Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Clube

NUNO SOUSA: "O MEU ADVERSÁRIO É FREDERICO VARANDAS"

Em entrevista à Bola Branca, o candidato da Lista C fala em promessas por cumprir do atual presidente e preocupação com as contas do Clube de Alvalade

Leonino - Onde o Sporting é notícia
Leonino - Onde o Sporting é notícia

22 Fev 2022 | 13:09 |

Icon Comentário0

O candidato à presidência do Sporting, Nuno Sousa, que encabeça a lista C, esteve esta terça-feira, dia 22 de fevereiro, em entrevista à 'Bola Branca', da Renascença. Durante a conversa, o gestor deu ênfase ao facto de o seu rival nestas eleições - marcadas para 5 de março - é o atual presidente dos leões, Frederico Varandas. Nas suas declarações, Nuno Sousa recorda as promessas que não foram cumpridas pelo atual líder dos verdes e brancos, além de alguma preocupação financeira. Já no que toca a futebol, o candidato fala sobre algum "desgaste" que tem notado em Rúben Amorim - por "ausência de uma estrutura que proteja" que o treinador - e critica os moldes dos negócios que envolvem Rúben Vinagre e Marcus Edwards. Além disso, o gestor volta a tocar no tema da readmissão dos Sócios expulsos como uma das suas bandeiras.

Sobre o programa: "É o mais vasto e mais profundo alguma vez feito em eleições do Sporting"
  • "Este é um caminho que está a ser percorrido há muito tempo. Dezenas de sócios participaram na elaboração do programa eleitoral. Um programa eleitoral que nós consideramos que é o mais vasto e mais profundo alguma vez feito em eleições do Sporting. Tem 11 pilares que dividem-se em três eixos. A parte dos sócios, a financeira e, naturalmente, a desportiva. Temos também uma equipa muito boa, com pessoas muito boas ao nível profissional, com muitos anos de associados que vão fazer um grande trabalho, se essa for a escolha feita pelos sportinguistas".
  • "Nós achamos que se pode sempre melhorar, não vamos fazer uma política de "terra queimada" e dizer que tudo o que está para trás está mal. Mas há muitas coisas que podiam ter sido diferentes e podiam ter sido melhores e, por isso, dedicamos grande parte dos últimos dois anos e criar uma proposta alternativa".
"É este tipo de indecisões que queremos colmatar"
  • "Dou o exemplo dos VMOCS que são amplamente debatidos no nosso programa eleitoral, a redução da disparidade do número de votos dos sócios mais antigos para os mais recentes, num caso claro de necessidade de aumentar a equidade".
  • "Há também questões que têm de ser levantadas, como por exemplo o facto de o futebol feminino não jogar em Alvalade, aquilo que tem de ser a proximidade da direção aos sócios, aquilo que deve ser o caminho da digitalização. Todos passámos por esta pandemia, todos nós vimos que a digitalização é fundamental porque aproxima as pessoas, porque torna os processos mais fáceis, mas aquilo nós vemos é uma falta de rumo".
  • "Frederico Varandas em 2018 prometeu que ia fazer uma app, em 2020 fez um documento estratégico onde dizia que até ao final deste mandato ia ter a app. Em janeiro fomos brindados, em janeiro disse, [com a informação de] que a app era muito cara e agora quando olhamos para as poucas folhas do seu programa eleitoral vemos que promete novamente a app. É este tipo de indecisões, de falta de gestão que nós queremos colmatar e por isso avançamos com uma proposta aos sócios".
Finanças: "Devia ter sido feita a restruturação financeira"
  • "Aquilo que nos foi dado a conhecer pelas demonstrações financeiras que a administração da SAD e o conselho diretivo lançaram é que a forma de gerir foi tão simples quanto esta: adiantar receitas e não pagar a fornecedores".
  • "Devia ter sido feita a restruturação financeira que até estava prometida no programa eleitoral de Frederico Varandas. Aquilo que ele fez foi rasgar o que estava feito anteriormente e não levou até ao fim esta promessa eleitoral. Agora volta a prometer a mesma situação, mas a pergunta que nós lançamos é: Porque havemos de acreditar que vai fazer agora quando teve quatro anos e não o fez?"
  • "As notícias desagradáveis já estão nas demonstrações financeiras publicadas. Basta os sócios do Sporting olharem com atenção. Lembro que em 2018 Frederico Varandas e Salgado Zenha consideravam que ter 40 milhões de dívida a fornecedores era o caos. Mas agora que está no dobro já não sentem esse caso. Foram antecipados três anos de receitas dos direitos televisivos. Ninguém está à espera de encontrar os cofres cheios em Alvalade porque o Sporting está a viver à custa de receitas futuras e não está a pagar as faturas que devia estar a pagar".
Readmissão dos Sócios expulsos: "Será o 'enterrar do machado de guerra'"
  • "Nós somos audazes no que estamos a propor. Queremos criar a figura do provedor do sócio, porque aquilo que se vê atualmente é um distanciamento entre os sócios e os órgãos sociais. Desta forma os sócios podem colocar as dúvidas, as reclamações e assim podemos mostrar que a voz dos sócios conta. Quanto à proposta de que fala, terá de ser apresentada em assembleia geral e terá a ver com todos aqueles que nunca foram condenados nos tribunais por algo que seja lesivo dos interesses do Sporting e que foram expulsos de sócios. Será o 'enterrar do machado de guerra'".
  • "Há muitos sportinguistas cansados de guerras, de rótulos, de divisões. Era uma forma de os atuais órgãos sociais mostrarem que ouvem todos e integram todos, porque o Sporting é uma coletividade de sócios e quanto mais sócios tivermos, melhor. Relembro que Frederico Varandas era uma defensor de não haver expulsões, mas durante o seu mandato houve o maior número de expulsões alguma vez vistas".
"O meu adversário é Frederico Varandas"
  • "O meu adversário é Frederico Varandas, não é Ricardo Oliveira, e o que eu gostava é que no debate fosse feito um resumo em “fact checking” do que foram as promessas de Frederico Varandas que não foram cumpridas".
Futebol: "É preciso proteger o treinador"
  • "Somos pessoas diferentes, temos “backgrounds” de gestão completamente diferentes e por isso a forma de atuar será diferente. Há coisas que estão bem, como Rúben Amorim, mas é preciso proteger o treinador".
  • "Aquilo que nós vemos é a ausência de uma estrutura que proteja Rúben Amorim. Estamos quase a cair no que aconteceu com Paulo Bento há uns anos, que assumiu diversas funções porque havia uma ausência total do presidente e dos dirigentes do futebol. Paulo Bento dava constantemente o "corpo às balas" e isso desgastou-o e é isso que está a acontecer com Rúben Amorim. Entre os sportinguistas até se diz que Rúben Amorim também assumiu o papel de diretor de comunicação. Tudo isto vai desgastar Rúben Amorim".
Comunicado de Varandas no Dragão: "Retirou o protagonismo a quem o devia ter"
  • "Falou e retirou protagonismo a Rúben Amorim, que tinha feito uma excelente "flash-interview" na televisão, onde tinha assumido uma quota-parte do que aconteceu no final e retirou-se ao treinador a possibilidade de reafirmar esse discurso na sala de imprensa. Frederico Varandas preferiu falar grosso, mas retirou o protagonismo a quem o devia ter".
Negócios de Vinagre e Edwards: "Desagradável surpresa"
  • "Continuamos com esta política de "empurrar com a barriga". Nas contratações ainda agora tivemos a desagradável surpresa de saber que a opção de compra era automática mediante determinados objetivos. Estamos a pagar 10 milhões de euros por um lateral-esquerdo [Rúben Vinagre] que não joga, sendo que este valor apenas dá direito a 50% do passe".
  • "Potenciais jogadores a serem vendidos. O Sporting paga-lhes os salários, promove-os e valoriza-os e depois 50% do negócio vai para alguém que não contribuiu em nada para essa mesma valorização".


Fotografia de Sporting




Clube

Sporting revela surpresa de Natal das grandes para os adeptos

Novidade foi lançada nas plataformas oficiais do Clube de Alvalade nesta sexta-feira, dia 28 de novembro, já a pensar nas festividades

Sporting e Nike apresentaram, esta sexta-feira, 28 de novembro, o Christmas Kit, um equipamento em edição de Natal
Sporting e Nike apresentaram, esta sexta-feira, 28 de novembro, o Christmas Kit, um equipamento em edição de Natal

28 Nov 2025 | 10:59 |

Icon Comentário0

O Sporting anunciou, esta sexta-feira, dia 28 de novembro, uma edição especial de Natal em colaboração com a Nike. A novidade, que conta com uma nova camisola, foi apresentada e explicada nos meios de comunicação oficiais dos verdes e brancos.


Este produto é intitulado como 'Christmas Kit' e, de acordo com o comunicado dos leões, "pretende homenagear simultaneamente a quadra festiva e a identidade única do Sporting", mostrando que a época natalícia "vai além das luzes e dos presentes".


"Este equipamento especial reflete o calor dos reencontros familiares, o brilho das memórias partilhadas e a ligação que, de geração em geração, une os Sportinguistas em torno do seu Clube", pode ainda ler-se na explicação dada pela turma leonina.


De resto, o Sporting anunciou que o Christmas Kit em questão já se encontra disponível para venda e poderá ser adquirido em lojaverde.pt, na Loja Verde do Estádio José Alvalade, Colombo, Almada, e nos quiosques do Vasco da Gama, Ubbo e Cascais.

O Sporting volta a entrar em campo no próximo domingo, dia 30 de novembro, frente ao Estrela da Amadora, em jogo relativo à 12.ª jornada da Liga Portugal Betclic. O encontro diante da turma liderada por João Nuno jogar-se-á às 18h00, em Alvalade.


Confira:


Clube

Varandas despede-se de figura histórica do Sporting: "Perdemos um amigo"

Glória do Clube de Alvalade morreu aos 83 anos; Além do Presidente leonino, também Salgado Zenha e André Bernardo marcaram presença no velório

Frederico Varandas, Presidente dos leões, prestou uma última homenagem ao antigo atleta, treinador e dirigente do Sporting
Frederico Varandas, Presidente dos leões, prestou uma última homenagem ao antigo atleta, treinador e dirigente do Sporting

24 Nov 2025 | 19:49 |

Icon Comentário0

Frederico Varandas, Presidente do Sporting, deslocou-se, este domingo, dia 24 de novembro, à Basílica da Estrela para marcar presença no velório de Júlio Rendeiro, antigo hoquista e figura histórica do emblema de Alvalade e da Seleção Nacional, que faleceu na última quarta-feira, aos 83 anos.


Além do presidente da Direção, marcaram presença Francisco Salgado Zenha, André Bernardo e vários elementos do Conselho Diretivo e dos restantes Órgãos Sociais do Sporting. Aos canais do Clube, Frederico Varandas prestou uma homenagem ao antigo atleta, treinador e dirigente leonino.


F. Varandas: "Júlio Rendeiro é uma das glórias do nosso Sporting"


"Júlio Rendeiro é uma das glórias do nosso Sporting. É um desportista de eleição que representou o Sporting e a Seleção Nacional ao mais alto nível. Foi duas vezes Campeão do Mundo, cinco vezes Campeão da Europa, Campeão Europeu pelo nosso Sporting, ganhou vários títulos nacionais. Dentro do clube, foi um atleta de eleição, treinador, vice-presidente. Parte uma das grandes glórias da nossa história", disse.

F. Varandas: "Perdemos um amigo"


Frederico Varandas recordou a convivência com o ex-atleta: "Do ponto de vista pessoal, perdemos um amigo. Era uma pessoa que vivia o Sporting intensamente, mas sempre com muita racionalidade. Tinha bom senso, era inteligente. Tivemos a sorte de nos cruzarmos com ele quando decidimos avançar para este projeto e foi uma pessoa que apoiou este Sporting deste 2018. Foi nosso mandatário nas duas eleições e, mesmo antes de partir, sei que estava muito orgulhoso e feliz por ver o Sporting como está. Era o grande amor da sua vida. Colocava o Sporting acima de qualquer outra coisa".

Nascido no Porto, Júlio Rendeiro chegou ao Sporting em 1971 e passou sete anos de leão ao peito. Foi tetracampeão nacional, venceu duas Taça de Portugal e uma Liga dos Campeões. Ao serviço de Portugal foi bicampeão mundial e pentacampeão europeu.


Clube

Movimento Hoje e Sempre Sporting deixa aviso sobre eleições dos leões: "Vigilantes"

Grupo de Sócios do Clube de Alvalade alertou sobre as suas opções no mais recente comunicado, lançado na última terça-feira, 18 de novembro

Movimento Hoje e Sempre Sporting lançou um novo comunicado no qual esclarece que ainda não tomou qualquer decisão de apresentar um candidato para as eleições
Movimento Hoje e Sempre Sporting lançou um novo comunicado no qual esclarece que ainda não tomou qualquer decisão de apresentar um candidato para as eleições

19 Nov 2025 | 08:24 |

Icon Comentário0

Depois da notícia a revelar que Frederico Varandas não iria concorrer às próximas eleições do Sporting sozinho, uma vez que o Movimento 'Hoje e Sempre Sporting' se preparava para apresentar um candidato para março de 2026, o grupo fez um esclarecimento.


Com Sócios do Sporting como Afonso Pinto Coelho, Vitor Afonso e Roberto Carvalho a porta-vozes, o Movimento lançou um comunicado no qual explicou que tem três hipóteses em vista: apresentar um nome, apoiar uma das listas ou manter uma equidistância "muitíssimo vigilante", tal como sucedeu em 2022.


Confira o comunicado na íntegra:


1 - O MHSS é constituído por uma base alargada de sócios, pese embora os comunicados emitidos sejam apenas assinados pelos membros fundadores em nome do MHSS, por razões de orgânica interna de funcionamento.

2 - O MHSS é um movimento agregador, que conversa regularmente com muitos outros sócios extra-Movimento e que está sempre disponível para falar com todos os sócios e grupos de associados que queiram falar com o Movimento, como aconteceu no período pré-eleitoral às eleições para os Órgãos Sociais do SCP de 2022, e como está a acontecer relativamente às eleições para os Órgãos Sociais do SCP de 2026.


3 - Oportunamente, o Movimento Hoje e Sempre Sporting tomará uma posição pública sobre o seu posicionamento em relação ao próximo ato eleitoral do nosso clube, sendo que estão em aberto, atualmente, três cenários possíveis:

A) Apresentação de um candidato a emergir do seio do Movimento Hoje e Sempre Sporting

B) O eventual aparecimento de outras candidaturas, poderá levar a que o MHSS se reveja num determinado projeto para o Clube e, em função do mesmo, decidir formalizar o apoio a essa candidatura.

C) À semelhança do processo eleitoral de 2022, no qual o MHSS recebeu convites para integrar duas das três listas candidatas poderemos, também, manter-nos equidistantes, embora muitíssimo vigilantes no que respeita à gestão financeira e desportiva do Grupo Sporting.


envelope SUBSCREVER NEWSLETTER

envelopeSUBSCREVER NEWSLETTER


Sporting de luto; Leões manifestam nota de pesar pela morte de...
Clube

Sporting de luto; Leões manifestam nota de pesar pela morte de...

18 Nov 2025 | 19:48

Icon Comentário0
Organizador da Gala do Sporting deixa certeza sobre Frederico Varandas: "Vai responder"
Clube

Organizador da Gala do Sporting deixa certeza sobre Frederico Varandas: "Vai responder"

14 Nov 2025 | 16:53

Icon Comentário0
Vice-Presidente do Sporting detalha mudanças para o futuro do Clube: "Vão ter o direito de..."
Clube

Vice-Presidente do Sporting detalha mudanças para o futuro do Clube: "Vão ter o direito de..."

13 Nov 2025 | 16:57

Icon Comentário0