
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Clube
08 Out 2021 | 18:26 |
Ricardo Oliveira não descarta a hipótese de ser candidato a Presidente do Sporting. Em entrevista ao Leonino, o Sócio e acionista da SAD verde e branca mostrou-se “disponível para melhorar aquilo que se passa no Sporting", deixando duas críticas a Frederico Varandas.
“Sou contra esta gestão. Candidato? Não é tempo para se falar nisso”
Leonino (L): É candidato a Presidente do Sporting?
Ricardo Oliveira (RO): Tenho tecido algumas opiniões sobre a forma como o Conselho Diretivo tem gerido o Sporting, que, para mim, não corresponde às necessidades objetivas de gestão face ao momento atual e à situação do Clube. A partir daí, parece que ficamos rotulados de “candidatos”. O Sporting não está em eleições. Discordo desta gestão atual, mas daí a dizerem que sou candidato… tudo a seu tempo!
“O Sporting teve muitos sucessos desportivos, mas a sua continuidade está em perigo”
RO: Felizmente que o Sporting teve muitos sucessos desportivos, mas a sua continuidade enquanto coletividade está em perigo. Não sou eu que o digo. Basta ler o que dizem os auditores das contas (Ernst & Young). Podem filosofar o que quiserem sobre as contas, mas, se isto não fosse o Sporting, eu não fazia nenhum investimento no Clube. Os números dizem isso: fugir e vender.
L: Em março pondera avançar?
RO: Não sou candidato e não estamos em eleições. O Sporting tem um conselho diretivo eleito e em funções. Falar de eleições é prematuro. Quero que o Sporting fique em paz, mas que mude a sua gestão. O Clube está a viver um período conturbado. Temos uma Assembleia Geral (AG) no dia 23. Acho que é preciso acalmar os ânimos e confiar que os órgãos sociais façam o seu trabalho. Fomentar o diálogo e não fechar portas pois somos todos Sportinguistas – todos com os mesmos direitos e deveres. Da minha parte o Sporting contará sempre comigo para o que necessitar. Estou disponível para ajudar e contribuir para um Sporting melhor, sempre. Mas acho engraçado colocarem-me na lista de possíveis candidatos pois eu nem sequer sou conhecido dos sportinguistas. Uma candidatura ao sporting é uma coisa séria, que deve ser muito bem ponderada, e incorporada com gente competente e experiente. Não é algo para qualquer um.
“Os Sócios não protestam só contra as contas, mas também contra a forma como o Clube está a ser gerido”
L: Qual a leitura que faz do chumbo do Relatórios e Contas (2019/20) e dos Orçamentos (2020/21 e 2021/22)?
RO: A minha interpretação dos chumbos consecutivos é de que se trata de um claro sinal de que os Sócios não estão contentes. Os Sócios protestam contra as contas, porque são más, mas também porque é a única forma de protestar contra a forma como o Clube está a ser gerido. Este Presidente não tem conseguido unir a família sportinguista.
L: Partilha da opinião defendida pelo Presidente do Sporting de que se trata de uma minoria?
RO: Não acho que se trate de uma minoria. Em 2018, as contas foram aprovadas por estes mesmos Sócios. Lembro que o atual Presidente do Sporting foi eleito por um sexto dos Sócios. Se se tratasse de uma franja, seria muito fácil para Frederico Varandas chamar uma outra franja às AG’s. O que é certo é que ‘eles’ não vieram. Não estou a dizer que estão todos contra o Conselho Diretivo, mas obviamente que a base de apoio de Frederico Varandas não foi suficientemente cativada para vir em sua defesa.
Tenho as minhas dúvidas sobre a próxima Assembleia Geral (23 de outubro), nomeadamente quanto à convocatória e os seus motivos. As coisas não podem ser sempre assim. Não aprovamos contas e depois? Convocamos sempre outra AG?
“Frederico Varandas já deveria ter retirado ilações políticas há muito tempo”
L: Se as contas forem de novo chumbadas pelos Sócios, acha que Frederico Varandas deveria retirar ilações políticas dos resultados?
RO: Frederico Varandas já deveria ter retirado ilações políticas há muito tempo porque só quem está distraído é que não vê o descontentamento dos Sócios. O que parece é que, para o Presidente do Sporting, quem está de acordo com ele é Sportinguista e, quem não está, é uma minoria.
Frederico Varandas tem de ser Presidente de todos os Sportinguistas, gerindo todas as sensibilidades, sabendo que nunca vai existir consenso. O que não pode fazer é pura e simplesmente excluir alguns só porquê não estão de acordo com aquilo que ele diz. A postura de um líder do Sporting deve ser de unir o Clube e não de o fraturar. Em democracia, vive-se com destabilização e com ideias contrárias. Quem é Presidente de um Clube grande como o Sporting tem de estar à altura de ser quase tão grande como o Sporting. Neste momento, parece que anda alguém distraído.
“Termos múltiplos candidatos, como no passado, só vai beneficiar quem lá está”
L: Nas próximas eleições, como é que olha para um cenário em que possam existir várias candidaturas?
RO: É um grande erro. Se querem que haja oposição à atual gestão do Sporting, os possíveis candidatos devem pensar em unir o Sporting para poder contestar esta Direção. Termos múltiplos candidatos, como no passado, só vai beneficiar quem lá está.
Por isso é que, como foi tornado público, existe uma proposta, que subescrevi para que haja uma alteração nos Estatutos de forma a implementar uma segunda volta entre os dois candidatos mais votados, caso nenhum deles tenha mais de 50% dos votos. Esta alteração faz com que, no primeiro dia em que o novo Presidente do Sporting tomar posse, não o faça com uma grande maioria dos Sócios votantes contra si.
Importa lembrar que essa proposta não foi recusada pela Mesa da Assembleia Geral (MAG). O que eu acredito é que o atual Conselho Diretivo não quer que isso aconteça. Se isso vier acontecer, jamais voltarão a ser eleitos.
L: Acredita que a implementação de uma segunda volta pode mudar os resultados das próximas eleições?
RO: Não tenho qualquer dúvida. Se houver uma alternativa credível e os Sócios tiverem de escolher entre esse candidato e Frederico Varandas, não tenho a menor dúvida disso. Isto não é só sobre resultados desportivos, há que assegurar a estabilidade financeira. Recordo que o Barcelona ganhou mais do que quase qualquer outro clube há poucos anos, mas vejam agora a situação de risco e trágica em que se encontra. É verdade que fomos campeões, mas ganhar uma vez não chega. É preciso continuar a ganhar e preparar o futuro. Foi um ano muito especial. Não vejo que estejam reunidas as condições a nível de gestão, nem mitigada a atual péssima situação financeira da SAD, ou sinais de que a continuidade do Sporting esteja assegurada, para que continuemos a lutar por títulos a que o Sporting deve aspirar. Estamos curtos em muita coisa.
Comentador desportivo afeto ao Clube de Alvalade fez questão de comentar a possível saída do avançado sueco dos verdes e brancos para o Arsenal
16 Jul 2025 | 18:09 |
André Pinotes Batista abordou recentemente a novela mais falada do mercado até então: a saída de Viktor Gyokeres. O comentador desportivo falou sobre o avançado sueco e fez questão de de deixar críticas ao seu empresário, dizendo que este tem tratado o jogador como um "camelo". Em contrapartida, deixa elogios a Frederico Varandas, Presidente do Sporting - que também pode perder Hjulmand neste mercado.
André Pinotes Batista: "Os jogadores não são produtos"
Em declarações ao Record, André Pinotes Batista, comentador desportivo afeto ao Sporting, começou por reconhecer os direitos e o legado que Viktor Gyokeres deixará: "É verdade que os jogadores não são produtos e, por essa humana natureza, merecem respeito, memória e gratidão", começou por escrever, criticando o empresário do atleta.
"No caso do Sporting, um desconto de 30% da cláusula de rescisão de Gyokeres – o que, convenhamos, não é coisa pouca. Pela mesma ordem de razão e respeito, o agente do nosso indisciplinado herói também não o deveria tratar como um camelo", acrescentou o comentador desportivo afeto ao Sporting, deixando críticas ao empresário do avançado sueco.
André Pinotes Batista: "É provável que o negócio se dê"
André Pinotes Batista dá nota de que a transferência pode representar um marco histórico: "É provável que – a qualquer instante – o negócio se dê. Se assim for, nos moldes anunciados, o Sporting assegurará a sexta maior transferência de sempre de um jogador com 27 ou mais anos, atrás de Ronaldo, Hazard, Griezmann, Neymar, Kane e Casemiro".
O deputado do PS diz que o dirigente dos leões tem somado muitos pontos com esta novela: "Desengane-se quem pensa que os volte-faces têm o tostão por razão. O Presidente do Sporting está a ganhar milhões em respeitabilidade, junto dos outros astros leoninos, bem como de futuros compradores", terminou.
Empresário que foi citado num comunicado lançado pelo Clube de Alvalade recentemente não poupou nas palavras quando respondeu ao artigo
16 Jul 2025 | 16:57 |
César Boaventura, em resposta ao comunicado lançado pelo Sporting, que cita nomes como os de António Silva e de Rui Costa, fez uma publicação nas redes sociais com algumas críticas ao Clube de Alvalade - que recentemente confirmou uma decisão polémica. O empresário desportivo, que também foi mencionado no artigo, já se pronunciou sobre a situação e diz que apresentou uma participação disciplinar contra o Sporting,
César Boaventura: "Em momento algum solicitei, nem sequer tive acesso, a quaisquer documentos internos do Sporting"
César Boaventura explica a sua posição perante o caso polémico: "A minha participação no processo disciplinar referido foi feita ao abrigo dos direitos que qualquer cidadão tem quando entende estar perante factos com relevância disciplinar e pública. Em momento algum solicitei, nem sequer tive acesso, a quaisquer documentos internos do Sporting".
O agente fala em "má-fé deliberada": "Tentar colar o meu nome a essa situação é, no mínimo, ingénuo. Ou então, revelador de má-fé deliberada", acrescentou César Boaventura, empresário que acabou por ser acusado de ter dado a conhecer alguns detalhes sobre os contratos de atletas verdes e brancos.
César Boaventura: "É irónico ver o Sporting mais preocupado com o meu nome do que com os problemas internos que atravessa"
Com alguma ironia, o empresário questiona a posição do Clube de Alvalade no comunicado: "O que é verdadeiramente curioso e aqui não resisto a alguma ironia, é ver o Sporting, no meio de um processo disciplinar sobre um vídeo junto a um autocarro, a preocupar-se mais com o meu nome do que com os reais problemas internos que atravessa".
O empresário deixa ainda críticas à comunicação dos leões. “Parece que alguém em Alvalade descobriu uma nova forma de comunicação, sempre que há falhanços na gestão desportiva ou negócios mal conduzidos (como a venda de Viktor Gyökeres, que até hoje ninguém percebeu se foi concluída, cancelada ou esquecida…), lança-se um comunicado com o nome '“César Boaventura' lá metido", completou.
Presidente verde e branco voltou a tomar medidas a pensar nos próximos anos, e as indicações são muito positivas para adeptos e apoiantes
13 Jul 2025 | 08:47 |
O Sporting reforçou a sua participação na SAD verde e branca, e passou a ser ainda mais dono do Clube de Alvalade. Esta foi mais uma medida tomada pela Direção de Frederico Varandas, com vista ao futuro dos verdes e brancos, que dá ainda mais garantias aos sócios.
Frederico Varandas garantiu que o Sporting subiu a sua participação para os 88%, sendo essa a fatia da SAD verde e branco que o Clube detém, neste momento. Os leões aproximam-se, cada vez mais, de um cenário onde detêm 100%, o que deixaria os sócios como únicos donos do emblema leonino.
Para conseguir atingir estes valores, Frederico Varandas e a sua Direção converteram Valores Mobiliários Obrigatoriamente Convertíveis (VMOC) em ações ordinárias, aumentando, assim, o nível de participação na SAD para praticamente 88% do capital social.
Quem viu a sua participação na SAD do Sporting diminuir foi Álvaro Sobrinho. O empresário angolano, que há muitos anos detém ações nos leões, é o principal sócio minoritário dos verdes e brancos, mas viu a sua participação reduzir para os 9,901%.
Relembrar que este é sempre um tópico quente em Alvalade, sendo que o facto de deter o Clube sempre foi importante para os adeptos do Sporting. Recentemente, chegaram a surgir algumas notícias de que o Chelsea estaria interessado em comprar uma percentagem da SAD leonina e torna-se, tal como Álvaro Sobrinho, sócio minoritário, algo que acabou por não se materializar.
Sporting apresenta kits alternativos para 2025/26 inspirados na calçada portuguesa
02 Jul 2025 | 22:31