Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Futebol

Carlos Barbosa Cruz defende Sporting e lembra "trapalhadas judiciais do Benfica"

Presidente do Grupo Stromp recorda Operação Saco Azul que investiga alegadas ilegalidades cometidas pelo cube da Luz, agora liderado por Rui Costa

Leonino - Onde o Sporting é notícia
Leonino - Onde o Sporting é notícia

20 Mar 2025 | 16:35 |

Icon Comentário0

Carlos Barbosa da Cruz, presidente do grupo Stromp, analisou os principais pontos da investigação do processo Saco Azul, que investiga alegadas ilegalidades cometidas pela anterior direção do Benfica, liderada por Luís Filipe Vieira, que terão prejudicado o Clube de Alvalade.


O adepto afeto aos leões - que foi notícia pelas criticas que fez à memória de Pinto da Costa - começa por anunciar as novidades sobre a data de inicio de julgamento e os procedimentos associados: "Está anunciado para breve, o julgamento da Operação Saco Azul, que envolve três administradores da SAD do Benfica, a própria sociedade e José Bernardes, representante de uma sociedade de prestação de serviços informáticos, denominada (premonitoriamente) Questão Flexível. Segundo a acusação do MP, a Questão Flexível emitiu à Benfica SAD, entre Dezembro de 2026 e Dezembro de 2017, faturas de serviços que não prestou, na ordem dos 2,2 milhões de euros".


  • "A Operação Saco Azul é muito mais do que um delito de fraude fiscal e branqueamento de capitais"


Barbosa da Cruz enunciou ainda os delitos que estão em causa neste processo que envolve alguns elementos ligados à SAD encarnada: "Os cheques de pagamento dessas faturas foram sempre levantados a dinheiro e não haverá no processo prova do destino do mesmo. Tenho dito que a Operação Saco Azul é muito mais do que um delito de fraude fiscal e branqueamento de capitais; é um teste à seriedade e transparência. Apontam os indícios, que esse estratagema visava canalizar dinheiro líquido para o Benfica, que o MP estima em 1,4 milhões de euros. Não sei qual vai ser o veredito final do processo, até pode acontecer que, com a mentira que grassa nos tribunais em Portugal, o MP não consiga provar o envolvimento dos arguidos neste esquema fraudulento".

  • "O Benfica é a instituição que, depois do Apito Dourado, se viu envolvida em maior número de trapalhadas judiciais"


Carlos Barbosa da Cruz aponta ainda o dedo à formação encarnada presidida por Rui Costa, sugerindo uma mudança profunda: "O Benfica é a instituição que, depois do Apito Dourado, se viu envolvida em maior número de trapalhadas judiciais, muitas delas infelizmente ainda pendentes.  O Benfica deveria ter já, sobretudo a partir da eleição de Rui Costa, esclarecido o assunto, definindo a sua posição, sem se esconder atrás de um eventual in dúbio. É que, com aquele empresário que andava a oferecer, por estas alturas, dinheiro a rodos a jogadores para perder com o Benfica, há juízos de conexão que o silêncio, de algum modo, até estimula".

O presidente do Grupo Stromp, que reúne alguns adeptos notáveis do Sporting, termina o seu argumento dando conta da sua estranheza face à postura de Rui Costa: "Se o meu clube estivesse envolvido numa trapalhada de dinheiro vivo, o mínimo que exigiria é que viesse a público varrer a testada e esclarecer o assunto e tenho a certeza que assim aconteceria. Aparentemente os padrões não são os mesmos, e assim persiste aquela inquietação de pensar, para que diabo o Benfica quereria tanto cash. O Benfica, como grande instituição que é, deveria não ter medo de limpar, se necessário com lixívia, este sarro que, aparentemente, teima em deixar colar-se à sua pele; mais do que uma questão de higiene, é uma questão de integridade.", rematou Barbosa da Cruz.


Futebol

Exclusivo Leonino - Varandas toma decisão sobre futuro de Vagiannidis no Sporting

Presidente verde e branco contratou o defesa-lateral helénico no verão, por mais de 10 milhões de euros. Jogador com dificuldade para agarrar titularidade

Exclusivo Leonino - Varandas contratou Vagiannidis no verão, por mais de 10 milhões de euros. Jogador com dificuldade em agarrar titularidade no Sporting
Exclusivo Leonino - Varandas contratou Vagiannidis no verão, por mais de 10 milhões de euros. Jogador com dificuldade em agarrar titularidade no Sporting

08 Dez 2025 | 03:00 |

Icon Comentário0

A Direção do Sporting, liderada por Frederico Varandas, mantém total confiança em Vagiannidis. O defesa-lateral helénico, internacional pela Grécia, chegou a Alvalade este verão, para aumentar as opções do treinador Rui Borges no corredor direito dos leões.


O nosso Jornal avança, neste Exclusivo Leonino, que o Sporting mantém firme a sua aposta no jogador que atua no lado direito da defesa verde e branca. Relembrar que os leões já tinham tentado contratar Vagiannidis no passado, mas o jogador só chegou a Alvalade no último verão.


Depois de um negócio complicado com o Panathinaikos, que viu o jogador rumar ao Sporting a troco de valores a rondar os 12 e os 14 milhões de euros, Vagiannidis ainda não conseguiu agarrar a titularidade no conjunto verde e branco, tendo vindo a dividir os minutos com Iván Fresneda - que terminou o dérbi muito frustrado.


Os responsáveis do Sporting acreditam, no entanto, que Vagiannidis está apenas a atravessar um período de adaptação a uma nova realidade futebolística, e que vai atingir todo o seu potencial de verde e branco. Por isso, a aposta e a confiança no jogador contratado este verão mantém-se a 100%.

O Leonino sabe, e avança em Exclusivo, que a ideia de perder Vagiannidis nem passa pela cabeça da Direção liderada por Frederico Varandas. Os verdes e brancos acreditam que o jogador se vá assumir como muito importante para a equipa de Rui Borges, principalmente como uma opção com maior capacidade ofensiva para o corredor direito do Sporting.



Futebol

Oficial! Jogador do Sporting é convocado para a CAN e dá dor de cabeça a Rui Borges

Torneio decorre entre 21 de dezembro e 18 de janeiro, em Marrocos; Serão seis jogos ou sete que futebolista leonino falhará, caso chegue à final

Encontro com o Bayern na Champions e o de sábado com o AFS poderão ser os dois últimos do jogador do Sporting antes da CAN
Encontro com o Bayern na Champions e o de sábado com o AFS poderão ser os dois últimos do jogador do Sporting antes da CAN

07 Dez 2025 | 22:44 |

Icon Comentário0

É oficial. Geny Catamo faz parte da lista de 25 jogadores elaborada por Chiquinho Conde, selecionador de Moçambique, para a Taça das Nações Africanas (CAN) e vai desfalcar o Sporting, uma vez que o torneio decorre entre 21 de dezembro e 18 de janeiro, em Marrocos. 


Desta forma, até ao dia da final de Rabat, serão seis jogos ou sete, caso os leões consigam a ida à final da Taça da Liga, que o futebolista falhará. Assim, o encontro com o Bayern na Champions e o de sábado com o Aves SAD serão os dois últimos do camisola 10 antes de se juntar à seleção, ficando a dúvida se o ala estará disponível para o duelo com o Santa Clara, dia 18 na Taça de Portugal.


Moçambique integra o grupo F da 35.ª edição da competição internacional, juntamente com as seleções dos Camarões, Gabão e Costa do Marfim. Os "mambas" estreiam-se na prova frente aos costa-marfinenses, atuais campeões, no dia 24 de dezembro, véspera de Natal.


Depois de ter sofrido a falta que levou à expulsão de Gianluca Prestanni na parte final do jogo com o Benfica, Geny Catamo abandonou o Estádio da Luz a coxear, como foi visível quando o jogador passou pela 'zona mista', mas vai viajar com os colegas para Munique.

Esta temporada, com a camisola do Sporting, Geny Catamo - avaliado em 15 milhões de euros - soma já 18 partidas. Nos 923 minutos que esteve dentro das quatro linhas, o canhoto fez apenas um golo e assistiu os companheiros de equipa em três ocasiões.



Futebol

Eric Dier passou por Sporting e Bayern e foi questionado sobre quem quer que ganhe

Internacional inglês teceu ainda rasgados elogios ao salto qualitativo que os verdes e brancos têm apresentado nos últimos anos

Eric Dier fez a antevisão ao Bayern de Munique - Sporting e recorda passagem pelos dois clubes que já representou
Eric Dier fez a antevisão ao Bayern de Munique - Sporting e recorda passagem pelos dois clubes que já representou

07 Dez 2025 | 19:15 |

Icon Comentário0

Eric Dier, antigo jogador de Sporting e Bayern de Munique, disse não ter favoritos e assumiu que terá o coração dividido pelo encontro da Champions entre os bávaros e os leões na Allianz Arena. Ainda assim, o internacional inglês teceu rasgados elogios ao salto qualitativo que os verdes e brancos deram nos últimos anos.


Eric Dier: "O Sporting será o 'underdog', mas torço sempre por eles, tal como pelo Bayern"


"Só espero que seja um ótimo jogo. Claro que o Sporting será o 'underdog', mas torço sempre por eles, tal como pelo Bayern. Nestas situações, espero apenas que as duas equipas joguem bem", começou por dizer aos meios oficiais do emblema bávaro, antes de abordar o crescimento dos leões, que estão interessados num jogador do clube alemão.


"A identidade do Clube é a sua academia e o desenvolvimento dos jogadores, que normalmente chegam sempre à equipa principal. Têm uma grande história nesse capítulo e orgulham-se disso. Nos últimos cinco, seis anos, acumularam, também grande sucesso e ganharam títulos, o que não acontecia há algum tempo. Esse sucesso deu uma nova confiança ao Sporting e redefiniu a sua identidade - voltou a ser um clube que ganha muito!".

Eric Dier recordou a sua passagem por Alcochete: "Na Academia - e hoje olho para trás com maior clareza - sempre deram grande importância à nossa formação como pessoas, não apenas como jogadores. Passámos muito tempo lá, muitas vezes mais do que junto das nossas famílias. Essa responsabilidade para connosco era levada muito a sério e experienciámos um ambiente bastante disciplinado; proporcionavam-nos as melhores condições possíveis em todos os aspetos. Também eram inovadores - foram, aliás, uma das primeiras academias do género na Europa com esta estrutura. Foi criada em 2002, muito antes de outros clubes terem sequer algo deste género. O Sporting estava à frente do seu tempo".


Eric Dier: "Rui Borges assumiu, depois, a equipa num contexto desafiante, mas conseguiu ganhar outra vez o campeonato"

O atual jogador do Mónaco fez uma análise às duas equipas: "Os últimos tempos foram muito bons. Conquistaram um campeonato e vieram ótimos momentos sob o comando de Ruben Amorim. Rui Borges assumiu, depois, a equipa num contexto desafiante, mas conseguiu ganhar outra vez o campeonato. Do outro lado vai estar uma equipa completa - o Bayern - com e sem bola, mas o Sporting tem qualidade para criar oportunidade. Precisam, no entanto, de serem bastante eficazes quando surgirem essas chances, porque podem não ser muitas... Têm de ser rigorosos e defender muito bem, pois a qualidade do Bayern é incrível", concluiu.


envelope SUBSCREVER NEWSLETTER

envelopeSUBSCREVER NEWSLETTER


Paulinho marca de trivela, é rei no México e deixa recado a Martínez; Ex Sporting em altas
Futebol

Paulinho marca de trivela, é rei no México e deixa recado a Martínez; Ex Sporting em altas

07 Dez 2025 | 18:12

Icon Comentário0
Sporting, Inter, Juventus e Milan na corrida por pérola do Bayern de Munique
Futebol

Sporting, Inter, Juventus e Milan na corrida por pérola do Bayern de Munique

07 Dez 2025 | 17:03

Icon Comentário0
Sporting vence de forma confortável antes de dois jogos grandes consecutivos
Futebol

Sporting vence de forma confortável antes de dois jogos grandes consecutivos

07 Dez 2025 | 16:58

Icon Comentário0