
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
O Sporting está perto de vender Ousmane Diomande ao Crystal Palace, por valores e rondar os 55 milhões de euros. O defesa central costa marfinense está perto de se tornar a primeira venda de Frederico Varandas este verão, depois de vender Geovany Quenda e Dário Essugo durante a temporada 2024/25. Os leões já estudavam a contratação de um substituto.
O jornal A Bola avança com a informação. Segundo a imprensa nacional, o clube de Londres ficou a saber, no final de junho, que o Sporting não exigiria a cláusula de rescisão, cifrada nos 80 milhões de euros, e que aceitaria uma valor entre os 50 e os 60 milhões. Foi a essa verba que o Crystal Palace chegou para que houvesse aparente acordo entre as duas partes.
Segundo o jornal português, os dois clubes estão agora a afinar os últimos detalhes do negócio, uma vez que o Sporting procura ficar com a percentagem uma mais-valia futura, um valor sobre o qual ainda não existe acordo entre as duas partes, mas que não será impeditivo para a resolução do negócio.
Da parte de Ousmane Diomande, o defesa central estará muito entusiasmado com a hipótese de trocar Portugal pela Premier League. O costa marfinense quer disputar a melhor liga do mundo, e sente-se aliciado pelo projeto do Crystal Palace, um clube em ascensão que o ano passado conquistou a Taça de Inglaterra. O jogador do Sporting também vai ver multiplicado por várias vezes o salário que recebe em Alvalade, depois de assinar um contrato que deverá ter duração de cinco anos.
Relembrar que o assédio a Ousmane Diomande se prende com a cada vez mais provável saída de Marc Guéhi do Crytsal Palace. O defesa central, internacional por Inglaterra, termina contrato com os londrinos em janeiro, e está a ser muito apontado ao Liverpool na presente janela de transferências.
Treinador verde e branco vai ter tempo para organizar a equipa à sua imagem, depois de se ter juntado aos leões a meio da temporada em 2024
|
Rui Borges quer reformular o 3x4x3 do Sporting, e transformá-lo num 4x2x3x1 para a temporada 2025/26. O treinador dos leões inicia, esta terça-feira, 1 de julho, a primeira época ao serviço do Sporting, depois de ter chegado a Alvalade em dezembro de 2024 e conduzido a equipa na segunda metade da temporada.
A equipa do Sporting volta a reunir-se, esta terça-feira, na Academia de Alcochete, para arrancar os trabalhos com vista a mais uma temporada. O objetivo dos leões é simples, manter a toada de sucesso desportivo que se tem vivido nos últimos dois anos, e atacar o tricampeonato em Portugal.
Para isso, Rui Borges prepara uma mudança tática em relação ao que o Sporting conhece nos últimos cinco anos. O treinador quer implementar uma mudança de sistema, em direção ao 4x2x3x1, algo que vai demorar algum tempo e implicar muito treino para os jogadores que agora arrancam a pré-temporada.
A época arranca a 31 de julho, na Supertaça, contra o Benfica, partida na qual Rui Borges deve estrear o seu novo sistema. Hoje, os leões começam com os habituais exames médicos e testes físicos, mas é possível que já subam ao relvado da parte da tarde, para trabalharem um pouco com bola.
Depois, a 12 de julho, seguem para o Algarve, com destino à cidade de Lagos, para realizar o estágio de verão. Aí, vão ter as primeiras oportunidades para experimentar as ideias de Rui Borges: o Sporting tem jogos de preparação marcados contra Portimonense, Celtic, Farense e Sunderland. Depois disso, disputa o troféu Cinco Violinos no estádio do Jamor, jogo que vai servir de preparação geral para a Supertaça.
Presidente verde e branco desenhou a época verde e branca e prepara tudo para que Rui Borges tenha à sua disposição armas para atacar o tricampeonato
|
O mercado do Sporting pauta-se por uma grande venda, e várias renovações no plantel verde e branco. Foi assim que Frederico Varandas projetou a janela de transferências, e é isso que tem acontecido, com o dossier de Viktor Gyokeres a dominar, quase por completo, a agenda mediática.
A venda de Viktor Gyokeres é, de facto, a peça principal para a reformulação do plantel do Sporting para 2025/26. Os leões precisam de ver confirmada a saída do avançado sueco para avançarem para o grande alvo de mercado: o seu substituto, o colombiano Luis Suárez.
A posição de avançado não é a única que Frederico Varandas quer reforçar. Rui Borges já fez saber que gostava de contar com um novo lateral direito, sendo que Iván Fresneda e Diogo Travassos vão discutir a posição num momento inicial, e ainda um extremo de pé direito, para jogar à esquerda, a pensar nas mudanças táticas que o treinador leonino quer aplicar na equipa.
Até ao momento, o plantel do Sporting só cresceu. Dos jogadores que estavam em Alvalade, mantém-se todos, uma vez que Viktor Gyokeres ainda faz parte do Clube. Alisson e Kochorashvili são caras novas que vão, esta terça-feira, 1 de julho, dar os primeiros passos com uma camisola dos leões.
Definidos por Frederico Varandas estão, também, os jogadores intocáveis, que a SAD fará de tudo para manter em Alvalade este verão, sendo vistos como a espinha dorsal da equipa e a chave para o tricampeonato: Hjulmand, Trincão, Pote, Diomande, Gonçalo Inácio e Geny Catamo são alguns com esse estatuto.
Conjunto verde e branco começa hoje os trabalhos da pré-temporada e o treinador dos leões vai começar a construir, de novo, as dinâmicas da equipa
|
Arranca, este terça-feira, 1 de julho, a pré-época do Sporting. Depois de conquistarem o bicampeonato e a Taça de Portugal na última temporada, os leões gozaram férias, e voltam, agora, à Academia de Alcochete, para iniciar os trabalhos com vista a mais uma época desportiva, onde o objetivo é o tricampeonato.
Logo à partida, Rui Borges conta com duas caras novas no plantel, que vão conhecer, este terça-feira, os colegas, staff e equipa técnica do Sporting. São eles Alisson Santos, extremo brasileiro - recentemente apresentado - contratado ao União de Leiria, e também Giorgi Kochorashvili, médio georgiano que chega proveniente dos espanhóis do Levante.
Se Alisson e Kochorashvili são adições ao grupo, há quem falte, e só se junte a partir de dia 7 de julho. É o caso dos internacionais do Sporting, que se juntaram às Seleções quando acabaram a época, e por isso, vão poder gozar de mais alguns dias de férias. São eles: Rui Silva, Gonçalo Inácio, Pedro Gonçalves, Trincão, Franco Israel (Uruguai), Debast (Bélgica), Maxi Araújo (Uruguai), Hjulmand (Dinamarca) e Gyokeres (Suécia), e ainda os jovens Geovany Quenda e Harder (Dinamarca).
Para compensar as ausências, Rui Borges vai, como é habitual no Sporting, recorrer à formação. O treinador deve chamar aos trabalhos da equipa principal Diogo Travassos, David Moreira, Gabriel Silva, Felicíssimo, Arreiol, Salvador Blopa e Rayan Lucas, jogadores que espreitam já a promoção.
Os jovens da formação vão juntar-se aos jogadores do Sporting que se apresentam hoje na Academia: Diego Calai, Ricardo Esgaio, Nuno Santos (quase recuperado de lesão), Matheus Reis, Fresneda, Eduardo Quaresma, Diomande, St. Juste, Daniel Bragança (ainda lesionado), Morita, João Simões, Geny Catamo e Biel. A parte da manhã está reservada para os habituais testes físicos e exames médicos, mas na parte da tarde já poderá haver regresso ao relvado.