Clube
Varandas despede-se de figura histórica do Sporting: "Perdemos um amigo"
24 Nov 2025 | 19:49
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Clube
19 Out 2020 | 11:47 |
As declarações de Frederico Varandas e Rúben Amorim no final do jogo com o FC Porto devem ser bem esmiuçadas, porque nelas encontramos as frases que servirão de entrave ao crescimento pretendido para o Sporting CP. Entre as críticas bem levantadas à má arbitragem de um desafio concluído com um empate, surgiram duas confissões reveladoras de toda a ingenuidade de presidente e treinador. O primeiro, porque acredita conseguir sair vencedor na luta de lama em que se transformou o futebol português nos últimos 40 anos, sem sujar a camisa branca; o segundo porque pensa estar hoje a preparar uma equipa para disputar o título na próxima temporada.
Varandas apresentou-se a votos, há dois anos, garantindo saber tudo sobre o mundo do futebol. A cada declaração que faz, a cada decisão que toma, instala-se a dúvida: ele é mesmo tão ingénuo assim, ou apenas um fala-barato que não tem ideia do mundo em que está inserido? Nenhuma das possibilidades é propriamente uma qualidade, bem pelo contrário, mas ele e aqueles que o rodeiam parecem ser os únicos a não perceber o problema.
O futebol português transformou-se numa luta de lama há cerca de 40 anos. Os clubes que nesse período venceram campeonatos, raramente o conseguiram de forma totalmente limpa, isto é, sem recorrer a jogos de bastidores. Sim, não sejamos ingénuos, os nossos últimos dois títulos também só foram conseguidos porque nesse período o Sporting CP encontrou a fórmula certa para não se deixar ‘comer’. As escutas do ‘Apito Dourado’ ou os mais recentes casos expostos através da publicação de vários e-mails relacionados com o SL Benfica, acordaram a opinião pública para uma realidade que já o era, então, há uns bons 20 anos. Só que feito de forma mais discreta, usando poucos canais de comunicação, com contactos diretos em locais que ficaram muito famosos na altura.
Quando Varandas diz que ‘interessa é ter poder’, falando de escutas, percebo que se refere a Pinto da Costa. E pergunto: porque não lhe passa pela cabeça que Luís Filipe Vieira tenha feito o mesmo? Por acaso esqueceu ou não teve conhecimento da totalidade desse dossier de escutas? É que numa delas surge um ex-Presidente da Liga, Valentim Loureiro (esse mesmo, o que foi este ano homenageado pela Liga Portugal…) a perguntar a Vieira que árbitro pretende para determinado jogo. E quando lhe é sugerido um nome, o presidente do SL Benfica atira de pronto, ‘não, esse não’.
E quando Varandas diz que ‘não vamos fazer o que se fazia, não vamos jogar sujo’, refere-se a quem? Era o Sporting CP que jogava sujo? Se era, jogava sujo de forma bem incompetente porque nada ganhou com isso. Ou referia-se a adversários? Ficava-lhe bem esse esclarecimento. De caminho, e aproveitando a ocasião, sempre podia cumprir a promessa de campanha e contar tudo o que disse saber sobre a forma como o Sporting CP perdeu a Liga 2015/16. A memória dele pode ser curta, mas a minha não o é.
Após dois anos a ser brindado com uma série de arbitragens ‘simpáticas’, Varandas pensou mesmo que era ‘amor para sempre’? Não percebeu que por questões ‘políticas’ dava jeito permitir umas quantas vitórias leoninas? Quem mexe os ‘cordelinhos’ sabe bem que não são as arbitragens a decidir quem é o campeão. Pode haver um ou outro empurrão, uma ou outra rasteira, mas no final uma equipa sem treinador competente ou sem jogadores altamente qualificados não ganha. O Sporting CP não preenchia nenhuma dessas exigências, logo, nem com uma ou outra simpatia lá chegaria. E no momento certo, quando um jogo corresse particularmente mal, seria fácil atirar a equipa ao tapete. Foi o que sucedeu em Moreira de Cónegos na época passada.
A ingenuidade de Varandas chega ao ponto de pensar ser possível sair vencedor nesta luta de lama sem sujar a camisa branca. Ao deixar sistematicamente o SL Benfica fora desta equação e das críticas, pensa ter ali um aliado que ajude o Sporting CP a ficar em segundo lugar, afinal o máximo que ambiciona, olhando à entrada direta na Liga dos Campeões. É a segunda versão de Filipe Soares Franco. O ‘campeão’ das segundas posições. Um pensamento que é o verdadeiro entrave ao crescimento do Sporting CP. Pois fique sabendo que para quem não está disposto a sujar a camisa, o melhor mesmo é manter-se fora do futebol. Ou estar nele a cumprir sempre o mesmo papel de perdedor. Porque está a tentar ganhar o lugar de um dos clubes que inventou a luta na lama.
Em duas ocasiões, antes e depois do jogo com o FC Porto, o treinador Rúben Amorim falou em ano menos um. Bom, Varandas já nos tinha brindado com dois anos zero. Só faltava agora o treinador dizer que este é o ano menos um. Portanto, no primeiro ano zero, a SAD gastou, entre investimento (aquisições) e custo (salários) do plantel, mais de 90 milhões de euros; na época passada, o segundo ano zero implicou gastos, nas mesmas rubricas, igualmente acima dos 90M e este ano, entre aquisições e salários, a conta não ficará abaixo dos 80M. Como é possível falar em anos zero ou menos um com custos desta envergadura? Que Varandas não corrija Rúben Amorim até compreendo, também não lhe dá jeito mostrar ambição, por força a não arriscar nova derrota. E, afinal, a vitória deles até passa apenas pelo terceiro lugar, por isso é natural que pensem poder festejar em maio. Mas apetece-me perguntar ao treinador: acredita mesmo que na próxima época vai ter esta mesma equipa? Quando pede paciência para estes ‘meninos’, quando diz que os está a fazer crescer para ficarem aptos daqui a um ano a disputar objetivos mais ambiciosos, é porque pensa que não os vai perder entre os mercados de janeiro e do próximo Verão. Qual é a parte de ‘o Sporting precisa vender jogadores para equilibrar contas’ que o Rúben não entende? São os jogadores que o próprio treinador não quis que vão proporcionar o encaixe financeiro necessário? Não me faça rir, Rúben. No próximo Verão voltamos ao assunto.
Enfim, ingénuos ou vendedores de sonhos impossíveis, é o que estes dois são.
Presidente leonino manifestou desejo de que 2026 seja “à imagem dos últimos anos”, destacando o caminho de crescimento que o Clube tem seguido
25 Dez 2025 | 10:00 |
Frederico Varandas dirigiu-se aos adeptos do Sporting com uma mensagem de Natal e Ano Novo, na qual expressou o desejo de que 2026 seja um ano de continuidade em relação aos últimos tempos marcado por sucesso, estabilidade e conquistas, reforçando a ambição de manter o Clube competitivo.
Frederico Varandas: "Quero desejar a todos os Sportinguistas um ótimo Natal e um grande 2026, cheio de saúde e, à imagem dos últimos anos"
"Quero desejar a todos os Sportinguistas um ótimo Natal e um grande 2026, cheio de saúde e, à imagem dos últimos anos, cheio de vitórias. Viva o Sporting!", sublinhou, destacando o caminho de crescimento que o Clube tem seguido e a consolidação de um projeto que, segundo o mesmo, tem dado resultados dentro e fora de campo.
Num vídeo partilhado através do canal oficial, o dirigente fez questão de agradecer a todos os que contribuem para o sucesso do Sporting, desde atletas a treinadores, passando pelos funcionários e adeptos, lembrando que “nada se conquista sozinho” e que os triunfos são fruto de um esforço coletivo.
Por fim, mostrou confiança no futuro e deixou uma nota de esperança, afirmando acreditar que o Sporting continuará a “honrar a sua história”. Na última temporada, os leões conquistaram o bicampeonato pela primeira vez em 71 anos e também a primeira dobradinha desde 2002. Atualmente é o segundo classificado da Liga, está nos quartos de final da Taça de Portugal, nas meias-finais da Taça da Liga e em posição de apuramento para a próxima fase na Liga dos Campeões.
Frederico Varandas está a preparar a recandidatura à presidência do Sporting para 2026, sendo que as eleições estão marcadas para março do próximo ano. Recentemente, na gala Stromp, confirmou essa intenção em avançar para um terceiro mandato, até 2030.
Presidente do Clube de Alvalade deu uma entrevista ao diário 'Bild', na qual abordou a evolução dos leões no decorrer das últimas temporadas
09 Dez 2025 | 07:21 |
Frederico Varandas viajou para a Alemanha antes da restante equipa do Sporting, que se prepara para o embate frente ao Bayern Munique, para a sexta jornada da Liga dos Campeões. O Presidente dos leões abordou a evolução do Clube nas últimas temporadas, em entrevista ao diário 'Bild', tendo ainda analisado o caminho dos verdes e brancos e comparado a equipa de Rui Borges com outros emblemas da Liga dos Campeões.
Frederico Varandas: "Bayern Munique - Sporting? Só temos a ambição e sonhos dos jogadores"
"O nosso clube está a provar atualmente que consegue competir com grandes clubes europeus, apesar de não termos os mesmos recursos financeiros. Para mim, o Bayern é atualmente uma das três melhores equipas no Mundo. E marcar um golo na Allianz Arena é provavelmente um dos maiores desafios para qualquer equipa atualmente no Mundo. Será um jogo em que o Bayern é um claro favorito. Da nossa parte, só temos a ambição e sonhos dos nossos jogadores", começou por dizer o líder dos leões.
Frederico Varandas: "Sporting atravessava uma grande crise"
De seguida, Frederico Varandas recordou a forma como chegou à presidência leonina em 2018: "O Sporting atravessava uma grande crise na sua história na altura. Não só porque o clube não ganhava um campeonato desde 2002, mas também porque ocorreu um ataque de 'hooligans' no centro de treinos no qual vários jogadores foram agredidos e, consequentemente, terminaram os contratos. O presidente da altura foi demitido pelo membros da direção e nós estávamos numa forte crise financeira e desportiva".
"Naquela altura, já tinha sete anos de experiência no clube como diretor clínico e, por isso mesmo, conhecia o lado do futebol muito bem. Apesar de ter apenas 38 anos, tinha grande confiança nas minhas capacidades de liderança e no meu conhecimento do clube e da indústria do futebol", explicou ainda Frederico Varandas.
Além disso, o Presidente do Sporting afirmou que, desde então, "nunca mais" voltou a trabalhar como médico, à exceção do período da Covid-19. Fora isso, Varandas destacou o momento atual do Clube de Alvalade, seja ao nível de títulos ou de evolução dos mais variados parâmetros.
Frederico Varandas: "Sporting vive um dos melhores períodos da sua história"
"O Sporting vive um dos melhores períodos da sua história. Ganhámos não só três dos últimos cinco campeonatos, mas também seis taças desde 2018. Somos o clube número um em Portugal, algo que não acontecia há décadas. O clube tem sido rentável em cinco dos últimos seis anos. O único ano em que não fomos sucedeu durante a Covid. O nosso estádio está quase sempre esgotado e mais de 10.000 pessoas estão na lista de espera para comprar lugar anual. O estádio foi completamente renovado e modernizado. O segredo para o sucesso é a visão e o talento das pessoas à minha volta", ressalvou.
Quando questionado sobre se, a curto ou médio prazo, a SAD do Sporting pretende concretizar uma nova venda avolumada - como Bruno Fernandes e até Viktor Gyokeres -, Frederico Varandas não andou em rodeios: "De acordo com o Transfermarkt, temos o plantel mais valioso fora das cinco principais ligas europeias. Isto é resultado do nosso trabalho de excelência da nossa academia e do departamento de scouting. Não quero destacar um nome em particular, mas não temos dúvidas de que muitos clubes europeus de topo estão a monitorizar vários jogadores do nosso plantel".
Novidade foi lançada nas plataformas oficiais do Clube de Alvalade nesta sexta-feira, dia 28 de novembro, já a pensar nas festividades
28 Nov 2025 | 10:59 |
O Sporting anunciou, esta sexta-feira, dia 28 de novembro, uma edição especial de Natal em colaboração com a Nike. A novidade, que conta com uma nova camisola, foi apresentada e explicada nos meios de comunicação oficiais dos verdes e brancos.
Este produto é intitulado como 'Christmas Kit' e, de acordo com o comunicado dos leões, "pretende homenagear simultaneamente a quadra festiva e a identidade única do Sporting", mostrando que a época natalícia "vai além das luzes e dos presentes".
"Este equipamento especial reflete o calor dos reencontros familiares, o brilho das memórias partilhadas e a ligação que, de geração em geração, une os Sportinguistas em torno do seu Clube", pode ainda ler-se na explicação dada pela turma leonina.
De resto, o Sporting anunciou que o Christmas Kit em questão já se encontra disponível para venda e poderá ser adquirido em lojaverde.pt, na Loja Verde do Estádio José Alvalade, Colombo, Almada, e nos quiosques do Vasco da Gama, Ubbo e Cascais.
O Sporting volta a entrar em campo no próximo domingo, dia 30 de novembro, frente ao Estrela da Amadora, em jogo relativo à 12.ª jornada da Liga Portugal Betclic. O encontro diante da turma liderada por João Nuno jogar-se-á às 18h00, em Alvalade.
Confira: