Clube
Sporting mostra-se "tão grande como os maiores da Europa" e atinge feito inédito em Portugal
10 Abr 2026 | 17:52
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Clube
10 Fev 2020 | 20:55 |
Sobre as áreas mais sensíveis da SAD, futebol profissional e gestão financeira, o Presidente do Sporting já disse tudo e o seu contrário.
1 – Não sei se é soberba, estratégia desastrada ou falta de uma assessoria capaz. O que sei é que o Presidente do Sporting Clube de Portugal, Frederico Varandas, conseguiu, numa extensa entrevista ao ‘Record’ (dividida em duas parte) deixar um longo testemunho de contradições e várias mentiras. Não vou aqui elaborar uma lista de contradições, mas se construirmos uma ‘time line’ com início nas várias entrevistas concedidas no período eleitoral e terminarmos na desta semana, passando pelas várias intervenções públicas tidas entre os dois momentos, verificamos que sobre as questões mais sensíveis, o futebol profissional e a área financeira, já disse várias coisas e os seus contrários (no tempo em que o jornalismo colocava a verdade acima de tudo, este tipo de contradições e mentiras já teriam sido desmascaradas…). É de uma inabilidade gritante e revela uma enorme crença na falta de memória dos Sócios e adeptos. É a única explicação que encontro para o facto de garantir que o Sol passou a ser a Lua. Sem ter obra para apresentar (a não ser a venda de alguns dos principais ativos da equipa de futebol profissional e a antecipação de receitas do contrato com a NOS…) refugia-se sempre no comparativo com a parte final da gestão de Bruno de Carvalho, chegando ao ridículo de tentar explicar o sucesso de BdC no primeiro ano de futebol, pelo facto de ter no plantel jogadores… que não tinha. Só Varandas viu Bruma jogar pelo Sporting na época 2013/14, porque eu e muitos milhões vimo-lo atuar pelo Galatasaray; apenas Varandas confundiu os jogos da equipa B com os da equipa principal, porque só dessa forma poderia ter visto jogar Rúben Semedo e João Mário (cedido em janeiro desse ano ao V. Setúbal) nessa mesma temporada. Também somente ele podia falar em ‘jogadores maduros de 23 anos’ dando o exemplo de Eric Dier, quando o moço tinha completado apenas 20 sobre a data de nascimento. Quem mente em questões tão pouco relevantes…
2 - … Também pode mentir em questões mais delicadas, como num depoimento prestado em pleno Tribunal. Ouvi as mais de duas horas da audição de Varandas no Tribunal. Fiquei com uma dúvida e com uma certeza. A dúvida: quando a juíza lhe perguntou se as medidas de segurança tinham sido alteradas na Academia logo após a fatídica invasão de 15 de maio de 2018, e se ele se tinha apercebido das mesmas ao voltar ao local, disse que sim, que a Comissão de Gestão tomou logo medidas visíveis. Mais à frente garante que a última vez que esteve na Academia foi a 25 de maio. Ora, nessa data o Sporting era gerido pelo Conselho Diretivo liderado por Bruno de Carvalho. A Comissão de Gestão só entraria em funções um mês depois. Portanto, apercebeu-se do reforço de segurança na Academia que foi colocado em acção pelo CD de Bruno de Carvalho e omitiu esse facto, ou esteve na Academia já na qualidade de candidato, durante a gestão de Sousa Cintra? A bota não bate com a perdigota meu caro Frederico Varandas. Mas fiquei também com uma certeza: Varandas não tem vergonha de mentir mesmo quando existem imagens que o desmascaram. Disse que no Aeroporto Cristiano Ronaldo, no Funchal, auxiliou o ‘spoter’ da PSP a separar os jogadores de Fernando Mendes. Meu caro Frederico, nas imagens vejo o ‘spoter’ fazer isso, mas o senhor está a uma larga distância, não tem qualquer intervenção na acção nem larga o ‘troley’ de viagem, como sublinhou. Repito: quem mente em coisas tão simples normalmente tem compromisso zero com a verdade. Votei em si. Mas estamos conversados quanto ao futuro.
3 – João Benedito fez, finalmente, prova de vida. Há uma semana, no podcast ‘Sporting 160’, afirmei que o candidato escolhido pelo maior número de Sócios (não confundir com número de votos) estava a demitir-se das suas responsabilidades perante eles. Mas aproveitou muito bem o facto de ter sido referido por Frederico Varandas, na segunda parte da entrevista ao ‘Record’, para deixar um curto comentário na ‘Antena 1’. Curto mas incisivo e clarificador. Percebe-se que será candidato nas próximas eleições (realizem-se a curto, médio ou longo prazo) e de forma ‘assassina’ mostra-se favorável a uma AG destitutiva ou clarificadora da vontade dos Sócios, ao mesmo tempo que diz esperar que não surjam novos oportunistas estilo Varandas, anunciando candidaturas sem antes se conhecer o resultado da AG, isto se a mesma vier a ser uma realidade. Não precisou de utilizar as palavras todas, foi inteligente ao ponto de dizer o que pensa de tudo isto… sem o dizer. Por detrás daquele sorriso de garoto esconde-se alguém com um pensamento claro e um instinto político bem apurado.
Leões voltaram a aparecer ligados a um processo disciplinar que também envolve o sócio do Benfica e o presidente do Porto
14 Abr 2026 | 16:37 |
O Conselho de Disciplina da FPF decidiu avançar com a junção de dois processos disciplinares que envolvem o presidente do Porto, André Villas-Boas, após queixas apresentadas em momentos distintos. O caso passou agora para análise conjunta na Comissão de Instrutores, devido à ligação entre as participações.
De um lado está uma participação disciplinar apresentada pelo Sporting, que motivou a abertura de um processo inicial por parte da Secção Profissional do Conselho de Disciplina. Do outro, surge a queixa de João Diogo Manteigas, candidato à presidência do Benfica, que também contestou declarações feitas pelo líder portista na revista Dragões, considerando-as lesivas da sua honra.
A decisão do Conselho de Disciplina foi juntar ambos os processos por existirem factos e conteúdos relacionados entre si. Esta acumulação visa permitir uma análise mais uniforme e coerente das queixas apresentadas contra André Villas-Boas. O dirigente será agora notificado e chamado a prestar esclarecimentos formais no âmbito do procedimento.
Em causa estão declarações proferidas pelo presidente do Porto em contexto público, incluindo passagens polémicas publicadas na Revista Dragões, que motivaram reações por parte dos queixosos. O processo segue agora para a fase de instrução, onde serão avaliadas todas as provas e argumentos apresentados pelas partes envolvidas.
Vale lembrar que o Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol instaurou um processo disciplinar Alberto Costa, jogador do Porto, também após uma queixa do Sporting. Em causa está um incidente ocorrido durante o jogo contra o Famalicão, que terminou empatado a duas bolas, onde supostamente o lateral dos dragões terá cuspido no avançado Sorriso.
Presente na primeira edição do Torneio Aurélio Pereira, este domingo, Presidente leonino falou sobre a atualidade verde e branca
12 Abr 2026 | 16:11 |
Presente no I Torneio Aurélio Pereira, Frederico Varandas considera que o Sporting vive um dos melhores momentos da história. O líder leonino destacou as campanhas europeias de diferentes modalidades leoninas para sustentar a ideia de um momento de pujança.
Frederico Varandas: "Vive-se um dos melhores momentos na história do Sporting"
"Eu acho que é dos melhores momentos da história do Clube. Tem três equipas nos quartos de final da Champions League, em futebol, andebol e hóquei. Temos ainda o futsal nas meias-finais. Isto mostra a consolidação de um projeto desportivo e mostra, inequivocamente, que é um dos melhores momentos da história. Está num momento pujante. Promove não só o desporto, mas também os valores do Sporting", começou por dizer o presidente leonino.
"Queremos estar na decisão das competições. É um orgulho a campanha europeia que fizemos, estamos entre as oito melhores equipas, e a responsabilidade está toda do lado de lá", acrescentou ainda Frederico Varandas, atirando a pressão para o lado do Arsenal, antes da segunda mão dos quartos de final da Liga dos Campeões, depois da vitória inglesa em Alvalade, por 1-0.
Frederico Varandas: "Aurélio Pereira ficará na história do Sporting como uma das pessoas mais queridas e importantes da história do futebol"
O presidente do Sporting falou aos jornalistas após a final da primeira edição do Torneio Aurélio Pereira, no escalão sub-13. O Real Betis conquistou a prova, ao vencer os leões por 4-2. "É a melhor maneira de o homenagear, nestes moldes, com um torneio de referência. Ficará na história do Sporting como uma das pessoas mais queridas e mais importantes da história do futebol. Já agora parabéns ao Betis. Foi a primeira edição do torneio e vamos continuar", garantiu.
Acompanhado pelos embaixadores do torneio, Rui Patrício e Adrien Silva, Frederico Varandas entregou à família de Aurélio Pereira um quadro assinado por todos os jogadores que participaram nesta primeira edição. Um presente recebido pelo irmão do homenageado, Carlos Pereira, pelas filhas Mafalda e Rute, e também pelos netos Tomás e Filipe.
Líder máximo dos verdes e brancos endereçou as recentes palavras do homólogo portista, à margem do Torneio Aurélio Pereira, este domingo
12 Abr 2026 | 14:25 |
Frederico Varandas respondeu às declarações de André Villas-Boas, revelando também um episódio ocorrido na reunião na Federação Portuguesa de Futebol, depois de o dirigente portista ter mencionado um pedido de desculpas do líder leonino. As palavras surgiram no Estádio Universitário de Lisboa, após a final sub-13 do Torneio Aurélio Pereira, onde o Real Betis venceu o Sporting por 4-2. Confira tudo o que disse.
"Villas-Boas também vai dizer publicamente que o Apito Dourado é uma vergonha?"
"Há um ano, estávamos em eleições para a Liga, e os quatro presidentes de Sporting, Benfica, Porto e Braga estiveram com um acompanhante cada - eu, com Salgado Zenha; Rui Costa com Nuno Catarino; Villas-Boas com Pereira da Costa e António Salvador com André Viana - numa reunião num hotel em Gaia, para entrevistarmos os candidatos à presidência, João Fonseca e Reinaldo Teixeira. Quando entrevistámos o agora presidente, Reinaldo Teixeira, Villas-Boas disse: "Uma coisa extremamente importante para nós, Porto, é a verdade desportiva e os casos de justiça. O presidente da Liga tem de ter mão de ferro". Villas-Boas virou-se para Rui Costa e disse: "Isto afeta os dois. Não tenho problemas em dizer que o Apito Dourado e o caso dos e-mails são uma vergonha, por isso queria que o presidente da Liga dissesse que isto não pode voltar a acontecer". Eu agora pergunto: Villas-Boas também vai dizer publicamente que o Apito Dourado é uma vergonha?"
"Mas isso foi antes da visita do Sporting ao Dragão e antes da visita do andebol"
"Houve uma reunião promovida por Pedro Proença com os presidentes de Sporting, Porto, Benfica e Braga. Foi uma reunião positiva, construtiva, para falar de reformas. Proença apelou também aos clubes para que tivessem responsabilidade. Na despedida até pedi desculpa por alguns excessos no passado, nomeadamente com o presidente do Porto. Mas isso foi antes da visita do Sporting ao Dragão e antes da visita do andebol"
"Não vi nenhuma pergunta respondida"
"Ouvi com grande interesse as declarações do presidente do Porto após a reunião com a Ministra. Não vi nenhuma pergunta respondida. Vi um argumento um pouco ridículo, que é comparar o comportamento de um adepto, com comportamentos de uma estrutura profissional. Vi um grave atentado à liberdade de expressão, com condicionamento a comentadores e jornalista, pedia que enviasse para o presidente da associação de jornalistas de desporto, Manuel Queiroz, que estava de férias da Pascoa e não assistiu. E vejo ainda pior, talvez: ainda gozou com o estado clínico do treinador, com a delegada e com um jogador. Não vi nenhuma situação esclarecida"
"E o Sporting vai ficar calado? Então quem defende o Sporting?"
"Reparei que muitas pessoas, até a dizerem que isto já chega para Sporting e Porto. O Sporting não começou nada. Um clube agrediu e outro foi agredido. O Sporting recebe bem as equipas, não passa vídeos nos balneários dos árbitros. Não tem adversários que se sentem mal no Pavilhão João Rocha. Sinto silêncio e inação de quem dirige o desporto. E o Sporting vai ficar calado? Então quem defende o Sporting?".
Confira as declarações na íntegra:
Sporting mostra-se "tão grande como os maiores da Europa" e atinge feito inédito em Portugal
10 Abr 2026 | 17:52
Os "cinco casos" que Varandas levou à Ministra para serem respondidos na polémica Porto - Sporting
02 Abr 2026 | 09:05
Villas-Boas diz que Varandas foi fazer "figurinhas" e ironiza postura do Presidente do Sporting
01 Abr 2026 | 18:47