreveu o 'camisola 9', nas redes sociais. A publicação de Pote teve várias mensagens positivas de companheiros de equipa. "O rei está de volta", atirou Hidemasa Morita; "Finalmente", disse Eduardo Quaresma; com Nuno Santos e Morten Hjulmand a deixarem corações verdes.
O internacional português ainda não está apto para disputar 90 minutos, mas as indicações são para uma crescente utilização nesta reta final de campeonato. Com um 2-0 na primeira mão da Taça de Portugal, diante do Rio Ave, Rui Borges poderá mesmo lançar Pote a titular, saindo no início da segunda parte.
Esta temporada, com a camisola do Sporting, Pedro Gonçalves – avaliado em 32 milhões de euros – leva 14 encontros disputados: dez na Liga Portugal Betclic, três na Liga dos Campeões e um na Supertaça Cândido de Oliveira. Nos 909 minutos disputados, o internacional português marcou cinco golos e fez seis assistências.
O Clube de Alvalade volta a entrar em campo na próxima terça-feira, dia 22 de abril, frente ao Rio Ave. O encontro, a contar para a segunda mão da meia-final da Taça de Portugal, diante da turma liderada por Petit, jogar-se-á às 20h45, no Estádio Capital do Móvel, em Paços de Ferreira. Na primeira mão, os leões venceram por 2-0.
Confira a publicação de Pote:
Números do líder do plantel verde e branco auguram bom futuro aos leões, que aguardam com ansiedade pelo final do campeonato nacional
|
Com a vitória diante do Moreirense, na última sexta-feira, Rui Borges atingiu os 15 jogos sem perder na Liga Portugal Betclic. Desde que chegou ao Sporting, o técnico não conhece o sabor da derrota, algo que dá esperança aos adeptos leoninos.
Com quatro jogos por disputar até ao final da prova, os verdes e brancos têm de apontar a uma vitória em todas as partidas restantes, tendo noção de que quatro triunfos significam que o bicampeonato se festejará em Alvalade, como tanto tem sido ansiado.
A missão é dura, mas os números de Rui Borges dão esperança aos adeptos. Até à data, o treinador do Sporting venceu 10 partidas, tendo empatado cinco. Não perder é fundamental nesta caminhada, que promete ser intensa até ao apito final do último encontro do campeonato.
De momento, os comandados de Rui Borges estão na primeira posição da Liga Portugal Betclic - veja a classificação completa - com 72 pontos, em igualdade com o Benfica, mas com vantagem no confronto direto e maior diferença de golos. O Braga está no terceiro posto com 63 pontos e o Porto ocupa o quarto lugar (62).
O Clube de Alvalade volta a entrar em campo na próxima terça-feira, dia 22 de abril, frente ao Rio Ave. O encontro, a contar para a segunda mão da meia-final da Taça de Portugal, diante da turma liderada por Petit, jogar-se-á às 20h45, no Estádio Capital do Móvel, em Paços de Ferreira. Na primeira mão, os leões venceram por 2-0.