
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
Apesar do Sporting já estar de atenções centradas no próximo desafio, o jogo frente ao AVS, do passado domingo, dia 23 de fevereiro, ainda dá que falar. A atuação do árbitro principal Fábio Veríssimo, e do VAR Manuel Oliveira, não passou despercebida. Iturralde González, especialista de arbitragem do jornal 'Record', analisou os lances capitais.
Sobre o lance da expulsão de Ousmane Diomande, Iturralde González escreveu o seguinte: "Neste lance o VAR foi mal utilizado. O VAR só entra em quatro casos e um deles é o cartão vermelho. E esta pisadela de Diomande a Gustavo Mendonça nunca é de cartão vermelho, nunca pode ser. É um pisão de futebol, não tem força excessiva. É cartão amarelo, está claro, mas só se o árbitro vir. O VAR não pode avisar para amarelos, só para vermelhos", atirou.
Prosseguiu na explicação: "Agora, já que o árbitro vai ao VAR, tem de corrigir segundo o que vê no ecrã. E se vê que se trata de um cartão amarelo, perfeito, tem de mostrá-lo. Mas o VAR é mal utilizado porque a jogada nunca pode ser um cartão vermelho, não é uma ação de VAR. O segundo cartão amarelo é justo, mas o procedimento é injusto", rematou o especialista de arbitragem.
Analisou, de seguida, o segundo golo do Sporting: "É verdade que Fresneda está fora-de-jogo, mas não é a mesma ação de ataque. Porquê? A bola vai para trás, há muitos passes para trás, não é a mesma direção de ataque e defesa pode reorganizar-se perfeitamente", começou por explicar.
Completou a informação: "Não consideraram a mesma ação de ataque e por isso não entrou o VAR nem foi assinalado fora-de-jogo. Se o lance prosseguisse para a frente, houvesse um cruzamento e fosse golo, era considerada a mesma ação de ataque. O facto de haver passes para trás é uma jogada nova, inclusive com passes para o próprio meio-campo", terminou Iturralde González.
Técnico português que orienta o clube turco participou no jogo grande da jornada, e no fim deixou várias críticas. Está, agora, sob fogo, com acusações graves
|
José Mourinho participou, recentemente, no jogo grande do campeonato turco, o Galatasaray - Fenerbahçe. A partida não foi além do empate a zero, mas muito se tem escrito sobre o desafio, com especial enfoque no que se passou... depois do apito final do árbitro da partida.
O treinador português deixou várias críticas ao futebol turco no final da partida. O jogo foi apitado por um árbitro estrangeiro, algo que agradou a Mourinho, que não deixou de apontar no fim do encontro que tudo teria correr melhor por o árbitro não ser de nacionalidade turca. Chamou, ainda "circo" ao campeonato da Turquia.
Ora, quem não achou piada ás declarações de José Mourinho foi... o Galatasaray. O clube turco, rival do Fenerbahce do português - e que até ocupa a primeira posição do campeonato - emitiu um comunicado onde critica veementemente José Mourinho, e avança que vai prosseguiu com queixas para as instituições legais.
"Desde que começou a trabalhar na Turquia, o treinador do Fenerbahçe, José Mourinho, tem proferido regularmente palavras depreciativas sobre o povo turco, e hoje acrescentou declarações desumanas às suas expressões imorais", explicando depois que vai avançar com "uma queixa-crime ao Ministério Público contra José Mourinho pelas suas declarações racistas".
Por fim, adicionaram que pretendem seguir com o processo até ás últimas instâncias: "Também apresentaremos queixa junto da UEFA e da FIFA. Além de todas estas iniciativas, estaremos atentos à atitude que o nosso rival irá demonstrar em relação a estas declarações do seu treinador", concluiu o Galatasaray.
Jogador referenciado pelo Clube de Alvalade interessa a Rui Costa, mas tem vários outros emblemas na luta pela sua contratação
|
O Benfica - que lançou duras críticas ao Sporting - está interessado na contratação de Breno Bidon, médio do Corinthians que está referenciado pelo Clube de Alvalade desde o último mercado de verão. No entanto, os verdes e brancos nunca avançaram de forma concreta, tendo o brasileiro numa shortlist de possíveis reforços.
A informação está a ser avançada por Ekrem Konur - jornalista turco especializado em assuntos relacionados com o mercado de transferências - garantindo que, além dos encarnados, Brighton, Arsenal e Tottenham também estão "a monitorizar a situação" do jovem futebolista.
O interesse do Sporting tinha sido noticiado pela mesma fonte, ainda no passado mês de julho. No entanto, os verdes e brancos acabaram por não contratar qualquer jogador para a posição, optando por ficar com um plantel mais reduzido, a pedido de Ruben Amorim, treinador dos leões na altura.
Com Rui Borges no comando técnico e várias lesões no centro do terreno, o Sporting já prepara um ataque ao mercado na próxima temporada. Giorgi Kochorashvili é um dos alvos prioritários e, tal como revelou o nosso Jornal num Exclusivo Leonino, os responsáveis do Clube de Alvalade estão a apressar o dossiê.
No ano civil de 2025, Breno Bidon - atualmente avaliado em 8 milhões de euros - soma apenas dois jogos pelo Corinthians, tendo disputado 101 minutos, sem qualquer golo ou assistência na conta pessoal. Em 2024, o médio de 20 anos fez 41 partidas, nas quais fez o gosto ao pé por uma ocasião e o último passe em duas ocasiões.
Antigo presidente do Grupo Stromp, e figura ligada ao universo dos leões, concedeu uma entrevista ao jornal 'Record', onde deixa críticas aos adversários
|
Vivem-se momentos controversos no futebol português, como explicado pelo Presidente do Sporting, Frederico Varandas, na recente entrevista que concedeu. Tito Arantes Fontes falou com o jornal 'Record' sobre o ambiente desportivo em Portugal, e sublinhou as críticas feitas pelo máximo dirigente dos leões, dirigidas aos rivais.
"O presidente Varandas disse algo óbvio, que os critérios têm de ser iguais para todos - que não têm sido. Aliás, a própria Liga da Verdade do Record mostra isso. O Sporting é o único candidato ao título com pontos negativos. Devia, sim, ter mais 5 ou 6 pontos", começou por dizer Tito Arantes Fontes.
Prosseguiu, com a mesma ideia: "O campeonato vai para a 24.ª jornada e o Sporting continua em primeiro. Bem sei que o Benfica tem mais pontos mas vai em segundo... Apesar da recuperação momentânea, também esperamos nós recuperar, neste caso os lesionados, olhando para os próximos jogos, assim, ainda com maior confiança. Porque não nos podemos esquecer que continuamos a depender apenas de nós para terminarmos bicampeões", atirou de seguida.
O antigo presidente do Grupo Stromp passou, depois, ao ataque: "Não posso deixar de me lembrar do penálti que ficou por marcar contra o Benfica nas Aves e o VAR nem o árbitro chamou. Ontem, o VAR chamou para confirmar um golo limpo, do Diomande; depois, chamou para marcar um penálti num lance repetidíssimo noutros jogos (...) Os comunicados parecem-me, por isso, desculpa de maus perdedores, no sentido de serem dois clubes constantemente beneficiados: um foi beneficiado durante 40 anos. Agora, o Benfica anda de braço dado com eles... Não estavam habituados, mas hoje temos um Sporting cheio de pujança. Desde que voltou verdade desportiva, voltámos à liderança do futebol nacional", rematou Tito Arantes Fontes.
Como nota final, relembrou o lance em que Di Maria agrediu Pedro Gonçalves, durante partida da época passada. Tito Arantes Fontes explicou que continua à espera que alguma medida seja tomada em relação a esse lance, mais de um ano depois do sucedido.