Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
SeguirFutebol
|
0Mateus Fernandes é uma das pérolas mais recentes de Rúben Amorim. Depois da sua estreia a titular, na vitória do Sporting, por 5-0, frente ao Marítimo, o médio leonino deixou claro que teve algumas dificuldades com o "ritmo de jogo", que é bem diferente ao que está habituado.
Sobre esse tema, o treinador dos leões está bem ciente das circunstância e o objetivo dos verdes e brancos passa por não queimar etapas. Por isso mesmo, a sua integração com a equipa principal está e continuará a ser feita de forma gradual.
Danny, antigo jogador do Sporting, também ele médio, analisou esta gestão feita sobre o comando de Amorim, com a qual concorda.
"Ninguém melhor do que o Rúben Amorim pode dizer qual é a melhor forma de fazer evoluir o Mateus pois trabalha com ele todos os dias. Eu também defendo que com um jovem de 18 anos é preciso começar pouco a pouco", realçou, em declarações ao jornal Record.
De resto, o antigo internacional português - que chegou ao Sporting com 19 anos - elogiou o jovem e as suas mais-valias, mas lembrou que o jogador ainda tem muito para trabalhar.
"O Mateus é ‘8’. É uma posição em que é preciso ter uma transição, movimentação e concentração defensiva exemplar. Quando entrou no jogo com o Tottenham mostrou o seu valor. Mas tem de trabalhar muito", vincou.
Ainda no passado mês de outubro, o jovem leão viu o seu contrato ser alvo de uma revisão salarial e renovação, que o liga aos verdes e brancos até junho de 2026. Neste momento, Mateus tem a sua cláusula de rescisão tabelada em 60 milhões de euros (anteriormente eram 45 milhões).
Jogador neerlandês chegou a Alvalade por muitos milhões, mas as dificuldades físicas têm complicado o seu período no Clube verde e branco
|
0O mês de janeiro está a ser muito atarefado para a Direção do Sporting, que procura não só reforçar o plantel para o restante da temporada, mas também resolver algumas questões internas que vão ganhando urgência. Uma delas prende-se com Jeremiah St. Juste, que, com o contrato a terminar no verão de 2026, ou renova durante o presente ano civil ou será vendido no verão.
Sabe o Leonino, então, que a SAD verde e branca tem um plano para abordar a situação do defesa central neerlandês: o Clube vai avançar com a proposta de renovação do vínculo, que contará com aumento do tempo de ligação do jogador ao Clube. No entanto, caso a resposta não seja positiva por parte de St. Juste, a solução passará por outro caminho.
É que Frederico Varandas não quer ter no plantel o risco de perder um jogador sem qualquer contrapartida monetária, ainda para mais um atleta que custou vários milhões aos cofres de Alvalade, e que tem tido dificuldades em justificar esse valor, devido aos constantes problemas físicos. Por isso, caso a resposta à proposta de renovação seja negativa, o plano do Clube será o de transferir o defesa central, de modo a receber de volta parte do que investiu no neerlandês. Relembrar que recentemente St. Juste até atingiu a melhor série de jogos pelos leões.
Esta temporada, com a camisola do Sporting, St. Juste – avaliado em 8 milhões de euros – leva 16 encontros: sete na Liga Portugal Betclic, quatro na Liga dos Campeões, dois na Taça de Portugal e três na Taça da Liga. Ao todo, o defesa-central contabiliza 843 minutos, não tendo marcado qualquer golo ou feito qualquer assistência.
Jeremiah St. Juste chegou ao Sporting em 2022, oriundo do Mainz, da Bundesliga, a troco de quase 10 milhões de euros. Desde então, o defesa-central neerlandês realizou 58 encontros, marcou dois golos, fez uma assistência e conquistou um Campeonato Nacional (2023/24). O atleta tem contrato com os leões até junho de 2026 e uma cláusula de rescisão de 45 milhões de euros.
Jovem jogador dos leões pode estar prestes a abandonar o Clube, uma vez que um gigante europeu segue atentamente o extremo
|
0Geovany Quenda está a ter uma época de sonho no Sporting, ao ser promovido à equipa principal no verão, por Ruben Amorim, e estabelecer-se como um dos regulares numa equipa verde e branco onde a concorrência é forte. O futuro do jovem extremo pode, no entanto, não passar por Alvalade durante muito mais tempo. Quem o avança é o jornalista Rudy Galetti, do portal TEAM Talk.
O jornalista avança que o Barcelona é o último tubarão europeu a demonstrar-se interessado em Quenda - que até foi recentemente comparado a Yamal. Galetti escreveu, na sua conta pessoal da rede social X, uma publicação em que aborda o assunto.
"O Barcelona adicionou Geovany Quenda, do Sporting, à sua lista de opções para o verão. Ainda não há movimentações concretas, mas o clube espanhol já deixou claro que segue o jogador há muito tempo, e vai continuar a fazê-lo". O jornalista explicita, então, que a haver uma saída, não estaria planeada para a janela de transferências de inverno.
Para além desta informação, o correspondente do portal TEAM Talk informa ainda que há vários clubes de topo em Inglaterra que também se mantém atentos à situação de Quenda - entre eles destacam-se o Liverpool, o Manchester United e o Manchester City. Tal quererá dizer que os catalões enfrentam concorrência feroz na corrida pelo português, o que pode significar um maior encaixe para os cofres de Alvalade.
Esta época, Geovany Quenda - avaliado em 30 milhões de euros - leva 31 partidas, nas quais disputou 2.147 minutos dentro das quatro linhas. O desiquilibrador canhoto tem, para já, quatro assistências e dois golos apontados - na Supertaça, diante do Porto e frente ao Famalicão.
Antigo avançado dos leões comentou, em entrevista ao jornal 'Record', o desempenho de um jogador em especial dos verdes e brancos
|
0Luís Lourenço, antigo avançado do Sporting, deu uma entrevista ao jornal 'Record', onde abordou a prestação de Conrad Harder, ponta de lança dinamarquês dos leões, na vitória verde e branca perante o Rio Ave, por 3-0, no jogo que contou para a 18ª. jornada da Liga Portugal Betclic.
"Foi uma boa exibição, que só pecou na finalização (...) esteve um pouco ansioso e muito precipitado, queria muito fazer um golo", analisou Luís Lourenço. Prosseguiu: "Teve várias oportunidades e só falhou mesmo na definição, ou seja, fazer o golo. De qualquer maneira, fez um bom jogo, desgastou muito aquela defensiva do Rio Ave, tanto a pressionar, para eles não poderem sair, como a pedir bolas na profundidade".
O antigo avançado verde e branco considera, então, que Conrad Harder fez uma boa exibição, apontando, no entanto, algumas falhas a nível da finalização - já Sérgio Krithinas tinha deixado conselhos ao jogador. O ex jogador estendeu-se, depois, sobre o que o avançado traz ao jogo para além dos golos.
"Foi também importante como jogador de apoio e a ganhar muitas vezes a frente aos adversários, em boas desmarcações (...) É um jogador que está preparado, que quer muito fazer golos, para poder ser útil à equipa do Sporting", atirou Luís Lourenço.
Por último, fez uma avaliação geral, e explicou o que o jovem leão podia ter feito melhor: "Só lhe faltou mesmo marcar. Teve algumas oportunidades e, se teve as oportunidades, foi porque conseguiu criá-las. Pior seria ter saído do jogo sem nenhuma oportunidade, sem ter conseguido criar nada (...) No cômputo geral, foi um excelente jogo e Harder ganhou mais uns pontos na confiança do treinador, que pode contar com ele, tanto a titular como a suplente", rematou.