
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
O Jornal espanhol ‘As’ compilou as movimentações mais desinspiradas que o Real Madrid já realizou no mercado de transferências. Fábio Coentrão, antigo jogador do Sporting, integra a lista e é assim considerado como um dos piores jogadores que passou pelo clube merengue.
Apesar das duas boas épocas que fez enquanto trabalhou com o técnico português, a saída de Mourinho do clube fê-lo passar a ter um papel mais secundário, tendo perdido cada vez mais espaço, até culminar com um empréstimo ao Mónaco, em 2015, antes de se mudar para o Clube de Alvalade
O jornal espanhol escreve que a escolha tem mais a ver com o custo do internacional português (30 milhões) do que propriamente com a qualidade. O onze eleito pelo 'AS' é o seguinte: Bizarri; Diogo, Woodgate, Spasic e Coentrão; Pablo García, Gravesen e Faubert; Baljic, Drenthe e Cassano.
O ex-futebolista esteve sempre na sombra de Marcelo e nunca conseguiu impor-se verdadeiramente na equipa, tendo protagonizado uma passagem pouco proveitosa individualmente, mas com várias conquistas a nível coletivo, como duas Ligas dos Campeões (2013/14 e 2016/17).
Fábio Coentrão jogou no Sporting em 44 jogos, tendo feito um golo e quatro assistências, que contribuíram para o Clube de Alvalade vencer uma Taça da Liga, na temporada 2017/18, sob comando técnico de Jorge Jesus. Recentemente viu-se envolvido numa enorme polémica
Diretor do jornal 'A Bola' fez a sua análise ao que falta jogar na primeira liga e elege encontro que será determinante nas contas finais
|
A luta pela conquista do campeonato segue ao rubro entre Sporting e Benfica. Os rivais estão separados por apenas dois pontos, nos dois primeiros lugares da tabela classificativa. Luís Pedro Ferreira, diretor do jornal A Bola, considera que o dérbi entre leões e águias vai decidir as contas do título.
Num artigo de opinião publicado no diário desportivo, o jornalista começa por afirmar que esta edição do campeonato “não ficará na História pelo futebol jogado, pelo campeão ou um rival ter uma equipa que ficou na memória pela beleza estética em campo”. Ainda assim, Luís Pedro Ferreira destaca o início de temporada muito positivo do Sporting, até à saída de Ruben Amorim para o Manchester United: “Esta Liga teve um Sporting que começou de forma tremenda e esse período foi do melhor que se viu no futebol nacional nos últimos anos […]. Mas o campeonato mudou quando Ruben Amorim saiu do Sporting”.
O diretor do jornal A Bola elogia ainda as prestações de Viktor Gyokeres – o melhor marcador do campeonato, com 31 golos: “Este leão, se campeão, ficará sempre na história pelo feito do bicampeonato e pelo homem chamado Viktor Einar Gyokeres. Quando se for lá atrás ver o que se escreveu aquando da saída de Amorim, vai aparecer muito texto a lembrar isso mesmo: que o técnico saía, mas enquanto Gyökeres ficasse, o Sporting tinha todas as hipóteses e, quiçá, continuaria favorito. O sueco confirma isso mesmo a cada jogo, com a certeza de que para se tirar pontos ao leão, é preciso fazer golos, porque Gyökeres marca sempre pelo menos um. Frente ao SC Braga, lá veio o da ordem”.
A concluir, Luís Pedro Ferreira diz que o dérbi entre Sporting e Benfica, na 33ª e penúltima jornada do campeonato, será determinante nas contas do título: “O Benfica aparece agora em melhor forma que o Sporting - o mercado de janeiro terá alguma coisa a ver - e a seis jogos do fim continuo com a convicção que no final do dérbi da Luz haverá campeão”
Na luta pela conquista do bicampeonato, o Sporting entra em campo este sábado, diante do Santa Clara, nos Açores. O encontro referente à 29ª jornada da primeira liga – para o qual Pote está convocado – tem apito inicial agendado para as 18h e será arbitrado por Cláudio Pereira. Os leões estão no segundo lugar da classificação da Liga Portugal Betclic, com 66 pontos.
Central do emblema verde e branco é um dos ativos mais apetecíveis do Clube de Alvalade e permanência do jogador em 2025/26 é posta em causa
|
Ruben Amorim já deixou clara a sua prioridade para reforçar o Manchester United em 2025/26: Gonçalo Inácio. O treinador português terá solicitado à direção dos red devils que avance pela contratação do central do Sporting (que já esteve perto da saída de Alvalade) que foi lançado por si na equipa principal dos leões.
A informação é avançada pelo Caughtoffside, um site especializado no mercado de transferências. Os Red Devils procuram reforçar o eixo defensivo da equipa, tendo em conta as previsíveis saídas, no próximo verão, do ex-Benfica Victor Lindelöf – em final de contrato – e de Harry Maguire – cobiçado por vários clubes. A confirmarem-se estas saídas, a posição de defesa-central na equipa orientada por Ruben Amorim fica reduzida a apenas três opções: Matthijs De Ligt, Lisandro Martinez e o jovem Leny Yoro – Noussair Mazraoui também pode atuar nessa posição, embora seja lateral de origem.
Além de Gonçalo Inácio, os responsáveis do Manchester United terão também o nome de Jarrad Branthwaite, central inglês do Everton avaliado em 50 milhões de euros, na lista de alvos para o centro da defesa. Ainda por decidir está se os Red Devils vão mesmo avançar com propostas pelos dois jogadores ou se vão optar pela contratação de apenas um deles.
A eventual mudança para Old Trafford permitiria a Gonçalo Inácio - avaliado em 45 milhões de euros - voltar a trabalhar com Ruben Amorim. O treinador português foi o responsável pela integração e afirmação do central na equipa principal do Sporting, na temporada 2020/21. E o jogador de 23 anos não deveria enfrentar grandes dificuldades na adaptação ao estilo de jogo da equipa inglesa, uma vez que conhece bem as dinâmicas que o técnico pretende ver implementadas no seu habitual esquema tático de três centrais.
Ao serviço da equipa principal verde e branca, o internacional português – formado na Academia de Alcochete – soma um total de 205 jogos, tendo marcado 20 golos e feito 11 assistências. Em Alvalade, já conquistou dois campeonatos, duas taças da liga e uma supertaça, além de ter sido eleito para o melhor onze da época da primeira liga, em 2023/24.
Escolha do árbitro da Associação de Futebol de Aveiro para o jogo dos leões frente ao Santa Clara continua envolta em polémica e as reações sucedem-se
|
A nomeação de Cláudio Pereira para arbitrar o Santa Clara-Sporting continua a dar que falar. O juiz da Associação de Futebol de Aveiro dirigiu o jogo da primeira volta do campeonato entre leões e açorianos – que a equipa insular venceu por 1-0, em Alvalade - e a sua atuação foi alvo de muitas críticas por parte dos responsáveis dos verdes e brancos. Jaime Marta Soares, ex-presidente da Mesa da Assembleia Geral do Clube de Alvalade, espera que a arbitragem não tenha influência no resultado do encontro da 29ª jornada da primeira liga.
"Não podemos antecipar efetivamente cenários. Vamos aguardar pela forma como decorre a arbitragem, sabendo que o Sporting entra em campo para jogar jogo pelo jogo e para ganhar. Há que ignorar, porque não pode efetivamente o árbitro chegar ao limite de querer prejudicar intencionalmente o Sporting. Não acredito que isso seja possível. Esperamos que o Sporting ganhe o jogo com a sua força e acaba-se logo com a celeuma em torno da arbitragem", começou por afirmar o antigo dirigente do Sporting, em declarações ao jornal Record.
Jaime Marta Soares deixou ainda críticas ao comportamento de alguns dirigentes que tentam desestabilizar os adversários e os próprios árbitros: "Esta reta final dependerá muito do que cada equipa fizer. Essas jogadas baixas e rasteiras que estão a ser utilizadas pelos principais clubes portugueses acho que não dignifica ninguém. E a arbitragem tem de, efetivamente, fazer tudo ao seu alcance para não dar razão a este tipo de polémicas. A arbitragem está muito na base disso, mas esse tipo de jogadas rasteiras só prejudica. Porque ninguém tem a ganhar com isso e perde o futebol português, perde a dignidade. Penso que esse caminho dos clubes grandes portugueses, principalmente dos dirigentes, está completamente errado".
Sobre a luta pela conquista do campeonato, o ex-dirigente de 82 anos admite que o recente empate frente ao Braga (1-1) foi negativo para o Sporting, mas não compromete a conquista do título: "Todos os jogos agora são finais. O Sporting tem de ir para a final para ganhar sempre, não pode desperdiçar. Aquele erro de lesa-pátria contra o Braga tem efetivamente responsáveis e não se pode repetir, porque daqui até ao lavar dos cestos ainda é vindima. Temos de acreditar sempre e eu acredito no Sporting”.
A terminar, Jaime Marta Soares garante que acredita que o Sporting vai conseguir conquistar o bicampeonato: "Com tantos anos de sofrimento, nunca atiro a toalha ao chão. Nunca o faria em relação ao meu Sporting. Acredito até ao último minuto e segundo que o Sporting vai ser campeão".