
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
Rui Borges chegou ao Sporting em dezembro de 2024, e foi obrigado a algumas mudanças na equipa do Sporting, muitas delas forçadas. O maior exemplo é Zeno Debast, jogador que é defesa central de origem, mas que tem sido adaptado pelo treinador verde e branco ao meio campo dos leões.
O jovem central belga chegou aos leões no verão de 2024, proveniente do Anderlecht, a troco de qualquer coisa como 15,5 milhões de euros. Entrou logo no onze com Ruben Amorim, manteve o seu lugar no plantel com a chegada de João Pereira, mas disparou para outros patamares com a entrada de Rui Borges e a adaptação ao meio campo.
De facto, este novo destaque de Zeno Debast na equipa do Sporting está a dar frutos a olhos vistos. Na última atualização do portal especializado no mercado do futebol, o Transfermarkt, o jogador aparece valorizado em seis milhões de euros (dos 18 para os 24), quando comparado com a última avaliação existente - uma prova de que os desempenhos não têm passado ao lado de ninguém. Relembrar que o jogador também se tornou titular na sua seleção.
O belga, que tem atuado a médio dos últimos meses, tem vindo a crescer e a desenvolver algumas características por estar nessa zona específica no terreno: tem ganho confiança, o que o faz ser mais vocal e assumir um papel de maior liderança dentro do campo. Rui Borges, treinador do Sporting, é o primeiro a reconhecer estas capacidades a Zeno Debast.
"Falei com o Zeno quando cheguei, porque tem perfil, personalidade fantástica para um miúdo de 20 anos. Facilmente será um líder no futuro, será um bom capitão. Tem características adaptáveis, sabe que a equipa precisa disso, ajuda, ouve — a personalidade dele é fantástica—,adapta-se, não se queixa por não jogar na posição dele, está sempre disponível, feliz no dia a dia", tinha dito o treinador dos leões em conferência de imprensa do jogo com o Estoril, no início de março.
Lateral direito, de nacionalidade grega, é um dos grandes alvos dos leões para a próxima janela de transferências, e o negócio já está em andamento
|
Georgios Vagiannidis assume-se, cada vez mais, como um dos grandes alvos do Sporting para o mercado de verão. Os responsáveis leoninos já preparam a próxima época, e querem que o lateral direito grego siga as pisadas de Alisson Santos e reforce o plantel de Rui Borges para a temporada 25/26.
Há muito que o Sporting tem o jovem de 23 anos debaixo de olho, e já foram inclusive dados passos para o tentar trazer para Alvalade. Mas as barreiras mais significativas estão prestes a ser ultrapassadas: o jornal A Bola conta que os leões têm uma reunião marcada, na Grécia, para esta segunda feira, dia 31 de março, para discutir o necessário para tirar Vagiannigis da Grécia.
O Sporting teve mesmo uma equipa a assistir ao dérbi grego Panathinaikos - Olympiakos, e acabou por adiar a conversa para o dia a seguir ao jogo, de modo a permitir foco total de Vagiannidis. Os leões estão a dar passos para fechar tudo o mais rápido possível, e impedir uma situação semelhante à que aconteceu com Ioannidis.
Em relação aos valores, algo a ser discutido na reunião desta segunda feira, os clubes não estão longe nas suas avaliações. Segundo A Bola, o Panathinaikos quer 10 milhões, mas está disposto a baixar um pouco a fasquia. O Sporting ofereceu, inicialmente, seis milhões de euros, mais dois de bónus, que foram recusados, sem fechar a porta a mais conversas. Os leões estarão dispostos a ir até aos oito milhões de euros para garantir Vagiannidis.
O Sporting conta, no entanto, com concorrência de peso pelo lateral direito grego. Ajax e Fulham são outros pretendentes de longa data, tal como o Zenit, da Rússia. O último clube a demonstrar o seu interesse no jovem foi o Mónaco, de França. Os responsáveis leoninos continuam, no entanto, positivos que o negócio se irá concretizar.
Clube de Alvalade esfrega as mãos com o possível negócio a ganhar forma, uma vez que pode ganhar uma fortuna se tudo se concretizar
|
A notícia caiu como uma bomba no mundo do futebol: o Real Madrid está interessado na contratação de Bruno Fernandes ao Manchester United. A equipa da capital espanhola acena aos ingleses com muitos milhões, numa operação que poderia trazer uma fortuna para Alvalade.
Ruben Amorim, treinador dos Red Devils, não estará nada agradado com a possibilidade de perder Bruno Fernandes, mas a verdade é que a quantia apresentada pelo Real Madrid pode tornar o negócio difícil de recusar, até tendo em conta as dificuldades financeiras que o Manchester United atravessa. Na imprensa internacional, fala-se de valores a rondar os 107 milhões de euros.
Em Alvalade, os responsáveis do Sporting esfregam aos mãos ao ouvir falar nos montantes discutidos. Isto porque os leões ainda mantém 10% de uma futura mais valia do jogador português. Uma vez que o Manchester United gastou cerca de 65 milhões com o português, isto significa uma mais valia de qualquer coisa como 42 milhões de euros.
Nesse sentido, caso a transferência de Bruno Fernandes para o Real Madrid se concretiza, o Sporting iria faturar cerca de 4,2 milhões de euros, um valor bastante generoso tendo em conta que os leões estariam apenas a ver de longe o desenrolar do negócio.
Relembrar que Bruno Fernandes marcou uma época nos leões, tendo chegado a ser capitão de equipa em Alvalade. O médio português saiu do Sporting, rumo ao Manchester United, onde manteve o nível a que habituou os Sportinguistas. Tornou-se também capitão de equipa nos Red Devils, e tem sido o jogador mais importante da equipa nos últimos anos.
Confira todas as contribuições de Bruno Fernandes na temporada de 2024/25:
Jogador que entrou em conflito com o treinador ex Sporting marcou recentemente, e no final da partida deixou algumas palavras ao antigo técnico
|
Decorreu, no passado domingo, dia 30 de março, a partida entre Aston Villa e Preston, a contar para os quartos de final da Taça de Inglaterra. A equipa da Premier League venceu por 3-0, num jogo que teve como figura de destaque Marcus Rashford, jogador que foi afastado do Manchester United por Ruben Amorim - que começou a época no Sporting.
A primeira parte da partida até correu melhor para o Preston, que conseguiu manter a baliza a zeros e aguentar o nulo até ao descanso. Na segunda parte, a superioridade do Villa foi evidente, com a equipa da Premier League a marcar aos 59 e 64 minutos por Marcus Rashford. Ramsey fechou as contas do jogo à passagem do minuto 71, com o 3-0.
O Aston Villa continua, assim, a caminhada de sucesso na presente temporada. Os ingleses estão no nono lugar da Premier League, na luta pelas competições europeias; estão nos quartos de final da Liga dos Campeões, onde vão defrontar o PSG; e estão apurados para as meias finais da Taça de Inglaterra.
Uma das figuras da equipa, desde a janela de transferências de inverno, é Marcus Rashford, avançado inglês que entrou em conflito com Ruben Amorim no Manchester United, onde começou a temporada, e acabou por ser afastado da equipa. Marcou os primeiros golos pelos Aston Villa e no fim do jogo deixou algumas palavras que parecem ter um destinatário muito específico.
"Sinto-me muito bem aqui, pouco a pouco estou a ficar em melhor forma e a jogar o meu melhor futebol desde que cheguei. É sempre bom para um avançado marcar, espero conseguir continuar assim. Passo a passo estou no bom caminho e senti muita falta de jogar até chegar ao Aston Villa. Neste momento, sinto-me bem, sem lesões, e apenas a desfrutar do meu futebol. Tudo ótimo", atirou Marcus Rashford, no que parece também uma mensagem para Ruben Amorim e para o Manchester United - que também podem perder Bruno Fernandes em breve.