Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Clube

NUNO SOUSA: "O MEU ADVERSÁRIO É FREDERICO VARANDAS"

Em entrevista à Bola Branca, o candidato da Lista C fala em promessas por cumprir do atual presidente e preocupação com as contas do Clube de Alvalade

Leonino - Onde o Sporting é notícia
Leonino - Onde o Sporting é notícia

22 Fev 2022 | 13:09 |

Icon Comentário0

O candidato à presidência do Sporting, Nuno Sousa, que encabeça a lista C, esteve esta terça-feira, dia 22 de fevereiro, em entrevista à 'Bola Branca', da Renascença. Durante a conversa, o gestor deu ênfase ao facto de o seu rival nestas eleições - marcadas para 5 de março - é o atual presidente dos leões, Frederico Varandas. Nas suas declarações, Nuno Sousa recorda as promessas que não foram cumpridas pelo atual líder dos verdes e brancos, além de alguma preocupação financeira. Já no que toca a futebol, o candidato fala sobre algum "desgaste" que tem notado em Rúben Amorim - por "ausência de uma estrutura que proteja" que o treinador - e critica os moldes dos negócios que envolvem Rúben Vinagre e Marcus Edwards. Além disso, o gestor volta a tocar no tema da readmissão dos Sócios expulsos como uma das suas bandeiras.

Sobre o programa: "É o mais vasto e mais profundo alguma vez feito em eleições do Sporting"
  • "Este é um caminho que está a ser percorrido há muito tempo. Dezenas de sócios participaram na elaboração do programa eleitoral. Um programa eleitoral que nós consideramos que é o mais vasto e mais profundo alguma vez feito em eleições do Sporting. Tem 11 pilares que dividem-se em três eixos. A parte dos sócios, a financeira e, naturalmente, a desportiva. Temos também uma equipa muito boa, com pessoas muito boas ao nível profissional, com muitos anos de associados que vão fazer um grande trabalho, se essa for a escolha feita pelos sportinguistas".
  • "Nós achamos que se pode sempre melhorar, não vamos fazer uma política de "terra queimada" e dizer que tudo o que está para trás está mal. Mas há muitas coisas que podiam ter sido diferentes e podiam ter sido melhores e, por isso, dedicamos grande parte dos últimos dois anos e criar uma proposta alternativa".
"É este tipo de indecisões que queremos colmatar"
  • "Dou o exemplo dos VMOCS que são amplamente debatidos no nosso programa eleitoral, a redução da disparidade do número de votos dos sócios mais antigos para os mais recentes, num caso claro de necessidade de aumentar a equidade".
  • "Há também questões que têm de ser levantadas, como por exemplo o facto de o futebol feminino não jogar em Alvalade, aquilo que tem de ser a proximidade da direção aos sócios, aquilo que deve ser o caminho da digitalização. Todos passámos por esta pandemia, todos nós vimos que a digitalização é fundamental porque aproxima as pessoas, porque torna os processos mais fáceis, mas aquilo nós vemos é uma falta de rumo".
  • "Frederico Varandas em 2018 prometeu que ia fazer uma app, em 2020 fez um documento estratégico onde dizia que até ao final deste mandato ia ter a app. Em janeiro fomos brindados, em janeiro disse, [com a informação de] que a app era muito cara e agora quando olhamos para as poucas folhas do seu programa eleitoral vemos que promete novamente a app. É este tipo de indecisões, de falta de gestão que nós queremos colmatar e por isso avançamos com uma proposta aos sócios".
Finanças: "Devia ter sido feita a restruturação financeira"
  • "Aquilo que nos foi dado a conhecer pelas demonstrações financeiras que a administração da SAD e o conselho diretivo lançaram é que a forma de gerir foi tão simples quanto esta: adiantar receitas e não pagar a fornecedores".
  • "Devia ter sido feita a restruturação financeira que até estava prometida no programa eleitoral de Frederico Varandas. Aquilo que ele fez foi rasgar o que estava feito anteriormente e não levou até ao fim esta promessa eleitoral. Agora volta a prometer a mesma situação, mas a pergunta que nós lançamos é: Porque havemos de acreditar que vai fazer agora quando teve quatro anos e não o fez?"
  • "As notícias desagradáveis já estão nas demonstrações financeiras publicadas. Basta os sócios do Sporting olharem com atenção. Lembro que em 2018 Frederico Varandas e Salgado Zenha consideravam que ter 40 milhões de dívida a fornecedores era o caos. Mas agora que está no dobro já não sentem esse caso. Foram antecipados três anos de receitas dos direitos televisivos. Ninguém está à espera de encontrar os cofres cheios em Alvalade porque o Sporting está a viver à custa de receitas futuras e não está a pagar as faturas que devia estar a pagar".
Readmissão dos Sócios expulsos: "Será o 'enterrar do machado de guerra'"
  • "Nós somos audazes no que estamos a propor. Queremos criar a figura do provedor do sócio, porque aquilo que se vê atualmente é um distanciamento entre os sócios e os órgãos sociais. Desta forma os sócios podem colocar as dúvidas, as reclamações e assim podemos mostrar que a voz dos sócios conta. Quanto à proposta de que fala, terá de ser apresentada em assembleia geral e terá a ver com todos aqueles que nunca foram condenados nos tribunais por algo que seja lesivo dos interesses do Sporting e que foram expulsos de sócios. Será o 'enterrar do machado de guerra'".
  • "Há muitos sportinguistas cansados de guerras, de rótulos, de divisões. Era uma forma de os atuais órgãos sociais mostrarem que ouvem todos e integram todos, porque o Sporting é uma coletividade de sócios e quanto mais sócios tivermos, melhor. Relembro que Frederico Varandas era uma defensor de não haver expulsões, mas durante o seu mandato houve o maior número de expulsões alguma vez vistas".
"O meu adversário é Frederico Varandas"
  • "O meu adversário é Frederico Varandas, não é Ricardo Oliveira, e o que eu gostava é que no debate fosse feito um resumo em “fact checking” do que foram as promessas de Frederico Varandas que não foram cumpridas".
Futebol: "É preciso proteger o treinador"
  • "Somos pessoas diferentes, temos “backgrounds” de gestão completamente diferentes e por isso a forma de atuar será diferente. Há coisas que estão bem, como Rúben Amorim, mas é preciso proteger o treinador".
  • "Aquilo que nós vemos é a ausência de uma estrutura que proteja Rúben Amorim. Estamos quase a cair no que aconteceu com Paulo Bento há uns anos, que assumiu diversas funções porque havia uma ausência total do presidente e dos dirigentes do futebol. Paulo Bento dava constantemente o "corpo às balas" e isso desgastou-o e é isso que está a acontecer com Rúben Amorim. Entre os sportinguistas até se diz que Rúben Amorim também assumiu o papel de diretor de comunicação. Tudo isto vai desgastar Rúben Amorim".
Comunicado de Varandas no Dragão: "Retirou o protagonismo a quem o devia ter"
  • "Falou e retirou protagonismo a Rúben Amorim, que tinha feito uma excelente "flash-interview" na televisão, onde tinha assumido uma quota-parte do que aconteceu no final e retirou-se ao treinador a possibilidade de reafirmar esse discurso na sala de imprensa. Frederico Varandas preferiu falar grosso, mas retirou o protagonismo a quem o devia ter".
Negócios de Vinagre e Edwards: "Desagradável surpresa"
  • "Continuamos com esta política de "empurrar com a barriga". Nas contratações ainda agora tivemos a desagradável surpresa de saber que a opção de compra era automática mediante determinados objetivos. Estamos a pagar 10 milhões de euros por um lateral-esquerdo [Rúben Vinagre] que não joga, sendo que este valor apenas dá direito a 50% do passe".
  • "Potenciais jogadores a serem vendidos. O Sporting paga-lhes os salários, promove-os e valoriza-os e depois 50% do negócio vai para alguém que não contribuiu em nada para essa mesma valorização".


Fotografia de Sporting




Clube

Escândalo no Benfica! Rui Costa arguido em novo processo

Transferência de vários milhares de euros do Lokomotiv Moscovo para as contas bancárias dos encarnados estão na mira das autoridades

Foram transferidos milhares de euros provenientes do Lokomotiv para o Benfica; Rui Costa envolvido em novo processo
Foram transferidos milhares de euros provenientes do Lokomotiv para o Benfica; Rui Costa envolvido em novo processo

07 Out 2025 | 15:40 |

Icon Comentário0

Rui Costa, presidente do Benfica - que levou resposta à letra de Frederico Varandas - foi constituído arguido por um negócio feito com um emblema russo. Em causa estão 70 mil euros relacionados com a venda de Germán Conti. Dinheiro veio do Lokomotiv de Moscovo, algo que as regras europeias não permitem.


Germán Conti não foi um jogador propriamente marcante no Benfica. Em 2018 saiu do Colón rumo a Lisboa, mas só ficou uma época no plantel do Benfica. Jogou 12 vezes, com duas participações na equipa B e 10 jogos pela equipa principal. Ainda marcou um golo.


No ano seguinte, 2019, começou uma série de empréstimos, até que foi vendido ao Lokomotiv Moscovo no início de 2023. E o que coloca o jogador na história, nem é essa transferência para um clube russo; é a transferência seguinte, ainda em 2023, dos russos para o Racing.


A TVI/CNN Portugal avança que 76.021 euros foram transferidos do Lokomotiv para o Benfica. Isto na altura em que já tinha começado a guerra na Ucrânia – e já tinham começado as sanções contra a Rússia. Ou seja, esse valor, vindo de Moscovo, seria uma violação das medidas restritivas aprovadas pela Organização das Nações Unidas e pela União Europeia contra a Rússia.

Às suspeitas da violação das medidas restritivas aprovadas pela Organização das Nações Unidas e/ou pela União Europeia, o Ministério Público (MP) junta a suspeita de crime de branqueamento de capitais, embora o dinheiro em causa tenha seguido diretamente da conta do clube russo para a conta do Benfica, no BCP, sem qualquer intermediário ou dissimulação.



Clube

Sondagem diz que quase metade dos lisboetas são do Sporting e menos de um terço é do Benfica

Pitagórica mediu a intenção de voto dos lisboetas para as eleições autárquicas, mas também avaliou preferências clubísticas dos cidadãos

À pergunta "qual é o clube de futebol de que se sente mais próximo", quase metade dos inquiridos afirmou ser do Sporting; Menos de um terço é do Benfica
À pergunta "qual é o clube de futebol de que se sente mais próximo", quase metade dos inquiridos afirmou ser do Sporting; Menos de um terço é do Benfica

06 Out 2025 | 17:11 |

Icon Comentário0

Uma sondagem da Pitagórica mediu a intenção de voto dos lisboetas para as eleições autárquicas, mas também avaliou o estilo de vida e as preferências dos cidadãos de Lisboa a vários níveis, entre os quais o clubístico. O Sporting é o clube da maioria dos 'alfacinhas'


À pergunta "qual é o clube de futebol de que se sente mais próximo", 48% dos inquiridos afirmaram ser do Sporting, com apenas 30% mais perto do Benfica e 5% do Porto. Há ainda 15% que responderam que não ligam a futebol. São os homens que fazem pender mais a balança para Alvalade, visto que 58% dizem ser do Sporting e 27% do Benfica. As mulheres estão mais divididas, dado que 38% preferem os leões e 32% as águias.


Os cidadão mais novos tendem a ser mais próximos do Clube de Alvalade e os mais velhos do Benfica. O emblema encarnado apenas reúne a maioria das preferências na faixa etária entre os 55 e os 64 anos. Em Lisboa, o Porto reúne mais adeptos entre os 45 e os 54 anos, ainda que só alcance aqui os 8% e continue longe dos rivais da capital.


Ainda no estilo de vida e preferências dos cidadãos, a sondagem da Pitagórica concluiu que 55% pratica desporto com regularidade e 45% admite não o fazer. Os homens e os mais novos são os que praticam mais, sendo que os lisboetas com maiores rendimentos também são os que têm melhores índices de prática desportiva.

Neste momento, após o empate com o Braga, os comandados de Rui Borges têm agora 19 pontos e estão no segundo lugar da tabela classificativa da Liga Portugal Betclic. O Porto é primeiro classificado com 22. Por outro lado, o Benfica está no terceiro posto com 17 pontos conquistados.



Clube

Conhecidos resultados da Assembleia Geral do Sporting

João Palma, presidente da Mesa da Assembleia Geral (MAG) do Clube de Alvalade, congratulou-se pelos números apresentados

Leonino - Onde o Sporting é notícia
Leonino - Onde o Sporting é notícia

05 Out 2025 | 21:44 |

Icon Comentário0

João Palma, presidente da Mesa da Assembleia Geral (MAG) do Sporting, anunciou, aos microfones do canal oficial do Clube, no intervalo da partida entre os leões e o Braga (1-1), que foi aprovado, com uma percentagem de 93,5%, o Relatório e Contas 2024/25 apresentado pela Direção, liderada por Frederico Varandas.


O presidente da MAG congratulou-se pelos resultados apresentados, salientando o bom momento que o clube vive em termos desportivos e financeiros, anunciando que marcaram presença na AG 1.670 sócios votantes, que corresponderam a 9.871 votos. Palma referiu ainda o momento de paz e união se vive no Sporting, recordando a pequena percentagem de votos contra, brancos e nulos.


J. Palma: "A percentagem a favor foi de 93,5%"


"A Assembleia Geral apurou 1.670 sócios votantes, a que corresponderam 9.871 votos. Quer em termos de sócios, quer em termos de votos, a percentagem a favor foi de 93,5%. Portanto, a proposta do Conselho Diretivo do Relatório e Contas do ano de 1 de Julho de 2024 a 30 de Junho de 2025 foi aprovada por esta larga maioria de Associados", começou por anunciar o dirigente, felicitando de seguida o Conselho Diretivo pelo "excelente resultado".

"Queria sublinhar o momento de união que o Sporting Clube de Portugal vive. Foi, ainda, um número significativo de votantes, tendo em conta o histórico de pessoas que por norma participam nas Assembleias Gerais. Nesse sentido, foi uma boa votação, com números expressivos. Tirando os votos nulos e os brancos, que também houve alguns, houve de facto muito poucos votantes contra", sublinhou ainda, fazendo depois uma leitura destes resultados.


J. Palma: "O Sporting está unido, a viver uma fase fantástica, reconhecida por todos"

"Significa que o Sporting está unido, a viver uma fase fantástica, reconhecida por todos. Quer no futebol masculino sénior, porque ganhámos, fomos bicampeões Nacionais e estamos a bater-nos pelo tricampeonato, como o Presidente Frederico Varandas sublinhou há dias, mas também nas modalidades, onde temos obtido grandes resultados. Portanto, a Mesa da Assembleia Geral queria sublinhar o grande momento que o Clube vive, sobretudo com as perspectivas de afirmação do Sporting como a maior potência nacional", concluiu.


envelope SUBSCREVER NEWSLETTER

envelopeSUBSCREVER NEWSLETTER


Conhecidos resultados da Assembleia Geral da SAD do Sporting
Clube

Conhecidos resultados da Assembleia Geral da SAD do Sporting

03 Out 2025 | 23:29

Icon Comentário0
Movimento Hoje e Sempre acredita que Sócios tinham de ser ouvidos antes de decisão do Sporting
Clube

Movimento Hoje e Sempre acredita que Sócios tinham de ser ouvidos antes de decisão do Sporting

03 Out 2025 | 12:49

Icon Comentário0
Bronca! Frederico Varandas tem explicações a fazer aos Sócios do Sporting
Clube

Bronca! Frederico Varandas tem explicações a fazer aos Sócios do Sporting

01 Out 2025 | 20:26

Icon Comentário0