Futebol
Jogador do Sporting foi suspenso do duelo com o PSG, mas não percebe o motivo
11 Dez 2025 | 09:29
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
04 Jul 2022 | 16:08 |
João Virgínia, ex-guarda-redes do Sporting, ainda tenta garantir um lugar no plantel do Everton da próxima temporada. Em entrevista ao Goal, o guardião de 22 anos, apesar de ter somado apenas oito jogos de leão ao peito durante o seu empréstimo em Alvalade, assume que a experiência vivida na turma verde e branca foi positiva e que o obrigou a cresceu enquanto jogador.
"Tive de adaptar-me, mas é bom mostrar que posso jogar diferentes estilos""Foi bom, foi uma experiência diferente. O futebol em Portugal é diferente. Muito tático e o posicionamento do guarda-redes é diferente. O Sporting é obviamente diferente do Everton em termos de estilo. O Everton é mais bola para a frente, jogar em contra-ataque. No Sporting dominas o jogo, temos a bola no pé e foi algo que tive de melhorar. Tive de adaptar-me, mas é bom mostrar que posso jogar diferentes estilos. Cada treinador pede coisas diferentes e tens de estar pronto para responder em qualquer perspetiva ou ideia que eles tenham."
"A situação será resolvida na pré-época""Preciso de jogar. E sei que estou pronto para isso. Tenho trabalhado no duro. Só tive uma semana de férias depois da época e depois foi voltar ao trabalho. A situação será resolvida na pré-época. O Everton é como uma família para mim, por isso, o que quer que eles desejem que eu faça, eu faço. Mas aconteça o que acontecer, vou lá estar para lutar para ser o número 1, pois sinto que estou pronto para jogar e acho que já o mostrei, especialmente nestes dois anos."
"Trabalho no duro, dedico-me e sei que sou capaz de fazer as coisas""Tenho de acreditar nas minhas capacidades. Vejo-o (Jordan Pickford) todos os dias, em cada treino. Sinto-me ao mesmo nível e não vejo razão para pensar de outra forma. Trabalho no duro, dedico-me e sei que sou capaz de fazer as coisas."
"Dou sempre o melhor diariamente para ser titular""Estou pronto para ir para qualquer lado. Acho que vou sentir-me sempre assim até aos 40! Ainda sou jovem e tenho muito tempo, mas quero sempre jogar, pois é assim que eu sou. Dou sempre o melhor diariamente para ser titular, seja onde for."
Fotografia de Sporting
Verdes e brancos ocupam atualmente a 14.ª posição da tabela classificativa, somando 10 pontos após seis partidas disputadas na prova
11 Dez 2025 | 12:14 |
O Sporting continua firme na luta por um lugar na fase a eliminar da Liga dos Campeões, apesar da derrota, por 3-1, sofrida na última terça-feira, na Allianz Arena, frente ao Bayern Munique. Os leões até chegaram a estar na frente do marcador, graças a um auto-golo de Joshua Kimmich logo no início da segunda parte.
Com apenas duas jornadas por disputar, a equipa orientada por Rui Borges soma dez pontos – os mesmos que Newcastle, Chelsea e Barcelona. Este registo coloca os bicampeões nacionais no 14.º posto da tabela classificativa, numa competição em que só os oito primeiros seguem diretamente para os oitavos de final. Já as equipas classificadas entre o 9.º e o 24.º disputam o playoff, enquanto as últimas 12 ficam fora das provas europeias.
Pela estrutura deste novo modelo da Champions, o 14.º classificado mede forças com o 19.º ou o 20.º. Assim, se a fase terminasse agora, o Sporting teria pela frente o AS Monaco ou o Bayer Leverkusen para tentar chegar aos oitavos. Caso ultrapassasse essa eliminatória, o conjunto leonino encontraria de seguida o terceiro ou o quarto colocado – atualmente o PSG e o Manchester City, campeões em duas das três últimas edições da competição.
Na temporada passada, o último clube a garantir presença nos playoffs foi o Club Brugge, que somou 11 pontos, igualando Manchester City e Sporting (ambos apurados) e superando o Dínamo Zagreb, que ficou pelo caminho devido à pior diferença de golos. Assim, os leões estariam, teoricamente, a um ponto de seguir em frente.
O próximo jogo do Sporting na Champions League está marcado para terça-feira, dia 20 de janeiro de 2026, às 20h00, frente ao PSG, no Estádio José Alvalade. Depois desse encontro, resta apenas a deslocação ao reduto do Athletic, marcada para dia 28 do mesmo mês.
Antigo líder do Grupo Stromp não deixou passar as declarações do treinador do Benfica após o dérbi frente aos leões, que muita tinta têm feito correr
11 Dez 2025 | 11:18 |
O mais recente texto de opinião de Tito Arantes Fontes, na edição desta quinta-feira, 11 de dezembro, do Jornal Sporting, é aproveitado pelo antigo líder do Grupo Stromp para tecer críticas a José Mourinho, na sequência das declarações prestadas pelo treinador do Benfica após o dérbi, relacionadas com Morten Hjulmand.
Tito Arantes Fontes: "Mourinho foi logo desmentido de modo brutal"
"O treinador encarnado teve o despudor de – no final do jogo – vir falar de [Morten] Hjulmand… mas saiu-lhe o tiro pela culatra! Na verdade, Mourinho foi logo – e bem! – desmentido de modo brutal pela generalidade da comunicação social portuguesa! Afinal Hjulmand não é o tal de “intocável”, mas isso sim o jogador mais causticado com amarelos na Liga portuguesa", começou por escrever.
"Com a verdade se calam, pois, atoardas que são autênticas falácias sem qualquer sustentação na verdade, nomeadamente na verdade desportiva (...). O treinador encarnado merece ainda nota claramente negativa pela defesa, até o elogio, que fez do seu jogador que fez a tal entrada duríssima sobre Geny Catamo. É uma falta antidesportiva! Não deve nunca merecer qualquer elogio. É anti-futebol", prosseguiu Tito Arantes Fontes, referindo-se a Gianluca Prestianni.
"Mas, como se viu, para alguns… pois, os fins – desde logo os seus fins – justificam mesmo os meios, mesmo os mais bárbaros! E esse mesmo Mourinho merece ainda outra nota negativa pela 'versão paralela' que quis fazer circular a propósito do golo do Sporting [de Pedro Gonçalves]! Não, esse golo não foi nenhum 'auto-golo'! Foi (...) fruto do rigor competitivo e do mérito da equipa do Sporting, nomeadamente na recuperação de bola, na “pressão alta” a que sujeitou – e bem! – o seu adversário", completou ainda.
De resto, Tito Arantes Fontes comentou a "agressividade" dos encarnados na partida, que resultou em várias mazelas para os leões: "[Francisco] Trincão sofreu uma entrada duríssima. [Geovany] Quenda partiu o pé. Catamo salvou-se de lesão muito grave. Pote ficou novamente 'tocado'. Várias lesões, vários jogadores impedidos de ir a Munique defender as cores do Sporting, o clube mais bem classificado na Liga dos Campeões e que segue honrando o futebol português".
Tito Arantes Fontes: "Como de costume, a enorme maioria do país foi privada de ver a partida"
A terminar, o antigo líder do Grupo Stromp lamentou que a partida tenha sido unicamente transmitida na BTV: "Como de costume, a enorme maioria do país foi privada de ver a partida, pois a mesma só passou mesmo no 'circuito fechado e privativo' do clube visitado. E, obviamente, eu – como tantos milhões de aquém e além-mar – não vou, não quero, subscrever o canal deles, feito para eles, comentado por eles".
"Valha a verdade nem quero olhar para esse canal. Nunca, jamais! Eu e – repito – muito boa gente, a maioria dos portugueses, desde logo muito sportinguista. É uma singularidade bem lusitana, esta, a de se permitir que haja um clube – sempre o mesmo – que tem direito a 'excentricidades' deste quilate. Enfim, coisas do nosso Portugal! Falo, pois, nesta coluna com base nos excertos que consegui apanhar nos telejornais e nalguns programas desportivos dos “canais normais”, não 'engajados', em sinal aberto ou mediante subscrição", acrescentou.
Responsáveis verdes e brancos já terão iniciado contactos por esta altura para tentarem arranjar uma solução que facilite a vida de Rui Borges
11 Dez 2025 | 10:29 |
Última hora: o Sporting está a tentar que Geny Catamo e Ousmane Diomande ainda possam ir a jogo frente ao Santa Clara, para a Taça de Portugal, a 18 de dezembro. O objetivo dos leões é que os jogadores possam estar às ordens de Rui Borges nos Açores e apenas depois juntarem-se às suas seleções, por quem vão disputar o CAN.
Tanto o moçambicano como o costa-marfinense foram chamados pelos respetivos países para competirem na prova africana, que irá decorrer em Marrocos, mas tal pode implicar que desfalquem o Sporting entre 21 de dezembro e 18 de janeiro. Para já, os leões tentam agir, avança o jornal Record.
Para já, tendo em conta os regulamentos, e tendo em conta que esta se trata de uma prova FIFA, os clubes encontra-se obrigados a libertar os jogadores convocados 15 dias antes do início da competição. No entanto, caso exista um acordo entre as partes, pode dar-se o caso dos atletas chegarem um pouco depois às concentrações.
Contas feitas, Diomande e Geny deveriam deixar o o Sporting e rumar às suas seleções logo após o encontro frente ao AVS, que está marcado para o próximo sábado, dia 13 de dezembro, mas os leões estão a tentar que estes ainda possam disputar mais um encontro.
Ainda assim, a mesma fonte revela que os responsáveis do Sporting estão cientes que tal apenas será possível dependendo da vontade de Moçambique e Costa do Marfim, sendo que os leões estão 'presos' a esta via diplomática para tentarem chegar a qualquer acordo. O pedido já terá sido feito a ambas as federações, aguardando-se as respostas em Alvalade.